A girl playing in a park holds a yellow frisbee in front of her, framing her face. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Tire melhores retratos: 5 desafios de fotografia de família divertidos

Para a blogger Katja Gaskell, não há nada melhor do que viajar com a família e fotografar os seus momentos especiais por todo o mundo. A Katja, o marido e os seus três filhos voltaram recentemente para o Reino Unido após 12 anos a viver no estrangeiro na Austrália, na Índia e no México. Durante este período de tempo, documentou as suas aventuras online no seu blogue de viagem, o Globetotting, utilizando um smartphone de aproximadamente 450-600 €, e partilhou as fotografias com os seus 16,4 mil seguidores no Instagram.

Os seus filhos cresceram em quatro continentes diferentes: o Alfie (agora com 11 anos) nasceu em Sydney, a Tess (9 anos) em Nova Delhi e o Sam (4 anos) na Cidade do México. "Sou uma grande defensora das viagens em família e acho que viajar é o melhor método de ensino", afirma. A fotografia desempenha um papel importante nas suas vidas. "Gosto muito de tirar fotografias, tanto para meu trabalho como para documentar a vida e as viagens em família.

"Desde que comecei o Globetotting, tenho tirado fotografias com um telemóvel", afirma a Katja. "No entanto, tinha vontade de melhorar as minhas fotografias e percebi que a câmara do telemóvel tem algumas limitações."

A Katjia procurava as capacidades de zoom que, atualmente, não estão disponíveis na câmara de um telemóvel intermédio, assim como ficheiros de maior qualidade para poder ampliar os detalhes e imprimir as suas fotografias de família em diferentes formatos. "Todos os anos, faço um álbum fotográfico anual, mas às vezes não posso utilizar as fotografias que tirei com o meu telemóvel porque, na minha perspetiva, a qualidade é demasiado baixa."

Agora que está de volta a casa, em Londres, a Katja está a desenvolver novas formas de fotografar a sua família. Utilizando a Canon EOS M50, indicada para principiantes, a objetiva Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM e a objetiva Canon EF-M 32mm f/1.4 STM, está também a explorar funções manuais como a profundidade de campo e velocidade do obturador.

"A maior vantagem da Canon EOS M50 é o facto de ser realmente portátil," afirma. "Podemos pendurá-la ao ombro e sair para qualquer lado. Embora seja pequena, podemos utilizar diferentes objetivas para diferentes situações. Por isso, é muito fácil tirar fotografias das crianças quando saímos em família."

Artigos relacionados
A baby plays with an abacus.

FOTOGRAFIA DE BEBÉS

12 sugestões que pode utilizar hoje mesmo para fotografar bebés

Preserve os momentos mais preciosos e capte o crescimento do seu bebé com as nossas sugestões úteis, que o ajudarão a conseguir resultados excelentes e a tornar o processo de fotografar bebés ainda mais divertido.

A mother picks her son up to hug, both of them wearing sunglasses. Photo by Christian Anderl.

FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Como captar retratos de família naturais e criativos

O fotógrafo de retrato profissional Christian Anderl explica como pode utilizar a sua câmara Canon para captar imagens espontâneas dos momentos de diversão em família.

Para ajudá-la a ser mais criativa nas suas fotografias com a Canon EOS M50, o fotógrafo de retrato austríaco e Embaixador da Canon Christian Anderl criou uma série de desafios fotográficos para a Katja, utilizando técnicas que irão elevar as suas fotografias a um nível mais criativo e marcante.

1. Utilize uma reduzida profundidade de campo

A portrait of a girl smiling, the background blurred. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

Ao aumentar a abertura, a Katja pode experimentar tirar retratos com uma reduzida profundidade de campo, nos quais o motivo está focado com nitidez e tudo o resto está desfocado. "Capte um retrato bastante próximo, com a maior abertura possível [número f mais pequeno] e, em seguida, experimente diferentes valores, reduzindo a abertura gradualmente," desafiou o Christian. "Concentre-se nos olhos e certifique-se de que, se um olho está mais próximo de si, isto é, se o motivo não está a olhar diretamente para si, o olho mais próximo está focado." Embora algumas câmaras de smartphones possam simular esta reduzida profundidade de campo em motivos como pessoas e as aplicações permitam adicionar efeitos semelhantes a fotografias depois de as tirar, não é um verdadeiro ajuste da profundidade de campo. O Christian acrescenta: "Vai ver até que ponto consegue tirar mais partido da câmara se dedicar o tempo necessário."

A Katja utilizou a objetiva Canon EF-M 32mm f/1.4 STM para tirar retratos dos filhos no parque, no jardim e em casa. Fotografando no modo de prioridade à abertura (Av), utilizou os dois extremos da abertura para experimentar tudo aquilo que esta definição lhe pode oferecer. "O melhor desta objetiva é que tem uma abertura de f/1.4, o que permite obter uma profundidade de campo realmente reduzida," afirma. "Consigo ver-me a utilizar esta definição nas minhas viagens para ter os miúdos em primeiro plano e sempre que estamos um pouco esbatidos atrás deles. Também irá tornar o meu feed do Instagram muito mais interessante. Estou muito satisfeita com os resultados. Não consigo obter resultados semelhantes no meu telemóvel sem utilizar um filtro. Gosto muito do efeito dos olhos focados com um fundo mais suave e da forma como faz com que as pessoas se destaquem."

