FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO

Temático e intemporal: dê asas à criatividade com a fotografia a preto e branco

Desde paisagens e retratos a casamentos e natureza, descubra como fotografar imagens a preto e branco deslumbrantes em todos os cenários com as sugestões de técnicas e kits dos nossos especialistas.
Imagem a preto e branco de uma bailarina em movimento numa sala grande e opulenta. A luz do sol entra por uma porta aberta.

Uma boa fotografia a preto e branco dispõe de uma qualidade intemporal que simplesmente não pode ser transmitida nas imagens a cores, acrescentando ainda drama, emoção e paixão. Por isso, é sempre uma opção popular em fotografias de retratos e de casamentos. Mas o monocromático (imagens compostas apenas por uma cor) também pode ser fantástico para realçar a forma, a textura, a tonalidade e o detalhe, tornando o preto e branco igualmente adequado para paisagens e fotografia arquitetónica, fotografia desportiva e de ação e muito mais.

No entanto, por vezes, produzir uma fotografia fantástica a preto e branco pode parecer um desafio uma vez que estamos tão habituados a ver o mundo a cores. Em baixo pode encontrar uma vasta gama de sugestões de especialistas para ajudar a dominar este estilo de fotografia.

O que é a fotografia a preto e branco?

Uma imagem de grande plano de uma grande concha laranja e branca com uma espiral elaborada.

Dois exemplos de imagens de conchas, uma a cores e uma a preto e branco. Na versão monocromática, toda a concha chama a nossa atenção em vez de apenas a ponta em espiral. Tirada com uma Canon EOS 250D com uma objetiva Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM a 1/640 seg., f/5 e ISO 200.

Uma imagem em grande plano a preto e branco de uma concha grande com um espiral elaborada.

Que imagem considera a melhor: a cores ou a preto e branco? Em fotografia, quase sempre a beleza está nos olhos de quem observa. Não existe uma resposta certa ou errada, e as experiências fazem parte da diversão.

Existem duas opções para criar fotografias a preto e branco: pode tirar fotografias a cores e, posteriormente, converter a imagem para preto e branco durante a pós-produção, ou selecionar a opção Monocromático no menu Estilo imagem da câmara, o que lhe permite ver como a imagem irá ficar no ecrã LCD ou através do EVF da câmara.

Lembre-se de que o efeito de uma cena a cores pode não ser o mesmo que a preto e branco, e vice-versa. Por exemplo, quando fotografadas a cores, as flores vermelhas destacam-se num fundo verde. Mas quando o mesmo motivo é fotografado em tons monocromáticos, o vermelho e o verde convertem-se em tons de cinzento semelhantes.

A prática irá ajudar a "ver" em tons monocromáticos, mas também pode acelerar a sua aprendizagem. De um modo geral, irá aperceber-se de que as imagens a preto e branco requerem mais contraste do que as imagens a cores do mesmo motivo. Fotografe o mesmo motivo duas vezes, primeiro a cores e, em seguida, a preto e branco e compare as imagens.

Recomendamos a utilização de RAW para fotografias a preto a branco, uma vez que permite um maior ajuste da imagem com o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon do que com ficheiros JPEG. Definir a câmara para guardar ficheiros RAW também lhe permite manter todas as informações de cor da imagem mesmo que esteja a fotografar em tons monocromáticos.

Cinco sugestões para fotografia a preto e branco

  • Utilize uma abertura pequena e o ISO mais baixo possível
  • Verifique os histogramas da sua câmara
  • Experimente os filtros
  • Fotografe em RAW e veja as opções da câmara
  • Realce o contraste nas imagens a preto e branco

Uma imagem a preto e branco de uma noiva numa escadaria surpreendida e a olhar para cima. As sombras na parede ao lado da mesma mostram um grupo de mulheres a tentar apanhar o bouquet.

