RETRATOS

A diferença que uma objetiva para retrato faz

Desde fotografias de rosto que preenchem o enquadramento até retratos de rua com grande-angular, a seleção de uma objetiva especializada irá ajudar a elevar os seus retratos ao próximo nível.
Um fotógrafo a tirar uma fotografia de uma modelo banhada por luz roxa e a segurar o caule de uma planta.

A maioria das câmaras EOS inclui uma objetiva de kit para aplicações gerais que funciona para a maioria dos tipos de fotografia. No entanto, para elevar a sua fotografia a um novo nível, vale a pena investir numa gama de objetivas que sejam vantajosas para o seu género de eleição, como a fotografia de retrato. Desde a distância focal e abertura máxima até ao peso e tamanho, a objetiva que escolher pode fazer uma enorme diferença nas suas fotografias.

O que faz uma boa objetiva para retrato?

As principais características que distinguem uma objetiva para retrato são a distância focal e a abertura máxima, mas há mais a considerar ao determinar a melhor objetiva Canon para retrato para as suas necessidades.

Compatibilidade das objetivas

Em primeiro lugar, vale a pena considerar a câmara que tem e as objetivas compatíveis com a mesma. A utilização de uma câmara do sistema Canon EOS R significa que tem liberdade de escolha no que diz respeito a objetivas; graças aos adaptadores de montagem de objetivas RF, pode fotografar com objetivas RF e EF.

O encaixe RF da Canon é um ponto de partida fantástico ao encontrar uma objetiva para fotografia de retrato. As objetivas RF, disponíveis nas câmaras mirrorless da Canon, como a Canon EOS R6 e a EOS RP, incluem uma ligação de 12 pinos entre a objetiva e a câmara para uma velocidade de focagem automática incrivelmente rápida e fiável. As possibilidades criativas oferecidas pela tecnologia mirrorless também fazem do encaixe RF um excelente investimento ao considerar hardware futuro, mais adiante na sua viagem fotográfica.

Vários rastos de luz coloridos contornam a cabeça e o tronco de uma modelo contra um fundo preto.

Com apenas 88,8 mm, a objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM equipada com IS é uma opção versátil para fotografia de retrato. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 44 mm, 8 seg., f/16 e ISO 100.

Estabilização de imagem

Depois, lembre-se de que poderá nem sempre querer ou ter a possibilidade de utilizar um tripé para tirar retratos deslumbrantes. É aqui que entra a estabilização de imagem. Objetivas como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM, a RF 85mm F2 MACRO IS STM e a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM incluem todas estabilização de imagem, garantindo que as suas imagens são extremamente nítidas quando fotografa sem tripé. O aumento da estabilização permite-lhe reduzir a velocidade do obturador para aproveitar cada raio de luz nas suas imagens, proporcionando-lhe a versatilidade para fotografar em todos os tipos de situações de luminosidade. O efeito é multiplicado ao combinar uma objetiva com estabilização com uma câmara com estabilização de imagem no corpo (IBIS), como a Canon EOS R6, onde é possível uma estabilização de até 8 pontos.

Tamanho e peso

Também é necessário ter em conta o tamanho, o peso e a versatilidade. Para fotógrafos de retratos que pretendem manter a agilidade ou utilizar as suas objetivas em diversos géneros, uma objetiva pequena e leve é uma excelente escolha. A Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM são objetivas incrivelmente compactas, complementando de forma perfeita e económica o kit para fotógrafos de retratos de rua. Isto sem sacrificar o seu potencial de retrato clássico, graças a grandes aberturas máximas de f/1,8 para uma desfocagem de fundo e flexibilidade fantásticas com profundidade de campo. No entanto, para a máxima versatilidade, a escolha certa é a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM. Com a sua grande amplitude de focagem, esta é a objetiva versátil perfeita para o dia a dia, ideal para quase todos os géneros de fotografia, desde fotografias de arquitetura com ultra-angular de 24 mm, até retratos de estúdio de 85 mm e fotografias de rosto com teleobjetiva de 105 mm.

Abertura máxima

Outro fator-chave na seleção de uma objetiva adequada para fotografia de retratos é a capacidade de abertura máxima. A abertura refere-se ao tamanho da abertura da objetiva que permite a entrada de luz no sensor da câmara.

Cada objetiva recebe uma classificação de abertura, como f/2.8 ou f/4. Algumas objetivas de zoom têm uma classificação de abertura, dependendo da distância focal selecionada, apresentando um intervalo de abertura, como f/4-7.1. Outras objetivas com zoom, incluindo a Canon RF 24-105mm F4L IS USM e a RF 24-70mm F2.8L IS USM, oferecem, em vez disso, uma abertura máxima fixa para uma exposição consistente em toda a amplitude de zoom. Estas objetivas, com as suas aberturas máximas constantes e a qualidade de construção da série L resistente às condições atmosféricas, são perfeitas para fotógrafos que pretendam uma alternativa melhorada à RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, ou para aqueles que simplesmente exigem uma objetiva de nível profissional.

