FOTOGRAFIA DE DESPORTO

As histórias por detrás de cinco fotografias de desporto brilhantes

Pretende levar a sua fotografia de desporto para o nível seguinte? Cinco profissionais de desporto partilham a preparação, o equipamento e as definições que utilizaram para captar estas cinco imagens que se destacam, além de sugestões e conselhos para recriar os efeitos.
A grey figure's head and shoulders shrouded in dust particles and set against a black background.

A pressão de fotografar cenas de ação rápida pode distrair os fotógrafos de desporto e impedi-los de captar aquele momento brilhante: uma imagem que se destaca e que chama a atenção. No entanto, os exemplos aqui apresentados demonstram que, com as definições certas, equipamento que pode funcionar em situações de alta pressão e algum talento criativo, é possível captar imagens impressionantes e invulgares.

Falámos com cinco profissionais especializados em fotografar uma variedade de desportos para descobrir o que os inspirou a tirar estas imagens, o equipamento e as definições que utilizaram, e que dicas e conselhos dariam aos aspirantes a fotógrafos que pretendem replicar estes efeitos.

James Musselwhite

A luta livre presta-se a retratos dramáticos, mas o fotógrafo James Musselwhite queria mesmo ultrapassar os limites com a sua imagem surreal (imagem de cima) do lutador profissional britânico Cassius. "Ele é muito extravagante e queríamos representar essa energia numa estética mais tradicional – como se estivesse a rebentar uma pedra para sair dela", explica.

James emparelhou a sua Canon EOS R6 com um adaptador de montagem Canon EF-EOS R e uma objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L USM e fotografou a imagem a 155 mm, 1/8000 seg., f/5.6 e ISO 400, controlando a câmara através da aplicação Camera Connect da Canon no seu smartphone. O desafio era conseguir o efeito que pretendia sem qualquer trabalho de pós-produção. "Pintámos o corpo do lutador e, em seguida, atirámos-lhe sacos de farinha até conseguirmos a fotografia ideal. Coloquei a EOS R6 num tripé para conseguir fotografar a partir do meu telemóvel e liguei a câmara a um ecrã, o que nos permitiu concentrarmo-nos na luz e no enquadramento", acrescenta.

Fotografia de rosto de uma pessoa com um top preto à frente de um fundo de tijolos branco.

Rugby e luta livre amadora

"Mostrar que sabe como a indústria trabalha vai impressionar um promotor, mas eles não querem fãs nos bastidores ou dentro e em torno do lado comercial das coisas. Utilize os seus conhecimentos para entrar num círculo que confia em si, mas não mostre demasiado que é um fã."

Experimente por si mesmo


"Tem que saber exatamente como os materiais que utiliza se comportam", diz James. "Experimente com elementos que não são convencionais para retratos. Pode começar com água e sparklers ou experimentar pintura com luzes com a lanterna do seu telemóvel."

James também sugere experimentar diferentes velocidades do obturador para ver o que realmente funciona na câmara. "Ver como diferentes elementos podem ficar congelados em movimento é vital para conseguir uma fotografia como esta", acrescenta.

Jean-baptiste Liautard

Uma silhueta preta de uma pessoa numa bicicleta rodeada por rastos de luz azul

Os rastos de luz na imagem noturna do Embaixador da Canon Jean-baptiste Liautard foram criados com uma barra de LED azul, que ajuda a conferir à imagem estática uma sensação de movimento. "Precisava de uma lente grande angular para este efeito dinâmico e queria que os rastos de luz parecessem maiores nas extremidades da imagem para uma sensação 3D", explica. "Gosto da cor azul e do efeito frio que confere à imagem." Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L II USM (agora substituída pela Canon EF 16-35mm f/2.8L III USM) a 16 mm, 20 seg., f/6.3 e ISO 100. © Jean-baptiste Liautard

Uma proteção de ecrã antiga foi a inspiração para os rastos de luz azul na impressionante fotografia de John-baptiste do ciclista de montanha Peter Kaiser. Para criar os rastos de luz, John-baptiste andou à volta de Peter a fazer movimentos como o de um limpa-para-brisas com a luz, parando o movimento enquanto caminhava atrás dele e, em seguida, repetindo a ação no sentido contrário para criar o efeito simétrico. "Sabia que queria que o meu motivo estivesse no centro da imagem e que tivesse a luz a criar um padrão dinâmico de um lado da imagem para o outro", explica.

O desafio era saber se estava a começar e a terminar a pintura com luzes no sítio certo. "Tive de verificar os meus erros e descobrir como corrigi-los. Peter teve de ficar totalmente imóvel e eu tive de andar suavemente para que o rasto parecesse natural", acrescenta. "A exposição de 20 segundos permitiu-me movimentar-me à volta do atleta com a barra de LED e a abertura de f/6.3 ajudou-me a obter uma maior profundidade de campo, para que tudo ficasse focado, mesmo os rastos de luz.

Fotografia de rosto monocromática de uma pessoa em roupas claras contra um fundo preto.

