FOTOGRAFIA DE MODA

Como fotografar as suas amigas como modelos

A fotógrafa de moda e beleza, Jade Keshia Gordon, oferece seis sugestões simples para criar fotografias elegantes para as suas redes sociais ou websites de compras.
Canon Camera
Por onde começar se quiser acrescentar um toque de moda ao seu feed do Instagram ou dar um aspeto mais refinado às suas fotografias em websites de compras de moda? "O estilo é fundamental.", afirma a profissional de moda, Jade Keshia Gordon. "Tudo, desde a roupa e o local, até ao cabelo e à maquilhagem, tem de estar interligado. A ideia é criar uma sensação. A maioria das fotografias de modelos que vê online foram concebidas para o incentivar a comprar, por isso, pense na forma como os fotógrafos conseguiram isso ao usar a luz, o local, as cores e as poses."

Jade, fotógrafa de moda e beleza residente em Londres, fotografa profissionalmente há 10 anos e ganhou a reputação de apresentar conceitos contemporâneos e interessantes. Tal como muitos profissionais, aprendeu a sua arte a tirar fotografias com amigas.

Aqui, partilha seis sugestões simples que podem acrescentar uma estética de modelo aos seus retratos, quer esteja a fotografar com uma câmara EOS, uma Canon PowerShot ou um smartphone.

1. Escolha um local que complemente o visual

Retrato de uma mulher a sorrir com tranças compridas e uma t-shirt azul tingida.

O local pode ser tão importante quanto o seu motivo. Se o fundo apresentar demasiados detalhes, desfoque-o ao fotografar com uma abertura reduzida numa objetiva de distância focal fixa. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/320 seg., f/2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

"É importante escolher um local que não desvie a atenção da moda exibida e, idealmente, acrescente algo ao visual global", afirma Jade. "Se a roupa que estiver a fotografar for berrante e colorida, provavelmente o melhor é escolher um fundo simples.

"O mais importante é garantir que a sua amiga se sente confortável no espaço. Se for uma pessoa tímida, não será boa ideia levá-la para um local movimentado, onde todos ficarão a olhar para ela. Em vez disso, vá para um espaço aberto e sossegado ou um parque de estacionamento.

Se tiver espaço suficiente, pode até fotografar no seu quarto ou na sala de estar. Pode fazer imensas coisas contra uma simples parede branca." Saiba mais sobre configurações simples de estúdios de fotografia em casa neste artigo.

2. Defina uma ordem de trabalhos

Uma mulher com tranças compridas a usar um casaco de malha cor-de-rosa.

Selecione a roupa previamente e tenha em conta quando o motivo a irá usar. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Uma mulher com tranças compridas sentada de costas para a câmara, com a cabeça virada para trás na sua direção. Está a usar uma camisola azul tingida e leggings a combinar.

É uma boa ideia planear a ordem da sessão, dependendo dos penteados, começando pelo mais simples. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/200 seg., f/1.2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

O cabelo e a maquilhagem são tão fundamentais para uma sessão de fotografia de moda quanto as próprias roupas. Jade recomenda selecionar primeiro a roupa e depois o penteado. "Se estiver a planear mostrar alguns conjuntos, pense na ordem. Deve facilitar a transição da sua modelo de um penteado para outro. Decida que penteado combina com cada conjunto e, em seguida, estabeleça uma ordem de trabalhos, começando com o penteado mais simples."

3. Pesquise algumas ideias para poses de moda

Uma mulher com tranças compridas a fazer pose um passeio com um casaco de malha curto cor-de-rosa e calças de ganga cinzentas de cintura subida.

O seu motivo pode sentir inicialmente que posar é um pouco estranho, por isso, comece com posições naturais com as quais se sinta confortável. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Uma mulher com um conjunto em azul tingido a atirar as suas longas tranças para trás.

Divirta-se com as suas poses. Aqui, Jade pediu à sua amiga para atirar as suas tranças para trás, o que acrescenta movimento e ajuda a criar um retrato de moda impressionante. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/320 seg., f/2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Jade recomenda preparar um quadro de inspiração para mostrar à sua amiga o tipo de visual que pretende. "Nada de extraordinário", afirma. "Talvez um quadro do Pinterest ou alguns recortes de revista com algumas ideias de poses, sugestões de penteado e maquilhagem e locais possíveis.

Se uma pessoa não estiver habituada a fazer poses como uma modelo, peça-lhe que se imagine a experimentar roupa em frente ao espelho. Muitas vezes, é mais fácil assumir essa posição para demonstrar aquilo que pretende. Pedir simplesmente a alguém para caminhar na sua direção também pode ser eficaz. Isto ajudará a sua amiga a relaxar e, ao mesmo tempo, poderá tirar algumas fotografias espontâneas de movimento."

4. Utilize adereços para dar à sua modelo algo em que se concentrar

Uma mulher com tranças compridas, óculos, uma camisola lilás e uma pequena bolsa azul a tiracolo.

A bolsa a tiracolo dá à modelo um sítio para colocar as mãos. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 85mm f/1.8 USM a 1/125 seg., f/1.8 e ISO 50. © Jade Keshia Gordon

Uma mulher numa t-shirt tingida a beber de um copo de takeaway.

