FOTOGRAFIA DE DESPORTO

Apontar, disparar e marcar: captar momentos de glória com uma câmara compacta

A fotógrafa de desporto profissional Molly Darlington partilha as suas melhores sugestões para captar momentos desportivos amadores com uma configuração de apontar e disparar.
Canon Camera
Captar a ação de espírito livre de um jogo de futebol infantil requer reflexos rápidos e um zoom ainda melhor, o que a Embaixadora da Canon e fotógrafa profissional de desporto Molly Darlington sabe muito bem. A Molly começou a fotografar desportos em 2015, quando ainda estava na faculdade. Posteriormente, acabada de sair da faculdade, passou a fotografar futebol da Premier League e do EFL Championship.

O seu passado intimamente ligado ao desporto fez com que soubesse perfeitamente quais os momentos a captar num jogo de futebol. Equipada com a Canon PowerShot SX740 HS de tamanho de bolso, que inclui um potente zoom ótico de 40x no seu corpo compacto, juntamente com a câmara Canon PowerShot ZOOM em forma de monóculo, canalizou as suas competências profissionais de narrativa para o campo a um nível amador. Estas duas câmaras fáceis de utilizar também são ideais para captar atividades em família ao ar livre ou encontros com a vida selvagem e aproximam-no da ação.

Ao explicar o que normalmente tenta criar nas suas imagens, a Molly diz: "Espero contar a história do jogo, o que aconteceu ao longo do mesmo e mostrar os pontos altos e baixos, para que quando alguém vê essa imagem se consiga lembrar exatamente do momento em que ocorreu.

"Procuro sempre captar momentos memoráveis no desporto. Normalmente, num jogo de futebol, tento captar os golos, as celebrações e os momentos importantes, como quando é mostrado um cartão vermelho. Também procuro incorporar emoção nas minhas imagens – quer seja entusiasmo, frustração ou desalento – dos jogadores ou dos adeptos."

Aqui, Molly explica como pode fazer o mesmo com uma configuração simples e compacta.

1. Capte uma sequência de imagens

Um grupo de rapazes a jogar futebol, quatro com um equipamento verde, um com a perna erguida no ar para chutar a bola e um jogador com um equipamento azul.

"Um jogo amigável entre duas equipas locais sub-12 num centro de futebol comunitário foi um local excelente para testar este kit, oferecendo aos pais a oportunidade de captar a ação enquanto assistem ao jogo." Tirada com uma Canon PowerShot SX740 HS a 461 mm, 1/1300 seg., f/5.6 e ISO 800.

Uma Canon PowerShot SX740 HS e uma Canon PowerShot ZOOM pousadas na relva de um campo de futebol, dentro das linhas brancas que foram pintadas.

A Canon PowerShot SX740 HS e a Canon PowerShot ZOOM são a prova de que as coisas boas vêm em embalagens pequenas. Leves, de tamanho de bolso e acessíveis, são uma excelente adição ao kit de um aspirante a fotógrafo de desporto ou de um familiar que deseja registar memórias.

Com uma câmara como a Canon PowerShot SX740 HS, que reage incrivelmente rápido quando o botão é premido e permite um disparo contínuo com 10 imagens por segundo, pode criar uma sequência de imagens para garantir que não perde aqueles momentos importantes repletos de adrenalina. Também pode captar fotografias a 10 fps (fotogramas por segundo) com a Canon PowerShot ZOOM.

"Nesta imagem, os 10 fps foram muito úteis pois permitiram-me captar uma sequência de imagens enquanto um jogador tentava roubar a bola a outro, dando-me a possibilidade de escolher a melhor fotografia depois", explica Molly. "Uma sequência de tentativa de roubo de bola pode ser difícil, uma vez que a bola nem sempre aparece no enquadramento, por isso, conseguir captar fotografias a 10 fotogramas por segundo é bastante útil."

2. Preencha o enquadramento

Um rapaz num campo de futebol, a correr enquanto festeja, gritando alegremente.

A Molly procura preencher o enquadramento para que as expressões dos motivos sejam nítidas. "Espero fazer com que o espetador sinta algo ao olhar para a fotografia", afirma. Tirada com uma Canon PowerShot SX740 HS a 220,5mm, 1/1600 seg., f/5.6 e ISO 400.

