FOTOGRAFIA DE RETRATO

Câmaras e objetivas para retratos para todas as ocasiões

Capte a beleza e o carácter do seu motivo, desde bebés e animais de estimação a moda e grupos em família, ao escolher o melhor kit Canon para principiantes para a fotografia de retrato.
Uma fotografia em grande plano e recortada tirada com uma Canon EOS R10 de um bebé a levantar a cabeça de um cobertor fofo e a olhar atentamente para um lado.

A melhor câmara para a fotografia de retrato é aquela que não limita a sua criatividade, quer esteja a fotografar um adorável recém-nascido, um amado animal de estimação da família ou um estranho intrigante na rua. Na fotografia de retrato, o seu kit tem de o ajudar a captar a personalidade, o carácter e a beleza do seu motivo, complementando a sua visão, mas sem atrapalhar.

Há muito a ter em consideração ao escolher uma câmara para fotografias de retrato e, muitas vezes, a escolha certa depende do tipo de retratos que está a fotografar. Mas não se preocupe: há uma câmara Canon adequada para cada cenário, assim como excelentes objetivas que podem ser adicionadas para o ajudar a conseguir sempre as melhores fotografias de retrato.

Retratos de recém-nascidos e fotografias de bebés

Numa fotografia tirada com uma Canon EOS R10, um bebé olha para a câmara por cima do ombro de um adulto, com luzes a criar um efeito "bokeh" em segundo plano.

A Canon EOS R10 é a opção ideal para novos pais que pretendem uma câmara fácil de utilizar, capaz de captar fotografias bonitas com o mínimo de esforço. Tirada com uma Canon EOS R10 e uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/25 seg., f/4.0 e ISO 640. © Mark Fensome

Com o seu obturador eletrónico a permitir um disparo totalmente silencioso, as câmaras mirrorless da Canon são ideais para retratos de bebés, onde o silêncio é quase sempre fundamental. Pesando apenas 429 g, a leve Canon EOS R10 é uma excelente escolha. Silenciosa quando necessário, para não perturbar o bebé, dispõe também de um modo de retrato dedicado para melhorar a suavidade dos tons de pele e das pequenas e delicadas mechas de cabelo. Existem também filtros criativos para experimentar, incluindo um filtro monocromático para acentuar a textura natural da pele, enquanto a AF de deteção de olhos inteligente garante que está sempre perfeitamente focado.

Também é importante escolher a objetiva certa e, por isso, recomendamos que combine a EOS R10 com a Canon RF 50mm F1.8 STM. O motor de focagem STM silencioso não desperta o bebé, enquanto a sua abertura máxima super ampla de f/1.8 permite a entrada de luz suficiente para retratos com exposição perfeita, mesmo em quartos pouco iluminados. A abertura máxima ampla também permite fotografar com uma profundidade de campo extremamente fina, para obter fundos desfocados incríveis.

Retratos de família

Numa fotografia tirada com uma Canon EOS RP, um casal levanta uma criança sorridente pelos braços numa floresta frondosa. 

Com o seu ecrã tátil de ângulo variável, temporizador automático e integração perfeita com a aplicação Camera Connect da Canon, permitindo-lhe controlar a câmara a partir do seu smartphone ou tablet, a EOS RP é ideal para retratos de grupo de toda a família. Tirada com uma Canon EOS RP e uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 1/640 seg., f/1.8 e ISO 800. © Valéria Fazekas

Com as funcionalidades de acompanhamento de rosto e AF de olhos, a Canon EOS RP garante que mantém os seus entes queridos extremamente nítidos, tornando-a ideal para captar retratos de grupo, mesmo em famílias extensas. O sensor CMOS Full-Frame também proporciona um amplo campo de visão, ideal para enquadrar fotografias de grupo, ao mesmo tempo que lhe permite níveis elevados de controlo sobre a profundidade de campo para retratos individuais artísticos. Os fotógrafos de família também vão querer utilizar o modo de cena de fotografia de grupo, onde a EOS RP ajusta automaticamente a profundidade de campo para garantir que estão todos focados, quer estejam à frente ou atrás.

