Novo relatório da Canon mostra como os fornecedores de serviços podem adaptar-se e prosperar num cenário de impressão em constante evolução

Lisboa, Portugal, 02 de outubro de 2025 – A Canon lançou um novo relatório de insights, intitulado “Exploring the Future of Print” (“Explorar o Futuro da Impressão”), que procura compreender as mudanças no comportamento das marcas e dos consumidores, bem como o impacto que estão a ter na forma como a impressão é utilizada e em como os fornecedores de serviços de impressão (PSPs) operam. A investigação revelou cinco temas principais: as propostas de valor exclusivas (USPs) da impressão num mundo digital; como as marcas podem explorar essas USPs para chegar aos consumidores; o papel crescente da IA na impressão de produção; porque é que a produção sustentável será vital para o sucesso futuro; e o valor das parcerias voltadas para o futuro.

A Canon lançou um novo relatório de insights, intitulado “Exploring the Future of Print”

É o mais recente relatório de uma série da Canon que, nos últimos 15 anos, tem partilhado as perspetivas dos fornecedores de serviços de impressão e dos compradores de impressão sobre o estado da indústria, a evolução da impressão digital e a sua importância para impulsionar o sucesso dos negócios. Este ano, o relatório “Exploring the Future of Print” vai além dos decisores e profissionais de marketing da área da impressão, apresentando tendências macroeconómicas que vão ter implicações significativas para todas as empresas e compradores de impressão, e fornecendo insights que os vão ajudar a fazer mudanças positivas para o futuro dos seus negócios.

Para este mais recente relatório de insights de mercado foram consultados quatro “futuristas” de renome, cujo trabalho consiste em analisar e compreender decisões de compra mais amplas, tendências macroeconómicas de consumo e tecnologias transformacionais. Através de entrevistas em detalhe, as perspetivas únicas destes profissionais foram combinadas com a experiência da Canon no setor de impressão para fornecer insights robustos e acionáveis aos PSPs, tanto para o presente como para o futuro.

Algumas das conclusões reveladas nos cinco temas principais incluem:

Insights sobre como criar uma ligação com as gerações mais jovens, que passam cada vez mais tempo online – seja para socializar, para se divertirem ou para fins educacionais. Como resultado, há uma consideração crescente sobre como a identidade e o estatuto dessas pessoas são projetados no que compram e como exibem essas compras. Ao mesmo tempo, os consumidores estão a alinhar-se com marcas com as quais partilham valores. Neste âmbito, vários futuristas indicaram uma ligação direta entre as características físicas únicas do material impresso e o desejo dos consumidores de projetar a sua identidade e estatuto. Uma das razões pelas quais as marcas continuam a investir na impressão é a perceção de valor que esta cria junto dos consumidores, especialmente devido ao tempo, esforço e custo percebidos que são necessários para a sua produção. Por outro lado, num mundo cada vez mais virtual, onde é cada vez mais difícil destacar-se e comunicar com os consumidores, os objetos físicos são mais apreciados, e isso inclui a impressão. Assim, cria-se um argumento convincente a favor da impressão personalizada e do conceito de “Impressão Programática”, que permite às marcas atrair os clientes com comunicações oportunas e relevantes.

Em consonância com o ponto acima, é evidente que a impressão apresenta um forte USP num mundo tão digital, o que é impulsionado pelas características táteis da impressão que conseguem destacar-se por entre o “ruído” digital. Num mundo cada vez mais virtual, os consumidores procuram e apreciam mais profundamente as experiências e interações físicas. Reconhecendo isso, os futuristas destacaram como a presença da impressão nos incentiva a parar, refletir e apreciar, e que os PSPs podem considerar novas maneiras de monetizar este facto, oferecendo “atenção como um serviço” – por exemplo, com uma ação de publicidade exterior (out of home – OOH), no ponto de venda, ou uma peça de marketing direto, entregue como parte de uma campanha mais ampla e integrada.

