FOTOGRAFIA DE NATUREZA

Deixe-se envolver pela natureza com a Canon PowerShot ZOOM

Compacta, poderosa e fácil de utilizar. Descubra a razão pela qual esta câmara portátil é ideal para os fotógrafos de vida selvagem que não querem perder qualquer pitada.
Canon Camera
Qualquer amante da vida selvagem sabe a importância da distância. Demasiado longe e é possível que se perca a ação. Demasiado perto e o risco de se assustar um animal aumenta. Mas, a não ser que seja um profissional com uma teleobjetiva robusta, terá dificuldade em conseguir captar muitas das paisagens deslumbrantes. É aqui que a Canon PowerShot ZOOM vinca a sua utilidade. Esta câmara monocular tem tudo aquilo de que precisa: é silenciosa e discreta, conta com uma extraordinária capacidade de zoom, permite-lhe ver mais e fotografar ou filmar a vida selvagem. Suficientemente pequena para segurar com uma mão e totalmente automática, a PowerShot ZOOM encarrega-se totalmente da fotografia e permite-lhe saborear a experiência.

O jovem conservacionista, blogger e fotojornalista Tolga Aktas testou a Canon PowerShot ZOOM perto do Rio Severn, na sua área de residência de Gloucestershire, no Reino Unido. Natural do sul de Londres e agora estudante de Mestrado em Ecologia Aplicada na Universidade de Gloucestershire, Tolga, de 28 anos, realizou projetos de investigação com grupos de conservação, incluindo a Wildlife ACT e a The Mammal Society. É através da escrita e da fotografia no seu blogue "Ways of the Natural World" que Tolga partilha a sua paixão pela natureza com o mundo. "A natureza inspira-me de formas que nem eu consigo descrever", afirma. "Estamos intimamente ligados à natureza e isso é algo que, por vezes, esquecemos."

Dica essencial para fotografar a vida selvagem: transportar poucos materiais

Um homem à beira de um canal com uma Canon PowerShot ZOOM.

Leve e compacta, a PowerShot ZOOM pode ser segurada com uma mão ou pendurada através da correia de pulso. Isto torna-a extremamente rápida de utilizar e permite deslocar-se com o mínimo de material possível.

Uma mosca-das-flores pousada numa Canon PowerShot ZOOM que se encontrava no tronco de uma árvore.

A Canon PowerShot ZOOM é totalmente automática, por isso, quando encontra algo simplesmente mágico, só tem de apontar e fotografar. "Adoro captar memórias quando estou a passear com a minha câmara", afirma Tolga. "Especialmente quando tenho a sorte de encontrar um animal selvagem ou quando estou rodeado por paisagens naturais de cortar a respiração."

Em deslocações, Tolga prefere levar o mínimo de material possível. "Prefiro levar comigo um kit minimalista que me permita concentrar naquilo que me rodeia e não no que está na minha mala", afirma. Os seus objetos essenciais são calçado resistente, impermeável, caderno e caneta, mistura de cereais, água, café e um alicate multifunções. Como é óbvio, também costuma levar consigo os binóculos e o seu equipamento fotográfico.

Ao explorar os canais, campos e reservas naturais de Gloucestershire com a Canon PowerShot ZOOM, Tolga consegue reduzir a quantidade de materiais a transportar graças à flexibilidade do equipamento. "A PowerShot ZOOM servia tanto de câmara como de binóculos, o que me poupava imediatamente muito peso."

Depois de carregada através de um cabo USB, a PowerShot ZOOM consegue captar e armazenar até 150 fotografias ou 60 minutos de vídeo (captado em períodos de 10 minutos) antes de voltar a ser recarregada. Pode captar e armazenar mais imagens se utilizar um cartão microSD, microSDHC ou microSDXCon.

Também pode carregar a sua PowerShot ZOOM com uma powerbank e em movimento durante uma viagem de automóvel através do cabo USB*. Pode transferir as imagens para o seu smartphone utilizando a aplicação Camera Connect da Canon.

Encontros conscientes com animais selvagens

Um homem a caminhar entre as árvores em relva alta e a segurar uma PowerShot ZOOM numa mão.

Na sua atividade de conservação, Tolga aprendeu que é importante absorver o ambiente em vez de apressar o momento e de fotografar tudo aquilo que vemos diante de nós. "Nunca se sabe quando podemos voltar a um local, por isso, devemos sempre aproveitar e desfrutar do momento", afirma.

Uma fotografia de grande plano de uma pata-real.

