FOTOGRAFIA DE RETRATO

Fotografia de retrato criativa

A fotógrafa Nina Collins alcançou um número impressionante de seguidores no TikTok com os seus divertidos autorretratos. Aqui, partilha as suas dicas para preparar uma sessão fotográfica e tirar o máximo partido de um cenário simples.
Uma mulher com cabelo loiro comprido com óculos de sol cor-de-rosa faz uma pose contra uma cortina cor-de-rosa e colares de contas. A sua imagem é visível na parte de trás da câmara, que se encontra na mesa à sua frente.

TikToker e fotógrafa autodidata, a Nina Collins pensava que uma carreira na fotografia era inalcançável, mas estava determinada a ter sucesso. "Era uma estudante sem dinheiro, mas, apesar de estudar algo completamente diferente, sabia que queria trabalhar em fotografia e, por isso, precisava de criar um portefólio", explica. "Aprendi sozinha através de muita pesquisa, bem como de muitas tentativas falhadas."

Em vez de publicar nas suas plataformas habituais, onde já tinha uma presença, a Nina decidiu começar do zero no TikTok. "Tive medo de receber feedback negativo", confessa. "Senti que as pessoas seriam demasiado críticas e que apontariam imperfeições nas minhas capacidades de edição ou nas definições da câmara."

No entanto, a resposta aos seus vídeos inspiradores no TikTok foi incrivelmente positiva e rapidamente viu o seu número de seguidores crescer. "Nos primeiros quatro meses atingi os 20 mil seguidores. Os comentários das pessoas eram tão animadores e elas nem faziam ideia de quem eu era. Não eram obrigadas a dizer coisas boas, mas comentavam porque realmente gostaram do que viram e isso deu-me a confiança de que precisava."

A série de sessões fotográficas da Nina para o projeto "Décadas", onde mostra roupas, penteados e estilos de disparo ao longo dos anos, revelou-se particularmente popular. Também dá aos seguidores acesso à sua preparação nos bastidores, demonstrando como qualquer pessoa pode tentar recriar looks diferentes. O seu objetivo agora é inspirar outras pessoas a pegar numa câmara e a tentar. "Crio os meus vídeos no TikTok para partilhar ideias, métodos e soluções, na esperança de que isso possa beneficiar outras pessoas com paixão pela fotografia", afirma.

Aqui, a Nina fala-nos sobre a simplicidade por detrás do seu cenário, da forma como prepara as suas sessões fotográficas e partilha algumas dicas para aumentar a confiança ao posar para os seus próprios autorretratos criativos.

1. Aperfeiçoe as suas ideias

Uma mulher com cabelo loiro comprido e ondulado, vestida com uma t-shirt branca, sapatilhas brancas e calças de ganga cáqui, segura uma câmara Canon e sorri para a câmara.

A Nina tem mais de 60 mil seguidores no TikTok e os seus tutoriais de fotografia, com dicas e técnicas para tudo, desde preparar uma fotografia do Dia dos Namorados à recriação de fotografias de celebridades, obtêm, regularmente, mais de 20 mil visualizações.

Uma mulher com cabelo loiro comprido e com uns óculos de sol cor-de-rosa olha para cima e sorri, as suas mãos estão ao lado do seu rosto como se estivesse a dançar e a levantar os braços.

O cabelo e a maquilhagem são importantes para recriar o look que procura. Compilar quadros de inspiração irá ajudá-lo a ter ideias e também irá fornecer inspiração para adereços adequados à época. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/160 seg., f/2,8 e ISO 1250. © Nina Collins

"Interesso-me por moda, fotografia editorial e de retrato, por isso, ver como evoluiu é algo que considero realmente fascinante", explica a Nina. "Há mudanças óbvias na roupa, no cabelo e na maquilhagem, mas também no aspeto das fotografias devido ao kit e aos recursos disponíveis na altura. O projeto "Décadas" resultou da minha vontade de criar uma série de fotografias que representassem esta evolução.

