Quando se é empresária, é difícil encontrar tempo dedicado exclusivamente ao crescimento. Mas quando se tem o seu próprio negócio, investir nas suas competências pode fazer a diferença entre o sucesso e a estagnação. É por isso que o programa
Women Who Empower
da Canon Middle East tem sido um êxito tão grande.
Criado em conjunto com o
Dubai Business Women Council, oferece um tipo diferente de espaço educativo corporativo para mulheres que têm empresas novas e já consolidadas. Oferece conhecimentos, mas também novas perspetivas. Por isso, atua como uma espécie de incubadora de ideias e ajuda-as a ver o futuro de uma nova perspetiva. O grupo deste ano, composto por quinze mulheres em diferentes fases do seu percurso empreendedor, reuniu-se para uma série de workshops e aproveitar esta oportunidade única para aprender com especialistas em impressão, fotografia e criação de conteúdos, bem como umas com as outras.
No entanto, foram os módulos sobre impressão, expostos no inspirador espaço da galeria do
ArtPlus Dubai, que mais lhes chamou a atenção. Estavam entusiasmadas e intrigadas por descobrir as várias formas como pode agregar valor real, inclusivamente aos negócios mais invulgares. "As nossas sessões estavam programadas para ter uma duração de uma hora e meia", explica Ayman Aly, diretor de marketing B2B da Canon Middle East. “Mas normalmente ficávamos duas horas e meia ou mais, simplesmente porque havia muitas perguntas. São mulheres que não têm o luxo do tempo, mas que demonstram uma verdadeira vontade de aprender."
A primeira destas lições foi que a impressão estava ao seu alcance, tanto no sentido literal como no figurado. Dada a localização da sua sala de aula muito especial, nas instalações de um Prestador de Serviços de Impressão da Canon, Ayman conseguiu mostrar-lhes fisicamente o que a impressão é capaz de fazer. Uma participante percebeu como as embalagens de luxo podiam ser fáceis e eficazes para o seu negócio de joalharia se utilizasse a
Colorado
e
Arizona
impressoras Canon. Outra participante identificou uma oportunidade de obter uma fonte de rendimento paralela ao oferecer diferentes formatos de "retratos" de animais de estimação aos clientes que utilizam a sua clínica veterinária.
Ayman e a sua equipa estudaram a fundo as tecnologias, abordando as diferenças entre a impressão offset e a digital, os diferentes materiais e acabamentos, e quais seriam as opções mais sustentáveis. À primeira vista, isto pode parecer algo extremamente técnico para uma pequena empresa, mas é o tipo de conhecimento que pode ajudar realmente a tomar decisões fundamentadas e a gerir orçamentos, sobretudo se estiver numa fase em que cada cêntimo conta. Ayman também as ensinou a medir o êxito das suas escolhas de impressão e a avaliar o retorno sobre o investimento.
A mensagem que deixou bem clara foi que "o mundo da impressão nunca fica parado", enquanto conduzia as nossas empreendedoras numa visita guiada pelas últimas tendências. Explicou como as novas ideias em sinalética e decoração podem fazer a diferença entre um cliente entrar ou não na sua loja. E as formas emocionantes como a publicação de livros está a ajudar as pessoas a contar as suas histórias. Ele mostrou-lhes como a sua marca arrojada pode ser o destaque visual de que as suas embalagens precisam para se diferenciarem, e como, ao adicionar um toque pessoal elegante ao enviar encomendas, é possível conquistar um cliente para a vida. A impressão pode fazer a diferença quando o seu cliente está a tentar decidir a quem comprar. Pode elevar a sua marca de formas novas e muito apelativas.
E por falar em elevar, exploraram inclusivamente a forma como as nossas tecnologias mais recentes em impressão texturizada e elevada pode fazer parte dos seus planos de negócios. "Disse-lhes que o céu é o limite, porque atualmente podemos imprimir qualquer coisa em qualquer material", afirma Ayman. "Imagine imprimir em vidro, em espelhos... inclusivamente em madeira." Temos clientes que imprimem os seus próprios papéis de parede e roupas! Isto foi uma verdadeira revelação e começaram a pensar em novas fontes de receita, clientes-alvo, marketing e canais de venda. A sua reação foi rápida e tornou-se uma verdadeira opção para os seus negócios."
Com os novos conhecimentos adquiridos, reescreveram os seus planos várias vezes, questionaram as suas ideias e exploraram novas formas de executar as tarefas familiares. Os custos foram discriminados e aconteceram muitos debates animados, que incluíram Ayman e os especialistas da Canon e da ArtPlus, bem como os responsáveis dos módulos de fotografia e criação de conteúdos. Mas as conversas mais importantes foram entre as próprias empreendedoras, que estavam cheias de inspiração. Estavam ansiosas para falar sobre o que aprenderam nas sessões, e receber comentários e conselhos das outras empresárias.
Também perceberam que, através das oficinas de impressão, agora podiam orientar as pessoas que trabalham com elas para as ajudar a compreender o seu poder enquanto compradores de produtos de impressão e a tomar as melhores decisões. É um testemunho do efeito em dominó que a Women Who Empower tem na sua rede alargada: cada aprendizagem é partilhada muito para além da sala de aula. Naturalmente, isto reforça a confiança, mas também ajuda muito estas empresárias a aproveitar ao máximo o tempo limitado que têm disponível. Saber que de vez em quando podem afastar-se do portátil é provavelmente a lição mais valiosa, uma vez que isso as torna visíveis para os seus clientes, equipas e o mundo em geral. Todos podem ver o seu êxito.
Além do que aprenderam através do programa Women Who Empower, esta visibilidade é crucial para o programa. “Prova que empoderar as mulheres através do conhecimento sobre impressão é um ato estratégico", explica Ayman com convicção. "Cria tempo e espaço para as mulheres expandirem os seus negócios, inovarem em matéria de sustentabilidade e inspirarem as outras pessoas a fazer o mesmo". E os efeitos secundários disso são muito reais. Porque as empresas de êxito contratam localmente e reinvestem nos seus setores e comunidades. Quando as mulheres são empoderadas, todos beneficiam.
Saiba mais sobre o programa
Women Who Empower
da Canon Middle East.
Artigos relacionados
-
O futuro de Nollywood? Mulheres a contar histórias com raízes no lugar e nas pessoas
As mulheres são uma força cada vez mais poderosa no cinema nigeriano e vozes emergentes, como Temitope Ogungbamila, estão a contar histórias novas e poderosas.
-
Bookends: resistindo a tempestades, criando comunidades
Quando Grace e Somia começaram a vender livros usados, nunca poderiam ter previsto a paixão, o drama, o desastre, a alegria e a comunidade que isso iria trazer.
-
A impressão é a ligação: Jennifer Kolloczek sobre clareza, colaboração e criatividade
Jennifer Kolloczek é conhecida no mundo da impressão de produção, mas o que a mantém na indústria? E porque é que esta se entusiasma com o futuro da impressão?
-
Alicia Cifré Trassierra lidera o caminho com positividade
Alicia Cifré Trassierra trabalha na Canon há mais de trinta anos, com um desvio de carreira a meio que lhe permitiu adquirir novas competências em vendas e liderança.