FOTOGRAFIA DE RETRATO

Como fotografar retratos de grupo que se destacam

Quatro Embaixadores Canon partilham as suas melhores sugestões para qualquer tipo de retrato de grupo, desde famílias e festas de casamento a equipas desportivas.
Um retrato de grupo de uma noiva e das suas damas de honor a posar ao lado de um bolo de casamento em andares.

Ocasiões especiais como casamentos, eventos desportivos e celebrações familiares oferecem excelentes oportunidades para tirar retratos de grupo de amigos e entes queridos que serão apreciados durante anos.

No entanto, conseguir uma boa fotografia de grupo é uma arte – e uma arte complicada. Quando se lida com várias pessoas, é preciso ser-se capaz de pensar rapidamente sobre onde colocá-las e comunicar claramente o que se quer que elas façam. Isto significa que já precisa de dominar os princípios básicos do retrato de grupo.

Alguns conselhos são universais. Independentemente do tipo de fotografia de grupo que estiver a tirar, deve garantir que todos estão com uma expressão satisfeita, que a fotografia está bem composta e exposta e que o fundo não está desorganizado nem é causador de distrações.

A iluminação é também sempre importante. Por exemplo, se estiver a fotografar no exterior num dia soalheiro, procure uma área com sombra para que os seus motivos não fiquem a olhar para a câmara com os olhos semicerrados.

Utilizar uma câmara com um visor eletrónico, como a Canon EOS RP ou a Canon EOS R6, significa que pode ver as suas fotografias de grupo à medida que as tira e ajustar a exposição, ao passo que um ecrã de ângulo variável lhe permite fotografar a partir de diferentes pontos de vista por razões criativas ou práticas.

Quando fotografar em interiores com luz natural, é bastante útil utilizar objetivas rápidas, como a Canon RF 50mm F1.8 STM. Se tiver de fotografar um grupo grande numa área relativamente pequena, pode conseguir uma boa fotografia com a objetiva ultra-angular Canon RF 16mm F2.8 STM.

Quatro Embaixadores Canon, todos profissionais altamente experientes nos respetivos domínios, oferecem as suas sugestões essenciais para tirar excelentes fotografias de grupo em qualquer cenário.

1. Retratos de grupo de famílias

Uma imagem a preto e branco de uma família na praia. O pai está a levantar o filho no ar e os três posicionam-se em silhueta contra o sol.

"Ter a família a andar ou a correr na sua direção pode acrescentar dinamismo a uma fotografia de grupo e as crianças tendem a adorar correr", afirma Helen Bartlett, fotógrafa de famílias. "Também pode transformar a fotografia num jogo para a manter divertida!" Tirada com uma câmara Canon EOS-1D X Mark II (agora substituída pela Canon EOS-1D X Mark III) com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 24 mm, 1/5000 seg., f/2.8 e ISO 200. © Helen Bartlett

Um retrato de grupo a preto e branco de uma família a posar ao ar livre com os pais agachados e as duas crianças encostadas aos ombros deles.

Esta fotografia mostra que os pais se sentaram mais abaixo no enquadramento do que as crianças, uma técnica de composição que garante que todos os rostos ficam nivelados. Tirada com uma câmara Canon EOS-1D X (agora substituída pela Canon EOS-1D X Mark III) com uma objetiva Canon EF 50mm f/1.2L USM a 1/100 seg., f/5 e ISO 1000. © Helen Bartlett

Tirar fotografias a grupos faz parte do trabalho diário de Helen Bartlett, uma das melhores fotógrafas de famílias do Reino Unido. "Para uma fotografia de grupo, sempre que possível, é aconselhável dispor as pessoas de forma a obter uma composição interessante, variando a altura e a colocação para criar uma imagem equilibrada", afirma.

"Recomendo começar com uma fotografia com os olhos virados para a câmara e depois aguardar enquanto a ação se desenrola. Normalmente, a fotografia depois do retrato formal é a melhor, dado que os membros da família se viram uns para os outros, conversam e riem."

Se estiver a fotografar num jardim ou parque, Helen sugere agrupar os motivos à volta de objetos no seu ambiente. Uma árvore caída pode ser um adereço apelativo para as crianças pequenas se empoleirarem, por exemplo.

"Se estiver a fotografar no interior, pense na luz e, idealmente, coloque a família virada para a janela de modo a obter uma luz uniforme em todos os rostos", continua Helen. "Quando está a trabalhar num espaço pequeno e a fotografar crianças pequenas, se os pais pegarem nas que gatinham ao colo, elas não podem fugir e isso coloca a cabeça de todos ao mesmo nível.