"Aprendi muito, especialmente o que gostei e não gostei em cada retrato, como diferentes estilos de edição e poses, e isso é algo que vou incorporar em selfies futuras."

Se quiser fotografar o seu próprio conceito, a Nina recomenda a criação de um quadro de inspiração com ideias. "Fiz um quadro do Pinterest para cada década com roupas, poses e estilos de edição", explica. "Isso ajudou-me a pensar no que precisava de fazer para recriar cada look."

2. Fundos, adereços e locais para as sessões fotográficas

Uma mulher ajoelha-se no chão, organizando um pano cor-de-rosa e colares compridos de contas cor-de-rosa sobre um suporte de guarda-roupa independente. Atrás dela está um tripé para a câmara.

Os panos de fundo não têm de ser caros ou profissionais para serem eficazes. Utilize o que já tem em casa para criar efeitos interessantes, como lençóis ou colares de contas.

Se, tal como a maioria das pessoas, não tiver acesso a um estúdio de fotografia, pode criar o seu próprio estúdio em casa. Na verdade, a Nina cria todos os seus looks na sua casa, contando com adereços, montagem do look e com a qualidade da sua câmara Canon para produzir o resultado que procura. "Tudo no meu cenário é muito básico", afirma.

Também não precisa de acessórios caros. "Já utilizei absolutamente tudo como pano de fundo – toalhas, lençóis, cobertores. Nem sequer precisa de um pedestal de suporte profissional. Coloquei-os sobre cadeiras, sobre os corrimões e até os pendurei sobre as portas dos armários. Também pode utilizar itens domésticos simples, como plantas, para criar um fundo interessante."

Para garantir que as suas sessões fotográficas são o mais sustentáveis possível, as roupas que a Nina escolhe vêm normalmente do seu próprio guarda-roupa. "Tento procurar imagens da época que escolhi com roupas semelhantes às que já tenho", conta.

3. Escolha as melhores ferramentas

Uma mulher com cabelo loiro comprido senta-se em frente a um pano cor-de-rosa com colares de contas pendurados. Em frente a ela está uma câmara e uma objetiva Canon, um telefone de abrir fechado coberto de joias de colar, óculos de sol cor-de-rosa e molas em forma de borboleta.

Uma câmara híbrida, como a Canon EOS R6, combina velocidade, qualidade de imagem e flexibilidade, tornando-a na ferramenta ideal para a criação de conteúdos. Ao combiná-la com uma objetiva de grande abertura, como a Canon RF 50mm F1.8 STM, irá conferir aos seus retratos um fundo bem desfocado.

A Nina recomenda uma câmara versátil, como a Canon EOS R6, que combina com a sua objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM favorita. Pequena, leve e acessível, a RF 50mm F1.8 STM é ideal para condições de pouca luz e a Nina gosta da sua reduzida profundidade de campo, que ajuda a criar fundos desfocados maravilhosos, algo que tem um benefício adicional inesperado: "É muito útil quando utiliza um fundo que necessita de ser passado a ferro, pois não consegue ver os vincos", confessa. Saiba mais sobre como escolher a objetiva perfeita para retratos no guia do nosso kit.

A Nina também gosta da qualidade de imagem da EOS R6. "É realmente fantástica e confere um aspeto profissional às minhas fotografias que são tiradas com materiais muito básicos de casa", afirma. Ela considera o ecrã rotativo útil para tirar fotografias com um temporizador e gosta da simplicidade da conetividade com o seu smartphone utilizando a aplicação Camera Connect da Canon.

Também não precisa de investir em equipamento de iluminação caro. "Os meus tutoriais foram concebidos para serem o mais acessíveis possível, o que significa que qualquer pessoa pode recriar o mesmo em casa", explica a Nina. "Se começasse a utilizar caixas de luz e indicadores luminosos, isso iria contra o objetivo. Recorro sempre a áreas bem iluminadas por janelas grandes. Por vezes, se quiser incorporar sombras, utilizo lâmpadas e lanternas simples, mas, por norma, não utilizo nada."

