CÂMARAS PORTÁTEIS

Veja o mundo de perto com a Canon PowerShot ZOOM

Pequena, leve e com um zoom potente, descubra como esta câmara de tamanho de bolso o pode ajudar a ver mais longe.
Canon Camera
Os amantes da natureza, turistas e fãs de desporto podem transportar-se para o centro da ação com a nova Canon PowerShot ZOOM. Oferecendo um zoom ótico equivalente a 100 mm, 400 mm e um zoom digital até 800 mm, esta pequena câmara compacta em forma de monóculo permite captar motivos a uma distância significativa. Tudo isto enquanto permanece no momento.

A Canon PowerShot ZOOM é uma câmara fantástica fácil de utilizar para os que procuram características de zoom de longo alcance não disponíveis nos seus smartphones e dispositivos móveis. É ideal para fotógrafos amadores e famílias. Katy Stern, a bloguer por detrás do website sobre viagens em família "Otis and Us", onde publica as suas aventuras ao ar livre, testou a Canon PowerShot ZOOM numa caminhada pela floresta com o seu marido e os seus três filhos. Aqui partilha a sua opinião sobre o novo kit.
Uma família de dois adultos e três crianças a dar as mãos enquanto caminham pela floresta num dia de outono.

Katy e o seu marido passam tanto tempo quanto possível em aventuras em família. A leve e compacta Canon PowerShot ZOOM permitiu-lhes aproximarem-se da natureza mais do que nunca, enquanto gravavam as suas experiências.

Pronta a utilizar sempre que precisar

Uma pessoa a segurar a câmara Canon PowerShot ZOOM.

A Canon PowerShot ZOOM tipo monóculo é uma câmara superzoom compacta capaz de tirar fotografias de alta qualidade e gravar vídeos em Full HD, sendo ideal para famílias que desfrutam de atividades no exterior.

Mulher a colocar uma câmara PowerShot ZOOM no bolso do seu casaco de pele.

O design elegante e compacto da Canon PowerShot ZOOM significa que é suficientemente pequena para levar no bolso.

Com apenas 145 g, esta câmara de tamanho de bolso não atrapalha, sendo ideal para levar consigo nos dias em que precisa de um zoom versátil adicional à câmara do seu smartphone. "Adoro o facto de ser tão pequena e compacta", afirma Katy. "É tão fácil de transportar e está pronta a ser utilizada sempre que precisar. Sair de casa com crianças é difícil porque é preciso levar sempre muita coisa, como malas, casacos, comida, água e, por vezes, não existe espaço para uma câmara e objetivas grandes. Esta é a solução perfeita."

Para uma utilização fácil, a Canon PowerShot ZOOM foi concebida com carregamento flexível em mente. Pode carregar a unidade em casa através de um conetor USB-C utilizando um carregador compatível, ou através de um carregador portátil compatível se estiver fora.1 Assim que estiver carregada, é capaz de captar cerca de 150 fotografias ou de gravar até 60 minutos de vídeo no total (10 minutos de cada vez).2

É fácil de utilizar a qualquer altura

Uma borboleta pousada num tronco, escondida atrás de relva alta.

A Canon PowerShot ZOOM é ideal para fotografar a vida selvagem sem assustar o motivo3.

Uma mulher com um casaco de pele a olhar pelo visor da câmara Canon PowerShot ZOOM.

A Canon PowerShot ZOOM foi concebida para ser utilizada com uma mão, tornando-a uma opção simples para principiantes.

Devido ao seu design de utilização com uma só mão, Katy considera a câmara simples e fácil de utilizar. "É uma câmara para principiantes excelente porque não tem muitos botões ou instruções complicadas. É só fotografar e já está", afirma.