Retrato de perfil de uma modelo com batom vermelho-escuro a virar o rosto para a câmara, com fios de luzes desfocadas no fundo.

A distância focal de 50 mm é aplicável a muitos géneros de fotografia, enquanto a sua grande abertura máxima a torna perfeita para obter um suave efeito de desfocagem do fundo em retratos. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/125 seg., f/1,8 e ISO 1250. © Ejiro Dafé

Quanto menor for o número de abertura, maior será a abertura máxima e existem vantagens em fotografar retratos numa objetiva com uma abertura máxima maior.

Uma abertura maior permite a entrada de mais luz na câmara através da objetiva, pelo que as objetivas de grande abertura, como a Canon RF 50mm F1.8 STM e a RF 85mm F2 MACRO IS STM, são excelentes para fotografar em condições de pouca luz (retratos interiores, por exemplo) e para quando precisa de flexibilidade para jogar com a luz, como em retratos a preto e branco ou abstratos. Uma segunda vantagem é que fotografar com a abertura definida para o seu valor máximo, muitas vezes designada por "abertura ampla", produz mais desfocagem do fundo, um aspeto privilegiado pelos fotógrafos de retratos.

Vejamos alguns exemplos de captação de fotografias de retrato com diferentes aberturas.

Combinação de três fotografias de rosto de uma figura a usar batom vermelho vivo e uma camisola de gola alta amarela. A imagem esquerda tem um motivo nítido e um fundo desfocado, a do meio apresenta algo intermédio e a direita tem um motivo nítido e um fundo nítido.

Estas três imagens, todas captadas com a mesma distância focal com uma objetiva Canon RF 50mm f/1.8 STM, mostram um tamanho da abertura que varia entre grande (número f baixo) na primeira fotografia e mais estreito (número f mais elevado) na terceira fotografia. É útil ter uma objetiva de grande abertura para tentar eliminar ou desfocar fundos perturbadores na fotografia de retrato. Na primeira imagem, a atenção do observador é direcionada para longe do fundo perturbador e em direção ao rosto do motivo, sendo um retrato muito mais eficaz. © Ejiro Dafé

No entanto, isto não significa que uma objetiva com uma abertura máxima ligeiramente mais estreita, como a abertura f/4 da Canon RF 24-105mm F4L IS USM, não consiga criar uma desfocagem fantástica, sobretudo em distâncias focais de teleobjetiva. Isto deve-se à compressão da imagem – maior com distâncias focais mais longas – na qual a objetiva comprime a distância, aproximando eficazmente fundos desfocados do motivo para criar o efeito de uma desfocagem estreita atrás.

As melhores objetivas Canon para fotografias de rosto e retratos tradicionais

Um homem de barba em pé em relva alta, com uma criança pequena ao colo.

A Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM é uma opção económica para fotógrafos com câmaras mirrorless que pretendem uma objetiva dedicada para retratos. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/800 seg., f/2 e ISO 400. © Ilvy Njiokiktjien

Retrato de uma pessoa mais velha com cabelo curto, com roupa em azul-petróleo pálido.

A RF 85mm F2 MACRO IS STM consegue proporcionar retratos deslumbrantes com a sua distância focal de teleobjetiva. Também dispõe de focagem automática rápida e fiável, mesmo em condições de pouca luz. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM a 1/800 seg., f/2 e ISO 400. © Ilvy Njiokiktjien

A distância focal diz respeito à distância entre a objetiva e o sensor da câmara quando o motivo está focado e o respetivo valor é indicado em "mm". As objetivas de zoom têm uma amplitude de focagem escrita como mínimo e máximo, como 24-105 mm. Normalmente, uma objetiva de retrato representa uma objetiva com uma distância focal superior a 85 mm, como a Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM, que apresenta uma construção leve e 5 pontos de estabilização de imagem para retratos sem tripé perfeitos.

Na composição clássica de cabeça e ombros, uma objetiva para retrato de 85 mm oferece uma maior distância focal, o que proporciona um aspeto natural e separa o modelo do fundo. Numa câmara com um sensor APS-C, uma objetiva de 50 mm irá produzir aproximadamente o mesmo campo de visão que uma objetiva de 85 mm numa câmara Full-Frame.

Em comparação, a utilização de uma distância focal mais curta, como 24 mm, iria distorcer o rosto do motivo ao alterar as suas proporções. Além disso, os fundos são normalmente mais visíveis a distâncias focais mais curtas.

Fotografia de rosto desfocada de uma figura com cabelo louro curto e encaracolado, vista através de vidro coberto com gotas de água.

A Canon RF 50mm F1.8 STM é uma excelente objetiva para quem pretende deixar as objetivas de kit e adquirir a sua primeira objetiva de distância focal fixa. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 50 mm, 1/200 seg., f/2,8 e ISO 320.

Objetivas que se encontram a meio do intervalo focal, como a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM e a RF 50mm F1.8 STM, podem ainda ser excelentes para retratos. Estas distâncias focais distorcem menos as imagens do que as objetivas grande-angular para imagens naturais, tornando-as excelentes como objetivas para retratos de corpo inteiro – particularmente úteis para fotógrafos de moda.

