PROJETOS EM CASA

Encontre inspiração no dia a dia ao fotografar retratos em casa

Michaela Efford revela as suas melhores sugestões para fotografar retratos apelativos na sua sala de estar.
Uma mulher com ganchos de borboleta no cabelo prende mais ganchos de borboleta em fios pendurados numa barra prateada.

Fotógrafa profissional de retratos e moda, estrela do TikTok em ascensão e ávida utilizadora do Instagram Michaela Efford conquistou seguidores nas redes sociais em todo o mundo. O seu sucesso deve-se em parte à partilha de vídeos tutoriais que oferecem inspiração criativa e orientação a fotógrafos com níveis de conhecimento muito distintos.

Tal como muitos de nós, a Michaela sentiu-se um pouco sufocada durante o confinamento e estava ansiosa por encontrar escapes para a sua criatividade. Ela tirou partido das limitações do seu trabalho, utilizando objetos do quotidiano e diferentes locais em sua casa para dar um toque criativo às sessões fotográficas em casa.

"Estava a pensar como poderia criar fotografias etéreas em casa e como poderia fazer experiências com a iluminação", afirma. "Utilizei o Pinterest como inspiração para o tipo de imagens que queria criar e vi como outros fotógrafos as tinham fotografado. Os vídeos de música são outro ponto de partida excelente para ideias criativas".

Aqui estão algumas das suas melhores sugestões e dicas para fotografar retratos criativos em sua casa.

1. Deixe o seu lado criativo brilhar

Encontrar ideias criativas é, muitas vezes, o maior desafio ao fotografar em casa. "Normalmente, tento criar uma imagem na minha cabeça daquilo que quero que seja o resultado da sessão", explica a Michaela. "Penso nas cores que combinam, nos materiais a utilizar e se devo ou não incluir um fundo. Adoro utilizar materiais não convencionais, como vidro e papel de alumínio".

A Michaela explica que aborda sempre uma sessão com uma ideia, mas não a mantém necessariamente. Ela aconselha as outras pessoas a permitirem que os seus planos evoluam durante uma sessão e a pensar de forma menos convencional. "Mesmo quando fotografo em casa, não me deixo limitar pelas quatro paredes. As diferentes divisões da casa podem dar uma estética e uma sensação diferentes às imagens, por isso, recomendaria não permanecer num único local."

Retrato de uma jovem sorridente contra um fundo cor-de-rosa. Borboletas de papel rodeiam a sua cabeça e adornam o seu cabelo.

Compensa fazer experiências. Este retrato tem um aspeto etéreo que foi criado na fase de captação e não na fase de pós-produção. O efeito é criado simplesmente ao esticar algum celofane em torno da periferia da lente. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 67 mm, 1/160 seg., f/3.5 e ISO320.

Um retrato de uma jovem contra um fundo verde. Borboletas de papel rodeiam a sua cabeça e adornam o seu cabelo.

Aqui, Michaela utilizou a mesma composição, mas transformou o espírito da imagem ao alterar a cor de fundo e a sua pose. "A criatividade conta ao editar as suas imagens, assim como na fase de captação", acrescenta. "Gosto de fazer experiências com níveis de preto e branco, para um contraste global, e de realçar a cor para que as imagens tenham um verdadeiro destaque". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 67 mm, 1/160 seg., f/3.5 e ISO320.

Ela aconselha as outras pessoas a concentrarem-se no tipo de ambiente que pretendem transmitir ao criar um conceito para uma sessão fotográfica. "O Pinterest é útil para observar estilos alternativos e, muitas vezes, faço um pequeno quadro de inspiração, que ajuda a determinar que adereços, materiais e cores quero utilizar", diz. "É importante ser flexível e estar aberto a alternativas, sem estar demasiado preso a fórmulas".

2. Encontre inspiração no dia a dia

Um retrato de uma jovem a mexer no seu cabelo e a soprar o que parece ser uma bolha de pastilha elástica.

"Queria mostrar que é possível utilizar um adereço aleatório e manipulá-lo para se assemelhar a outra coisa", explica Michaela Efford, estrela do TikTok, relativamente a este impressionante autorretrato que ela tirou durante o confinamento. "Parece pastilha elástica cor-de-rosa, mas na realidade é um balão enchido até meio". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 42 mm, 1/100 seg., f/2.8 e ISO400. © Michaela Efford

Retrato de uma jovem segurar um ramo de girassóis. Está a usar um vestido com padrão de margaridas e encontra-se diante de um fundo azul coberto de nuvens repletas de flores.

Este retrato foi inspirado no vestido com padrão de margaridas de Michaela. "Comprei o vestido e foi assim que cheguei ao tema floral para a sessão", afirma. "Fiz o fundo de nuvens com poliéster e colei-o em cartão. Em seguida, cobri as nuvens com pequenas margaridas". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 26 mm, 1/125 seg., f/3.2 e ISO640. © Michaela Efford

Presa em casa, a Michaela percebeu que os objetos e as divisões à sua volta poderiam funcionar como um estúdio, com algum toque criativo. "Tenho alguns objetos e ornamentos bonitos em minha casa, algo que subestimava antes do confinamento", afirma. "Vendo-os todos os dias, é como se eles se tornassem invisíveis. Ficar em casa fez-me olhar para eles com outros olhos e comecei a pensar como poderia incluí-los criativamente em sessões fotográficas".

3. Luz e local

Uma jovem a usar óculos com contornos luminosos azúis e uma peruca cor-de-rosa olha para a câmara com um círculo de luz azul diretamente atrás de si.

"Nada se compara a bons adereços", afirma a Michaela. "Comprei estes óculos luminosos e, assim que os coloquei, senti-me como uma personagem num filme de ficção científica, o que ditou o tema da sessão. O ambiente é reforçado através da utilização de uma folha de papel de alumínio como fundo". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 70 mm, 1/160 seg., f/3.5 e ISO640. © Michaela Efford

Uma jovem inclina a cabeça para o lado, repousando-a sobre uma mão e olhando para um copo de água à sua frente com dois peixes-dourados, que foram adicionados digitalmente, a nadar.

"Esta fotografia foi tirada no meu jardim com um lençol como pano de fundo para servir de difusor", afirma Michaela. "Utilizei um copo de água como o principal adereço. Originalmente, estava a tirar fotografias para distorcer o meu rosto, mas acabei por adicionar digitalmente imagens de peixes no copo, pois senti que a fotografia estava a perder um elemento criativo". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 33 mm, 1/1000 seg., f/3.2 e ISO100. © Michaela Efford

Michaela está plenamente convicta de que uma boa fotografia começa com a qualidade da luz. "Utilizo a minha sala de estar ou o meu quarto para a maioria das minhas sessões fotográficas em casa porque têm a melhor luz de manhã, mas outras divisões funcionam melhor noutras alturas do dia", explica. Se estiver a fotografar em casa, veja estas sugestões para criar o seu próprio estúdio em casa.

Para autorretratos e para vídeos que publica no TikTok, Michaela prefere focar-se em fotografias de cabeça e ombros. "Conseguir poses para fotografias de corpo inteiro pode ser difícil, com tantos membros envolvidos, e penso que os grandes planos são mais interessantes", acrescenta.

"Quando faço autorretratos, utilizo um telecomando ou o temporizador automático da câmara. Muitas das câmaras Canon recentes têm ecrãs de ângulo variável, que são excelentes para nos colocarmos na imagem. Se estiver a fotografar outra pessoa, muitas vezes ainda começo com autorretratos para calcular a melhor iluminação e como os adereços e fundos funcionam em conjunto, e faço tudo a partir daí".

4. Escolha o kit certo

Uma Canon EOS 5D Mark IV, um tripé e vários artigos de papelaria colocados sobre uma mesa.

A Michaela utiliza uma variedade de ferramentas, técnicas e equipamentos para as suas sessões fotográficas. "As imagens podem transmitir mensagens poderosas, por isso, nunca tenha medo de dizer o que está na sua mente através de fotografias", afirma.

Uma mulher com um vestido branco, com borboletas de papel no cabelo e sobre a sua boca.

Além do kit, a Michaela utilizou adereços e artigos domésticos simples, como película aderente, para criar o seu visual final. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 67 mm, 1/160 seg., f/3.5 e ISO320.