O visor eletrónico (EVF) tem as mesmas especificações de uma câmara mirrorless, como a Canon EOS M50 (2,36 milhões de pontos e uma taxa de atualização de 60 fps). Assim, basta apontar para o motivo, compor a cena, aumentar o zoom à distância pretendida e fotografar. Isto torna a PowerShot ZOOM ideal para fotógrafos de todas as idades e capacidades. "A nossa filha mais velha tem-nos perguntado se pode ter uma câmara como esta para o seu aniversário," diz Katy. "Desenvolveu um verdadeiro interesse pela fotografia, algo que quero encorajar."

Nas profundezas da floresta, rica com cores de outono, Katy descobriu que o sensor de 1/3" da câmara, com uma resolução de 12 MP, lhe permitiu, juntamente com as suas filhas, captar vida selvagem em movimento rápido, fotografando até 10 fotogramas por segundo. "Não sou, de forma alguma, uma fotógrafa profissional", admite. "No entanto, adoro tirar fotografias e foi por essa razão que comecei o meu blogue. Adoro tirar fotografias das crianças e da nossa vida ao ar livre, e espero que com o passar do tempo consiga melhorar. Esta câmara é excelente para todos os níveis de capacidade, por isso, espero conseguir concretizar esse objetivo".

Consegue captar os detalhes à distância

Um chapim-azul pousado num ramo, escondido atrás das folhas.

As capacidades de AF da Canon PowerShot ZOOM permitem localizar pássaros na floresta mais facilmente. As fotografias resultantes ficaram claras e nítidas.

Um rapaz a olhar pelo visor da câmara Canon PowerShot ZOOM.

O design simples significa que a Canon PowerShot ZOOM é incrivelmente fácil de utilizar.

Embora esta câmara compacta seja tão leve e portátil como um smartphone, as semelhanças entre os dois acabam aí. "Esta câmara é tão fácil de transportar como um smartphone, mas com a vantagem adicional de um zoom verdadeiramente impressionante", afirma Katy. Normalmente, as câmaras de smartphones têm um zoom ótico limitado, o que significa que não possuem um alcance de distância focal longo com uma estabilização de imagem eficaz. A Canon PowerShot ZOOM inclui o equivalente a uma teleobjetiva de 400 mm na sua forma compacta, com a opção de utilizar o zoom digital de até 800 mm, o que o aproxima ainda mais do que o valor possível com um smatphone normal.

A amplitude resultante ajudará os entusiastas da natureza, os turistas e os fãs de desporto a aproximarem-se daqueles momentos especiais que acontecem à distância, tais como os pássaros irrequietos no jardim, os leões a relaxar nas árvores no Serengeti, os detalhes complexos de monumentos icónicos ou a expressão triunfante de um atleta que atinge o seu objetivo.

Uma amplitude impressionante requer uma estabilização de imagem igualmente impressionante, e o estabilizador ótico de imagem da Canon PowerShot ZOOM é capaz de manter as imagens estáveis e os motivos nítidos, mesmo em distâncias focais mais longas. "As fotografias e os vídeos da nossa aventura na floresta ficaram incríveis e bastante nítidos", afirma a Katy, que se encontra regularmente rodeada pela natureza. "Foi excelente tirar fotografias tão nítidas da vida selvagem e das crianças".

Capte fotografias e vídeos com um toque num botão

Uma jovem com um gorro a olhar pelo visor da câmara Canon PowerShot ZOOM.

A simplicidade da Canon PowerShot ZOOM significa que pode enquadrar e tirar a sua fotografia em segundos.

Enquanto caminhava pela florestas, Katy e a sua família observaram uma variedade de vida selvagem para captar, alternando frequentemente entre fotografias de 12 MP e filmagens em Full HD. "Por vezes, sinto que os smartphones nos distraem ao ponto de perdermos os momentos da vida", afirma Katy. "A Canon PowerShot ZOOM é um equipamento extremamente simples e sem distrações que melhora a experiência de estar na natureza. O zoom aproxima-o o suficiente para que possa estar tão presente no momento quanto possível".

