Artigo

Economia circular, sustentabilidade e oportunidades de negócio

Economia circular, sustentabilidade e oportunidades de negócio

Canon Camera

A economia circular sem compromissos: como a mudança da mentalidade de aquisição poderia poupar dinheiro e ajudar a salvar o planeta.

Metade das emissões totais de gases de efeito de estufa e 90% da perda de biodiversidade resultam da extração de recursos e do processamento de materiais, alimentos e combustíveis. E, no entanto, prevê-se que a utilização global de matérias-primas irá duplicar até 20601. Por conseguinte, é essencial que as empresas adotem práticas que minimizem o desperdício, tanto quanto possível. Para o fazer, uma parte essencial é adotar a economia circular.

De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, uma economia circular é "baseada nos princípios de eliminação de desperdício e poluição, manutenção de produtos e materiais em utilização e regeneração de sistemas naturais".

As empresas estão no centro da transição de uma economia linear para uma economia circular. Ao incorporar princípios de circularidade no âmago da tomada de decisões empresariais como, por exemplo, através da adoção de princípios de aquisição sustentáveis, as organizações podem poupar custos e honrar os compromissos de responsabilidade social.

Refabricado: o novo "novo"

Ter as melhores intenções em relação à reutilização e reciclagem é ótimo, mas as boas práticas aceites no local de trabalho podem prejudicar a adoção das políticas de sustentabilidade que serão a base para uma mudança de comportamento genuína. Num recente seminário na Suécia sobre aquisição e sustentabilidade, ficou claro que os produtos que utilizaram peças recicladas são muitas vezes desqualificados por não cumprirem os requisitos de "novo de fábrica"2.

Estas regras de "novo de fábrica" podem fazer com que as equipas de aquisição ignorem a opção de atualizar ou reparar os equipamentos existentes, resultando num desperdício excessivo e em custos desnecessários. Muitas vezes, estas equipas não refletem sobre como prolongar a vida útil do seu equipamento de escritório ou como eliminar o equipamento adequadamente, pelos mesmos motivos.

As empresas têm de compreender que "não novo" não significa necessariamente "comprometido". Embora seja importante obter a tecnologia mais adequada para qualquer empresa, a melhor solução nem sempre é a tecnologia mais recente. A chave é granularidade. Ter um conhecimento abrangente das necessidades específicas da força de trabalho irá dar uma melhor ideia dos equipamentos de TI de que necessita. Para alguns, a máxima velocidade e versatilidade serão imperativas; para outros, um equipamento que faça o trabalho de forma segura e fiável e que se adapte perfeitamente ao seu fluxo de trabalho é o que é necessário para ser produtivo.

Compreender os equipamentos refabricados

Esta é a vantagem dos equipamentos refabricados. Ao contrário dos produtos renovados ou em segunda mão, o processo de desmontagem, reconstrução com uma mistura de peças antigas limpas e peças novas e testes rigorosos significa que os equipamentos têm um aspeto totalmente novos. Até o contador é definido para zero. Por conseguinte, há uma poupança de custos considerável em comparação com os equipamentos "novos", tanto em termos práticos como ambientais. E, acima de tudo, para as empresas, não há compromisso entre o desempenho do produto e as credenciais de sustentabilidade.

A gama imageRUNNER ADVANCE EQ80 da Canon coloca estes princípios em ação ao selecionar os modelos mais vendidos dos últimos anos e ao reconstruí-los de forma abrangente, aplicando conhecimentos de fabrico de longa data para produzir equipamentos multifuncionais económicos e de alta qualidade.

Cada produto da gama EQ80 é construído com 80% ou mais de peças e componentes já existentes, contribuindo para a economia circular e reduzindo até 80% das emissões de CO2 associadas ao fabrico. E, tal como todo o nosso portefólio de equipamentos Canon, a EQ80 inclui várias opções e funcionalidades, desde a impressão monocromática ou a cores em A3, velocidades de impressão rápidas de 25 a 75 ppm e uma redução na utilização de matérias-primas de até 80%.

Todos estes equipamentos são vendidos como novos, com uma garantia nova e um número de série novo. Como resultado, não têm de ficar de fora da rede de impressoras de uma empresa: o firmware mais recente e robustas funcionalidades de segurança padrão significam que funcionam como parte intrínseca de uma frota de impressoras, garantindo que qualquer necessidade comercial pode ser atendida de uma forma eficiente e económica.

Ter uma visão mais global

A nossa filosofia empresarial "Kyosei" (viver e trabalhar em conjunto para o bem comum) significa que os princípios da sustentabilidade e responsabilidade foram integrados nos nossos valores desde o primeiro dia. Desde que começámos o refabrico há mais de 20 anos, aplicámos consistentemente a nossa inovação técnica e a melhoria contínua às nossas gamas e somos agora o único OEM a oferecer equipamentos refabricados. Isto também significa que nos antecipámos à legislação recente para a nossa gama imageRUNNER ADVANCE EQ80: a UE expandiu recentemente as regras do "direito de reparação" a eletrodomésticos como máquinas de lavar louça e frigoríficos. A partir de 2021, os fabricantes terão de fornecer peças sobresselentes para até 10 anos, para que os eletrodomésticos possam ser reparados e não substituídos.

Países de toda a UE procuram consagrar a economia circular em lei de outras formas. No que diz respeito ao fornecimento e à compra de muitos produtos, desde peças para automóveis a tecnologia de consumo, têm de ser consideradas facetas como a reciclagem, a utilização de materiais reciclados, o refabrico e a reparação. Com efeito, desde 2009, a UE tem trabalhado no sentido de estabelecer um quadro para a definição de requisitos de ecodesign para produtos relacionados com a energia, de modo a melhorar o seu desempenho ambiental.3

E existem outras vantagens na adoção de equipamentos refabricados como parte de uma estratégia de aquisição mais sustentável, uma vez que tanto os clientes como os colaboradores são atraídos para empresas com melhores credenciais de sustentabilidade.

Garantir que a circularidade é integrada nas práticas de aquisição não é apenas uma boa ideia – é essencial para o futuro sucesso empresarial e para a saúde futura do planeta. E, quando adotada com cuidado, significa tudo menos compromisso.

Produtos e soluções relacionados

Explorar mais

  • Artigo

    Refabricado vs. renovado: qual deve escolher?

    Uma diferença com uma distinção: renovado vs. refabricado. Criar um ambiente de TI sustentável.

  • ARTIGO

    Três motivos pelos quais a sua empresa deve preocupar-se com a sustentabilidade

    Ser sustentável é mais do que um gesto ambiental – a longo prazo, faz sentido do ponto de vista económico.

  • ARTIGO

    Futuro sustentável

    Saiba mais sobre a estratégia de sustentabilidade da Canon, os objetivos de melhoria e a gestão de certificação e conformidade relacionadas com a sustentabilidade.

  • Não tem a certeza de quais os produtos necessários para a sua empresa?

    1. OCDE, Global Material Resources Outlook
    2. https://miljo-utveckling.se/canons-hallbarhetschef-dubbelmoral-vid-upphandling/
    3. https://www.eurovaprint.eu/fileadmin/eurovaprint_files/Member_Only/VA_Revision/Joint_VA_2020/VA_on_Imaging_Equipment_Consolidated_FINAL_Clean_07.10.2020.pdf