Desportos radicais

"Conhecer o desporto que está a fotografar é essencial, pois permite-lhe antecipar o que vai acontecer. Muitas vezes, fotografo ação rápida numa floresta ou noutros ambientes com condições de pouca luz, por isso, se realmente quiser congelar a ação, então as objetivas de grande abertura e um bom sensor são essenciais."

Experimente por si mesmo


"Estes tipos de fotografias demoram tempo", explica Jean-baptiste. "É preciso uma câmara perfeitamente estável, por isso é necessário utilizar um tripé. Também precisa de uma exposição longa e de um ambiente muito escuro."

Se estiver a tentar fazer isto sozinho, peça a um amigo para fazer de motivo ou utilize um objeto e, em seguida, experimente mover uma luz à sua volta numa série de movimentos. Quanto mais lento for o movimento da fonte de luz, mais brilhante será a sua pintura com luzes, uma vez que o sensor da câmara tem mais tempo para absorver a luz. Certifique-se de que usa roupas escuras sem superfícies refletoras para evitar aparecer nas suas imagens.

Morgan Harlow

A cabeça e os ombros de uma jogadora de netball com os braços dobrados acima da cabeça enquanto salta para uma bola fora do enquadramento.

A fotógrafa de desporto Morgan Harlow tirou esta fotografia da jogadora de netball ugandense Mary Cholhok enquanto as medidas de combate à pandemia de Covid-19 ainda estavam em vigor, o que limitou a sua capacidade de se movimentar pela arena. Tirada com uma câmara Canon EOS-1D X (agora substituída pela Canon EOS-1D X Mark III) com uma objetiva Canon EF 300mm f/2.8L IS II USM a 1/800 segundos, f/2.8 e ISO 6400. © Morgan Harlow

As restrições de movimento de Morgan durante esta competição de netball forçaram-na a abrandar e a concentrar-se em obter aquela fotografia arrebatadora. "Mary cria formas bonitas quando salta para a bola, por isso, mantive toda a minha atenção nela, aumentando o zoom e fazendo com que os olhos dela fossem o foco principal", explica Morgan.

Ela diz que este é um exemplo clássico das técnicas de isolamento de que um fotógrafo de desporto precisa. "Posicionei-me atrás da rede de golo para estar lado a lado com a ação. Havia placas de LED em todo o campo, por isso tive de me ajoelhar atrás delas para não as incluir no enquadramento enquanto isolava Mary das outras jogadoras."

Grande plano de uma pessoa a olhar para uma câmara contra um fundo preto. Direitos de autor: Ben Lumley.

Ação desportiva com foco em netball e natação

"Pesquisar o que outros fotógrafos criaram e como trabalham é uma boa forma de melhorar as suas competências."

Experimente por si mesmo


Morgan diz que é preciso esperar pelo momento certo ao tirar fotografias como esta e também aconselha a ter em consideração o fundo. "Uma cor ou um objeto que cause distração pode arruinar a sua fotografia", afirma. Se algo na distância estiver a atrair atenção indesejada, escolha uma maior abertura (selecionando um número f inferior). Isto irá desfocar o fundo, enquanto o seu motivo permanece nítido e focado.

Para criar drama e intriga nas suas imagens, foque os rostos dos seus motivos, especialmente os olhos. Ao fotografar desportos, pense também num enquadramento interessante – a forma como Morgan captou o rosto entre o cotovelo dobrado chama a nossa atenção para a atleta e a sua determinação, num momento crucial do jogo.

Além disso, se fotografar um desporto de equipa, certifique-se de que está na posição certa. Morgan colocou-se perto da rede de golo, pelo que conseguiu estar no lugar certo e pronta para captar a ação.

Samo Vidic

Uma figura em laranja e preto anda numa bicicleta de montanha com a floresta desfocada à sua volta.

A objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L II USM que o fotógrafo de desporto Samo Vidic utilizou para esta fotografia deu-lhe a largura que pretendia e a separação do motivo em relação ao fundo que precisava para criar a ilusão de movimento rápido. Tirada com uma Canon EOS 5D Mark IV com uma objetiva Canon EF 16-35mm f/2.8L II USM a 16 mm, 1/8 seg., f/9 e ISO 200. © Samo Vidic

O Embaixador da Canon Samo Vidic é um prolífico fotógrafo de desporto a nível mundial da Red Bull. Esta fotografia é do seu amigo, Nino, que ficou paralisado do pescoço para baixo após um acidente. Samo teve a ideia de criar uma imagem especial de Nino para dar a ilusão de que estava a praticar downhill a alta velocidade.

"Comprei algumas rodas laterais pequenas para o Nino, coloquei a câmara nos garfos da bicicleta e mudei o assento e o guiador para o apoiar", explica. "Em seguida, empurrámo-lo um pouco, a cerca de 5 km/h."

Utilizando dois Speedlites acionados remotamente, uma objetiva grande angular e uma velocidade lenta do obturador, Samo conseguiu isolar Nino e criar o caos desfocado de uma corrida de downhill. "Nino acabou a chorar – estava tão feliz por fazer essa pequena quantidade de movimento", diz Samo.