A focagem automática (AF) da câmara é ótima para focar rapidamente os motivos principais em boas condições de iluminação. Que outras caraterísticas consideraram mais úteis? "A AF de reconhecimento facial foi uma surpresa inesperada", diz Katy. "Conseguia seguir as crianças enquanto corriam por entre as árvores, com a mesma facilidade que conseguia captar um coelho aos pulos entre os arbustos à distância."

Trabalha na perfeição com o seu smartphone

Uma mulher a segurar a Canon PowerShot ZOOM e a estabelecer ligação sem fios ao seu smartphone.

Com o Wi-Fi incorporado da Canon PowerShot ZOOM, Katy conseguiu ligar a sua câmara à aplicação gratuita Camera Connect da Canon no smartphone, o que lhe permitiu reenquadrar as fotografias no seu telemóvel e até fotografar remotamente.

Tal como conseguiu trazer a natureza para a palma da sua mão, através do EVF da câmara, Katy descobriu que a câmara também era capaz de partilhar a visualização direta com o seu smartphone através do Wi-Fi incorporado e da conetividade a aplicações da Canon PowerShot ZOOM utilizando a aplicação gratuita Camera Connect da Canon. Isto permitiu a toda a família ver a fotografia, envolver-se no enquadramento ou até acionar o obturador remotamente.2

"Foi bastante simples estabelecer ligação à aplicação. Nem precisámos de esperar até chegarmos a casa", afirma Katy. "Todos adorámos a caraterística de visualização direta. A opção de tirar fotografias de forma remota juntou toda a família. Todos pudemos aproveitar o momento e ver o que se estava a passar no ecrã à medida que ia acontecendo. Foi perfeito para quando as crianças não conseguiam ver aquilo para que eu estava a olhar. Podia mostra-lhes aquilo que tinha encontrado escondido nas árvores, utilizando apenas a visualização direta na aplicação Camera Connect da Canon no meu telemóvel. Foi fantástico."

Além de guardar fotografias e vídeos num cartão microSD que pode inserir na Canon PowerShot ZOOM 4, também pode tirar partido da conetividade da câmara para guardar conteúdo através de uma ligação sem fios ao seu smartphone. Depois, poderá partilhar o resultado com os seus amigos ou seguidores nas redes sociais.

Escrito por Natalie Denton
  1. Sem carregador fornecido com a câmara. O requisito mínimo de carregamento é uma fonte de alimentação compatível com USB PD que fornece um mínimo de 5 V, 1,5 A com uma saída USB Tipo C e utilizando o cabo USB Tipo C para Tipo C fornecido. Ao gravar videos ou tirar fotografias, a alimentação é apenas fornecida à câmara sem carregar a bateria interna. O tempo de carregamento com a Canon PD-E1 é de aprox. 1 hora e 50 minutos.
  2. Tempo máximo de gravação de 9 min. e 59 seg. de uma só vez. Não é possível gravar videos durante a ligação Wi-Fi.
  3. Todas as imagens de exemplo neste artigo foram criadas utilizando um modelo de pré-produção.
  4. Não é fornecido um cartão de memória com a câmara.

Artigos relacionados

  • AR LIVRE

    Como o conhecido Munro Moonwalker fotografa perspetivas de montanhas

    De macros coloridas a cumes de montanhas enevoados, eis a forma como Alan Rowan utiliza a Canon PowerShot SX740 HS para conseguir a fotografia de natureza perfeita.

  • FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Fotografia de vida selvagem urbana

    Christine Sonvilla e Marc Graf revelam as suas melhores sugestões e técnicas para fotografar a vida selvagem à porta de casa.

  • FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Coração selvagem

    Cinco motivos pelos quais a PowerShot SX740 HS é perfeita para fotografia de vida selvagem.

  • FOTOGRAFIA DE FAMÍLIA

    Como conseguir fotografias de família perfeitas com a EOS 250D

    Descubra como utilizar a Canon EOS 250D para tirar fotografias de família com melhor composição, exposição perfeita e até um estilo pessoal.