VLOGUES

Receita para o sucesso: o famoso pasteleiro Matt Adlard põe a Canon EOS M50 Mark II à prova

O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a Canon EOS M50 Mark II, uma câmara mirrorless repleta de funcionalidades, ideal para transmitir vídeos em direto.
O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.
Matt é um homem ocupado. Capta, edita e cria tudo sozinho, pelo que precisa de uma câmara fácil de utilizar e que não o atrase. "Gravo provavelmente 10 a 15 vídeos por mês neste momento, incluindo três vídeos de 10 minutos para a minha escola de pastelaria online e dois vídeos por semana para o meu Instagram e TikTok. E depois há as histórias do Instagram que gravo todos os dias."

Desafiámos o pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, a pôr a EOS M50 Mark II à prova numa animada sessão de vídeo. Tal como muitos criadores de conteúdos, Matt começou a filmar num smartphone, antes de atualizar para uma câmara de apontar e disparar e, em seguida, passar para a Canon EOS 70D (agora substituída pela Canon EOS 90D). A EOS M50 Mark II deu-lhe a experimentar a qualidade e conveniência oferecidas por uma câmara mirrorless EOS M.

Design portátil

Hero Lifestyle Film
A Canon EOS M50 Mark II inclui uma série de funcionalidades que simplificam a gravação de vlogues, incluindo AF com deteção de olhos para selfies nítidas, que funciona no modo de filmes e servo, e uma maior duração da bateria em comparação com a Canon EOS M50. "É também extremamente ágil e leve", afirma Matt. "Isso é importante para mim, porque estou sempre a mover a câmara, a tirar de uma plataforma, a mudar de posição, a rodá-la, etc."

"Até o ecrã de ângulo variável da EOS M50 Mark II é para mim um passo em frente em termos tecnológicos", continua. "Quando estou a criar conteúdos de cima para baixo no meu telefone, por exemplo, não consigo ver o ecrã. Assim, não tenho a certeza se estou a captar a imagem de que preciso. Mas, com a EOS M50 Mark II, posso virar o ecrã ao contrário, olhar para baixo para a comida que está abaixo de mim e verificar se o que estou a captar está bem."

Funcionalidades que poupam tempo

Matt Adlard a olhar para o ecrã de ângulo variável da Canon EOS M50 Mark II. A câmara está direcionada para baixo sobre um tripé para captar imagens planas.

Além de um versátil ecrã tátil de ângulo variável, a Canon EOS M50 Mark II dispõe de um visor eletrónico de alta resolução que proporciona uma imagem nítida em condições de luz clara.

Um homem a decorar um bolo com um saco de pasteleiro, enquanto uma câmara Canon EOS M50 Mark II num tripé filma a cena a partir de cima.

A Canon EOS M50 Mark II é compatível com o adaptador de montagem EF-EOS M da Canon, permitindo-lhe trabalhar com as objetivas EF e EF-S existentes, bem como com as objetivas EF-M.

Recentemente, Matt tem utilizado uma Canon EOS 70D com uma objetiva de kit e um smartphone para gravar os seus vídeos. "Utilizo o meu telefone num pedestal de suporte por cima da comida para conseguir alcançar vistas de cima para baixo e a EOS 70D ao lado. Acabo por mexer nas imagens no Adobe® Premiere® Pro porque os clips vêm em diferentes orientações: modo horizontal da minha câmara Canon e modo retrato do telefone. Assim, tenho de rodar e ajustar os formatos dos vídeos, o que por vezes pode fazer com que fiquem pixelizados.

"No entanto, a EOS M50 Mark II deteta automaticamente quando está a gravar vídeos na vertical. Assim, quando se transferem os ficheiros, ficam automaticamente na vertical e não na horizontal, o que é perfeito para as histórias do Instagram, IGTV e TikTok. Diria que, hoje em dia, cerca de 60% dos meus conteúdos são vídeos na vertical, pelo que esta opção poupa imenso tempo."

Outra das funcionalidade de poupança de tempo da EOS M50 Mark II que Matt adora é a capacidade de transferir fotografias e vídeos para image.canon ou para a aplicação Camera Connect da Canon. "Isto é fantástico para quando estou fora a captar imagens ou a viajar, pois significa que não tenho de levar o meu computador portátil comigo. Basta-me estabelecer ligação à aplicação Camera Connect no meu telefone e carregá-las diretamente nas redes sociais."

Transmissão em direto no YouTube

O ecrã posterior de uma câmara Canon EOS M50 Mark II, a apresentar uma ligação HDMI.

A entrada do microfone e a saída HDMI fazem da Canon EOS M50 Mark II uma câmara com a qual pode evoluir à medida que as suas capacidades e ambição se desenvolvem.

Matt Adlard a segurar um telefone ao lado de uma planta de hortelã e um pequeno cheesecake numa superfície de cozinha.

A Canon EOS M50 Mark II tem excelentes capacidades de ligação para que possa transferir fotografias e vídeos para image.canon ou para a aplicação Camera Connect da Canon no seu telefone sem necessidade de um computador portátil.