Se quiser fazer experiências com a iluminação, pode descobrir mais sobre como criar uma softbox artesanal para retratos mais favorecedores no nosso guia para criar os seus próprios acessórios de fotografia.

4. Faça experiências com as definições

Uma mão segura uma câmara, com várias definições visíveis no ecrã traseiro.

Brinque com as definições da sua câmara para encontrar a melhor abertura, velocidade do obturador e ISO para os seus retratos, e, em seguida, pode concentrar-se em conseguir o aspeto ideal.

Uma abordagem simples é o melhor quando se trata de tirar autorretratos, permitindo-lhe concentrar-se nas suas poses e na composição. "Não gosto de mudar demasiado as minhas definições depois de estar em frente à câmara", afirma a Nina. "Utilizo sempre a focagem automática. Para retratos, a EOS R6 tem uma deteção e seguimento do rosto e dos olhos tão fantásticos que é praticamente perfeita. Por norma, fotografo a f/1.8 para uma profundidade de campo reduzida, o ISO800 e, normalmente, a uma velocidade do obturador de 1/125 seg."

5. Utilize a aplicação Camera Connect da Canon

Uma mulher com cabelo loiro comprido senta-se no chão de uma sala de estar, segurando um par de óculos de sol cor-de-rosa e sorrindo para uma câmara, que está posicionada sobre uma mesa de madeira.

A Nina gosta de manter o seu cenário simples para inspirar o maior número possível de seguidores a tentá-lo em casa. O posicionamento da câmara numa superfície robusta, como uma mesa de café, significa que pode obter a sua selfie sem a ajuda de um tripé.

Mãos a segurar um smartphone com a aplicação Camera Connect da Canon com uma câmara Canon numa mesa atrás.

A Nina afirma que a aplicação Camera Connect da Canon é essencial para o seu processo. Permite-lhe enquadrar a sua fotografia, ajustar as definições e disparar o obturador à distância.

Enquadrar-se, alterar as definições e disparar o obturador é fácil com a aplicação Camera Connect da Canon, que lhe permite controlar remotamente a sua câmara com Wi-Fi a partir do seu smartphone, mais uma vez sem a necessidade de acessórios adicionais ou caros.

"Para ser honesta, não sei se conseguiria fazer qualquer um dos meus autorretratos sem ela", confessa a Nina. "Obtém uma visão tão clara da forma como está a enquadrar as suas fotografias e pode utilizá-la para ajustar as definições, e até como um obturador. É assim que crio todo o meu conteúdo."

6. Pratique as suas poses

Uma mulher com cabelo loiro comprido, puxado para cima com várias molas pequenas em forma de borboleta, segura um telefone de abrir ao lado do seu rosto e faz beicinho para a câmara.

Incorporar adereços é uma das principais dicas da Nina para realmente definir a década que está a tentar recriar, como este telefone de abrir. Para manter a sua sessão fotográfica acessível e sustentável, por que não comprar acessórios e roupas em segunda mão numa loja de caridade ou procurar no guarda-roupa dos seus pais? Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/200 seg., f/2.8 e ISO1000. © Nina Collins

Uma mulher com cabelo loiro comprido olha com uma expressão séria para a câmara enquanto puxa o cabelo para os lados.

Faça experiências com o movimento para adicionar interesse às suas imagens e evitar que estas pareçam demasiado iguais. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM a 1/160 seg., f/2.8 e ISO1000. © Nina Collins

"Sei o que funciona para mim, mas sei que é comum estar em frente à câmara e sentir-se um pouco estranho. Pode descobrir que tem um "ângulo melhor", mas isso pode significar que as suas fotografias saem todas iguais", explica a Nina.

