Akeem Olaosun: como um homem e a sua câmara fizeram sobressair o melhor da Internet

4 mín.
Akeem Olamide Olasun leva vestida uma camisola com um padrão amarelo vibrante e está sentado num sofá com padrão, a segurar uma câmara Canon vintage. Várias outras câmaras e objetivas Canon estão espalhadas por uma mesa de madeira à sua frente.

Em que momento é que o que fazemos se torna no que somos? Como sabemos, por exemplo, quando passámos de "alguém que gosta de tirar fotografias" a "um fotógrafo"? Talvez a história do fotojornalista nigeriano, Akeem Olamide Olaosun, nos ajude a entender.

Durante os últimos vinte e cinco anos, Akeem marcou presença assídua em jogos de futebol. Com a sua DSLR de longa data, uma câmara mais antiga do que alguns dos jogadores em campo, documentou cuidadosamente e com carinho os jogos da Nigeria Premier Football League (NPFL). Semana após semana, ano após ano, enquanto tantos olhos nigerianos estavam colados na modalidade a nível internacional, a objetiva de Akeem estava focada em jogadores locais, muitos dos quais encontraram fama e fortuna na Bundesliga, na Serie A, na Premier League e na La Liga.

Embora a NPFL tenha sido a força vital do futebol nigeriano desde o início dos anos 70 (quando era apenas a Liga Nacional Nigeriana), teve os seus desafios. Ao longo dos anos foi renomeada e reformulada mais do que uma vez, não só para refletir os tempos mas também para atrair novos públicos e reivindicar um lugar no palco mundial do futebol. Assim, as imagens consistentes de "Ola Photo Sports", como Akeem é carinhosamente conhecido, têm sido importantes para manter o desporto e a liga na consciência pública nos bons e maus momentos.

Akeem com uma camisola às riscas vermelhas e brancas, a olhar pelo visor da sua nova câmara Canon. O fundo mostra um azul suave e desfocado, provavelmente um estádio.

Mas este não é apenas o seu trabalho e estas não são só fotografias. E ele também não é simplesmente um fã fervoroso com uma câmara (embora admita livremente que o futebol é a sua vida, por vezes para irritação da sua mulher!). Akeem, sem confusões ou fanfarra, acabou por ocupar um espaço único no fotojornalismo nigeriano que é ambas as coisas e muito mais. O seu trabalho criou discretamente um registo fiel de mais de um quarto de século de história futebolística, com todo o seu drama, triunfos e amargas oportunidades de golo falhadas. Além de ser um cronista apaixonado e paciente, Akeem, sem sequer perceber, tornou-se numa inspiração para aqueles que seguiram os seus passos.

Só depois de um quarto de século a fotografar equipas como Kano Pillars, International Rangers e Enyimba FC e a viajar desde estádios em Lagos para Ibadan, é que alguém finalmente apontou a sua câmara para ele. No início de 2024, um jovem fotógrafo chamado Taofeek Ibrahim Adeshina (também conhecido pelo seu nome online FotoNugget) publicou uma fotografia de si próprio e Akeem sentados lado a lado em todos os seus perfis nas redes sociais. E, embora fosse um momento encantador e sincero a mostrar duas gerações de profissionais de fotografia desportiva no seu habitat natural, houve algo que realmente se destacou para os seus seguidores – a fiel Canon DSLR de Akeem, riscada e desgastada pelo tempo, mas ainda a captar as imagens poderosas que são o seu stock comercial. 

"De alguma forma, sinto que devemos unir-nos e trocar a sua câmara. A lealdade e a dedicação devem ser recompensadas", republicou o fotógrafo David Obi, juntamente com centenas de outras pessoas. E assim, a Internet fez o que faz quando está no seu melhor – partilhou. A manifestação de apreço e admiração por parte de fãs, jogadores e profissionais de futebol de todo o país veio em fases, sendo que a maioria quis contribuir para algum tipo de financiamento coletivo. Então, Taofeek rapidamente criou um e os seus feeds, habitualmente cheios de fotografias e viagens, dedicaram-se a angariar dinheiro para trocar o kit do Akeem e pagar por uma exposição do seu trabalho.

Trata-se de contar histórias, captar emoções e manter os momentos vivos para as gerações futuras."

É claro que não demorou muito para que a campanha chegasse até nós e vimos imediatamente a dedicação de Akeem para com a sua profissão, o desporto amado e a comunidade que inspirou. Assim, quando Peter Saak, vice-presidente das Regiões em Desenvolvimento e Somesh Adukia, diretor executivo da Canon Norte de África e África Central visitaram a Nigéria, encontraram-se com Akeem para honrar a sua contribuição para a indústria e oferecer-lhe uma nova câmara EOS R50.

Com mais de um milhão de visualizações apenas na publicação original nas redes sociais, pode-se afirmar com segurança que esta história de um fotojornalista desportivo veterano, a sua câmara desgastada e a vocação para o futebol nigeriano se tornaram um momento viral genuíno. Mas porquê? E é aqui que vemos essa linha, a que reside entre o que fazemos e quem somos. O que Taofeek reconheceu, nós vimos e o mundo online respondeu, foi um vislumbre de algo raro – uma pessoa que dedica a sua vida a uma vocação apenas por amor. Akeem continuou a aparecer e a levantar a sua câmara durante mais de vinte e cinco anos. E mesmo que ninguém o tivesse visto a ele ou às imagens que captou, continuaria a fazê-lo. É isto que significa ser fotógrafo. E é isto que carateriza o Sr. Akeem Olamide Olaosun.

Relacionado