Importantes atualizações de firmware para muitas das câmaras e objetivas Cinema EOS

Lisboa, Portugal, 01 de junho de 2021 – A Canon Europa anuncia hoje um conjunto de atualizações de firmware pensadas para trazer novas características e melhorias a várias das suas câmaras e objetivas Cinema EOS. Como resultado do feedback direto de utilizadores Canon, os profissionais terão à disposição atualizações para as câmaras EOS C70, EOS C500 Mark II e EOS C300 Mark III, bem como para o Adaptador de Montagem EF-EOS R 0.71x. Após as atualizações, duas objetivas cinematográficas servo compactas – a CN-E18-80mm e a CN-E70-200mmᶦ - vão também ser totalmente compatíveis com a mirrorless EOS R5ᶦᶦ, parte do Sistema EOS R. Um total de 24 atualizações Cinema EOS, oferecem melhorias e novas capacidades aos produtos acima referidos, trazendo benefícios para os profissionais que os utilizam em indústrias como, a difusão de notícias, o desporto, cinema, área corporativa ou produção ao vivo ou offline – independentemente da sua dimensão.

Uma maior criatividade cinematográfica

Com as atualizações, a EOS C500 Mark II vai agora ser capaz de gravar, quando está no modo sensor Full Frame em Cinema RAW Lightiii, em relação de aspeto/resolução 4:3 e 6:5. Anteriormente apenas capaz de oferecerem opções de descompressão de 2x ou 1.33x, as EOS C500 Mark II e EOS C300 Mark III vão agora contar com uma opção de descompressão de 1.8x, permitindo aos utilizadores escolher entre uma variedade mais ampla de objetivas anamórficas. Estas atualizações proporcionam oportunidades adicionais para que os profissionais da indústria do cinema possam desenvolver a sua criatividade, oferecendo um novo aspeto anamórfico às suas produções; melhorar o seu fluxo de trabalho quando gravam em diversos formatos anamórficos; e ainda tirar total partido do amplo sensor de alta resolução da EOS C500 Mark II.

Capacidades melhoradas de produção ao vivo

As atualizações para as EOS C500 Mark II e EOS C300 Mark III vão também ser benéficas para os profissionais em ambientes de produção ao vivo. O suporte para o Protocolo XC baseado em IP, original da Canon, para ambas as câmaras vai permitir o controlo remoto através do controlador remoto RC-IP100 da Canon. Esta característica também permite que os utilizadores num setup remoto controlem o zoom, a focagem, a íris, o ajuste de ganhos, o equilíbrio de brancos e outros, para uma integração harmoniosa das câmaras Cinema EOS em fluxos de trabalho de produção ao vivo, juntamente com as soluções PTZ da Canon. Esta atualização segue-se ao lançamento de três novas câmaras Canon PTZ e do RC-IP100, há alguns meses – criados em resposta à crescente popularidade da produção remota.

Mais características para beneficiar uma diversidade de produções

Para além do suporte existente à visualização LUT, a EOS C500 Mark II e a EOS C300 Mark III suportam agora a funcionalidade Look File. Os Look Files são LUTs 3D que podem ser importados para a câmara para gravação interna, oferecendo características únicas de cor/contraste sem necessidade de gradação de cor. Uma vez realizadas as atualizações, os utilizadores da EOS C500 Mark II, da EOS C300 Mark III e da EOS C70 vão também encontrar uma nova opção ITU BT.709 Standard Gamma, com o ficheiro CP ‘BT.709 Standard’ atribuído ao Custom Picture Profile.

Para além disso, ao gravar em RAW 5.9K ou em 4K/UHD internos, é agora suportada a saída 2K e FHD num terminal 12G-SDIiv , permitindo uma maior compatibilidade com monitores HD externos. A saída simultânea para Monitor Out e HDMI vai também estar disponível para ambas as câmaras, oferecendo uma flexibilidade de monitores ainda maior.

Novos benefícios para os utilizadores da EOS C70 e do EF-EOS R 0.71x

Os utilizadores que atualizarem a EOS C70 vão contar com maior flexibilidade e controlo criativo. A AF de Área Total foi agora adicionada às opções existentes de tamanho de moldura ‘Large/Small’, oferecendo aos utilizadores um melhor controlo AF sobre uma área mais ampla. Para além disto, ao utilizar o modo AF de Área Total, o Acompanhamento pelo Toque (Touch Tracking) pode ser iniciado ao tocar no ecrã LCD, tal como a Deteção de Rostos, ao tocar na face dos motivos.

Quando utilizado com a EOS C70, o Adaptador de Montagem EF-EOS R 0.71x vai também contar com um suporte de objetivas ampliado, com sete novas objetivas EFv, para além das três já suportadasvi supported. O suporte total destas objetivas oferece um conjunto de vantagens, como: correção ótica (correção de aberração e correção de iluminação periférica), íris automática (AE), desempenho de focagem automática (AF) e meta dados da objetiva (correção de distância focal e número T/F). A Canon confirma também que uma atualização futura vai permitir adicionar mais objetivas à lista das suportadas com este Adaptador de Montagem.

Objetivas cinematográficas servo compactas agora compatíveis com a EOS R5

Quem utilizar a Canon EOS R5 em produções de cinema vai agora beneficiar de um suporte melhorado para as objetivas cinematográficas. Ambas as objetivas cinematográficas servo compactas exclusivas da Canon, a CN-E18-80mm e a CN-E70-200mmvii , são agora suportadas através do Adaptador de Montagem de EF para EOS R, permitindo aos utilizadores alcançar um aspeto cinematográfico de elevada qualidade ótica e uma operabilidade otimizada para gravar vídeo com a compacta EOS R5. Esta nova funcionalidade vai oferecer aos utilizadores da EOS R5 controlo sobre as seguintes funções: correção ótica, meta dados da objetiva, suporte de controlo de servo e grip da objetiva, focagem automática, exposição automática e operação da Estabilização de Imagem (IS).

Para mais informação sobre estas recentes atualizações de firmware, por favor visite:

i O lançamento público das atualizações de firmware para a EOS C70 e o Adaptador de Montagem EF-EOS R 0.71x é 30 de junho de 2021; o lançamento público para a EOS C500 Mark II e a C300 Mark III é 30 de julho de 2021; o lançamento público para a CN-E18-80mm e a CN-E70-20mm é o verão de 2021
ii Tanto a câmara como as objetivas vão exigir atualização
iii O XF-AVC não é suportado
iv Apenas Cinema RAW Light, o XF-AVC não é suportado
v As Canon: EF 16-35mm F2.8L II USM, EF 16-35mm F4L IS USM, EF 24-105mm F4L IS USM, EF 70-200mm F2.8L IS II USM, EF 70-200mm F2.8L IS III USM, EF 70-200mm F4L IS USM, EF 70-200mm F4L IS II USM
vi EF 16-35mm F2.8L III USM, EF 24-70mm F2.8L II USM, EF 24-105mm F4L IS II USM
vii Tanto a câmara como as objetivas vão exigir atualização