2. Fotografe os seus filhos a brincarem com água

Three pictures show a young boy playing with a cup of water. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

O Christian sugeriu que a Katja poderia testar o modo de disparo contínuo de alta velocidade da Canon EOS M50 ao fotografar os filhos a brincar com água. "Utilize uma velocidade de obturador elevada, encontre boas condições de luz e utilize o modo contínuo de alta velocidade na câmara para tirar o máximo de fotografias que puder," aconselhou o Christian. Isto significa que, mais tarde, podemos selecionar as imagens onde o movimento e a posição da água é mais interessante e visualmente agradável. "Veja se consegue ficar virada para o sol de modo a deixar as gotas de água em contraluz. Um fundo escuro também ajuda a realçar a água. Veja se consegue captar as cores do arco-íris no reflexo sobre a água."

Ao utilizar o modo de prioridade ao obturador (Tv), a Katja conseguiu ter uma ideia de como definir manualmente a velocidade do obturador na Canon EOS M50 pode congelar o movimento. Utilizando a objetiva Canon EF-M 32mm f/1.4 STM, fotografou o filho mais novo, o Sam, a deitar e a atirar água de um copo. Tirando o máximo partido da capacidade de 10 fotogramas por segundo e da abertura de f/1.4 da câmara, a Katja captou uma imagem que congelou o fluxo da água.

"Fiz várias experiências utilizando uma velocidade de obturador elevada," afirma a Katja. "Foi divertido tentar captar o movimento da água. Tem sido muito simples focar elementos diferentes. Por isso, em vez de focar áreas específicas manualmente, posso ver que efeitos obtenho ao alterar apenas a velocidade do obturador."

3. Capte momentos de gargalhadas

A brother and sister play in a huge tree, laughing. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

"Com uma câmara, passa a ter um modo de disparo contínuo rápido, pelo que deve conseguir captar os momentos em que os seus filhos se riem e se mexem," afirma o Christian. "Tente ver quantos rostos nítidos a rir consegue captar! Nunca temos muito tempo quando estamos a fotografar crianças. Por isso, crie uma situação e faça experiências durante cinco minutos até a diversão chegar ao fim."

A Katja e os filhos foram passar a tarde no parque local para que ela pudesse fotografá-los enquanto se divertiam. "Para mim, a melhor maneira de manter os miúdos interessados é não demorar demasiado tempo e dar-lhes guloseimas no fim," afirma. "Tenho fotografias deles a brincar nos baloiços, a correr e a subir às árvores. Há muitos momentos de sorrisos e gargalhadas e, para alguns deles, também utilizei uma reduzida profundidade de campo."

4. Fotografe movimentos divertidos

A young boy swings on a swing, laughing. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

As crianças raramente ficam quietas, e ser capaz de captar o seu dinamismo cria fotografias de família vibrantes. "Só tem de estar consciente do movimento à sua volta, isto é, se é rápido ou se é lento," afirma o Christian.

Para fotografar os filhos a saltar, a dançar e a brincar nos baloiços, a Katja mudou para a objetiva Canon EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM. "Utilizei a objetiva de zoom e uma velocidade de obturador elevada para garantir que não perdia nenhum momento. A objetiva é extremamente versátil e dá-nos todas as oportunidades para captar as crianças em movimento."

Para conseguir esta imagem, a Katja fotografou a 1/640 s, f/3.5 e ISO 100. "Foi ótimo porque consegui captar momentos que não tinha conseguido antes, como o Sam no baloiço. Torna as minhas fotografias muito mais interessante, pois há muito mais variedade."

5. Crie um efeito de time-lapse

Uma ótima forma de aumentar a variedade é tentar filmar vídeos curtos da família em time-lapse. "A melhor forma é encontrar momentos de grande ação em família, em vez de motivos lentos, para criar clips dinâmicos e divertidos," afirma o Christian. "Todos os fotógrafos que experimentam a fotografia em time-lapse pela primeira vez tendem a cometer o erro de fotografar as nuvens e de tirar uma fotografia a cada 10 segundos. As nuvens movem-se lentamente, pelo que o efeito de time-lapse resultante se torna extremamente lento. O truque é captar o movimento à sua volta e ver o que funciona se houver crianças em movimento."

A Katja descobriu que fotografar em time-lapse com a Canon EOS M50 é simples e agradável. "Basta ligar a definição de time-lapse, fazer com que os seus filhos colaborem e premir o botão de gravar", afirma. "É uma função divertida que, inicialmente, achei que não iria utilizar muito. No entanto, agora que lhe apanhei o jeito, consigo imaginar-me a utilizá-la mais para o Globetotting."

A boy looks into a yellow bowl on the table in front of him. Taken on a Canon EOS M50 by Katja Gaskell.

No geral, a Canon EOS M50 tem inspirado a Katja a ser mais ambiciosa nas suas fotografias. Ter em conta a composição também a apresentou a uma forma totalmente nova de pensar sobre como fotografar a sua família. "Anteriormente, era totalmente uma abordagem de apontar e disparar," afirma. "Dizia para pararem, tirava muitas fotografias e talvez uma saísse bem. É divertido sermos mais criativos ao pensarmos sobre o tipo de imagem que podemos criar em vez das fotografias rápidas que estava a tirar.

"A transição do meu telemóvel para a EOS M50 foi surpreendentemente fácil. É realmente fácil de utilizar, as definições dão-nos controlo total e temos espaço para evoluir, pelo que conseguimos realmente expandir as nossas competências fotográficas. Há muito mais possibilidades para fotografar as coisas de forma diferente."

Escrito por Lucy Fulford

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas

Produtos relacionados