FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

Gerações de perfil: imprima um retrato de família que possa guardar

Aprenda a fotografar e a imprimir um fantástico retrato a preto e branco daqueles que lhe são mais queridos e a criar uma peça de arte de parede que será apreciada durante longos anos.
Imagem a preto e branco de três gerações de uma única família, organizada numa fila do mais novo ao mais velho, todos de perfil.

Durante a pandemia de Covid-19, muitas famílias não se puderam ver tanto quanto o desejado. As visitas aos avós, por exemplo, foram bastante reduzidas. A partilha de fotografias impressas da família tornou-se algo mais valioso do que nunca. As fotografias espontâneas de momentos especiais podem trazer bastante alegria, mas uma fotografia mais planeada vale sempre o esforço adicional.

Aqui, iremos partilhar uma técnica para captar uma impressionante fotografia de retrato geracional, bem como para a preparar com vista à impressão e criação de um presente ou peça de arte para a parede duradouros. Ao fotografar individualmente cada pessoa e, em seguida, ao reunir os retratos numa única imagem, poderá criar uma elegante fotografia de grupo que pode ser impressa, apresentando de forma brilhante as semelhanças e as diferenças entre os rostos da sua família, podendo ainda ser alargada ao futuro de forma a acomodar novas gerações, como se fosse uma relíquia que vai crescendo com a família.

1. O kit de que irá necessitar

Mãos a segurar numa câmara Canon EOS R6.

Com a inovadora AF de deteção de olhos e um fantástico sensor de 20 MP, a Canon EOS R6 é uma ótima escolha para fotografar retratos como este.

Grande plano de um guarda-chuva prateado e de um Speedlite.

O Speedlite e o guarda-chuva prateado são ideais para a iluminação dos rostos dos seus motivos.

Precisa apenas de alguns materiais simples para esta fotografia: um Speedlite ou outra luz externa para a iluminação, um suporte de luz e um guarda-chuva prateado ou uma softbox. Um acionador sem fios para o flash também poderá ser útil. Uma câmara como a Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM proporciona um excelente controlo da exposição e de outras definições e garante um bom detalhe tanto nas sombras como nas altas-luzes.

No que diz respeito à impressão, uma impressora como a série Canon PIXMA TS7450 é ideal graças aos seus tinteiros FINE económicos e à conetividade sem fios de fácil utilização, que facilita a impressão diretamente a partir de um computador ou de um smartphone. Para impressões ainda mais duradouras, o sistema de seis tinteiros da série Canon PIXMA TS8350, onde se inclui a extraordinária tecnologia ChromaLife 100 da Canon, é perfeito para criar fotografias nítidas e arrojadas com pretos detalhados.

O papel fotográfico Canon dedicado confere impressões bonitas e duradouras. Ambas as impressoras suportam uma vasta gama de tipos de papel, incluindo Semi-gloss e Luster, para um acabamento profissional elegante, bem como estampagens com ferro de engomar para uma utilização em tecidos claros ou tecidos escuros, assim como o papel fotográfico magnético, adequado para criar presentes e decorações inovadoras que os membros da família mais distantes irão certamente adorar.

2. Poses individuais

Uma criança sentada no escuro com um flash e um guarda-chuva prateado a iluminarem-lhe o rosto.

Faça experiências com a posição da sua fonte de luz. Quanto mais atrás colocar a luz, mais esta será focada e mais profundas serão as sombras. Normalmente, deve tentar impedir que qualquer traço de luz recaia na orelha voltada para a câmara.

Um homem visto de perfil, apenas com o rosto iluminado. A parte de trás da cabeça e o resto da fotografia estão escurecidas.

Capte cada membro da família de lado e com o respetivo rosto em perfil. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 50mm F1.8 STM e um Canon Speedlite 430EX II a 1/200 seg., f/11 e ISO100.

Fotografar individualmente os membros da família significa que não só poderá escolher a melhor fotografia de cada pessoa como também poderá alinhá-las conforme a sua preferência no resultado final. Também significa que não precisa de juntar todos no mesmo local e ao mesmo tempo.

Utilize um cobertor ou um quadro escuros como fundo. Peça a cada motivo que se sente de lado, com os ombros para trás e o rosto ligeiramente inclinado para cima. Quando estiver a fotografar crianças mais novas, peça ajuda a um membro da família de forma a que este fique de lado a captar a atenção da criança ou até a manter a respetiva posição na fotografia, certificando-se de que não aparece na mesma.