As cores podem ser uma fonte de distração das formas naturais em retratos encantadores e fotografias de casamento, enquanto a opção monocromática proporciona um tratamento mais estético ao motivo. Esta permite igualmente uma conjugação inteligente da luz, tal como se pode comprovar nesta imagem. Tirada com uma Canon EOS 6D (agora substituída pela Canon EOS 6D Mark II) com uma objetiva Canon EF 24mm f/1.4L II USM, um Canon Speedlite 600EX-RT (agora substituído pelo Canon Speedlite 600EX II-RT) e um Transmissor Speedlite Canon ST-E3-RT a 1/100 seg., f/1.8 e ISO 3200. © Fabio Mirulla

Um grande plano a preto e branco do rosto de um bebé. É conferida uma atenção especial às pestanas da criança.

Normalmente, as imagens a preto e branco funcionam bem em retratos. A razão que se repete muitas vezes é que a ausência de cor reduz as distrações e foca a atenção no motivo. A simplicidade desta fotografia é também aquilo que a torna tão impressionante. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/160 seg., f/2,8 e ISO 200. © Helen Bartlett

Muitas vezes escolhidas para fotografias de casamentos, as imagens a preto e branco podem conferir uma sensação adicional de emoção e de drama. O tom monocromático também pode ter o efeito de focar o interesse nas expressões faciais, bem como acentuar os detalhes e formas dos elementos principais, desde pequenos objetos, tais como anéis e sapatos de casamento, até ao vestido da noiva e até ao próprio local.

Geralmente, a fotografia a preto e branco combina na perfeição com fotografia de retratos. Isto pode dever-se ao facto de que muitos retratos icónicos do último século serem monocromáticos e estarmos, portanto, familiarizados com o estilo. A adição de iluminação lateral funciona particularmente bem, já que permite um maior contraste entre os detalhes realçados e as sombras.

Fotografia da natureza e vida selvagem a preto e branco

Uma avestruz a espreitar curiosamente para a câmara neste grande plano a preto e branco.

A conversão desta imagem para preto e branco melhora a plumagem do rosto desta avestruz, conseguindo conferir um efeito mais parecido a pelo do que a penas. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 600mm F11 IS STM a 1/5000 seg., f/11 e ISO1600. © John Dickins

Uma imagem a preto e branco de uma cena florestal durante o inverno, enquadrada por filas de árvores cobertas de neve.

O preto e branco permite criar uma imagem poderosa de um motivo que poderia ter menos impacto a cores, como é o exemplo desta cena florestal durante o inverno. Tirada com uma câmara Canon PowerShot G7 X Mark III a 1/500 segundos, f/2.8 e ISO 400. © Helen Bartlett

Muitas imagens de paisagens dependem do azul vivo do céu ou dos tons vermelhos quentes produzidos pelo por do sol. De igual forma, muitas fotografias da natureza dependem das tonalidades naturais ricas dos animais e da vida selvagem. As paisagens a preto e branco transmitem uma sensação diferente, muitas vezes associada ao clima e ao drama, enquanto as fotografias da natureza monocromáticas também podem ser utilizadas para realçar os detalhes bonitos que podemos ver nos animais, insetos e plantas.

Aprender que imagens podem ser convertidas para preto e branco é, por si só, uma competência. No fundo, deverá querer "adicionar" algo ao remover a cor. Por isso, questione-se de que forma a imagem ficará melhor se for exibida de um modo monocromático.

Preste atenção a fotografias que não dependem das cores para suscitarem interesse ou onde a própria cor é um motivo de distração do motivo. As cenas de paisagem que dispõem de um determinado clima ou intensidade gerados pela luz e pelas sombras são perfeitas, pois estes aspetos serão acentuados pelo contraste dramático do monocromático. Os fotógrafos de natureza devem estar atentos a padrões e detalhes que possam ser realçados com a remoção da cor, tais como a casca de uma árvore antiga ou a textura agradável das penas de um pássaro.

Fotografia de paisagens e arquitetura a preto e branco

Uma imagem a preto e branco de árvores sem folhas numa paisagem árida.

As imagens de paisagens com céu encoberto e uma iluminação mais melancólica podem ter um aspeto bastante mais dramático quando se encontram a preto e branco. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4L IS USM a 105 mm, 1/320 seg., f/6.3 e ISO 100.