Quando a celebração familiar estiver em plena ação, combine a sua EOS RP com a Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM. Esta objetiva é suficientemente pequena para passar despercebida, permitindo-lhe captar momentos espontâneos, enquanto a abertura luminosa máxima de f/1.8 o ajudará a captar a fotografia mesmo em condições de pouca luz. A sua distância focal ampla de 24 mm é ideal para comprimir toda a família no enquadramento sem a distorção característica de uma objetiva ultra grande angular. Mas se preferir um grande plano, a sua capacidade macro permite-lhe captar os mais pequenos detalhes.

Em alternativa, se pretender imagens completamente espontâneas, a Canon PowerShot PX é uma escolha fantástica. Colocada discretamente sobre uma mesa ou numa bancada de trabalho numa área familiar, esta câmara inteligente tira fotografias ao estilo de documentários de atividades diárias sem interromper o momento, uma vez que acompanha os motivos e enquadra as fotografias de forma inteligente. Pode ver as imagens gravadas pela câmara ligando-se sem fios à aplicação Canon Connect para a Minicâmara PTZ, que até sugere as melhores para si. A Canon PowerShot PX também pode gravar pequenos clipes de vídeo em Full HD, que também são transferíveis através da aplicação.

Retratos de moda e beleza

Uma fotografia de moda tirada com uma Canon EOS R que mostra uma modelo num vestido tipo quimono a segurar os galhos e ramos de uma palmeira que emolduram o seu rosto.

É importante que os fotógrafos de moda e beleza tirem sempre imagens perfeitas, destacando os modelos e os produtos que fotografam. Com a deteção de olhos e rosto, a Canon EOS R garante que estará sempre focado e que produzirá sempre retratos nítidos. Tirada com uma Canon EOS R e uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/160 seg., f/1.4 e ISO 160. © Guia Besana – Embaixadora da Canon

Se quiser que os retratos de moda e beleza se destaquem nas redes sociais, a Canon EOS R dispõe de um sensor CMOS de 30,3 MP que proporciona imagens de alta resolução, garantindo que cada detalhe é captado com uma definição incrível. Com a focagem automática de até -6 EV, graças a um sensor Full-Frame grande e altamente sensível, a EOS R também funciona mesmo nas condições de iluminação mais exigentes, desde um estúdio até à rua, onde e quando a sessão fotográfica o levar.

A objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM é ideal para retratos de moda e beleza. Graças à sua abertura ampla de f/2 e à compressão da distância de teleobjetiva, esta objetiva produz fundos suaves com uma desfocagem estreita, proporcionando aos retratos uma sensação elegante e separando os motivos do ambiente circundante. As teleobjetivas como esta também produzem quantidades muito baixas de distorção, resultando em retratos favorecedores, especialmente de rostos. Se pretender grandes planos de características faciais ou de mãos para fotografia de beleza, a RF 85mm F2 MACRO IS STM também não o deixa ficar mal, com uma ampliação macro de 0,5x. Além disso, se decidir fazer uma sessão fotográfica na rua à noite, pode deixar o tripé em casa graças à sua estabilização de imagem de 5 pontos.

Retratos de animais de estimação

Um cão castanho e branco felpudo sentado na relva em frente ao mar.

Combinando velocidade e qualidade de imagem, a Canon EOS R7 é a câmara ideal para congelar um motivo em movimento ou captar todos os detalhes numa cena em condições de pouca luz. Tirada com uma Canon EOS R7 e uma objetiva Canon RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM a 59 mm, 1/30 seg., f/9 e ISO 100.

Embora, por norma, os seus animais de estimação passem o dia inteiro a dormir, é inevitável que no momento em que tenta tirar-lhes uma fotografia, eles decidam começar a mover-se como se estivessem a ser perseguidos. É isto que torna a Canon EOS R7 a câmara ideal para a fotografia de animais de estimação. Concebida a pensar na fotografia de vida selvagem e animais, a EOS R7 inclui uma velocidade de disparo de 30 fps incrivelmente rápida e um obturador eletrónico de 1/16 000 seg. para captar a ação, independentemente da velocidade de movimento do animal. Com a deteção de animais e o acompanhamento AF, o seu motivo ficará focado com nitidez, independentemente de onde se encontre dentro do enquadramento, enquanto a estabilização de imagem de até 8 pontos (dependendo da objetiva instalada) garante fotografias sem desfocagem quando fotografa sem tripé. Com conetividade Wi-Fi e Bluetooth, a EOS R7 emparelha-se na perfeição com smartphones através da aplicação Camera Connect da Canon, para que possa acionar o obturador remotamente enquanto se concentra em manter o seu animal de estimação entretido e em movimento na direção certa.