O flash irá ajudar a garantir consistência na iluminação. Direcione o flash para uma softbox ou um guarda-chuva prateado. Isto irá produzir uma iluminação mais suave e difusa que é mais favorável para retratos. Coloque o flash num pedestal de suporte, virado para um lado e ligeiramente atrás do local onde se encontra o motivo, de forma a que este atinja a extremidade do rosto em modo de perfil.

Se a utilização de flash não for possível, também pode utilizar uma lâmpada forte ou uma pequena quantidade de luz natural numa divisão escurecida, com o motivo posicionado de forma a que a luz fique ligeiramente atrás do rosto.

3. Definições da câmara e do flash

A parte posterior de uma câmara Canon EOS R6 onde se podem ver as definições de exposição, com um homem sentado à frente de um flash em segundo plano.

Com a utilização de um flash externo, quase sempre é melhor definir manualmente a exposição e, em seguida, ajustar a potência do flash de forma a este funcionar com as definições escolhidas.

Se possível, acione o flash remotamente utilizando uma câmara e flash compatíveis ou um recetor e acionador sem fios. No que diz respeito às definições da câmara, um bom ponto de partida é definir a câmara para o modo de exposição manual (M) com velocidade do obturador de 1/200 seg., abertura f/11 e ISO100. Em seguida, deverá ajustar conforme necessário. Se a câmara permitir, configure-a de forma a guardar fotografias em formatos RAW+JPEG. Assim, irá dispor de um ficheiro JPEG para gerir e partilhar rapidamente e de um ficheiro RAW com o máximo de informações da imagem, o que lhe confere maior flexibilidade em termos de edição.

Defina o Speedlite para o modo de potência manual com uma potência total de 1/1. Tire uma fotografia de teste e, em seguida, ajuste a potência do flash conforme necessário até que a exposição do rosto esteja correta. Também pode ajustar o brilho aproximando ou afastando a luz do rosto do motivo.

4. Ajustar e combinar imagens

Uma fotografia de perfil do rosto de um homem a ser editada no Digital Photo Professional da Canon com as ferramentas de ajuste da cor.

Utilize as ferramentas do painel da área de ajuste do software Digital Photo Professional (DPP) da Canon para escurecer criteriosamente quaisquer partes claras da fotografia que não sejam o rosto, convertendo-a, em seguida, numa imagem monocromática.

Quando já tiver as fotografias que pretende, é o momento de as preparar. Se não tiver confiança em edição de imagens, pode colocar as imagens a preto e branco, cortá-las e organizá-las no papel de impressão conforme pretendido utilizando as opções simples do Easy-PhotoPrint Editor da Canon – consulte a secção seguinte.

No entanto, caso esteja confortável com a edição de imagens, pode assumir o controlo destes passos manualmente. Inicie o software gratuito Digital Photo Professional (DPP) da Canon e abra as imagens escolhidas. Em primeiro lugar, tem de se certificar de que apenas os rostos se encontram visíveis e que o restante de cada imagem está totalmente a preto. Se a luz estiver a incidir noutro local, aceda ao painel da área de ajuste, pinte as áreas que pretende remover e, em seguida, arraste para baixo os controlos deslizantes do brilho para escurecer essas áreas.

Para realçarmos o estilo de contraste elevado das nossas fotografias, optámos por convertê-las para preto e branco. Para tal, aceda ao painel de cores da imagem e clique no botão da opção monocromática. Utilize os controlos deslizantes para ajustar as conversões até dispor de um conjunto completo de retratos a preto e branco apelativos. Se preferir, pode ignorar este passo e manter as fotografias a cores.

Em seguida, pode unir as imagens de forma a que as partes claras de um retrato sejam apresentadas nas partes escuras do outro. No DPP, abra o conjunto de imagens e escolha o primeiro retrato. Em seguida, aceda a Ferramentas e escolha a ferramenta Start Compositing.

Escolha outro retrato a partir da lista de imagens em primeiro plano e, em seguida, defina o método de composição para aclarar. Utilize as setas para encostar o segundo rosto ao lado do primeiro. Prima Guardar e, em seguida, carregue a imagem guardada repetindo o processo com outro rosto até efetuar a combinação de todos.

5. Prepare a impressão

Imagem de dois retratos a preto e branco de perfil a serem editados utilizando a ferramenta de composição do software Digital Photo Professional da Canon.