Molly Darlington sentada num banquinho junto de um campo de futebol, a assistir a um jogo.

A compacta PowerShot ZOOM foi a câmara ideal para captar a ação neste jogo de futebol, fazer zoom a partir das linhas laterais e ver toda a ação.

"As emoções contribuem para uma excelente imagem desportiva e, nesta fotografia, utilizei o zoom para captar o jogador a festejar", afirma Molly, que tirou o máximo partido do zoom ótico de 40x da Canon PowerShot SX740 HS para preencher o enquadramento com expressões memoráveis.

"É sempre bom poder preencher o enquadramento na fotografia de desporto e o zoom de 40x permite-lhe fazer isto quando a ação está um pouco mais distante", afirma. Para Molly, estes momentos de celebração são uma das melhores partes do seu trabalho. "Para mim, não há melhor sensação do que quando tudo se conjuga e capta um golo num jogo de futebol, com a celebração a dirigir-se na sua direção e os adeptos ao rubro atrás de si."

3. Experimente diferentes distâncias focais

Molly Darlington a segurar a Canon PowerShot ZOOM num jogo de futebol.

A Canon PowerShot ZOOM dispõe de um zoom de três passos que lhe permite alternar entre distâncias focais de 100 mm, 400 mm e 800 mm com o simples toque de um botão, o que significa que não perderá uma única oportunidade de fotografia, independentemente da distância.

Um grupo de rapazes a jogar futebol, um a conduzir a bola enquanto um jogador da equipa adversária o persegue.

A capacidade de alternar rapidamente entre distâncias focais é particularmente importante na fotografia de desporto, onde a ação percorre rapidamente todo o campo e nunca sabe quando irá ocorrer um evento crucial. A objetiva de zoom de 40x da Canon PowerShot SX740 HS tem uma distância focal grande-angular máxima equivalente a 24 mm e tem a capacidade de alcance de teleobjetiva de 960 mm. Tirada com uma Canon PowerShot SX740 HS a 109,3 mm, 1/1600 seg., f/5 e ISO 200.

A compacta Canon PowerShot ZOOM de 12 megapixels tem uma objetiva, mas dispõe de um zoom de três passos para aproximar os detalhes mais distantes. A Molly considerou a funcionalidade intuitiva e bastante útil para desfrutar da ação em grande plano.

"Alternar entre distâncias focais foi tão fácil, com um botão na parte superior da Canon PowerShot ZOOM que, à medida que o vai premindo, alterna entre 100 mm, 400 mm e 800 mm," afirma. "Para este jogo de futebol, o zoom de 400 mm foi ideal, mas para eventos desportivos maiores em campos de tamanho oficial, utilize a opção de 800 mm."

As distâncias focais de 100 mm, 400 mm e 800 mm são todas indicadas no visor e, quanto maior for o número, mais perto fica do motivo.

Fazer experiências com as funcionalidades inteligentes da sua câmara é crucial para conseguir as fotografias que deseja. "Fotografar com qualquer câmara nova pode ser difícil até se habituar ao seu funcionamento", explica Molly. O seu melhor conselho? "Pratique até à exaustão com o kit. Por vezes, é uma questão de pegar no equipamento algumas vezes, apenas para perceber como funciona e experimentar diferentes definições."

Antes de planear utilizar a sua câmara no evento desportivo do seu filho, é uma boa ideia ter uma noção do kit e as câmaras compactas são excelentes para quem está a começar.

4. Foque-se em obter uma imagem nítida

Um rapaz a chutar a bola a meio de uma passada num jogo de futebol.

Para além de manter as suas imagens nítidas, a Molly também aconselha a ter um fundo simples sem elementos na fotografia que distraiam, pois isto ajudará a melhorar as suas imagens, obtendo uma imagem digna de moldura e não uma imagem pouco cuidada. "Se tiver um fundo simples sem grandes confusões, o espetador focar-se-á totalmente no motivo", explica. Tirada com uma Canon PowerShot SX740 HS a 228,7 mm, 1/1600 seg., f/5.6 e ISO 400.

