A man and two children sit in a sunny field enjoying a picnic. Photo by Hannah Clark on a Canon EOS 250D.

FOTOGRAFIA DE VERÃO

Fotografia de verão banhada pelo sol e simplesmente deslumbrante com a Canon EOS 250D

As fotografias de verão da fotógrafa sueca Hannah Clark evocam os sentimentos de dias de sol enevoados. O seu estilo natural de fotografar amigos e familiares tem uma estética maravilhosa, leve e quente.

Durante anos, Hannah fotografava como passatempo, utilizando câmaras compactas para fotografar tudo, de ruas coloridas em Estocolmo a vastas paisagens nas suas viagens. Recentemente, decidiu levar a fotografia um pouco mais a sério, investindo numa câmara Canon DSLR para ajudá-la a transformar o seu passatempo numa pequena empresa que agora gere paralelamente ao seu trabalho diário.

Hannah escolheu a câmara leve e fácil de utilizar Canon EOS 250D, que inclui uma série de funcionalidades que as suas câmaras compactas antigas não possuíam, como a compatibilidade com as objetivas do sistema EOS e flashes Speedlite, um visor ótico e uma interface de utilizador orientada (GUI) para a ajudar a ser mais rápida.

Com a Canon EOS 250D, uma objetiva Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM e uma objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STM no seu kit, Hannah ultrapassou uma série de desafios fotográficos para expandir as suas capacidades. Estes desafios incluíam desde repensar a composição até experimentar diferentes distâncias focais, testando os seus limites criativos enquanto se familiarizava com o seu novo kit. Eis o que aprendeu, incluindo algumas técnicas em que se pode inspirar para captar a sua própria diversão das férias de verão.

1. Capte alguns ângulos invulgares

Captar imagens de ângulos não convencionais é algo que Hannah gosta de explorar na sua fotografia. "Penso muito na composição", afirma. "Imagino a forma típica de tirar a fotografia e depois brinco com ela, fotografo de cima e de baixo e coloco a pessoa em locais diferentes no enquadramento. Se apenas me mexer um pouco, posso criar uma imagem completamente nova."

A Canon EOS 250D é a DSLR mais leve com ecrã móvel*, o que pode ser prático quando seguramos na câmara acima da cabeça ou nos agachamos no chão para obter uma fotografia mais interessante.

A composite photo shows a yellow flower and a girl in a yellow dress, photographed by Hannah Clark on a Canon EOS 250D.

2. Utilize a focagem automática de olhos para fazer sobressair os olhos

A obtenção de resultados nítidos é facilitada com o sistema de focagem automática da Canon EOS 250D. A focagem automática dos olhos garante que os olhos da pessoa a fotografar estão focados quando se utiliza o ecrã de visualização direta, o que é facilmente ativado premindo o botão de visualização direta na parte traseira da câmara.

"Utilizo quase sempre o modo de focagem automática dos olhos quando fotografo crianças a brincar porque, independentemente do que estiverem a fazer, os seus olhos são a sua característica mais expressiva", afirma Hannah.

"Imagino a forma típica de tirar a fotografia e depois brinco com ela."

3. Jogue com as diferentes distâncias focais

Hannah tem experimentado objetivas de distância focal fixa e de zoom, especificamente a objetiva de distância focal fixa Canon EF 50mm f/1.8 STM e a objetiva de zoom Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM. Embora Hannah goste de mudar de posição para enquadrar as fotografias com a objetiva de distância focal fixa, afirma que "é divertido utilizar o zoom porque posso obter diferentes ângulos das crianças em ação, mesmo que estejam longe".

Ao testar a Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM fotografando os seus filhos em campos relvados e junto a um lago, ficou surpreendida com a leveza da câmara. "Adorei brincar com a Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM", afirma. "É muito leve, o que me surpreendeu. Levava-a nas férias e utilizava-a muito."

No entanto, a objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STM permitiu-lhe obter uma reduzida profundidade de campo e criar uma desfocagem do fundo nos seus retratos, mantendo o seu lugar cativo no kit. "A objetiva de 50 mm têm uma abertura maior, o que é perfeito se estiver um pouco mais escuro ou se pretender criar um fundo desfocado. Combinada com a Canon EOS 250D, a objetiva de 50 mm é excelente para retratos. Se tivesse de escolher apenas uma lente para trabalhar, seria esta", afirma.

Artigos relacionados
A woman and girl look at the back of a Canon EOS 250D

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Como conseguir fotografias de família perfeitas com a EOS 250D

Descubra como utilizar a Canon EOS 250D para tirar fotografias de família com melhor composição, exposição perfeita e até um estilo pessoal.

A mother holds her sun, wearing sunglasses.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Como captar retratos de família naturais e criativos

O fotógrafo de retrato profissional Christian Anderl explica como pode utilizar a sua câmara Canon para captar imagens espontâneas dos momentos de diversão em família.

A girl in a playwark holds a frisbee up, framing her face.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Tire melhores retratos: desafios de fotografia de família divertidos

A blogger de família Katja Gaskell trocou o smartphone por uma Canon EOS M50 e ficou maravilhada com os resultados. Surpreenda-se ao experimentar estas técnicas.

A baby sits with an abacus.

FOTOGRAFIA DE BEBÉS

12 sugestões que pode utilizar hoje mesmo para fotografar bebés

Preserve os momentos mais preciosos e capte o crescimento do seu bebé com as nossas sugestões úteis, que o ajudarão a conseguir resultados excelentes e a tornar o processo de fotografar bebés ainda mais divertido

A composite shows two children looking at a flower, and a boy sitting on a dock, photographed by Hannah Clark on a Canon EOS 250D.