"Incorporar adereços dá-lhe algo com o qual interagir. Pode ver-me a utilizar óculos de sol, batom ou, na última década que recriei, os anos 2000, um telefone de abrir brilhante. Também pode adicionar movimento. Tente mover o seu cabelo ou a sua roupa. E lembre-se: ninguém vai ver as fotografias que não acaba por utilizar, por isso, experimente tudo!"

7. Faça experiências com a edição

Se pretende obter um aspeto específico, pense na forma como irá editar as suas fotografias, quer seja num software como o Digital Photo Professional (DPP) ou no Adobe Lightroom. "Na minha série das décadas, em particular, confiei muito na edição", confessa a Nina. "Olhava para o meu quadro de inspiração e escolhia elementos distintos de cada época, como o efeito de grão, a iluminação e o tom. As imagens dos anos 60 e 70, por exemplo, tinham uma tonalidade bastante verde ou amarela. Vou tomar nota destas variáveis-chave e mexer nas definições do Lightroom até estar satisfeita."

8. Seja um especialista das redes sociais

Uma mulher com cabelo loiro comprido aplica um batom brilhante nos lábios em frente a um espelho.

A Nina descobriu que partilhar o seu processo, desde compilar quadros de inspiração até arranjar o cabelo e colocar maquilhagem, inspirou os seus seguidores a tentarem criar os seus próprios autorretratos.

Mostrar o processo por detrás da criação de uma fotografia é sempre popular no TikTok. "Noutras redes sociais, pode pensar "Uau, que fotografia excelente", mas não vai saber propriamente o processo por detrás dela", explica a Nina. "No TikTok, consegue ter acesso aos bastidores, isto é, como eu produzo algo a partir do zero. As pessoas gostam disso porque pensam "Também consigo fazer isso"."

Também vale a pena pensar na música. Cada uma das sessões fotográficas da Nina para o projeto "Décadas" é acompanhada por uma banda sonora adequada à época, cuidadosamente selecionada para proporcionar o máximo de impacto. "Além de ser relevante, tem de ser suficientemente conhecida para os seguidores se familiarizarem com ela. Também tem de ser suficientemente popular para que outras pessoas também a utilizem. Quanto mais pessoas utilizarem um som, melhor é para o algoritmo do TikTok, o que leva a uma maior exposição."

Veja a Nina a criar esta fotografia no TikTok e, com a ajuda das suas dicas, porque não escolher uma época e experimentá-la por si mesmo? Partilhe as suas criações no TikTok, identificando @canonemea.


Adobe e Lightroom são marcas comerciais registadas ou marcas comerciais da Adobe nos Estados Unidos e/ou noutros países.


Escrito por Astrid Pitman

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Retrato de uma mulher com um colar verde grande e uma boina azul num fundo roxo.

    PROJETOS EM CASA

    Crie o seu próprio estúdio em casa

    Descubra como ser criativo com um flash e fotografar retratos deslumbrantes com um orçamento limitado.

  • Uma mulher com ganchos de borboleta no cabelo prende mais ganchos de borboleta em fios pendurados numa barra prateada.

    PROJETOS EM CASA

    Imagens inspiradoras em casa

    Transforme a sua casa num estúdio com sugestões da estrela do TikTok Michaela Efford.

  • Um retrato de um homem com o seu rosto esticado numa imagem no pós-processamento, num fundo roxo.

    FOTOGRAFIA CRIATIVA

    Faça experiências com sete estilos diferentes

    Eleve a sua fotografia a novos patamares e crie imagens fantásticas experimentando um novo estilo por dia.

  • Vários rastos de luz coloridos contornam uma modelo com as mãos nas ancas contra um fundo preto.

    FOTOGRAFIA DE RETRATO

    Fotografe retratos abstratos

    Faça experiências com exposições múltiplas, pintura com luzes, jogos de sombras e muito mais.