Fotografia de rosto de uma pessoa vestida de vermelho a utilizar uns auscultadores na janela de uma pequena aeronave.

Desporto, comercial e aventura

Se não estiver familiarizado com o desporto que está a fotografar, Samo sugere perguntar a um dos participantes o que esperar. "Estava a fotografar alguns escaladores e não sei muito sobre escalada, por isso, explicaram-me quais os movimentos impressionantes, como é suposto as mãos agarrarem certas partes da rocha – esse tipo de coisas."

Experimente por si mesmo


Se quiser obter uma fotografia como esta, tem de dominar a sua técnica num ambiente mais discreto e controlado, aconselha Samo. "Comece com coisas simples e vá aumentando a sua experiência. Utilize um obturador lento e experimente a focagem automática com seguimento de olhos e a focagem manual para ver o que prefere. Peça a um amigo para praticar consigo, para que possa experimentar a técnica de "panning" a diferentes velocidades, uma vez que a velocidade do motivo irá influenciar o resultado. Primeiro experimente apenas com o flash na câmara e, em seguida, talvez montar um Speedlite numa árvore ou a diferentes alturas – tudo isto irá influenciar as sombras e a fotografia."

Ella Ling

Uma pessoa numa cadeira de rodas estica-se para alcançar uma bola de ténis, com a sua sombra a estender-se para a esquerda contra um fundo azul.

O tenista australiano Dylan Alcott tenta alcançar a bola durante a final de um evento para cadeiras de rodas nesta fotografia atmosférica da fotógrafa de desporto Ella Ling. Ella afirma que o sensor CMOS Full-Frame de 20,1 MP da Canon EOS-1D X Mark III lhe permitiu obter a máxima nitidez da sua objetiva de zoom EF. Tirada com uma Canon EOS-1D X Mark III com uma objetiva Canon EF 70-200mm f/2.8L IS II USM (agora substituída pela Canon EF 70-200mm f/2.8L IS III USM) a 155 mm, 1/3200 seg., f/5.6 e ISO 160. © Ella Ling

Esta fotografia exigiu um posicionamento inteligente e paciência. "Fui para o caminho acima do campo para conseguir captar algo único", diz Ella. "Há uma pequena janela onde a luz expõe o jogador, mas o telhado faz sombra sobre o campo. É assim que se obtém o deslumbrante fundo preto. Disparei o obturador o mais próximo possível do momento em que a bola bate na raquete e certifiquei-me de que o jogador não estava sobre-exposto."

Grande plano de uma pessoa a usar óculos de sol, a sorrir

Ténis profissional

Ella diz que a dedicação e o empenho têm sido a chave do seu sucesso, bem como não ter medo de abordar fotógrafos reconhecidos para apoio e orientação. "Apresentei-me ao diretor de fotografia em Wimbledon, que me desafiou a fotografar no terreno", recorda. "O fotógrafo chefe acolheu-me e juntei-me à sua agência como freelancer."

Experimente por si mesmo


"Sinta-se confortável para ajustar as suas definições de exposição e tente encontrar uma posição mais alta para que possa fotografar um motivo no nível abaixo", aconselha Ella. "O sol tem de estar baixo no céu para criar as sombras longas. Isto irá funcionar com qualquer desporto ou motivo, não precisa de estar em movimento."

Para obter sombras dramáticas, procure oportunidades ao nascer e pôr-do-sol, quando o sol estiver no ponto mais baixo. Em alternativa, pode utilizar um Speedlite ou uma fonte de luz artificial para criar um efeito semelhante. A composição é importante ao trabalhar com sombras; a regra dos terços é aplicada nesta situação, com o atleta fixado no terço direito da imagem. A cor também é um componente bastante importante – veja como a bola de ténis amarela brilhante se destaca. Dê sempre um passo atrás para se afastar da ação para considerar elementos artísticos.

Esperamos que estas sugestões, conselhos e imagens impressionantes dos profissionais o tenham inspirado a criar as suas próprias fotografias de desporto que se destacam. Quando se começa a experimentar com técnicas diferentes, as possibilidades criativas são infinitas.

Escrito por Jack Fittes

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • As melhores objetivas para fotografia de ação

    FOTOGRAFIA DE AÇÃO

    As melhores objetivas para fotografia de ação

    O nosso guia das melhores objetivas para fotografia de ação.

  • Uma atleta feminina num colete roxo a saltar sobre um obstáculo.

    FOTOGRAFIA DE DESPORTO

    Como captar excelentes fotografias de ação

    Sugestões para tirar fotografias de ação fantásticas com a sua câmara Canon.

  • Um dia de fotografia com um profissional de desportos de ação

    FOTOGRAFIA DE DESPORTO

    Uma sessão fotográfica repleta de ação com um profissional

    Jean-baptiste Liautard introduz a arte da fotografia de desportos de ação.

  • How to get creative with sports photography

    FOTOGRAFIA DE DESPORTO

    Como ser criativo com a fotografia de desporto

    Cinco fotógrafos profissionais revelam as técnicas que utilizaram para captar as suas fotografias favoritas.