4. Tire um retrato em condições de pouca luz

A luz suave emitida pelo sol quando está mais baixo no céu, especialmente ao amanhecer e anoitecer, na "hora dourada", é popular entre os fotógrafos. Esta iluminação suave faz parte da paleta de cores personalizada da fotografia de Hannah e cria uma aparência suave, com o brilho do sol a iluminar de forma maravilhosa os tons de pele.

"Gosto mais da luz do fim de tarde e prefiro fotografar em condições de pouca luz do que com a luz do sol intensa. É mais subtil", afirma. No entanto, fotografar em interiores ou quando o sol se põe é fácil com a Canon EOS 250D. "Experimentei até ao ISO 3200 e as imagens não têm ruído", afirma Hannah. "Adoro brincar com o ISO, aumentando-o para me permitir utilizar uma velocidade de obturador mais elevada e captar movimentos mesmo em condições de pouca luz. Ouvi dizer que muitas pessoas têm medo de aumentar o ISO, mas a Canon EOS 250D continua a oferecer excelentes resultados em valores de ISO mais elevados."

Além disso, a focagem automática da Canon EOS 250D funciona a níveis que os nossos olhos consideram muito escuros (até -4EV em visualização direta), a câmara vê melhor à noite do que nós, por isso, confie nela para captar o seu motivo.

A composite shows a girl in a field of long grass, then standing with a boy in the same field, photographed by Hannah Clark on a Canon EOS 250D.

5. Veja até onde pode ir com o modo automático

Quando Hannah progrediu com a sua fotografia, passou fotografar principalmente em modo Manual. No entanto, também considera as definições automáticas de grande valor, proporcionando resultados de elevada qualidade com o toque de um botão e ajudando a aprender durante o processo. Hannah explorou as definições automáticas na Canon EOS 250D, incluindo o modo Cena Inteligente Auto, totalmente automático, que analisa a cena à sua frente e escolhe as melhores definições para o ambiente circundante.

"Utilizei primeiro as definições de cena para facilitar a passagem para o modo Manual", afirma. "São perfeitas para quem não utilize uma câmara há muito tempo ou para quem nunca tenha utilizado uma DSLR. A câmara escolhe as definições a utilizar, com as quais podemos aprender. Quando recebi a câmara pela primeira vez, utilizei o modo de cena de desporto para focar as crianças em movimento, assim como a definição de retrato."

Hannah diverte-se a documentar pequenos detalhes com suas fotografias e ligou a sua câmara em modo Auto para fotografar o filho a lavar as mãos num balde de água cor-de-rosa vivo. "Adoro fotografar detalhes e criar uma história com as fotografias", afirma. "Podem ser as mãos a agarrar um ombro, pés, óculos de sol numa mesa, um chapéu pousado numa praia, pequenos detalhes de uma cena maior." Neste caso, as definições Auto fotografaram a f/5.6, 1/500 seg. e ISO 200. A rápida velocidade do obturador de 1/500 seg. permitiu-lhe congelar as gotas de água a salpicar das mãos.

6. Não perca um segundo da ação

"A maior coisa que aprendi é ter sempre a minha câmara comigo", afirma. "Se a tiver, estou sempre a aprender e a familiarizar-me com ela, o que me torna muito mais confiante." Ao fotografar a sua família para estes desafios, Hannah seguiu muitas vezes os seus filhos até onde a levaram e deixou-os brincar naturalmente. Em vez de pedir às pessoas para posarem, ela prefere fotografá-las enquanto se divertem. "Apenas me deixo ir e faço as coisas que eles querem fazer, tendo sempre a câmara comigo. As melhores fotografias de crianças a brincar surgem quando elas não estão tão focadas na câmara."

Para se certificar de que não perdeu um momento, Hannah fotografou no modo de disparo contínuo, que capta cinco fotogramas por segundo (fps) na Canon EOS 250D. "Tenho sempre a definição de disparo contínuo ligada para que tire muitas fotografias por segundo", afirma Hannah. "Temos mais hipóteses de conseguir uma excelente fotografia se tivermos uma série de fotogramas. Adoro esta fotografia (em baixo), com o salpico de lado, tem uma sensação tão viva."

7. Utilize a conetividade da câmara

Ao fotografar em movimento durante as viagens diárias, é ótimo poder partilhar as suas fotografias com amigos e familiares. A Canon EOS 250D pode ser facilmente ligada ao smartphone ou tablet, utilizando Bluetooth ou Wi-Fi e a aplicação Camera Connect da Canon, permitindo transferir as imagens e carregá-las para as redes sociais ou enviá-las para os seus entes queridos.

"Quero frequentemente colocar as fotografias que tiro no Instagram, por isso é ideal que possa transferi-las da câmara para o meu telefone, para depois publicá-las", afirma Hannah. "Utilizo esta funcionalidade com a Canon EOS 250D e penso que é extremamente simples e fácil, e eu não sou muito dada a tecnologias! Existe um guia na aplicação Camera Connect da Canon que também nos dá instruções sobre como ligar à câmara."

Para obter mais conselhos sobre como tirar o máximo partido das funcionalidades da sua câmara, a aplicação Guia de Fotografia da Canon inclui sugestões sobre como ser bem-sucedido em qualquer género de fotografia, com conselhos de especialistas, tutoriais e sugestões adaptadas ao seu modelo de câmara.

Escrito por Lucy Fulford

*A EOS 250D (Preto/Prateado) é a câmara digital reflex de objetiva única com sensor de tamanho APS-C mais leve do mundo com um ecrã LCD totalmente articulado. Incluindo bateria e cartão de memória, conforme as diretivas CIPA. À data de 9 de abril de 2019 (com base em estudos realizados pela Canon).

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as histórias