Canon reconhecida como líder no ‘IDC MarketScape: Worldwide Hardcopy Remanufacturing 2025 Vendor Assessment’

Lisboa, Portugal, 16 de setembro de 2025 – A Canon tem o prazer de anunciar que foi reconhecida como líder no relatório ‘IDC MarketSpace: Worldwide Hardcopy Remanufactoring 2025 Vendor Assessment’, que destaca o aumento da procura por circularidade e sustentabilidade no mercado de soluções de impressão e documentação, e analisa em profundidade as atividades globais, regionais e locais de oito dos principais fornecedores do setor.

O estudo analisa especificamente a remanufatura de equipamentos e consumíveis, avaliando as capacidades das empresas incluídas com base em vários fatores, incluindo produtos remanufaturados, níveis de inovação, custo de propriedade, estratégia de vendas e distribuição. Com a procura de produtos remanufaturados, níveis de inovação, custo de propriedade, estratégia de vendas e distribuição. Com o aumento da procura por tecnologia de impressão remanufaturada, à medida que a sustentabilidade se torna uma prioridade central das empresas, o relatório constitui um sólido ponto de referência para as empresas que desejam melhorar a pegada de carbono da sua infraestrutura de impressão.

O relatório do IDC MarketSpace destaca os pontos fortes da Canon, incluindo o seu histórico e recursos no segmento de remanufatura, referindo que “a Canon tem remanufaturado os seus equipamentos desde o último milénio, e possui uma vasta experiência e recursos a nível global para dar resposta às tendências atuais e futuras do mercado de reutilização”. Também destaca a diversidade do portefólio de impressoras multifunções, realçando que “os dispositivos remanufaturados da Canon incluem dispositivos A3 monocromáticos e a cores, e abrangem uma ampla variedade de segmentos de velocidade”.

Hiro Imamura, Executive Vice President, Digital Printing & Solutions da Canon Europa, comentou: “Com uma herança forte em sustentabilidade e experiência global na remanufatura e reparação de produtos, estamos bem posicionados para ajudar os nossos clientes a tomar medidas concretas para melhorarem a sua pegada de carbono e atingirem os seus objetivos ambientais. Reutilizar, reciclar e reparar os nossos equipamentos para lhes dar uma segunda vida é uma parte essencial desta abordagem, e estamos muito satisfeitos por sermos reconhecidos como líderes neste relevante relatório do IDC MarketScape. Continuaremos a concentrar os nossos esforços em direção à economia circular, reduzindo os impactos em todas as áreas do nosso negócio e expandindo a nossa gama de produtos sustentáveis, desde as nossas impressoras até aos nossos papéis, para continuarmos a apoiar os nossos clientes no futuro.”

Sobre as ações de sustentabilidade da Canon

A Canon está comprometida em alcançar emissões de carbono líquidas zero (net-zero) até 2050, e recebeu recentemente a classificação Platinum da EvoVadis pelos seus esforços em sustentabilidade, o que a colocou no top 1% de empresas avaliadas, com uma pontuação geral no percentil 99. Este reconhecimento evidencia o forte foco de sustentabilidade da empresa em todo o seu negócio a nível global, em áreas cruciais como os critérios ESG (ambiental, social e governação).

Abordagem circular

O apoio à economia circular constitui também uma parte significativa da estratégia de sustentabilidade da Canon. A natureza robusta e duradoura dos seus produtos oferece uma sólida plataforma para os processos de renovação e de remanufaturação – apoiando a organização nos seus esforços de reciclagem de partes e de hardware sempre que possível, para que os produtos ganhem uma segunda vida.

A Canon remanufatura os seus equipamentos multifunções de referência imageRUNNER ADVANCE, que comercializa como a gama imageRUNNER ADVANCE ES e ES+ na região EMEA e como a série Refreshed no Japão. Esta gama robusta de impressoras A3 monocromáticas e a cores é fabricada com pelo menos 90% de peças reutilizadas, passando por processos intensivos de limpeza, substituição de peças e reconstrução nas fábricas especializadas da Canon. O resultado é um equipamento com qualidade equivalente a um novo, que oferece um desempenho ideal para dar resposta a diferentes necessidades empresariais. No âmbito do seu negócio de impressão de produção, a Canon também remanufatura os seus dispositivos Arizona para apoiar os clientes no segmento de grande formato.

Adicionalmente, na região EMEA a Canon renova a sua gama imageRUNNER ADVANCE para criar a sua gama Certified Used (CU) – compostas por dispositivos multifunções de qualidade e alto desempenho, concebidos para terem uma segunda vida.

Os produtos da Canon com uma segunda vida são também suportados por atualizações regulares de firmware e software – permitindo aos clientes obterem elevados níveis de produtividade no fluxo de trabalho com segurança, ao mesmo tempo que contribuem para os seus esforços de sustentabilidade.

Reciclar

Há muito tempo que a Canon tem também um programa de reciclagem de tinteiros de jato de tinta, que começou em 1996 e está disponível em 15 países em toda a Europa. A Canon Bretagne, em França, opera um programa de reciclagem de tinteiros de toner em ciclo fechado e, desde 2011, estabeleceu um sistema para recolher garrafas de toner usadas, recarregá-las e fornecê-las ao mercado europeu, ajudando a reduzir ainda mais a utilização de plástico da empresa.

Para saber mais sobre a abordagem de sustentabilidade da Canon, por favor visite: https://www.canon.pt/sustainability/

Sobre IDC MarketSpace:

O modelo de avaliação de fornecedores do IDC MarketSpace foi pensado para providenciar uma visão geral da competitividade dos fornecedores de tecnologia e serviços num determinado mercado. A investigação utiliza uma metodologia de pontuação rigorosa, baseada em critérios qualitativos e quantitativos, que resulta numa ilustração gráfica única da posição de cada fornecedor num determinado mercado. O IDC MarketScape fornece um framework claro através do qual as ofertas de produtos e serviços, capacidades e estratégias, e fatores de sucesso de mercado atuais e futuros dos fornecedores de tecnologia podem ser comparados de forma significativa. Este framework também oferece aos compradores de tecnologia uma avaliação 360º dos pontos fortes e fracos dos fornecedores atuais e potenciais.