IMPRESSÃO CRIATIVA

Imprima os seus padrões de bordado

Crie uma peça de arte de parede personalizada ou reutilize uma t-shirt branca simples com este guia passo a passo para imprimir padrões de bordado.
Canon Camera
Nos últimos anos, os bordados tornaram-se cada vez mais populares, com a procura de passatempos para acalmar a mente e afastar os olhos dos ecrãs do televisor e do computador. Sabia que pode utilizar a sua impressora para criar os seus próprios padrões de bordado?

Com uma impressora PIXMA, pode criar facilmente o seu próprio motivo e estampá-lo no tecido. Descubra como decorar uma t-shirt simples ou criar uma peça de arte de parede personalizada com este guia passo a passo.

Vai precisar de

  • Impressora Canon, como as da série PIXMA TS5350
  • Papel para estampagem com ferro de engomar para tecidos claros1 ou escuros2 ou papel fotográfico mate
  • Design de padrão de bordado à sua escolha
  • Tecido à sua escolha (o material deve ser, pelo menos, 50% de algodão e lavável na máquina a 30° C)
  • Tesoura
  • Tábua e ferro de engomar
  • Agulha e linha
  • Bastidor de bordado

1. Selecionar o design de padrão de bordado

T-shirt com padrão de bordado impresso e um suporte para parede, junto a uma impressora Canon.

Pode escolher qualquer design que goste para o seu padrão de bordado ou até mesmo criar o seu próprio design.

Mulher a colocar uma t-shirt com padrão de plantas num bastidor de bordado.

O seu design não tem de ser perfeito, pois pode bordar sobre qualquer parte que queira ocultar.

Talvez já tenha escolhido um padrão para o seu bordado. Para este projeto, a nossa entusiasta de trabalhos manuais, Rosie, da The Embroidery Barn optou por dois designs. O primeiro é um motivo com plantas para alegrar uma t-shirt branca simples. O segundo, um par de mãos em forma de coração, que planeava bordar num tecido branco para criar um suporte de parede inspirador.

A Rosie criou os seus próprios designs, mas se estiver sem ideias, pode encontrar muita inspiração no Creative Park ou na aplicação Creative Park3. Ambas as plataformas apresentam designs e padrões de diversos artistas e ilustradores – Descubra a Festa de catos ou os Periquitos tranquilos!

2.Imprimir o padrão de bordado

Impressora Canon PIXMA a imprimir dois designs numa folha de papel A4.

A nossa entusiasta de trabalhos manuais imprimiu os seus designs, tanto para a t-shirt como para o bastidor, numa folha de papel A4 para estampagem com ferro de engomar em tecidos claros.

Depois de escolher o design do seu bordado, está na hora de imprimir o seu padrão. A aplicação Canon PRINT gratuita, compatível com a maioria das impressoras Canon com Wi-Fi, incluindo a série Canon PIXMA TS5350, permite controlar a sua impressora diretamente a partir do smartphone e ligar-se à cloud.

Se o tecido for bastante fino, pode imprimir o padrão de bordado numa folha de papel normal, como o papel fotográfico mate, e delinear o design diretamente no tecido. Basta colar o padrão numa janela, cobri-lo com o tecido e traçar as linhas com um lápis ou uma caneta.

A Rosie utilizou papel para estampagem com ferro de engomar em tecidos claros, o que torna o processo um pouco mais simples. Está disponível em formato A4, para que possa criar designs de grandes dimensões ou encaixar vários motivos pequenos na mesma folha (utilizando a aplicação Easy-PhotoPrint Editor da Canon para ajudar na formatação) para evitar qualquer desperdício.

3. Preparar o padrão de bordado impresso para a estampagem

Mulher a cortar um motivo de plantas de interior com uma tesoura.

As partes em branco da estampagem irão aparecer no seu design final, por isso, deve cortar cuidadosamente à volta da extremidade para criar uma moldura perfeita.

Mulher a posicionar um design de plantas de interior numa t-shirt.

Quando estiver contente com o recorte, escolha onde prefere colocar o design no tecido.

