Lisboa, Portugal, 03 de dezembro de 2025 – O Canon Future Book Forum regressou ao Customer Experience Centre da Canon em Poing, na Alemanha, nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, sob o tema “Beyond Books: Reinventing Publishing Ecosystems”. Ao longo dos dois dias, os oradores especialistas e os participantes exploraram o que uma abordagem de ecossistema editorial implica, e como pode gerar transformações positivas para a indústria do livro. Na sua 11.ª edição, este Fórum reuniu profissionais de toda a cadeia de valor do setor editorial e de setores adjacentes, incluindo editoras, fornecedores de serviços de impressão, consultores, jornalistas, associações e fornecedores de tecnologia e soluções.
Edição deste ano do Canon Future Book Forum explorou como o conceito de ecossistema pode ajudar a indústria do livro a crescer e inovar
O Canon Future Book Forum deste ano convidou os participantes a envolver-se em dois dias de insights, discussões e soluções. Os participantes imergiram-se em diversas palestras e apresentações que exploraram uma estrutura sistemática de pensamento em ecossistema, sustentada por exemplos inspiradores e práticos de dentro e de fora da indústria do livro. As apresentações também destacaram tecnologias novas e inovadoras que apoiam esta abordagem. Em cada um dos dias, workshops em grupo e mesas-redondas incentivaram todos os participantes a pensarem “fora da caixa” e a explorarem como aplicar este pensamento em ecossistema nos seus próprios negócios, em conjunto com os seus pares, para desenvolver novos produtos, serviços e experiências.
Sessões principais
O evento foi moderado por Peter Fisk, líder de opinião global, autor e futurista, e parceiro de longa data do Canon Future Book Forum. A par dos workshops colaborativos, o primeiro dia contou com várias palestras inspiradoras, incluindo de:
• Saskia van den Muijsenberg, Diretor e Co-Fundador da biomimicryNL, sobre como as empresas podem projetar a sua rede de parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes de forma a replicar a resiliência, adaptabilidade e interdependência encontradas nos ecossistemas naturais.
• Dr. Julian Kawohl, Professor de Gestão Estratégica da University of Applied Science de Berlim e Fundador da Ecosystemizer, sobre como o conceito de ecossistema está a redefinir o futuro dos negócios, porque é que os modelos lineares tradicionais deixaram de ser suficientes, e como as empresas podem desbloquear novos caminhos de crescimento através da criação de valor interconectado e centrado nas pessoas. A sessão estabeleceu as bases para compreender os ecossistemas como uma perspetiva estratégica para a inovação na indústria editorial e além dela.
• Christian Koeber, Senior Director of Global Brand Development da adidas, sobre como a marca está a utilizar ecossistemas estabelecidos e outros completamente novos para ampliar o seu alcance e criar valor relevante e duradouro para os seus clientes.
• Henrik Müller-Hansen, Fundador e CEO da Gelato, sobre como a fusão da IA, da economia dos criadores e dos ecossistemas de impressão local está a transformar o panorama editorial. Com base na experiência global da Gelato, explorou como a produção descentralizada e os novos modelos de negócio estão a redefinir a procura, a impulsionar a inovação e a criar oportunidades de crescimento sustentáveis para a impressão.
O foco do segundo dia foi a implementação, explorando soluções para os temas e questões apresentados no primeiro dia. A par de várias mesas-redondas, o segundo dia incluiu apresentações sobre novas tecnologias e métodos de execução, bem como estudos de caso que demonstraram novas abordagens de ecossistema já em prática:
• Dalia Ibrahim, CEO da Nahdet Misr Publishing House, sobre como parcerias inteligentes e o pensamento em ecossistema podem expandir o papel de uma editora muito para além do seu núcleo tradicional – tornando-se num catalisador de inovação, crescimento e impacto duradouro na educação e na edição.
• Hermann Eckel, Product Manager da BOOXITE, sobre como a sua plataforma digital de produção de livros dirigida a editoras PME está a criar um novo ecossistema que possibilita uma abordagem colaborativa para a edição e impressão de livros inovadora e sustentável.
Jörg Engelstädter e Tino Wägelein, da Canon, também moderaram uma mesa-redonda sobre como os conceitos iniciais do Publishing 2030 Accelerator – incluindo uma rede de profissionais de impressão ondemand para impressão descentralizada de livros – podem ser implementados com a ajuda do pensamento em ecossistema.
Jennifer Kolloczek, Senior Director, Marketing & Innovation, Production Printing da Canon EMEA, comentou: “A edição deste ano do Future Book Forum fez-me lembrar o poder das conversas abertas e corajosas – e deixou-me genuinamente inspirada. Agradeço a integridade e a ousadia que todos trouxeram à discussão. Agora na sua 11.ª edição, o Canon Future Book Forum tornou-se realmente uma plataforma única onde líderes e inovadores se reúnem para fazer as perguntas certas, desafiar pressupostos e explorar respostas num diálogo aberto que impulsiona ativamente a nossa indústria. Sob o tema deste ano, ‘Beyond Books: Reinventing Publishing Ecosystems’, continuámos esta jornada com mais de 200 participantes vindos de 35 países, explorando como a colaboração, a inovação e a tecnologia podem ajudar-nos a tirar partido dos pontos fortes uns dos outros e a moldar um futuro mais sustentável e próspero. A diversidade do público presente – incluindo editoras, fornecedores de serviços de impressão, fornecedores de tecnologia e líderes de opinião de todo o mundo – é uma prova clara de que o futuro da edição depende não apenas de uma parte do ecossistema, mas de como crescemos, nos adaptamos e nos transformamos em conjunto.”
Os parceiros patrocinadores do Future Book Forum 2025 incluem Arctic Paper, C.P. Bourg, Contiweb, digibook, Horizon, Müller Martini/Hunkeler, Meccanotecnica, OneVision, Plockmatic Group, SDD, Smyth, Tecnau e UPM.
https://www.canon-europe.com/business/insights/events/future-book-forum/