A contribuição da IA para o futuro da impressão foi o ponto de discussão mais proeminente, destacando o extraordinário potencial desta tecnologia. Foi consensual entre os futuristas que, embora se espere que as empresas que utilizam IA cresçam mais rapidamente do que outras, os benefícios vão variar de empresa para empresa, assim como a taxa de adoção. É provável que muitos PSPs reconheçam o valor da IA e da automação em todos os aspetos do seu negócio. No entanto, também é importante notar que, antes de integrar a IA, os PSPs precisam de garantir que têm uma infraestrutura de TI e uma gestão de dados robustas e que se tornam “letrados em dados”, para que possam aconselhar os seus clientes sobre como tirar partido dos seus próprios dados.

Tal como em qualquer indústria, uma ênfase crescente na produção sustentável será essencial para o futuro da impressão, à medida que reguladores, marcas e consumidores aumentam a pressão por melhores padrões ESG. Olhando para o futuro, o relatório apresenta ideias sobre como as gráficas podem otimizar a sua cadeia de abastecimento e demonstrar as suas práticas sustentáveis, documentando processos e procedimentos reconhecidos que reduzem as emissões de carbono. Dentro do ecossistema da impressão, as gráficas também podem ajudar as marcas a projetar o seu estatuto sustentável e aumentar o valor acrescentado, fazendo recomendações ambientais estratégicas.

Nesta pesquisa de mercado os futuristas também destacaram o papel que os fornecedores podem desempenhar para ajudar os seus clientes a adaptar-se às mudanças tecnológicas e às condições do mercado. Neste contexto, os PSPs devem ver-se a si mesmos como um poderoso elo de ligação entre uma marca e os seus clientes, oferecendo consultoria e experiência proativa em impressão para consolidar a sua posição como consultores de confiança.

Cada um dos futuristas entrevistados conta com vasta experiência nas suas áreas:

Benjamin Talin: Founder da MoreThanDigital, dedicou-se à transformação digital e à gestão da mudança, com foco na mudança social e nas tecnologias de comunicação, oferecendo uma visão prática do futuro a um amplo espectro de clientes.

Murray Grubb: Sales Lead para a administração da Salesforce e Consultor de IA, conta com mais de 20 anos de experiência em transformação e digitalização numa ampla gama de disciplinas de TI e comunicação.

Beate van Loo-Born: Executiva experiente com mais de 20 anos de carreira em serviços financeiros, dados e financiamento climático em centros financeiros europeus, asiáticos e norte-americanos.

Rafael Rodrigues: Com base na sua experiência em gestão de produtos numa empresa líder no fabrico de impressoras digitais e outras funções recentes, desenvolveu várias plataformas de e-commerce e soluções baseadas em IA.

Jennifer Kolloczek, Senior Director, Marketing & Innovation, Production Printing da Canon EMEA, comentou: “Estamos empenhados em ajudar os nossos clientes a navegar o panorama em constante mudança da impressão e os desafios associados. Este relatório é uma extensão dessa promessa e da filosofia da Canon de incentivar os PSPs a partilhaemr e aprenderem com outras empresas, não apenas a curto prazo, mas nas próximas décadas. Nos últimos 15 anos, os nossos relatórios de investigação têm fornecido informações valiosas à indústria gráfica e permitido aos nossos clientes distanciarem-se das operações do dia a dia e refletirem sobre como podem reconfigurar os seus negócios para o futuro. Neste mais recente relatório, fornecemos insights de mercado de alto nível por parte de especialistas externos que analisam temas familiares de um ponto de vista alternativo, para estimular novas ideias e debates. Embora algumas das macrotendências sejam mais amplas do que a indústria gráfica, muitas das informações são bastante relevantes para as empresas de impressão atuais.

As conclusões do relatório são encorajadoras e consolidam o futuro da impressão como um meio de marketing valioso e que proporciona resultados. As oportunidades para os PSPs são vastas, mas também fica claro que precisam de permanecer curiosos e de fazer perguntas sobre IA e sustentabilidade, bem como sobre as medidas que precisam de seguir para impulsionar os seus negócios e continuar a criar valor para as marcas. Estamos confiantes de que a nossa inteligência de mercado vai continuar a impulsionar mudanças positivas dentro da indústria e, juntamente com as nossas tecnologias inovadoras e apoio comercial de longo prazo, dará aos nossos clientes o poder de avançarem e terem sucesso num cenário de impressão em constante mudança.”

Para saber mais sobre os resultados desta pesquisa de mercado e aceder ao relatório completo, por favor visite: https://www.canon.pt/business/insights/articles/insight-report-2025/