"Obter uma imagem nítida durante um jogo de ritmo intenso pode ser difícil, por isso, tudo o que o possa ajudar é sempre um bónus. A estabilização de imagem na Canon PowerShot ZOOM e na Canon PowerShot SX740 HS ajudou na hora de disparar, uma vez que a bola se pode mover muito rapidamente, pelo que achei esta funcionalidade muito importante", afirma Molly.

A Molly descobriu que o estabilizador de imagem incorporado lhe permitia fotografar sem tripé, o que possibilitava o acompanhamento da ação, mas também utiliza um banquinho portátil nos eventos desportivos para obter apoio adicional, um acessório de eleição por parte dos fotógrafos profissionais que fotografam em campo. "São muito resistentes, por isso, muitos fotógrafos de desporto usam-nos e são muito úteis. Como é habitual neste tipo de bancos, pode ajustar a altura para se sentar atrás de qualquer painel de publicidade sem que este obstrua o seu campo de visão durante um evento desportivo", afirma.

Ambas as câmaras Canon PowerShot ZOOM e Canon PowerShot SX740 HS dispõem de focagem automática com deteção de rosto e acompanhamento de AF, o que é ideal para manter o seu motivo em movimento, seja a bola ou o jogador, focado.

5. Vá olhando para as imagens à medida que as fotografa

Uma pessoa a olhar para uma imagem no ecrã rotativo de uma Canon PowerShot SX740 HS.

A Canon PowerShot SX740 HS inclui um ecrã rotativo de 180°, o que faz com que seja extremamente simples rever as suas fotografias assim que as captar.

Dois rapazes num jogo de futebol, um a tentar fintar o guarda-redes, que está em posição de intercetar.

No geral, afirma Molly: "a PowerShot SX740 HS foi uma excelente câmara para um evento desportivo infantil. Tem uma grande alcance de zoom e o ecrã em tempo real permite-lhe estar facilmente a par do que está a captar." Tirada com uma Canon PowerShot SX740 HS a 524,3 mm, 1/2000 seg., f/6.3 e ISO 800.

Com a ajuda de um ecrã LCD rotativo, verificar as suas fotografias durante um evento desportivo nunca foi tão fácil. O ecrã de 180° da Canon PowerShot SX740 HS ajudou a Molly a garantir que conseguia captar as imagens que queria.

"O ecrã LCD rotativo permite-lhe olhar para as fotografias à medida que são tiradas, para que saiba o que captou", afirma. "Mais uma vez, esta imagem do jogador a marcar um golo depois de passar pelo guarda-redes foi captada com o auxílio do zoom de 40x, uma vez que os pequenos atletas estavam do outro lado do campo.

Pode ligar-se à aplicação Camera Connect da Canon e partilhar rapidamente as suas imagens com os pais dos jogadores após o jogo. A aplicação Camera Connect também pode ser utilizada para ver as imagens captadas na sua Canon PowerShot ZOOM ou até mesmo para disparar remotamente as câmaras Canon PowerShot ZOOM ou PowerShot SX740 HS se o ângulo que pretende captar for um pouco difícil.

Quer seja um aspirante a fotógrafo de desporto ou apenas apaixonado pela ação, captar aqueles momentos desportivos não é tão assustador quanto parece e a Molly incentiva qualquer pessoa a pegar numa câmara da próxima vez que estiver junto ao campo, para que as memórias perdurem muito depois do apito final.

Juntamente com um kit fantástico, claro, a Molly conta com as competências que foi aperfeiçoando ao longo da sua carreira: paciência e um instinto para se colocar na posição certa de forma a captar um momento crucial. "Requer paciência e muita prática e, em muitos eventos desportivos, a sorte precisa de estar do seu lado", afirma. "Por exemplo, se estiver num jogo de futebol, sentado num canto, não há muito que possa fazer se a ação estiver a decorrer nos outros três cantos. Nessas situações, precisa de conhecer o desporto que está a captar para que o possa acompanhar e prever o que poderá acontecer a seguir."

"Sempre gostei de desporto e de tirar fotografias, pelo que me fez sentido combinar as duas coisas", afirma. "Não fazia ideia o quanto iria gostar antes de fotografar o meu primeiro jogo. Com muita prática e um pouco de sorte, consegui chegar até onde estou hoje e não mudaria nada."
Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados