ARTIGO

Chegou o momento de aperfeiçoar a sua estratégia de transformação digital

Com a necessidade de uma configuração de trabalho remoto em rápida evolução, chegou o momento de aperfeiçoar os seus processos para proteger a sua empresa para o futuro.

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A jornada da transformação digital: um guia para o sucesso

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The digital transformation journey

Devido à agitação global que ninguém poderia ter previsto, muitas empresas foram forçadas a encontrar soluções rápidas de trabalho remoto. A sua capacidade de "fazer acontecer" dependerá do ponto em que se encontrava na sua jornada de transformação digital no momento em que isto aconteceu. Mas, independentemente de estar ou não bem estabelecido, o trabalho remoto vai ser uma realidade a longo prazo para todos nós. À medida que as restrições governamentais em todo o mundo começam a mudar, a necessidade de encontrar flexibilidade nas suas práticas de trabalho torna-se cada vez mais essencial, pelo que tem de se certificar de que a sua infraestrutura vai ser capaz de satisfazer estas necessidades a longo prazo.

Entre estas, é necessário ter em conta não só a tecnologia que está a utilizar, mas também a forma como essa tecnologia pode ter um impacto positivo no funcionamento da sua empresa e o modo como os seus colaboradores e clientes interagem com ela. O ideal é criar um fluxo de processos cada vez mais eficientes e produtivos que sirva de base a um crescimento contínuo através de formas de trabalho mais flexíveis.

Otimize os seus processos para alcançar continuamente o êxito empresarial

Então, por onde começar? Planear e atribuir prioridades. Lembre-se de que a transformação digital é uma viagem e não um destino. É impossível ter o tempo ou os recursos para tentar transformar toda a sua empresa de uma só vez, nem essa seria uma opção viável. Muito provavelmente, o seu plano de emergência para o trabalho remoto concentrava-se em comunicações simples, colaborações e acesso a documentos. Tem agora de se concentrar nos processos mais essenciais para a sua empresa, como os recursos humanos, financeiros e jurídicos, por exemplo.

Na sua estrutura remota, de que forma está atualmente a lidar com tarefas como a integração de novos funcionários ou clientes, a revisão de contratos ou o processamento de pagamentos? A sua equipa tem acesso a que dispositivos para ativar estes processos? Independentemente do local onde estiver a trabalhar, a sua mão-de-obra tem de ser capaz de gerir a digitalização e o carregamento de documentos para a cloud, bem como a aprovação e o processamento de documentos críticos, como faturas, contratos, etc. Desta forma, é necessário analisar os seus fluxos de trabalho e a tecnologia que está a fornecer para permitir esses fluxos de trabalho. Onde pode digitalizar ou automatizar esses processos, parcial ou integralmente, de forma a tornar a gestão remota mais fácil? Onde pode reduzir a administração manual e libertar tempo para tarefas mais gratificantes e de maior valor? Consegue agilizar os sistemas atuais? Consegue ativar protocolos digitais, que lhe permitam fortalecer a segurança das informações da sua empresa e dar à sua equipa uma maior visibilidade dos dados que possui, mantendo assim o cumprimento da conformidade?

Aqui há muito a ponderar, mas se pensar nisto do ponto de vista da experiência dos seus clientes e colaborares em cada um dos pontos de contacto, deverá conseguir projetar algo que funcione à primeira tentativa. É simples: as otimizações dos processos empresariais e da experiência do cliente têm de avançar lado a lado. Precisa de processos intuitivos e adaptáveis para manter um fluxo suave da informação e a sua mão-de-obra feliz e produtiva. Vai querer facilitar o trabalho da sua equipa e fazê-lo da forma mais eficaz e eficiente possível. E isto significa reduzir a possibilidade de erros humanos e permitir uma maior concentração no apoio ao cliente.

Aproveitar os seus dados: a chave para permitir o crescimento empresarial

Os benefícios de otimizar os seus processos não terminam apenas com a produtividade e a eficiência. Assim que estiver realmente familiarizado com a gestão de informações essenciais para a sua empresa, deixará de se concentrar nos documentos: estará a desbloquear as oportunidades dos dados. A introdução de ferramentas digitais baseadas na cloud significa que os dados não só podem ser armazenados, como também aproveitados para se obter informações sobre a empresa.

Ao ter disponíveis informações e análises mais detalhadas sobre a sua empresa, tem a capacidade permanente de melhorar as suas formas de trabalhar, bem como de tomar decisões informadas acerca da sua direção estratégica. Pode começar a gerar conhecimento ainda mais profundo acerca dos clientes e conseguir personalizar a sua configuração de acordo com as necessidades destes. Isso representa uma melhoria no desempenho geral da sua empresa, mas também significa que agora tem a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para se adaptar rapidamente a qualquer desafio que o futuro possa trazer.

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