As melhores objetivas Canon para retratos de grupo e retratos de rua

Retrato de uma vendedora de flores a sorrir enquanto segura um ramo de rosas vermelhas.

Com uma distância focal máxima de 105 mm, a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM oferece inúmeras opções de teleobjetiva para retratos de rua ou fotografias de grupo. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM a 54 mm, 1/160 seg., f/5,6 e ISO 400.

A utilização de uma objetiva de zoom versátil, como a Canon RF 24-105mm F4-7.1 IS STM, proporciona-lhe o melhor das distâncias focais de grande-angular e teleobjetiva, e qualquer outra distância intermédia. Na sua definição mais ampla de 24 mm, o campo de visão desta objetiva irá adequar-se até mesmo a retratos de grupos maiores e captar uma grande variedade de contextos em retratos de rua situacionais, enquanto o intervalo superior é ideal para retratos clássicos e fotografias de rosto em grande plano.

Os ângulos amplos podem ser utilizados para obter excelentes efeitos em retratos situacionais, nos quais o ambiente que rodeia um motivo desempenha um papel fundamental na narração de uma história, e em retratos de grupo, nos quais é necessário enquadrar diversos motivos.

Se quiser fotografar retratos de grupo, a objetiva Canon RF 16mm F2.8 STM é ideal. Se tiver de fotografar um grupo numa área relativamente pequena, pode conseguir uma boa fotografia com esta ultra-angular.

As melhores objetivas Canon para fotografias de beleza

Fotografia de rosto de perfil em grande plano de uma modelo com batom brilhante e maquilhagem rosa.

Aproxime-se e descubra detalhes deslumbrantes nos seus retratos com a objetiva grande-angular Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM. Tirada com uma Canon EOS R com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM a 1/200, f/2,8 e ISO 200. © Guia Besana

Embora possa associar objetivas macro a imagens em grande plano de insetos fascinantes ou comida apetitosa, o detalhe incrível que estas destacam é também perfeito para retratos. Na realidade, as objetivas macro são normalmente utilizadas em retratos de moda e beleza, para acentuar características faciais individuais e destacar produtos de beleza específicos.

A Canon RF 85mm F2 MACRO IS STM inclui uma distância de focagem mínima de 35 cm, enquanto a RF 35mm F1.8 MACRO IS STM consegue focar até 17 cm. Ao utilizar uma objetiva macro e aproximar-se do seu motivo, pode trazer detalhes requintados para o primeiro plano, exibindo e celebrando a beleza individual dos seus motivos.

Escrito por Peter Wolinski

Produtos relacionados

  • Objetivas RF

    RF 24-105mm F4-7.1 IS STM

    A objetiva de utilização diária ideal para os entusiastas de mirrorless Full-Frame. Fácil de utilizar, a RF 24-105mm F4-7.1 IS STM é leve, compacta e está pronta para levar a sua fotografia ao próximo nível.
  • Objetivas RF

    RF 35mm F1.8 MACRO IS STM

    Uma objetiva MACRO de abertura rápida de 35 mm f/1.8 que oferece uma perspetiva grande angular, focagens curtas e estabilizador de imagem híbrido.
  • Objetivas RF

    RF 85mm F2 MACRO IS STM

    A RF 85mm F2 MACRO IS STM oferece versatilidade de grande plano com compressão subtil da teleobjetiva e estabilização de imagem de 5 pontos numa estrutura leve e compacta.
  • Objetiva standard

    RF 50mm F1.8 STM

    Uma objetiva de distância focal fixa 50mm RF compacta, silenciosa e leve com uma grande abertura de f/1.8, perfeita para explorar a sua visão criativa.
  • Objetivas para EOS R

    RF 24-105mm F4L IS USM

    Objetiva de zoom leve e versátil de 24-105 mm f/4 da série L com focagem automática rápida e silenciosa e 5 pontos de estabilização de imagem.
  • Objetivas RF

    RF 24-70mm F2.8L IS USM

    Dê um aspeto profissional às suas fotografias captadas a partir de uma câmara mirrorless Full-Frame com uma objetiva de zoom de 24-70 mm que dispõe de abertura rápida e estabilização de imagem de 5 pontos.
  • Artigos relacionados

  • Vários rastos de luz coloridos contornam uma modelo com as mãos nas ancas contra um fundo preto.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Fotografe retratos abstratos

    Faça experiências com exposições múltiplas, pintura com luzes, jogos de sombras e muito mais.

  • Uma mulher com ganchos de borboleta no cabelo prende mais ganchos de borboleta em fios pendurados numa barra prateada.

    PROJETOS EM CASA

    Imagens inspiradoras em casa

    Transforme a sua casa num estúdio com sugestões da estrela do TikTok Michaela Efford.

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Uma florista sorridente, com um vestido verde pálido, rodeada por flores coloridas.

    FOTOGRAFIA URBANA

    Sugestões para captar retratos de rua

    Os melhores conselhos para captar retratos de rua fantásticos, do fotógrafo profissional, Julian Love.