Tolga encontrou esta pata-real a descansar perto de um canal. "Os patos são uma das muitas espécies de aves aquáticas que visitam ou habitam a área durante todo o ano", afirma. Graças à estabilização interna da imagem, a Canon PowerShot ZOOM produz imagens nítidas quando fotografa em movimento, envolvendo-o no momento. Tirada com uma Canon PowerShot ZOOM a 800 mm, 1/500 seg., f/6.3 e ISO 100. © Tolga Aktas

Para Tolga, observar a vida selvagem significa abrandar e ser consciente. "Na minha opinião, é importante passar a maior parte do tempo a apenas observar a natureza à nossa volta", explica Tolga, "ouvir os sons, cheirar os diferentes odores do ambiente ou tocar em diferentes estruturas biológicas, cada uma com uma sensação única."

Isto foi especialmente verdade numa viagem à África do Sul em 2018 para pesquisar espécies em vias de extinção. "Estava tão entusiasmado por estar ali que estava a fotografar literalmente tudo! E, com isso, podemos estar a perder muitos outros momentos bonitos", diz.

Quando voltou à África do Sul no ano a seguir para um projeto relacionado com a preservação de cães selvagens e leões, Tolga esteve bem mais presente. "Não transportava demasiado equipamento e consegui ligar-me à natureza e testemunhar toda a beleza que a África do Sul tinha para me oferecer."

A PowerShot ZOOM é fácil de utilizar e permite uma experiência mais envolvente durante a observação da vida selvagem.

Observe de longe

Nenúfares a flutuar na superfície de um lago.

A PowerShot ZOOM permite-lhe focar pequenos detalhes sem a necessidade de se aproximar, o que se revela ideal para fotografar a nervosa e imprevisível vida selvagem. Tirada com uma Canon PowerShot ZOOM a 100 mm, 1/640 seg., f/5.6 e ISO 100. © Tolga Aktas

Uma libélula verde a repousar num ramo, num lago coberto de nenúfares.

Esta libélula na água foi fotografada com um zoom de 400 mm, mas a PowerShot ZOOM consegue aproximar-se ainda mais. Tirada com uma Canon PowerShot ZOOM a 400 mm, 1/500 seg., f/6.3 e ISO 125. © Tolga Aktas

Seja num local remoto ou na sua área local, Tolga trata os animais selvagens com o mesmo grau de dignidade. Isto significa evitar sons ou movimentos repentinos que os possam assustar, nunca perturbar os seus habitats e dar-lhes sempre espaço. "Nunca existe a necessidade de tocar nos animais ou de ter um impacto negativo na segurança de uma espécie apenas para o nosso próprio benefício", afirma. "O melhor é mesmo admirar as coisas à distância em vez de nos aproximarmos em demasia."
Uma fotografia de grande plano de uma libélula verde com as asas erguidas a repousar sobre um ramo num lago.

Na sua capacidade máxima de zoom, a PowerShot ZOOM consegue fotografar a 800 mm, captando esta libélula de forma nítida e detalhada em comparação com a imagem a 100 mm. Tirada com uma Canon PowerShot ZOOM a 800 mm, 1/500 seg., f/6.3 e ISO 160. © Tolga Aktas

Um homem a segurar uma Canon PowerShot ZOOM numa mão.

A PowerShot ZOOM inclui correção de dioptrias para o visor, o qual se ajusta aos seus olhos, sendo que o kit compacto pode ser utilizado com a mão ou com os olhos, tornando-o acessível a mais pessoas.

Tolga ficou impressionado com o facto de a Canon PowerShot ZOOM, apesar do seu tamanho compacto, possuir poderosas capacidades de zoom equivalentes a uma teleobjetiva de 400 mm, com a opção de utilizar zoom digital até 800 mm. "Sentia-a leve e pronta a utilizar imediatamente após ligá-la, sem que tal perturbasse a vida selvagem. Além disso, com a possibilidade de efetuar zoom entre 100 mm, 400 mm e 800 mm à distância de um botão, a liberdade que a PowerShot ZOOM concede é inacreditável!"

Capte todos os detalhes

Um grande plano de duas gaivotas num telhado.

