FOTOGRAFIA DE RETRATO

Como captar tons de pele naturais nas suas fotografias de retrato

Captar tons de pele naturais é um dos aspetos mais complexos da fotografia de retrato. Jade Keshia Gordon oferece cinco sugestões para ter sucesso.
Canon Camera
Captar tons de pele naturais e precisos é um dos aspetos mais complexos da fotografia de retrato. A iluminação invulgar e as tonalidades estranhas podem deixar o motivo do retrato com uma pele com um aspeto indisposto que pode demorar algum tempo a corrigir durante a pós-produção. Mas, apesar de nem todos terem a oportunidade de ter um maquilhador à disposição, existem várias formas de obter tons frescos e limpos diretamente da sua câmara EOS e reduzir a quantidade de edição que precisa de fazer.

Aqui, a premiada fotógrafa de moda e beleza, Jade Keshia Gordon, oferece cinco sugestões simples para captar tons de pele perfeitos. Explica como lida com vários tons de pele de forma diferente e como configura a sua câmara EOS para obter resultados consistentes.

Siga os conselhos de Jade e estará a captar tons de pele perfeitos num instante!

1. Evite a luz direta e intensa

Uma mulher com tranças compridas e com um casaco cor-de-rosa, a posar com as mãos em ambos os lados da cabeça.

Fotografar com luz natural é uma excelente forma de iluminar os seus motivos e assegura que o tom de pele deles é realista. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Uma mulher com tranças compridas com uma t-shirt azul tingida.

A luz direta e intensa pode causar sombras nada favorecedoras. Um dia nublado e uma iluminação suave lateral garantem que as sombras são mais suaves e funcionam a seu favor, ajudando a definir a forma do rosto e das caraterísticas. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/1000 seg., f/1.2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Uma luz mais suave é, geralmente, mais favorecedora. Fotografar ao ar livre num dia luminoso, mas nublado, proporciona uma iluminação difusa que se adapta a todos os tipos de tons de pele. Nos dias de céu limpo, onde a luz do sol é intensa e não filtrada, o melhor é encontrar um pouco de sombra para ser possível evitar sombras e pontos ativos nos rostos.

"No que diz respeito ao tom de pele, a primeira coisa em que tem de pensar é a iluminação", confirma Jade. "Se esta incidir diretamente no motivo com uma pele mais clara, pode ficar com um aspeto esbatido. Por isso, tem de estar preparado para reduzir a exposição. Em alternativa, mude a posição do motivo para que a luz surja por trás.

"Quando estou a trabalhar num estúdio, gosto de ter uma configuração de duas luzes, com uma luz atrás do motivo, iluminando o fundo, e um "beauty dish" à frente, ligeiramente descentrado do modelo para iluminar o seu rosto."

2. Exponha corretamente os diferentes tons de pele

Um retrato de moda de alta-costura de uma mulher com um vestido azul pálido. O seu cabelo é ondulado e está repleto de ganchos.

Em retratos, não utilize uma abordagem universal para diferentes tons de pele. Escolha a melhor iluminação, exposição e equilíbrio de brancos para os diferentes tons. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 100mm F2.8L Macro IS USM a 1/125 seg., f/4.5 e ISO 50. © Jade Keshia Gordon

Um retrato de uma mulher com um casaco de pelo comprido, a segurar os óculos de sol brancos com as suas unhas compridas.

Jade diz que a coisa mais importante a ter em conta é a sua definição de exposição. Certifique-se de que os tons de pele mais claros não estão sobre-expostos. © Jade Keshia Gordon

Jade fotografa regularmente modelos com diferentes tons de pele e adota uma abordagem diferente para cada um.

"É importante evitar a sobre-exposição da pele branca quando se está a fotografar um retrato", explica. "Quer certificar-se de que consegue ver as texturas e quaisquer sardas ou maquilhagem. Se as altas-luzes estiverem queimadas, pode ser difícil ou impossível voltar a utilizá-las."

"Com tons de pele escuros, precisa de muita luz", acrescenta Jade. "O preto absorve a luz, pelo que tem de se certificar de que tem luz suficiente para realçar as caraterísticas. No entanto, é uma linha ténue, porque demasiada luz irá criar uma sobre-exposição na pele e esbater as caraterísticas.

"Considero que a retroiluminação funciona bem para tons de pele mestiços, quer se trate de uma luz de estúdio ou do sol. Confere uma luz agradável ao redor dos lados do rosto e pode utilizar um refletor de forma a refletir alguma dessa luz de volta ao rosto."

3. Utilize o Estilo imagem Retrato

Um retrato de uma mulher com tranças compridas, com casaco cor-de-rosa e calças de ganga cinzentas numa rua da cidade.

Esta fotografia foi tirada com o Estilo imagem Retrato, tornando as cores ligeiramente mais quentes. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Um retrato com um aspeto ligeiramente mais frio de uma mulher com tranças compridas, com casaco cor-de-rosa e calças de ganga cinzentas numa rua da cidade.