"Se colocar uma família num sofá, as crianças mais pequenas podem sentar-se nos joelhos dos pais. À medida que vão crescendo, pode dispor as crianças nos braços ou nas costas do sofá, para misturar a composição."

Por último, se quiser utilizar a mais recente tecnologia para tirar fotografias de família espontâneas em eventos como festas de crianças ou reuniões familiares, a Canon PowerShot PX é a resposta. Trata-se de uma câmara inteligente que utiliza a tecnologia de reconhecimento de imagem e compõe as fotografias automaticamente, deixando-o livre para desfrutar do evento.

2. Retratos de grupo de casamentos

Um retrato de grupo de três mulheres com o tradicional vestido indiano de cores vivas, com hena e inúmeras pulseiras nos braços, de pé diante de uma exposição floral.

O método do fotógrafo de casamentos Sanjay Jogia para evitar o eterno problema dos olhos a piscar nas suas imagens consiste em pedir inicialmente ao grupo para fechar os olhos. "Depois digo: "Vou contar de três para um e, em seguida, abram os olhos." Tiro três fotografias, com cerca de meio segundo de intervalo." Tirada com uma Canon EOS-1D X Mark II com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 24 mm, 1/1000 seg., f/3.5 e ISO 320. © Sanjay Jogia

Um grande grupo familiar vestido em roupas formais, em pose numa sala pouco iluminada com luminárias douradas no teto.

O Sanjay não utiliza grandes aberturas em fotografias de grupo para evitar que as pessoas fiquem desfocadas. "Normalmente, jogo pelo seguro e não escolho menos de f/8 num grupo, mesmo que seja ao ar livre e uma única linha, porque se obtém mais detalhes na cena que está por trás", explica. Tirada com uma Canon EOS 5DS R com uma objetiva Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM a 44 mm, 1/200 seg., f/8 e ISO 200. © Sanjay Jogia

Sanjay Jogia fotografa casamentos desde 2008, tendo-se especializado em casamentos indianos em locais espalhados pelo mundo inteiro. Embora a maioria dos casamentos tenha um profissional a fotografar as imagens oficiais, o Sanjay tem conselhos para qualquer pessoa que queira tirar as suas próprias fotografias de grupo.

"Para evitar situações de iluminação com muito contraste, sugiro que coloque os grupos numa sombra aberta, como debaixo de uma árvore grande ou à sombra de um edifício com um agradável pano de fundo", afirma Sanjay. "Não é preciso que as pessoas estejam encostadas a uma parede. Recomendo alguma separação entre o motivo e o fundo, para que a atenção se centre nas pessoas."

O Sanjay compõe os seus grupos de modo a que o enquadramento seja maioritariamente preenchido por pessoas, com algum espaço livre à volta delas, evitando em simultâneo quaisquer distrações de fundo. Se a noiva e o noivo estiverem na imagem, ele coloca-os no centro.

"Geralmente, posiciono a noiva e o noivo e limito-me a mudar as pessoas à volta deles", afirma. "Se for um grupo de pé, tento colocar as pessoas numa linha, de modo a ter um número par de pessoas de cada lado, todas voltadas para a noiva e para o noivo e juntas para minimizar o espaço ocupado pelo grupo."

3. Retratos de equipas desportivas

Um retrato de grupo da equipa australiana de críquete vestida de amarelo e verde.

"Pense na luz", afirma o chefe de fotografia desportiva Marc Aspland. "Temos tendência para tirar fotografias de equipa demasiado depressa, mas basta ver onde está a melhor luz para as recompensas serão muito maiores. Prefiro sempre a retroiluminação à luz direta do sol para uma iluminação uniforme." © Marc Aspland

Marc Aspland é o chefe de fotografia desportiva do jornal The Times. Embora grande parte do seu trabalho se centre em captar ação, o Marc também tira fotografias de grupo. "Um grupo de equipa uniforme, cuidado e preciso é sempre melhor do que uma fotografia de grupo tirada ao acaso", afirma.

Se fotografar uma equipa de futebol, por exemplo, o Marc aconselha colocar a equipa em duas filas, com a fila de trás de pé e a fila da frente ajoelhada, com uma mão sobre um joelho ou os braços cruzados. O capitão deve estar no meio da fila de trás e o treinador ao lado do grupo. Também é aconselhável um ângulo de câmara baixo, quase nivelado com as cabeças das pessoas na fila da frente.