A estabilização de imagem no corpo (IBIS) da EOS R7 funciona em conjunto com o IS ótico da objetiva Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM para proporcionar até 7 pontos de estabilização, permitindo-lhe fotografar sem tripé ou a velocidades de obturador lentas em condições de pouca luz, ambas sem pôr em risco a focagem. Tudo isto está disponível numa objetiva compacta que, com 390 g, é suficientemente leve para tornar as sessões fotográficas de animais de estimação mais longas e agitadas em algo simples. Graças ao sensor APS-C da EOS R7, esta objetiva produz um campo de visão equivalente a uma objetiva de 24-48 mm numa câmara Full-Frame, proporcionando uma amplitude de zoom versátil e uma flexibilidade muito necessária em sessões fotográficas de animais de estimação imprevisíveis.

Retratos com o ambiente em fundo

Uma fotografia tirada com uma câmara Canon EOS R6 que mostra uma mulher com um vestido branco a dançar numa praia à noite, com edifícios iluminados em segundo plano.

A Canon EOS R6 foi concebida para um desempenho impressionante em condições de pouca luz e situações de contraste elevado. Embora o seu sensor Full-Frame de 20,1 MP tenha menos pixels do que algumas câmaras Canon, cada um dos seus pixels é maior e, por conseguinte, muito mais sensível à luz. O resultado é uma câmara com uma focagem automática impressionante de até -6,5 EV. Tirada com uma Canon EOS R6 e uma objetiva Canon RF 50mm F1.2L USM a 1/40 seg., f/1.4 e ISO 32000. © Javier Cortés – Embaixador da Canon

A natureza imprevisível dos retratos com o ambiente em fundo exige uma câmara tão versátil quanto possível. A Canon EOS R6, com o seu corpo resistente às intempéries, foi concebida para ir para onde quer que necessite de fotografar. A sua estabilização de imagem no corpo (IBIS) oferece até 8 pontos de estabilização para imagens nítidas e sem desfocagem quando fotografa sem tripé, enquanto o seu sensor Full-Frame grande e altamente sensível à luz, e o amplo intervalo de ISO permitem captar retratos perfeitamente iluminados em condições de iluminação imprevisíveis e desafiantes. Além disso, com a deteção e o acompanhamento avançados dos olhos, e a focagem automática de até -6,5 EV, a EOS R6 garante que, independentemente do momento, o seu motivo estará sempre focado. Além disso, com uma velocidade de disparo de 20 fps, nunca perderá uma expressão natural, por mais fugaz que seja.

As mesmas características que tornam a Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM adequada para retratos de família também a tornam uma boa escolha para retratos com o ambiente em fundo. Pesando apenas 270 g, vai consigo para todo o lado, e os seus 5 pontos do IS ótico e a abertura máxima ampla foram concebidos para o ajudar a expressar a sua criatividade, independentemente das condições de iluminação, permitindo-lhe captar fotografias de corpo inteiro repletas de contexto e interesse. A distância focal também significa que esta objetiva funciona como uma fantástica objetiva de vlogging.

Independentemente do motivo, desde gatos a primos, mães a modelos, ter a câmara e a objetiva Canon certas consigo significa que está pronto para fotografar.


Escrito por Peter Wolinski

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Um fotógrafo a tirar uma fotografia de uma modelo banhada por luz roxa e a segurar o caule de uma planta.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    A objetiva ideal para retratos

    O que deve ter em conta ao escolher uma objetiva para fotografia de retrato.

  • A black and white image of three generations of one family, arranged in a row, from youngest to oldest, all in profile.

    FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    Retratos geracionais

    Como fotografar, compilar e imprimir um retrato geracional único da sua família.

  • Uma mulher com ganchos de borboleta no cabelo prende mais ganchos de borboleta em fios pendurados numa barra prateada.

    PROJETOS EM CASA

    Imagens inspiradoras em casa

    Transforme a sua casa num estúdio com sugestões da estrela do TikTok Michaela Efford.

  • Vários rastos de luz coloridos contornam uma modelo com as mãos nas ancas contra um fundo preto.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Fotografe retratos abstratos

    Faça experiências com exposições múltiplas, pintura com luzes, jogos de sombras e muito mais.