Utilizar objetos quotidianos como adereços pode ajudar a tornar as poses mais naturais. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/400 seg., f/2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

"Encontre um adereço, pode ser uma bolsa, um telefone ou até mesmo uma chávena de café, para ocupar as mãos. Quando a sua modelo estiver mais à vontade, pode pedir-lhe para fazer a mesma coisa novamente, mas sem o adereço. Por vezes, peço à modelo para se sentar e fazer uma simples pose curvada. Trata-se de proporcionar uma distração e dar à modelo algo em que focar a sua atenção."

5. Faça experiências com diferentes objetivas e posições de disparo

Uma mulher agachada com uma camisola azul tingida e leggings a combinar e sapatilhas brancas.

Ajuste a sua posição de disparo e experimente diferentes ângulos para criar retratos dinâmicos e diversificados. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/320 seg., f/2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Uma mulher encostada a uma parede com uma camisola azul tingida e leggings a combinar.

Agachar-se para fotografar a partir de um ângulo mais baixo é uma excelente forma de fazer com que o seu motivo pareça mais alto. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/250 seg., f/2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Jade explica que não é necessário muito equipamento quando se está a começar com retratos de moda, pois uma objetiva de kit de câmara EOS convencional oferece muitas opções para diferentes visuais. "Uma objetiva de 18 – 55 mm, como a EF-S 18-55mm f/4-5.6 IS STM, é boa porque pode cortar para se aproximar dos detalhes e, em seguida, diminuir o zoom para mostrar o conjunto completo, incluindo o calçado. Se quiser avançar para o nível seguinte, uma objetiva para retratos acessível, como a Canon EF 50mm f/1.8 STM, com a sua grande abertura máxima que facilita a desfocagem dos fundos, é uma excelente atualização."

Se preferir uma câmara mirrorless, a versátil objetiva Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM para as câmaras do sistema EOS R, como a Canon EOS RP, também é ideal para fotografia urbana e fotografia em grande plano. As objetivas Canon RF 50mm F1.8 STM e Canon RF 85mm F2 Macro IS STM também são excelentes alternativas para retratos, enquanto a versátil Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM é uma objetiva de zoom compacta e leve para utilização diária.

Estar afastado e aumentar o zoom sobre a sua amiga produz um retrato mais favorecedor do que estar próximo e diminuir o zoom. A escolha do ângulo da câmara também faz a diferença. "A menos que já sejam bastante altas, a maioria das pessoas gosta de parecer mais alta.", afirma Jade. "Pode fazer isto ao fotografar a partir de um ângulo baixo, o que fará com que as pernas da sua amiga pareçam mais longas. Por isso, não tenha medo de se agachar e tirar algumas fotografias de ângulo baixo!"

Qualquer que seja a objetiva utilizada, Jade recomenda começar com fotografias de corpo inteiro antes de aproximar mais o ângulo. "Mostre-lhe as primeiras fotografias, para assegurar que o seu aspeto é realmente fantástico. Em seguida, pode sugerir alguns grandes planos. Peça-lhe para fazer caras engraçadas ou brincar com um cachecol ou chapéu. Isso ajudará o seu motivo a sentir-se mais à vontade.

6. Grave vídeos juntamente com as suas fotografias

The back of a Canon EOS R6 showing a portrait of a woman on the touchscreen.
Enquanto tira fotografias, porque não gravar também alguns vídeos de retratos de moda? Uma das grandes diferenças entre filmar vídeos e tirar fotografias é que precisa de pensar nos seus pontos de "corte" – onde o seu clipe de vídeo começa e acaba, ou onde corta para outro clipe. Comece a gravar antes e depois destes pontos, para facilitar a edição de clipes em conjunto no software de vídeo.

Jade aconselha filmar um vídeo por cada roupa que fotografar. "A sua modelo saberá como a roupa se move, o que, por sua vez, irá ajudá-la a saber como se deve mover", afirma. "No que diz respeito à realização de vídeos de moda, quero que todos se divirtam. Pedi à nossa modelo para rodopiar, caminhar na minha direção, colocar a mão na direção da câmara e afastar-se, ela até deu alguns pontapés altos verdadeiramente espetaculares. Mostra simplesmente o quão divertida estava a ser essa sessão."


Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Um retrato de uma mulher com tranças compridas, com casaco curto cor-de-rosa e calças de ganga cinzentas a caminhar ao longo de uma rua da cidade.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Como captar tons de pele perfeitos nos seus retratos

    Domine a arte complicada de captar tons de pele naturais com a profissional de moda, Jade Keshia Gordon.

  • Uma florista sorridente, com um vestido verde pálido, rodeada por flores coloridas.

    FOTOGRAFIA URBANA

    Como captar retratos de rua fantásticos

    Os melhores conselhos para captar retratos de rua fantásticos, pelo fotógrafo profissional, Julian Love.

  • FOTOGRAFIA DE INTERIORES

    Três ideias de fotografia de interiores para ser criativo em casa

    Ficar em casa não significa que não pode ser criativo. Conheça a sua câmara e aprenda a captar retratos cinematográficos, imagens macro e vídeos em time-lapse.