Tal como afirma Tolga, "Tudo aquilo que nos rodeia no mundo da natureza tem tanto direito de estar aqui como nós." Se o seu motivo estiver longe do seu alcance, quer este esteja numa árvore ou num telhado, pode continuar a captar imagens detalhadas graças às capacidades de zoom desta máquina compacta. Tirada com uma Canon PowerShot ZOOM a 800 mm, 1/640 seg., f/6.3 e ISO 100. © Tolga Aktas

O tamanho portátil e a funcionalidade intuitiva da PowerShot ZOOM têm um grande potencial no que diz respeito a visualizar e captar imagens graças ao visor eletrónico que se equipara às câmaras mirrorless da Canon. Isso significa que Tolga conseguiria captar imagens de alta resolução de animais bem lá no alto ou de padrões de árvores complexos. "Se eu quiser captar uma gaivota num telhado com zoom de 400 ou 800 mm, não tenho qualquer problema. Ou se quiser captar os detalhes de uma pinha num pinheiro, esta pequena câmara não me vai deixar ficar mal", afirma. "O que mais gostei foi da estabilização de imagem ótica, que me permitiu captar fotografias e vídeos extremamente nítidos. Normalmente tremo muito das mãos. Por isso, fiquei contente por saber que a Canon pensou nestas situações."

Aproveite o momento

Um homem sentado ao ar livre a ver fotografias da vida selvagem no seu telemóvel e a segurar uma Canon PowerShot ZOOM

Ligar o seu smartphone à aplicação Camera Connect da Canon permite-lhe ver, transferir e partilhar as suas fotografias mesmo sem estar em casa.

Um homem na floresta a colocar uma Canon PowerShot ZOOM no bolso da camisa.

A compacta Canon PowerShot ZOOM é ideal para captar a vida selvagem durante um passeio, cabendo facilmente numa mala ou até mesmo num bolso.

É possível transportar a Canon PowerShot ZOOM em forma de monóculo e manter as mãos livres graças à sua prática correia de pulso. Com apenas 145 g de peso, a PowerShot ZOOM é mais leve do que muitos smartphones. Concebida para uma utilização fácil, a PowerShot ZOOM é totalmente automática e conta com acompanhamento de focagem automática que ajuda a tirar fotografias nítidas e claras mesmo dos animais mais irrequietos.

Ao contrário de um smartphone, a Canon PowerShot ZOOM não tem quaisquer aplicações capazes de roubar o momento. No entanto, se optar por levar o seu telemóvel consigo, pode utilizar a visualização direta na aplicação Camera Connect da Canon para partilhar a sua experiência com outro observador, enquanto que a pessoa que utiliza a câmara vê tudo através do visor.

Também pode ver as suas imagens no visor eletrónico da PowerShot ZOOM e, graças à conetividade Bluetooth e Wi-Fi incorporada, quando tudo estiver pronto pode partilhar esses momentos com o mundo através das redes sociais num instante.

Algo para todos

Um homem numa caminhada a olhar através da Canon PowerShot ZOOM.

Tolga gostou de levar consigo a PowerShot ZOOM durante a sua caminhada pela natureza, uma vez que acrescentou algo à sua experiência e permitiu vê-la em grande plano sem assustar os animais. "Pode simplesmente ligá-la e desfrutar do que esta oferece, captando os momentos que mais significam para si", afirma.

Não precisa de ser um conservacionista profissional ou um fotógrafo experiente para encontrar utilidade na Canon PowerShot ZOOM. "Na minha perspetiva enquanto amante da natureza e observador de aves, esta é uma excelente ferramenta para melhorar a sua experiência, juntamente com qualquer outro equipamento que normalmente leva consigo", afirma Tolga. "Mas não se trata, de todo, de algo exclusivo. Trata-se de um equipamento versátil que eu recomendaria a qualquer pessoa que adore o ar livre."


Escrito por Rachel Segal Hamilton


*Pode ser carregada/alimentada com USB Tipo C. Sem carregador fornecido com a câmara. O requisito mínimo de carregamento é uma fonte de alimentação compatível com USB PD que fornece um mínimo de 5 V, 1,5 A com uma saída USB Tipo C e utilizando o cabo USB Tipo C para Tipo C fornecido.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma jovem com um gorro sentada com os seus pais na floresta, estando os três a olhar para alguma coisa fora do enquadramento, enquanto o pai usa a Canon PowerShot ZOOM.

    CÂMARAS PORTÁTEIS

    Ver mais: PowerShot ZOOM

    Descubra por que razão esta câmara compacta de bolso é ideal para aventuras em família.

  • Um leopardo a descansar à sombra.

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    De vencedores de prémios a profissionais

    Dois vencedores do prémio Jovem Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano falam sobre o que o sucesso inicial significou para eles.

  • Gotas de água que captam a luz numa teia de aranha.

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Natureza a preto e branco

    Crie deslumbrantes imagens da natureza a preto e branco com a PowerShot G7 X Mark III.

  • FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Coração selvagem

    Cinco motivos pelos quais a PowerShot SX740 HS é perfeita para fotografia de vida selvagem.