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Por que motivo a comunicação impressa personalizada é a sua arma secreta para envolver os clientes no novo normal

Faça dos suportes de impressão a sua arma secreta para o sucesso

2020 assistiu a uma mudança radical nas oportunidades disponíveis para as empresas comunicarem com os seus clientes. Muitos de nós estão a passar muito menos tempo no escritório, a reduzir as reuniões presenciais e a passar bastante tempo online – a trabalhar, mas também a pôr a conversa em dia com os amigos e a fazer compras. Na verdade, o tempo passado nos suportes digitais tem aumentado de forma constante, atingindo 7,5 horas por dia este ano1.

Com uma percentagem tão elevada do nosso tempo passado em canais digitais, conseguir inovar está a tornar-se cada vez mais desafiante. A pesquisa sugere que os mercados-alvo estão a mostrar sinais de "fadiga digital", o que é demonstrado por um aumento acentuado da tecnologia de bloqueio de anúncios2. Isto coloca uma ênfase renovada na importância das comunicações alternativas, como a impressão, como forma de captar e envolver os clientes no novo normal.

Faça dos suportes de impressão a sua arma secreta para o sucesso

Fadiga digital e desconfiança dos meios de comunicação

Pesquisas recentes concluíram que, nos últimos dois anos, 95% dos compradores de comunicações passaram os gastos para o digital3. À primeira vista, isto faz sentido: além de ajudar a poupar custos – os suportes impressos são mais dispendiosos do que os digitais – os profissionais de marketing querem estar presentes onde os seus clientes passam o seu tempo. E em 2020, mais do que nunca, isso acontece online. No entanto, uma pesquisa mais aprofundada também demonstrou que está a tornar-se mais difícil comercializar eficazmente em canais de suportes digitais e que isso se parece dever a um problema de confiança. A consultora de meios de comunicação Kantar relatou que a publicidade em Websites, e particularmente através de canais sociais, era o meio que gera menor confiança disponível para os profissionais de marketing. O que gera maior confiança é a impressão. 4

Captar o envolvimento com a impressão

Historicamente, os suportes de impressão têm demonstrado ser uma forma eficaz de ligação aos clientes, e esse impacto mantém-se mesmo numa altura em que a nossa capacidade de atenção parece estar a ficar mais reduzida. Cerca de 65% dos consumidores afirmam ser provável que prestem toda a sua atenção à publicidade endereçada impressa5, uma proporção significativa que é difícil de ignorar. Assim, embora a impressão possa representar um investimento inicial mais elevado, é mais provável que as comunicações impressas com os clientes sejam lidas e gerem confiança, o que, em última análise, gera um retorno sobre o investimento mais elevado do que acontece com as estratégias digitais.

Por que motivo a qualidade é importante quando se trata de impressão

Quando se trata de impressão, a qualidade é realmente importante. Um estudo sobre o efeito da qualidade de impressão registou um aumento dos sentimentos positivos e da preferência pela marca quando o papel foi melhorado6, o que demonstra que pode verdadeiramente afetar a perceção de uma marca. É por isso que concebemos sempre os nossos equipamentos a pensar no fornecimento de qualidade. Por exemplo, a nossa série mais recente, a série imagePRESS C170, é capaz de suportar uma vasta gama de suportes e tamanhos de papel, tornando-a na máquina perfeita para gerir as necessidades modernas de um local de trabalho, desde cartazes a brochuras brilhantes e materiais POS. São rápidas e precisas, fáceis de utilizar, com muitas funções automatizadas, e robustas e fiáveis para utilização durante todo o dia num escritório ou estúdio movimentado.

Um dos desafios que os clientes enfrentam ao considerarem a estratégia de comunicações de impressão criativa é decidir como produzi-las. A produção pode significar investir na subcontratação ou na compra de um equipamento especializado para além do seu modelo de escritório existente. No entanto, a versatilidade dos sistemas de próxima geração, como a imagePRESS C170, permite que as organizações combinem as suas necessidades de impressão tradicionais com a capacidade de realizar uma maior variedade de trabalhos de impressão de alta qualidade internamente.

As comunicações com os clientes, como publicidade endereçada, brochuras e catálogos, e mesmo convites e embalagens de tiragens pequenas, podem ser todas produzidas no local com elevados níveis de precisão de cor e finalização. Além de aumentar o controlo sobre a qualidade, prazos e segurança, isto confere às empresas uma maior liberdade criativa.

Uma experiência personalizada proporciona valor acrescentado

A criação de comunicações impressas de alta qualidade acrescenta valor ao manter as mensagens relevantes e envolventes, melhorando a experiência do cliente. Executar estas campanhas internamente também oferece um maior controlo sobre a personalização. As impressoras digitais e o software complementados pelo poder da tecnologia de dados variáveis permitem aos utilizadores produzir tiragens pequenas de material incrivelmente direcionado e individualizado. Aplicações como catálogos, convites e materiais de marketing podem ser dirigidas a clientes específicos, personalizadas com os seus nomes e outras informações.

As comunicações impressas têm atributos físicos não partilhados com o digital: as pessoas podem ver, tocar e cheirar a impressão – experiências sensoriais que estimulam ainda mais o envolvimento. Em combinação com a confiança que os consumidores continuam a ter na impressão, as comunicações impressas de qualidade com os clientes oferecem às organizações uma oportunidade valiosa para envolverem, convencerem e fomentarem positivamente a lealdade junto dos clientes. Embora, anteriormente, fornecer uma impressão criativa e personalizada significasse comprar um equipamento especializado adicional, os equipamentos mais versáteis dos dias de hoje podem satisfazer as suas necessidades de funcionalidade de equipamento de escritório, em combinação com a capacidade de fornecer novos formatos profissionais.

  1. https://www.statista.com/statistics/565628/time-spent-digital-traditional-media-usa/
  2. https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Images/infographics/technologymediatelecommunications/gx-deloitte-tmt-2018-adblocking-media-report.pdf
  3. Insight Report de 2020 da Canon "Criar valor para o cliente"
  4. https://www.kantar.com/inspiration/advertising-media/dimension-2020-winning-consumer-trust-in-the-age-of-covid-19/
  5. https://www.marketreach.co.uk/resources/mail-made-easy
  6. Sappi e Eagleman, D. (2015) A Communicators Guide to the Neuroscience of Touch, pág. 28-29

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