Matt começou por ter sucesso no YouTube. O crescimento do Instagram e do TikTok – e o lançamento das suas próprias aulas online Bake It Better – fez com que tivesse feito uma pausa da plataforma de partilha de vídeos, mas a EOS M50 Mark II trouxe a sua atenção de volta para a plataforma. "Acho que comecei a pensar em criar conteúdos com o intuito de conseguir visualizações, em vez de criar conteúdos que gostava de fazer", admite. "No entanto, é algo para o qual irei definitivamente olhar novamente, agora que já fiz uma pausa."

Uma das funcionalidades da EOS M50 Mark II que ajuda nisto é a capacidade da câmara de transmitir em direto para o YouTube* em qualquer rede ligada à Internet. "Testámo-la ligando-a ao OBS (Open Broadcaster Software®), que é o software que utilizamos, e foi muito divertido", afirma Matt. "Agora que já tive essa experiência, é algo que gostaria de fazer com mais frequência – especialmente com a minha escola de pastelaria onde poderíamos confecionar bolos juntos em direto. Ver como foi fácil e rápido preparar a câmara para transmissões em direto dá-me um verdadeiro incentivo para o fazer."

"A entrada do microfone vai ajudar a melhorar a qualidade de som para transmissões em direto ou para vlogues também", afirma. "Adicionar locuções aos meus conteúdos é uma coisa importante para mim agora. Assim, poder ligar um microfone e gravar um som sem eco ou cortes é realmente importante."

Fácil de utilizar

O ecrã posterior da câmara Canon EOS M50 Mark II a apresentar o modo de disparo de comida.

A Canon EOS M50 Mark II tem uma velocidade de disparo contínuo de 10 disparos por segundo e consegue focar em condições mais escuras do que a Canon EOS M50, o que faz dela uma ferramenta impressionante tanto para fotografias como para vídeos. Além disso, tem um modo de disparo de comida, que deteta intuitivamente o motivo e ajusta as definições em conformidade.

Um homem a fotografar uma sobremesa de chocolate num prato com gelo seco à volta.

Matt afirma que utilizar a Canon EOS M50 Mark II é algo revolucionário que o ajuda a captar detalhes em grande plano das suas receitas.

Matt descreve-se a si próprio como um "verdadeiro principiante" no que diz respeito a câmaras, mas diz que a EOS M50 Mark II é muito intuitiva de utilizar. "Para alguém como eu que não passa necessariamente pelo manual, conseguimos adaptar-nos facilmente à câmara devido à forma como os menus estão dispostos com imagens e os controlos do ecrã tátil. "A opção de temporizador automático para filmes também foi útil, uma vez que podia realmente preparar-me antes de passar diretamente para a gravação de vídeo."

Matt admite: "Não compreendo bem definições como abertura ou ISO, mas a EOS M50 Mark II tem um modo de cena de comida que deteta automaticamente que o motivo é comida e, em seguida, ajusta as cores e todas as definições", continua. "Isto significa que posso passar diretamente para a minha gravação e sei que os meus conteúdos vão ficar mesmo muito bem."

"Há imensas pessoas a criar conteúdos agora, por isso penso que nos podemos diferenciar aumentando realmente a qualidade da imagem. A capacidade de captar imagens em 4K e adicionar uma objetiva macro à câmara para obter grandes planos de detalhes e texturas [é fantástica]. Penso que me vai ajudar a destacar-me um pouco mais de todos os outros."


Escrito por Marcus Hawkins


Requer uma rede sem fios de ligação à Internet com uma velocidade de, pelo menos, 6 Mbps, assim como uma conta do YouTube com no mínimo 1000 subscritores e uma conta em image.canon.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Transforme um dia em família num fantástico filme caseiro

    TÉCNICAS DE VÍDEO

    Transforme um dia em família num fantástico filme caseiro

    Capte momentos preciosos em família e aprenda a tirar o máximo partido das funcionalidades de vídeo da sua câmara EOS com Stef Michalak, vlogger de temas familiares.

  • A estrela do YouTube e vlogger Mike Gray prime o botão de gravação no ecrã tátil da Canon PowerShot G7 X Mark III.

    VLOGUES

    Vlogues criativos com a PowerShot G7 X Mark III

    A estrela do YouTube, MikeVisuals, revela como cria vlogues cativantes com a compacta Canon PowerShot G7 X Mark III e partilha as suas melhores sugestões de vlogues.

  • Um limão a pairar no ar sobre uma impressão ilustrada de um jogador de ténis prestes a servir. O efeito faz com que pareça que o jogador está prestes a atingir o limão.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Impressões divertidas com o Paperboyo

    Brincar, imprimir e publicar: a estrela do Instagram, Paperboyo, experimentou a Canon SELPHY Square QX10.

  • Chá a salpicar para o ar a partir de uma caneca alta com padrão sobre um pires.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Tornar-se um influenciador gastronómico

    Sugestões de fotografia de comida da influenciadora do Instagram e Embaixadora da Canon Yasmin Albatoul.