Imagem a preto e branco de um edifício de betão, captada de baixo, de forma a criar formas geométricas com a sombra.

As imagens a preto e branco podem ser muito boas para demonstrar a interligação de formas e texturas em fotografias arquitetónicas, removendo a distração causada pela cor. Tirada com uma Canon EOS 90D com uma objetiva Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM a 31 mm, 1/250 seg., f/8 e ISO 100.

As fotografias de paisagens são adequadas para a utilização do preto e branco, especialmente quando não existe muita cor numa cena, tal como na ausência de verdes vibrantes e poucas flores vermelhas ou amarelas. Concentre-se nas formas das árvores despidas de folhas, paredes de pedra e edifícios. A composição e o contraste tornam-se elementos fundamentais da imagem.

A grelha da regra dos terços, que pode ser visualizada através do visor eletrónico (EVF) das câmaras mirrorless da Canon, tais como a Canon EOS RP e a Canon EOS R6, e que pode ser aplicada ao ecrã traseiro das câmaras EOS DSLR no modo de visualização direta, é especialmente útil nas fotografias a preto e branco, com a ausência de cor como forma de distração. Colocar o motivo principal num ponto em que uma das linhas horizontais e verticais se cruza irá fortalecer a composição.

As fotografias de arquitetura são frequentemente monocromáticas, de modo a enfatizar a forma dos edifícios. O contraste acrescido proporcionado pelo modo preto e branco sobre as cores adequa-se perfeitamente ao motivo. É frequente realizar estas fotografias de manhã cedo, em parte para evitar as distrações do trânsito e das pessoas, mas também para beneficiar da iluminação proporcionada pelo sol baixo no horizonte. Esta iluminação cria sombras alongadas e pode produzir uma estética apelativa quando estas incidem sobre pedras ou no asfalto. Tal como acontece com o ambiente, muitas vezes, as texturas beneficiam bastante da simplicidade proporcionada pela fotografia a preto e branco.

A fotografia noturna deve ser experimentada tanto a cores, como a preto e branco. É comum a luz amarela dos candeeiros de rua ou o brilho de uma lua cheia conferirem vida a um local. Em alternativa, a textura e os padrões de uma cena ressaltam mais num estilo monocromático. Quando o objetivo é transmitir uma sensação de formas, sombras e luzes bem definidas, a fotografia a preto e branco evita todos os problemas causados pelas várias fontes de luz com temperaturas da cor diferentes.

Fotografia de desporto e ação a preto e branco

Uma imagem a preto e branco de dois adolescentes a saltar num jardim.

Esta fotografia de ação e de elevado contraste funciona bem a preto e branco. Ao minimizar a distração provocada pelas cores de fundo, a atenção do espetador foca-se no rosto do motivo. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/2000 seg., f/2,2 e ISO 400. © Ilvy Njikoktjien

Pela sua própria natureza, os cenários de desporto e ação estão, muitas vezes, repletos de cor, pelo que a pessoa ou motivo principal que se está a tentar captar acabam por ficar perdidos na cena. A conversão para preto e branco pode reduzir todas as distrações bem como melhorar as expressões do rosto das pessoas.

As cenas com contraste elevado funcionam bem a preto e branco, as imagens captadas em condições de bastante sol produzem sombras profundas e altas-luzes brilhantes. As imagens a preto e branco fazem um bom uso destas características, e os efeitos podem ser adicionados na pós-produção de forma a criar imagens emocionantes.

Utilizar filtros na fotografia a preto e branco

Grande plano a preto e branco de uma folha grande tirada com um efeito filtro verde.

Dois exemplos apresentados de uma folha grande, a primeira com um efeito filtro verde e a outra sem o mesmo efeito filtro. Os filtros verdes são úteis para separar os tons verdes, o que os torna ideais para fotografias de árvores e de folhagem. © Marcus Hawkins

Grande plano a preto e branco de uma folha grande.

Muitas câmaras incluem o efeito filtro na definição Monocromática. Verifique se este é o caso da sua câmara. © Marcus Hawkins

Em fotografias a preto e branco, é comum utilizar filtros para objetivas de forma a alterar os tons da imagem. Por exemplo, os filtros amarelos e vermelhos absorvem a luz azul, fazendo com que o céu azul pareça mais escuro.