Antes de estampar o padrão no tecido, corte o design com uma tesoura afiada. Pode recortar o mais próximo possível da extremidade ou deixar uma moldura engraçada à volta dos motivos. Posicione o design no tecido. Se pretender estampar numa t-shirt, experimente-a primeiro para garantir que está tudo no sítio certo. Quando estiver contente com a posição, vire o papel de forma a que o design fique virado para o tecido.

4. Estampar o padrão de bordado no tecido

Mulher a engomar uma t-shirt e um design para estampagem colocado virado para baixo.

Coloque o design no tecido virado para baixo e utilize um ferro de engomar pré-aquecido para fixar o padrão na t-shirt.

Mulher a retirar a película do verso da estampagem fixa numa parte branca do tecido.

Remova cuidadosamente a película do verso para revelar o seu padrão.

Coloque o tecido e o design numa tábua de engomar. Regule o ferro de engomar para aproximadamente 170 °C (equivalente à definição de "algodão" na maioria dos ferros) e desloque lentamente o ferro pelo tecido, aplicando uma pressão uniforme à medida que avança. Utilize movimentos circulares para se certificar de que a imagem descolou do papel e ficou estampada no tecido. Quando tiver a certeza de que o padrão aderiu ao tecido, utilize uma mão para pressionar e mantê-lo no lugar e a outra para remover lentamente a película do verso.

5. Bordar o padrão de bordado impresso

Mulher a bordar os contornos do design em forma de mãos numa parte do tecido.

Utilizar um bastidor de bordado ou de tapeçaria ajuda a manter o bordado no lugar correto.

Peça de tecido numa moldura com um design de bordado impresso das mãos em forma de coração.

Utilizar o ponto reto simples para contornar o design faz com que o design fique mais visível.

Agora que o padrão está no sitio certo, vamos à parte divertida! É aqui que pode dar asas à criatividade. Pode optar por bordar em todo o padrão ou adotar uma abordagem mais minimalista. A Rosie utilizou pontos básicos de bordado para dar cor aos vasos das plantas e realçar a folhagem no design da t-shirt. Para fazer com que o motivo das mãos se destaque, utilizou um fio escuro para bordar os contornos.

Quando estiver contente com o bordado, mostre o resultado ao mundo. A t-shirt pode tornar-se num presente personalizado fantástico e o bastidor de bordado de madeira é uma moldura pronta a utilizar para que a sua arte de parede personalizada possa ser pendurada imediatamente, como uma lembrança das suas habilidades.

Para obter mais inspiração para artesanato em papel, siga-nos no Pinterest. Não se esqueça de partilhar as suas criações nas redes sociais com a hashtag #MadeWithPIXMA.
Escrito por Andrea Ball
  1. Compatibilidade dos suportes para estampagem com ferro de engomar em tecidos claros LF-101: PRO-100/PRO-100S, série TS (exceto série TS31xx/série TS20x), série TR (exceto série TR45xx), série MG77xx/série MG75xx/série MG68xx/série MG67xx/série MG57xx/série MG56xx/série MG36xx, série iX68xx
  2. *Compatibilidade dos suportes para estampagem com ferro de engomar em tecidos escuros DF-101: PRO-100/PRO-100S, série TS (exceto série TS31xx/série TS20x), série TR (exceto série TR45xx), série G (exceto série GM40xx/série GM20xx), série MG77xx/série MG75xx/série MG67xx, série iP87xx/série iX68xx
  3. Para obter mais informações sobre os modelos de impressoras Canon jato de tinta suportados, aceda a esta página Web: https://ij.start.canon/cpapp-model.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Repense todo o seu guarda-roupa

    T-shirts com declarações, sacos personalizados e ofertas únicas – um guia sobre a impressão em têxteis.

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Imprimir e criar quadros de borboletas de papel

    A artesã de papel Aimee Graham revela como criar decorações personalizadas através da impressão.

  • Gato e coala impressos numa impressora PIXMA TS5350

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Trabalhos manuais e artísticos com o @paperboyo

    Saiba de que forma os diferentes tipos de suportes podem ser utilizados para melhorar a criatividade.

  • Uma impressora Canon PIXMA G6050 e papel fotográfico magnético Canon numa mesa junto a criações em papel, incluindo um móbile de dinossauro, uma cabeça de unicórnio e autocolantes em forma de gato.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Decore com impressões

    Faça trabalhos manuais em casa com uma impressora e a aplicação Creative Park.