Utilize a ferramenta de composição do DPP para combinar as partes claras dos seus retratos.

Imagem de uma fila de rostos a preto e branco e de perfil a serem redimensionados e impressos no DPP da Canon.

Quando estiver pronto para imprimir o seu retrato, aceda a Ficheiro > Imprimir com definições detalhadas.

Se estiver a utilizar o DPP, clique no ícone de aviso de mostrar altas-luzes/sombras no fim da janela e utilize os controlos de deslocamento de tons para garantir que o fundo se encontra totalmente preto e que os rostos não têm altas-luzes esbatidas. Em seguida, utilize o painel de detalhes da imagem para tornar a fotografia mais nítida. Por fim, aceda a Ficheiro > Imprimir com definições detalhadas. Para além de escolher as suas definições de impressão, aqui também poderá redimensionar a imagem para esta se ajustar ao seu tamanho de impressão preferido.

Em alternativa a toda esta edição, pode utilizar o Easy-PhotoPrint Editor no seu smartphone, tablet ou computador. No ecrã Novo, selecione a opção de esquemas de fotografias, selecione o modelo com o qual pretende começar e utilize o editor de esquema livre para organizar lado a lado os seus retratos individuais. Especifique o tamanho do papel e, em seguida, selecione as fotografias que pretende incluir.

Nas ferramentas de edição, selecione a ferramenta de cortar para remover as partes indesejadas de cada imagem, deixando apenas o rosto em cada uma. Utilize as opções de edição de itens para ajustar a posição e o tamanho de cada rosto e adicione ou altere as opções conforme pretendido. Se optar por converter as fotografias para preto e branco, utilize as opções de filtros criativos para o fazer ou adicione um efeito de tonalidade antiga.

6. Imprima e exponha

Uma impressora Canon PIXMA TS8350 a produzir um retrato familiar a preto e branco, com uma câmara Canon e papel fotográfico pousados na secretária ao lado da mesma.

Crie impressões fotográficas da família com qualidade de laboratório com a impressora da série Canon PIXMA TS8350 em conjunto com o papel fotográfico Canon Plus Glossy II. Os tinteiros e os papeis da Canon foram concebidos funcionarem em conjunto e proporcionarem resultados perfeitos.

Retrato familiar a preto e branco com os rostos de perfil, enquadrado e pendurado numa parede.

Graças a desenvolvimentos como a tecnologia de tinteiros ChromaLife 100 da Canon, as suas preciosas fotografias de família não só terão um aspeto fantástico na parede como também irão resistir ao próprio tempo.

Quando imprimir fotografias a preto e branco, escolha a predefinição de impressão a preto e branco, selecione o tipo de papel correto e defina a qualidade como melhor. Isto irá ajudar a garantir que as impressões apresentam sombras ricas em detalhes e altas-luzes delicadas.

O seu retrato de família composto dará uma fotografia de parede fantástica ou um presente maravilhoso para enviar a familiares distantes. Mas isso é só o início. Pode imprimir retratos individuais ou grupos selecionados numa impressora compacta Canon SELPHY ou criar os seus próprios cartões de felicitações personalizados para aniversários ou outros eventos familiares. A aplicação Easy-PhotoPrint Editor simplifica a criação de itens ainda mais pessoais, tais como calendários personalizados que toda a família pode utilizar e desfrutar durante todo o ano.


Escrito por James Paterson

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • A Speedlite on a tripod with a cardboard box mounted in front of it, throwing gentle light on a boy.

    PROJETOS

    3 acessórios de fotografia de bricolage

    Crie o seu próprio softbox, tubo para luz de focagem e pufe para estabilizar a sua câmara.

  • Impressões a preto e branco de crianças e famílias dispostas em grelha no chão.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    As melhores sugestões para expor as impressões

    Descubra como transformar a sua casa com magníficas impressões de fotografias de família em estilo de galeria.

  • Mãos a segurar uma fotografia danificada de um bebé a dormir.

    RESTAURAÇÃO DE FOTOGRAFIAS

    Restaurar memórias fotográficas valiosas

    Descubra o projeto que está a ajudar as vítimas das inundações da Bélgica ao restaurar as suas fotografias danificadas pela água.

  • Três crianças pequenas sentadas numa cama a olharem para fotografias impressas da família.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprima a história de vida da sua família

    Aposte em trabalhos manuais e impressões dos preciosos momentos em família.