Uma objetiva de zoom grande angular a médio angular, como a Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM, captará toda a equipa e permite-lhe ser flexível em termos de composição. "O grupo de equipa deve caber quase exatamente nas dimensões do seu visor eletrónico DSLR", continua Marc. "Não precisa de uma velocidade do obturador super rápida, mas a profundidade de campo é importante para garantir que a fila da frente e a fila de trás estão todas focadas. Uma abertura de f/5.6 ou f/8 daria uma boa definição."

Se algo distrair a sua fotografia de grupo, certifique-se de que chama a atenção gritando ou acenando, para que fiquem a olhar diretamente para si. O Marc acrescenta: "Tem também de se certificar de que um deles não coloca os dedos em orelhas de coelho atrás da cabeça do jogador que está ao lado!"

4. Retratos de grupo de moda

Um retrato de grupo a preto e branco de três jovens mulheres sentadas no capô de um carro diante de um lago pitoresco.

Esta fotografia da fotógrafa de moda Julie Pike mostra a estrela de pop norueguesa Aurora (centro) e as duas irmãs. "Perguntei especificamente se nos podíamos encontrar na casa de infância, pois era um lugar onde se sentiriam confortáveis", afirma. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III (agora substituída pela Canon EOS 5D Mark IV) com uma objetiva Canon EF 24-105mm f/4L IS USM (agora substituída pela Canon EF 24-105mm f/4L IS II USM) a 105 mm, 1/400 seg., f/9 e ISO 500. © Julie Pike

Três jovens mulheres em roupa de verão passeiam por uma floresta enquanto o sol brilha através das árvores. Uma das mulheres tem as mãos no ar.

A Julie afirma que é importante prestar verdadeiramente atenção aos motivos para se obterem imagens fortes. "Tenha mais consciência acerca da forma como se movem e agem", afirma. "Tente ligar-se verdadeiramente aos motivos em vez de ficar apenas atrás da câmara porque isso vai causar uma separação entre si e as pessoas que está a fotografar." Tirada com uma Canon EOS 5D Mark III com uma objetiva Canon EF 24-105mm f/4L IS USM a 24 mm, 1/200 seg., f/7.1 e ISO 320. © Julie Pike

Julie Pike é uma fotógrafa de moda sediada em Oslo, Noruega, e fotografa as suas imagens sonhadoras e espontâneas para as principais marcas e revistas. Se quiser fotografar um grupo pequeno numa sessão fotográfica de moda ou estilo de vida, ela aconselha escolher um local como um jardim ou uma casa onde todos se sintam confortáveis. Recomenda também utilizar apenas uma objetiva de zoom, para que não perca tempo a mudar de objetiva.

"No início da sessão, passeie com o grupo para descontraírem um pouco", afirma. "Começo sempre por falar com as pessoas. Prefiro falar com elas durante 15 minutos e fotografar durante cinco minutos do que o contrário. Tenha sempre a câmara pronta. Depois, quando todos estiverem descontraídos, comece a tirar algumas fotografias."

Se estiver a fotografar, digamos, três modelos e quiser mantê-los todos nítidos, Julie aconselha fotografar a f/8 ou f/11, com uma velocidade do obturador de, pelo menos, 1/250 seg. se os seus modelos estiverem em movimento. Quando fotografar em condições de pouca luz, câmaras como a Canon EOS RP ou a Canon EOS R6 permitem-lhe fotografar com definições ISO superiores sem necessidade de flash. "Hoje em dia, as câmaras são de tal forma boas que pode aumentar a resolução ISO até um nível alto e a imagem continuar excelente", afirma.

Para o estilo de imagem de moda da Julie, ela pede aos motivos para imaginarem que estão a ser filmados e continuarem em movimento e não esperarem pela próxima fotografia. "Nunca devem olhar para a câmara", afirma. "Prefiro apenas pedir-lhes que olhem para mim quando eu quero. Quero que se esqueçam da câmara."

No seu próximo evento com a família ou amigos, certifique-se de que reúne todas as pessoas para tirar um retrato de grupo claro e marcante.

Escrito por David Clark

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Um retrato de uma mulher com tranças compridas, com casaco curto cor-de-rosa e calças de ganga cinzentas a caminhar ao longo de uma rua da cidade.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Como captar tons de pele perfeitos nos seus retratos

    Domine a arte complicada de captar tons de pele naturais com a profissional de moda, Jade Keshia Gordon.

  • Retrato de perfil de um homem em tronco nu numa divisão pouco iluminada a olhar para a câmara.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Sugestões e técnicas de fotografia de retrato

    Melhore a sua fotografia de retrato com estas excelentes sugestões e técnicas.

  • FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    10 sugestões para fotografias de Natal

    Capte o espírito natalício com estas sugestões para retratos de família naturais e divertidos.