Uma década de mudança: como o Young People Programme da Canon está a reconstruir a confiança a nível global

Lisboa, Portugal, 30 de outubro de 2025 – No contexto atual, em que os jovens em todo o mundo enfrentam diversas pressões, uma nova investigação do Institute for Social Innovation and Impact (ISII) da Universidade de Northampton revelou o papel transformador de iniciativas como o Canon Young People Programme (CYPP) no fortalecimento da confiança, da resiliência dos jovens, bem como a sensação de que as suas vidas têm um propósito claro.

No momento em que a Canon EMEA celebra o 10.º aniversário do Canon Young People Programme – que utiliza a fotografia como ferramenta de expressão pessoal, storytelling e mudança social –, este estudo confirma o impacto significativo e duradouro do CYPP nos jovens, nas comunidades e nas organizações parceiras em todo o mundo.

“Atualmente, muitos jovens em todo o mundo enfrentam uma enorme variedade de desafios e pressões, e esta investigação é a prova de que a capacitação criativa pode ser uma verdadeira tábua de salvação,” afirmou Adam Pensotti, Head do Canon EMEA Young People Programme“Em parceria com a Universidade de Northampton, explorámos e comprovámos o impacto profundo e o amplo alcance que iniciativas como o CYPP podem ter. Há 10 anos que o programa demonstra que, quando fornecemos aos jovens as ferramentas, as competências e a confiança para contarem as suas próprias histórias, eles conseguem transformar as suas vidas e as suas comunidades para melhor. Isto ajuda a fortalecer laços sociais, a inspirar mudanças e a motivar a próxima geração de líderes.”

Desde o seu lançamento em 2015, o CYPP já envolveu mais de 10.000 jovens em toda a região EMEA, em parceria com mais de 40 organizações de responsabilidade social e associações comunitárias em mais de 36 países participantes.

As vozes dos jovens no foco de tudo

Os participantes descrevem o CYPP como uma experiência que mudou as suas vidas:

“Quando entrei no Canon Young People Programme através da associação Wild Shots Outreach, nunca tinha pegado numa câmara e não sabia quase nada sobre conservação,” contou Rifumo Mathebula, ex-participante do CYPP e atual Programme Director da Wild Shots Outreach“Descobri uma paixão pelo storytelling visual e um sentido de responsabilidade para com proteger o mundo natural à minha volta. Hoje, ensino a próxima geração de jovens que vivem perto do Parque Nacional Kruger, oferecendo-lhes as mesmas oportunidades que recebi através do CYPP. O programa deu-me uma voz, um propósito e a convicção de que todos podemos ser agentes de mudança nas nossas comunidades.”

Através do storytelling visual e de formação em competências técnicas, o CYPP capacita os jovens para enfrentarem desafios sociais e ambientais locais, desenvolverem capacidades de liderança e explorarem novos caminhos profissionais. Ao longo da última década, os ex-participantes têm-se destacado como líderes nas suas comunidades, empreendedores e agentes de mudança.

A avaliação independente do ISII confirma que:

Uma participação mais longa leva a um impacto maior: quanto mais tempo os jovens passam no CYPP, mais aumentam a sua confiança, motivação e capacidade de adaptação.

Capacitação através da fotografia: os participantes ganham uma voz nas suas comunidades, utilizando o storytelling visual para colocarem questões sociais e ambientais em destaque.

Maior empregabilidade: as competências em fotografia e pensamento crítico abrem-lhes portas para novas carreiras, seja em indústrias criativas ou nas áreas do turismo e conservação.

Efeitos multiplicadores nas comunidades: as exposições e projetos liderados por jovens inspiram o diálogo, fortalecem laços e permitem abordar desafios locais.

Parcerias de referência: o modelo de colaboração do CYPP, entre empresas, ONGs e universidades, é considerado um exemplo de boas práticas com impacto social efetivo..

“Num contexto global em que a confiança e o bem-estar dos jovens são uma prioridade, o CYPP destaca-se como um modelo de capacitação comprovado e positivo,” afirmou a Professora Anne-Marie Kilday, Vice-Chanceler e CEO da Universidade de Northampton“Ao longo da última década, o programa trouxe mudanças mensuráveis e duradouras, tanto para os participantes como para as suas comunidades. O mais entusiasmante é que esta investigação demonstra que este modelo de medição do empoderamento criativo é mensurável e escalável. Este tipo de medição de impacto é algo que muitas iniciativas de impacto social têm dificuldade em demonstrar, o que pode limitar o seu crescimento e oportunidades. Acreditamos que este modelo pode servir de modelo sobre como as parcerias entre o setor empresarial, o setor das organizações sem fins lucrativos e a comunidade académica podem gerar uma mudança social real e duradoura – criando oportunidades para ainda mais jovens.”

Olhar para o futuro

No início da segunda década de duração do CYPP, a Canon está a explorar:

Intervenções de maior duração para ampliar o impacto.
Adaptações de iniciativas específicas para cada país para responder a desafios locais.
Aumento da formação das ONGs para fazer chegar as boas práticas a todo o mundo.