Esta fotografia foi tirada com o Estilo de imagem Standard, pelo que as cores são um pouco mais monótonas, mas mais realistas. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

A escolha de uma das opções de Estilo imagem predefinidas na câmara trata de uma vasta gama de definições para si – cada Estilo imagem oferece uma combinação diferente de nitidez, contraste, saturação e tonalidade, podendo ter efeitos visivelmente diferentes no tom de pele num retrato. Como seria de esperar, o Estilo imagem retrato está otimizado para fotografias que incluem pessoas, com a nitidez moderadamente reduzida e o brilho ligeiramente aumentado para proporcionar uma pele com um aspeto mais macio.

"Aqui, prefiro a definição de retrato, pois a que fotografei com o Estilo imagem standard não ficou muito bem", afirma Jade. "O estilo de Retrato melhora ligeiramente qualquer subtom vermelho na imagem. Por isso, tirou o máximo partido da camisola cor-de-rosa da modelo. Além disso, como ela é negra, esse aumento de vermelho ajudou a elevar o seu tom de pele sem a tornar demasiado alaranjada/avermelhada."

Se considerar que o Estilo imagem Retrato predefinido produz tons de pele que sejam demasiado avermelhados ou amarelados sob as condições de iluminação, utilize o controlo deslizante das tonalidades no menu Estilo imagem para corrigir esta situação.

4. Defina manualmente o equilíbrio de brancos

Um retrato de uma mulher com tranças compridas com um casaco cor-de-rosa.

Esta imagem foi tirada com a definição de equilíbrio de brancos Luz de dia, resultando em cores realistas. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.2 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Um retrato de uma mulher com tranças compridas e com um casaco curto cor-de-rosa, com um equilíbrio de brancos mais quente.

Esta imagem foi captada com a definição de equilíbrio de brancos Sombra, tornando todas as cores do retrato mais quentes (mais alaranjadas). Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F1.2L USM a 1/640 seg., f/1.4 e ISO 320. © Jade Keshia Gordon

Para obter cores de pele consistentes, escolha um equilíbrio de brancos predefinido que se adeque às condições de iluminação ou crie o seu próprio através da de equilíbrio de brancos personalizado no menu principal da câmara. Desde que a iluminação não mude, obterá os mesmos resultados de imagem para imagem.

Se deixar o equilíbrio de brancos definido para Auto, a câmara ajusta a temperatura da cor para remover as tonalidades. Isto pode produzir tons de pele demasiado "quentes" (laranja) ou demasiado "frios" (azul). Se fotografar em RAW, pode alterar o equilíbrio de brancos mais tarde na edição, mas ao defini-lo corretamente na câmara permite obter uma pré-visualização mais precisa.

"Nestes exemplos, é possível ver o efeito que a utilização de um equilíbrio de brancos diferente tem no tom de pele da modelo", explica Jade. "Prefiro os resultados da utilização da definição Luz de dia aqui, uma vez que não esbate a modelo e não a deixa com demasiados tons de laranja. Apenas eleva ligeiramente as cores e está mais próximo do que vi com os olhos na altura."

5. Fotografe em RAW

Uma pessoa a segurar a câmara Canon EOS R6 e a defini-la para fotografar em RAW.

Fotografar em RAW significa que a câmara guarda todos os detalhes de tons e de cor captados pelo sensor, proporcionando-lhe mais liberdade ao processar a imagem. © Jade Keshia Gordon

Se fotografar em JPEG ou HFEI, tem de definir corretamente as definições na câmara antes de fotografar. Isto inclui o espaço de cor, que determina a gama de cores que pode ser apresentada numa fotografia. Pode defini-lo no menu principal da câmara.

Jade fotografa sempre em RAW e recomenda fazê-lo mesmo que não esteja familiarizado com a fotografia de retrato, pois tal facilita o ajuste do tom de pele posteriormente. Os ficheiros RAW contêm mais informações de imagem do que os ficheiros JPEG ou HEIF e pode ajustar livremente os parâmetros de imagem, como o equilíbrio de brancos, as caraterísticas de cor e a nitidez, através de software de processamento e edição RAW, como o Canon Digital Photo Professional, sem afetar os dados de imagem originais.


Escrito por Marcus Hawkins

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Uma mulher com tranças compridas a ser fotografada na rua pela sua amiga, que está a segurar uma Canon EOS R6.

    FOTOGRAFIA DE MODA

    Como fotografar as suas amigas como modelos

    A fotógrafa de moda e beleza residente em Londres, Jade Keshia Gordon, oferece seis sugestões simples para criar fotografias mais elegantes para as redes sociais.

  • dark portrait of girl

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Retratos em condições de luz difíceis

    Tirar retratos à noite pode ser difícil. Descubra como melhorar as suas competências de captação de retratos.

  • A Speedlite on a tripod with a cardboard box mounted in front of it, throwing gentle light on a boy.

    PROJETOS

    3 acessórios de fotografia de bricolage

    Crie o seu próprio softbox, tubo para luz de focagem e pufe para estabilizar a sua câmara.