A Michaela fotografa com uma Canon EOS 5D Mark IV, depois de se ter apaixonado pelas câmaras da série EOS 5D, quando começou como fotógrafa. "No entanto, agora estou muito tentada pela câmara mirrorless Canon EOS R6. Vi fotógrafos a utilizá-la para sessões na semana da moda. É tão compacta e leve, e vi resultados espetaculares, tanto para fotografias como para vídeos".

No entanto, não precisa de ter a despesa de comprar uma câmara Full-Frame para obter resultados impressionantes. Tanto a Canon EOS M50 Mark II, com objetiva intermutável, como a compacta Canon PowerShot G7 X Mark III oferecem um desempenho excelente para fotografias e vídeos 4K UHD.

"Estou totalmente rendida às câmaras Canon porque adoro a forma como lidam com a cor", diz-nos a Michaela. "É algo que pesquisei antes de comprar e que compensa realmente no meu trabalho. No que diz respeito às objetivas para retratos, as minhas principais escolhas são a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM e a EF 35mm f/1.4L II USM. A perspetiva natural adequa-se efetivamente à forma como fotografo e a grande abertura dá-me um excelente controlo sobre a profundidade de campo".

A Michaela está muito ansiosa por experimentar a objetiva Canon RF 35mm F1.8 IS Macro STM. Tal como os corpos das câmaras Canon EOS RP e EOS R6, é convenientemente compacta, mas proporciona uma qualidade de imagem extraordinária e um desempenho completo, ao mesmo tempo que acrescenta o bónus da estabilização de imagem ótica híbrida e a versatilidade da ampliação macro de 0,5x para grandes planos extremos.

5. Colaborar e partilhar

Uma mulher com sombra azul-clara e joias em forma de lágrima submersos em água num tom vibrante de azul. Apenas é possível ver a sua cabeça e os braços.

Uma imagem de uma das sessões da Michaela para um cliente. "Acrescentámos corante azul à água para que ficasse mesmo vibrante", explica. "A cor pode ser um fator essencial. Pense na forma como as cores se combinam em vez de sentir que precisa de esbanjar dinheiro em adereços extravagantes". Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 63 mm, 1/125 seg., f/3.2 e ISO320. © Michaela Efford

Contra um fundo rosa felpudo, uma jovem loira a usar com um top lilás justo finge estar chocada enquanto segura um telefone cor-de-rosa ao ouvido.

"Optámos por um estilo pop dos anos 90 muito feminino", explica a Michaela sobre esta imagem apelativa que captou como parte de uma sessão fotográfica de moda em maio de 2021. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 61 mm, 1/160 seg., f/8 e ISO125. © Michaela Efford

Se estiver a fotografar retratos de um amigo, a Michaela recomenda que lhe dê uma orientação eficaz sobre como pretende que faça poses. "Sou melhor com linguagem corporal do que com palavras, por isso, para as poses, faço aquilo que quero que as pessoas façam, em vez de lhes dizer.", explica. "É mais natural e interativo. E é muito importante que as pessoas se sintam tão naturais e confortáveis quanto possível."

"Quando estou a filmar vídeos para o TikTok, tento sempre captar algumas filmagens dos bastidores para editar mais tarde. Isso acrescenta um nível de interesse e, muitas vezes, as pessoas ficam fascinadas por ver como uma sessão funciona".

Se experimentar fotografar retratos, irá descobrir o seu próprio estilo. "Esteja confiante e não tenha medo de se expressar", afirma Michaela. "Siga outros fotógrafos para obter inspiração, mas, à medida que desenvolve o seu próprio estilo, mantenha-se fiel e celebre ser único".


Escrito por Matthew Richards

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma Canon PowerShot G7 X Mark III com um estabilizador portátil colocada numa parede junto a algumas latas de spray.

    VLOGUES

    Kit superior para criação de conteúdos

    Descubra o kit que estes quatro criadores muito diferentes de conteúdos online utilizam e como este os ajuda a levar o seu conteúdo a outro nível.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprimir e criar quadros de borboletas de papel

    A artesã de papel Aimee Graham revela como criar decorações personalizadas através da impressão.

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Vários rastos de luz coloridos contornam uma modelo com as mãos nas ancas contra um fundo preto.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Fotografe retratos abstratos

    Faça experiências com exposições múltiplas, pintura com luzes, jogos de sombras e muito mais.