Numa imagem a preto e branco, a composição, o contraste, a forma, a textura e o formato desempenham os papéis principais. Siga os passos abaixo para conseguir a qualidade intemporal da fotografia monocromática.
Fotografia a preto e branco
Motivos
As cenas que dependem da cor para causar impacto, como o pôr-do-sol, ficam geralmente melhores a cores, mas um tratamento a preto e branco pode adequar-se a uma infinidade de outros motivos. Pode ser difícil avaliar o que funciona bem numa imagem monocromática, mas pode usar o ecrã Visualização direta para pré-visualizar o efeito.
Estilo imagem monocromático
Existem três formas de criar uma imagem a preto e branco: defina a sua câmara para fotografar em monocromático ou tire uma fotografia a cores e crie uma cópia a preto e branco na câmara ou através de software externo. A conversão posterior para preto e branco permite que mude de ideias, ainda que a captação em monocromático permita poupar tempo.
Para câmaras com modo Criativo auto (CA), pode escolher a opção de Ambiente monocromático. Para maior controlo sobre o aspeto das suas imagens, selecione um dos modos Zona criativa: Programa (P), Prioridade à abertura (Av), Prioridade ao obturador (Tv), Manual (M) ou "Bulb" (B) e escolha Monocromático no menu Estilo imagem. Pode aceder ao menu Estilo imagem através do menu principal da câmara ou fazer alterações no ecrã Controlo rápido.
Personalizar o Estilo imagem
Tal como com as outras opções de Estilo imagem, pode personalizar a definição Monocromático para obter vários aspetos diferentes. Para isso, selecione-a no menu Estilo imagem e prima o botão INFO.
Efeito filtro
Existem duas opções que são exclusivas da definição Monocromático: efeito filtro e efeito de tom. Muitas cores parecem ser semelhantes quando são transformadas em tons de cinza, mas o efeito filtro permite-lhe destacar cores específicas, ao torná-las mais brilhantes ou mais escuras. A sua câmara inclui quatro efeitos filtro: amarelo, laranja, vermelho e verde. Cada um dá mais brilho à sua própria cor e escurece as outras cores em diferentes valores.
Filtro amarelo
Este filtro produz o efeito mais subtil e, por isso, é adequado para muitos tipos de fotografia. Por exemplo, pode aumentar o contraste entre o céu azul e as nuvens brancas para obter fotografias de paisagens mais interessantes, bem como tornar os tons de pele pálidos ligeiramente mais claros.
Filtro laranja
O filtro laranja pode ser uma boa opção para arquitetura e para paisagens urbanas, uma vez que destaca a alvenaria. Este filtro também torna um pouco mais claros os tons de pele pálidos e as manchas num retrato, mas num grau maior que o filtro amarelo.
Filtro vermelho
Este filtro produz um elevado grau de contraste que costuma funcionar bem em fotografias tiradas em dias de verão, tornando o céu azul mais escuro e dando ênfase às nuvens. Aumentar o parâmetro de contraste no Estilo imagem monocromático pode tornar o efeito ainda mais pronunciado.
Filtro verde
Experimente usar o filtro verde quando está a fotografar plantas, já que este filtro pode criar um contraste entre a folhagem verde e as flores ou as folhas no outono. Também faz com que as árvores e a relva fiquem mais claras em cenas exteriores mas, ao mesmo tempo, o céu azul fica mais brilhante e menos dramático.
Efeito de tom
Ao aplicar um efeito de tom, pode adicionar um banho de cor à sua imagem monocromática. Existem quatro opções à escolha: sépia, azul, roxo ou verde. Pode combinar o filtro e os efeitos de tom para criar imagens impressionantes.
Lembre-se de voltar a colocar o Estilo imagem numa das opções a cores quando tiver terminado de tirar fotografias a preto e branco. Caso contrário, todas as fotografias que tirar a seguir serão registadas em monocromático.
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