Canon lança MS-500, a primeira câmara de sensibilidade ultra alta do mundo equipada com um sensor SPAD para gravar vídeo a cores

A MS-500 suporta vigilância avançada através da captação nítida em vídeo de objetos a vários quilómetros de distância, mesmo na escuridão noturna.

Lisboa, Portugal, 01 de agosto de 2023 – A Canon Inc. anunciou hoje que vai lançar a MS-500, uma câmara de objetivas intermutáveis (ILC) de sensibilidade ultra elevada, equipada com um sensor de Díodo de Avalanche de Fóton Único (SPAD) de 1 polegada com a contagem de pixels mais elevada do mundo, de 3.2 megapixels1, no final de agosto de 2023.

_hero

MS-500

Em áreas com níveis de segurança extremamente elevados, como portos marítimos, instalações de infraestruturas públicas e fronteiras nacionais, são necessários sistemas de monitorização de alta precisão para captar com exatidão os alvos, tanto de dia como de noite. A nova MS-500 é a primeira2 câmara de sensibilidade ultra alta do mundo equipada com um sensor SPAD utilizado para gravar vídeo a cores, conseguindo uma iluminação mínima do objeto de 0.001 lux3. Quando utilizada em combinação com super teleobjetivas de broadcast, é possível captar vídeos nítidos de objetos a vários quilómetros de distância, mesmo na escuridão noturna. Ao reforçar a sua gama de câmaras de sensibilidade ultra elevada, incluindo a Série ME20/ML4, a Canon ajuda a satisfazer diversas necessidades de gravação no mercado da vigilância avançada.

1. A combinação do sensor SPAD e objetivas de broadcast permite vigilância de longo alcance à noite

O sensor SPAD utiliza uma tecnologia conhecida como "contagem de fótons", que conta as partículas de luz (fótons) que entram num pixel. Quando os fótons que entram são convertidos em carga elétrica, podem ser instantaneamente amplificados cerca de 1 milhão de vezes e extraídos como um grande sinal, tornando possível detetar mesmo pequenas quantidades de luz. Para além disso, cada um destes fótons pode ser contado digitalmente, evitando assim que o ruído entre durante a leitura do sinal – uma vantagem fundamental dos sensores SPAD. Isto permite a captação de vídeo nítido a cores mesmo num ambiente de baixa luminosidade de 0.001 lux. O encaixe da objetiva é uma baioneta (baseada nos padrões BTA S-1005B), que é um encaixe amplamente utilizado para objetivas broadcast. Tirando partido da extensa gama de objetivas broadcast da Canon com desempenho de super teleobjetiva, é possível identificar os objetos a uma distância de vários quilómetros, mesmo na escuridão noturna.

2. Apresenta funcionalidades de correção de imagem para melhorar a visibilidade, incluindo redução de ruído e neblina

Na monitorização noturna e na vigilância de longo alcance, o efeito do ruído e da agitação atmosférica, particularmente em ambientes escuros, pode causar problemas na nitidez do vídeo. Para resolver este problema, a função "CrispImg2", que otimiza a nitidez, a curva gama e as definições de redução de ruído para aplicações de monitorização, é instalada como uma funcionalidade padrão na função de imagem personalizada que permite ajustar as definições de qualidade de imagem de acordo com a aplicação. Isto permite gravar vídeos de alta visibilidade a qualquer hora do dia ou da noite. A MS-500 também suporta a função de "compensação de neblina", que reduz os efeitos de neblina e névoa. Desta forma, ajusta automaticamente para o contraste adequado e oferece funções de correção de imagem que melhoram a qualidade do vídeo.

MS-500 Imagens
  1. Entre os sensores SPAD utilizados para a captação de vídeo. A 31 de julho de 2023. Com base numa pesquisa da Canon. Aproximadamente 2.1 milhões de pixels efetivos.
  2. Entre as câmaras equipadas com sensores SPAD utilizadas para gravação de vídeo a cores. A 31 de julho de 2023. Com base numa pesquisa da Canon.
  3. Cor (modo noturno), sem acumulação de luz, equivalente a f/1.4, velocidade do obturador 1/30 segundos, 50IRE, ganho máximo
  4. ME20F-SH (lançada em dezembro de 2015), ME20F-SHN (lançada em fevereiro de 2018), ML-100 M58 (lançada em dezembro de 2020), ML-105 EF (lançada em abril de 2021)