Jonathan e Angela Scott
Numa imagem a preto e branco, a composição, o contraste, a forma, a textura e o formato desempenham os papéis principais. Siga os passos abaixo para conseguir a qualidade intemporal da fotografia monocromática.
Jonathan e Angela Scott
Numa imagem a preto e branco, a composição, o contraste, a forma, a textura e o formato desempenham os papéis principais. Siga os passos abaixo para conseguir a qualidade intemporal da fotografia monocromática.
Helen Bartlett – Embaixadora da Canon
As cenas que dependem da cor para causar impacto, como o pôr-do-sol, ficam geralmente melhores a cores, mas um tratamento a preto e branco pode adequar-se a uma infinidade de outros motivos. Pode ser difícil avaliar o que funciona bem numa imagem monocromática, mas pode usar o ecrã Visualização direta para pré-visualizar o efeito.
Existem três formas de criar uma imagem a preto e branco: defina a sua câmara para fotografar em monocromático ou tire uma fotografia a cores e crie uma cópia a preto e branco na câmara ou através de software externo. A conversão posterior para preto e branco permite que mude de ideias, ainda que a captação em monocromático permita poupar tempo.
Para câmaras com modo Criativo auto (CA), pode escolher a opção de Ambiente monocromático. Para maior controlo sobre o aspeto das suas imagens, selecione um dos modos Zona criativa: Programa (P), Prioridade à abertura (Av), Prioridade ao obturador (Tv), Manual (M) ou "Bulb" (B) e escolha Monocromático no menu Estilo imagem. Pode aceder ao menu Estilo imagem através do menu principal da câmara ou fazer alterações no ecrã Controlo rápido.
Tal como com as outras opções de Estilo imagem, pode personalizar a definição Monocromático para obter vários aspetos diferentes. Para isso, selecione-a no menu Estilo imagem e prima o botão INFO.
Existem duas opções que são exclusivas da definição Monocromático: efeito filtro e efeito de tom. Muitas cores parecem ser semelhantes quando são transformadas em tons de cinza, mas o efeito filtro permite-lhe destacar cores específicas, ao torná-las mais brilhantes ou mais escuras. A sua câmara inclui quatro efeitos filtro: amarelo, laranja, vermelho e verde. Cada um dá mais brilho à sua própria cor e escurece as outras cores em diferentes valores.
Este filtro produz o efeito mais subtil e, por isso, é adequado para muitos tipos de fotografia. Por exemplo, pode aumentar o contraste entre o céu azul e as nuvens brancas para obter fotografias de paisagens mais interessantes, bem como tornar os tons de pele pálidos ligeiramente mais claros.
O filtro laranja pode ser uma boa opção para arquitetura e para paisagens urbanas, uma vez que destaca a alvenaria. Este filtro também torna um pouco mais claros os tons de pele pálidos e as manchas num retrato, mas num grau maior que o filtro amarelo.
Este filtro produz um elevado grau de contraste que costuma funcionar bem em fotografias tiradas em dias de verão, tornando o céu azul mais escuro e dando ênfase às nuvens. Aumentar o parâmetro de contraste no Estilo imagem monocromático pode tornar o efeito ainda mais pronunciado.
Experimente usar o filtro verde quando está a fotografar plantas, já que este filtro pode criar um contraste entre a folhagem verde e as flores ou as folhas no outono. Também faz com que as árvores e a relva fiquem mais claras em cenas exteriores mas, ao mesmo tempo, o céu azul fica mais brilhante e menos dramático.
Ao aplicar um efeito de tom, pode adicionar um banho de cor à sua imagem monocromática. Existem quatro opções à escolha: sépia, azul, roxo ou verde. Pode combinar o filtro e os efeitos de tom para criar imagens impressionantes.
Lembre-se de voltar a colocar o Estilo imagem numa das opções a cores quando tiver terminado de tirar fotografias a preto e branco. Caso contrário, todas as fotografias que tirar a seguir serão registadas em monocromático.
Desde casamentos, paisagens, desporto e retratos, descubra como captar imagens a preto e branco deslumbrantes.
O fotógrafo Chris Ward é daltónico e explica como criar imagens focadas nos detalhes mais finos.
Crie deslumbrantes imagens da natureza a preto e branco com a PowerShot G7 X Mark III.
Descubra como Stephen McNally tira fotografias místicas a preto e branco com exposição longa.