A utilização de filtros não só torna a cena mais dramática, como também realça o contraste entre as nuvens brancas e o céu. Em alternativa, o efeito de filtro encontra-se geralmente disponível nas definições de estilo de imagem das câmaras digitais Canon EOS. Pode selecionar amarelo, vermelho, laranja ou verde para alterar os tons monocromáticos de forma a simular o efeito dos filtros e para realçar cores específicas, tornando-as mais brilhantes ou escuros.

Kit sugerido para fotografia a preto e branco

As imagens emocionantes a preto e branco têm, frequentemente, um contraste elevado. Isto faz com que seja importante ter uma câmara com um bom intervalo dinâmico, de forma a conseguir reter detalhes tanto em altas-luzes brilhantes como nas sombras escuras. Independentemente do número de megapixels, uma câmara Full-Frame irá, normalmente, proporcionar um melhor intervalo dinâmico do que um modelo APS-C, pelo que as câmaras como as Canon EOS RP, EOS R6 e EOS 6D Mark II funcionam especialmente bem. Mesmo assim, as câmaras com sensor de corte como a Canon EOS M50 Mark II e a PowerShot G7 X Mark III podem proporcionar excelentes fotografias a preto e branco, apesar de terem sensores de imagem fisicamente mais pequenos.

Todas estas câmaras suportam a captação de imagens no modo de qualidade RAW, com uma profundidade de cor de 14 bits. Isto permite um intervalo dinâmico muito maior do que o modo JPEG de 8 bits, permitindo uma latitude muito maior na alteração do brilho e no aumento do contraste durante a edição das imagens num programa como o DPP.

O estilo de imagem monocromático presente em todas estas câmaras inclui vantagens adicionais, na medida em que é possível aplicar filtros digitais na fase de captação, tais como o amarelo, laranja, verde ou vermelho, de forma a melhorar progressivamente o contraste e a emoção conferidos pelos céus azuis nublados. Estão disponíveis efeitos de tom, como a Sépia, para criar um aspeto antigo. Uma vantagem das câmaras mirrorless é a possibilidade de previsualização dos efeitos de filtro e de tom diretamente no visor durante o disparo. Também está disponível uma pré-visualização no ecrã traseiro de uma câmara DSLR caso fotografe no modo de visualização direta.

A vantagem de qualquer câmara EOS mirrorless ou sistema DSLR é que é possível montar a objetiva ideal para qualquer cenário de fotografia. As objetivas de zoom como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM e a RF 24-105mm F4L IS USM conferem a liberdade necessária para fotografar com uma grande variedade de distâncias focais sem trocar a objetiva. No entanto, as objetivas de distância focal fixa "mais rápidas", como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM, permitem velocidades de obturador mais rápidas em condições de pouca luz para ser possível congelar o movimento sem a necessidade de aumentar tanto o ISO, o que é bom para fotografia a preto e branco na medida em que mantém o ruído da imagem no mínimo possível. Também pode definir uma profundidade de campo mais reduzida de forma a isolar o motivo principal numa cena e a reduzir o nível de distração de um fundo demasiado confuso.

Muitas vezes, as boas imagens a preto e branco contêm pormenores e texturas ricas. Para ajudar a manter esta situação durante a captação sem tripé, a estabilização de imagem eficaz pode ser uma vantagem fundamental. Todas as objetivas "IS" da Canon indicadas acima incluem a estabilização ótica da imagem, enquanto as duas objetivas Macro IS dispõem de um estabilizador de imagem "híbrido" que mantém uma maior eficácia durante a fotografia de grandes planos. A Canon EOS R6 tem um IBIS (estabilizador de imagem na câmara) de cinco eixos que proporciona até oito pontos de estabilização quando utilizada com uma objetiva compatível. A EOS R6 também ajuda a captar uma nitidez total mesmo nas fotografias mais complicadas graças ao sistema de focagem automática de próxima geração.

Escrito por Matthew Richards

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