SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

Perguntas frequentes sobre impressoras, tinteiros e papel

As perguntas mais frequentes sobre impressão respondidas por Suhaib Hussain, especialista em impressão da Canon Europe.
Os níveis dos tinteiros apresentados numa barra de definições de uma impressora Canon.

Há tantas formas de colocar tinta no papel, e tantos tipos de tinteiros e papel, que a impressão levanta muitas perguntas para todos, dos utilizadores domésticos casuais aos fotógrafos profissionais. Aqui, Suhaib Hussain, especialista em impressão da Canon Europe, responde a algumas das perguntas mais habituais sobre impressão, tinteiros e papel.

Escolher uma impressora, tinteiros e papel:



Compreender as características da impressora:

Compreender e gerir tinteiros:

Quais são as diferenças entre os tipos de impressoras a jato de tinta, a laser e outras?

A impressão a laser baseia-se no contacto físico entre o papel e um tambor fotoelétrico. Este tambor recolhe o pó do toner seco, que é depois fundido no papel pelo calor. O processo produz impressões com boa resistência a manchas e é adequado para utilização em escritórios, onde o principal requisito é a impressão de documentos em papel normal.

Na impressão a jato de tinta, as gotas de tinta líquida são ejetadas para o papel, sem contacto físico. Isto permite a utilização de uma gama muito mais ampla de tipos de suportes de impressão e espessuras de papel, bem como uma fidelidade e vibração da cor muito melhores para a impressão de fotografias.

As impressoras fotográficas SELPHY portáteis da Canon utilizam um processo de sublimação de tinta, que produz impressões duradouras e com qualidade de laboratório com cores suaves e contínuas. Requer papel com revestimento especial e é ideal para impressões instantâneas de elevada qualidade.

A gama de impressoras fotográficas Canon Zoemini de pequeno formato utiliza a tecnologia ZINK1 (o nome deriva de "Zero Ink"), que utiliza papel especial incorporado com microcristais que reagem quando aquecidos. Isto produz uma imagem à prova de manchas e resistente à água sem necessidade de tinteiro, o que a torna perfeita para impressoras pequenas e altamente portáteis.

Uma impressora PIXMA a imprimir uma folha de suportes para estampagem com ferro sobre o tema dos pinguins, ao lado de uma t-shirt com o suporte para estampagem colocado na parte superior, e um smartphone.

A natureza sem contacto da tecnologia de jato de tinta permite utilizar uma vasta gama de suportes Canon especializados, incluindo os suportes para estampagem claros e escuros em tecido com ferro, papel fotográfico magnético e autocolantes para unhas imprimíveis. Também encontrará muitos projetos de trabalhos artísticos e manuais gratuitos, para adultos e crianças, no Creative Park da Canon.

Uma mulher a utilizar o seu smartphone para imprimir através de uma Canon SELPHY CP1300 e uma pilha de envelopes por perto.

As impressoras fotográficas compactas SELPHY da Canon, como esta Canon SELPHY CP1300, baseiam-se na tecnologia de sublimação de tinta, na qual três cores diferentes de tinta de uma fita de película são fundidas no papel em passagens sucessivas, seguidas de um revestimento protetor durante a quarta e última passagem pela impressora.

Qual é a melhor impressora para utilização em casa?

Se procuramos uma única impressora capaz de produzir documentos e impressões fotográficas, a tecnologia de jato de tinta é a melhor opção. A gama de impressoras PIXMA da Canon inclui modelos com tinteiros individuais ou mesmo tinteiros recarregáveis, que podem ser mais económicos para volumes de impressão mais elevados – consulte Qual é a diferença entre tinteiros individuais e tinteiros FINE abaixo.

A velocidade de impressão pode ser outro fator importante a ter em conta, especialmente se imprimir muito – consulte O que significa IPM abaixo. Entre outras características a procurar, a função frente e verso automático é prática para uma impressão frente e verso eficiente, o que também pode reduzir os custos de papel. As impressoras multifunções com um scanner incorporado são excelentes se precisar de digitalizar ou copiar documentos ou fotografias. As opções de conetividade sem fios também podem facilitar a impressão.

Ao simplificarem o processo de tomada de decisões, as principais categorias de impressoras da Canon incluem a PIXMA para impressão em casa e a MAXIFY para um escritório em casa ou em pequena escala.

Sanjay Jogia a segurar uma impressão de uma Canon imagePROGRAF PRO-300.

Como impressora fotográfica de grande formato A3+ de nível profissional, a Canon imagePROGRAF PRO-300 dispõe de 10 tinteiros à base de pigmentos, incluindo cinzento, preto mate, preto para fotografia e um Chroma Optimizer, para maximizar a qualidade das impressões tanto a cores como a preto e branco. É adequada para uma grande variedade de suportes fotográficos e material de impressão Fine Art. © Sanjay Jogia

Uma gama de papéis fotográficos Canon

Para obter a melhor qualidade fotográfica, a gama de material de impressão Fine Art da Canon inclui uma grande variedade de níveis de branco do papel (que equivalem ao brilho máximo) e uma impressionante gama de acabamentos, desde suave a textura rica. As impressoras fotográficas Canon PIXMA PRO e Canon imagePROGRAF também suportam diretamente papel Fine Art e outros suportes de empresas especializadas em papel, incluindo a Canson e a Hahnemühle.

Qual é o melhor tinteiro para a impressão de fotografias e documentos?

As impressoras a jato de tinta utilizam geralmente tinteiros à base de corantes, mas a Canon especializou-se há muito em sistemas de tinteiros híbridos que combinam um tinteiro preto à base de pigmentos com tinteiros de cores à base de corantes. O pigmento preto proporciona texto preto nítido e rico para documentos, que é resistente a manchas e garante uma excelente longevidade, mesmo em papel normal e envelopes, enquanto os tinteiros à base de corantes produzem uma rendição de cores vibrantes para a impressão de fotografias, especialmente em papel brilhante e lustre.

As impressoras a jato de tinta híbridas para principiantes da Canon utilizam um tinteiro preto à base de pigmentos e um tinteiro tricolor à base de corantes. Os modelos mais avançados dispõem de quatro ou mesmo cinco tinteiros separados à base de corantes, além de pigmento preto, incluindo um preto para fotografia e, por vezes, azul ou cinzento para fotografia. Estes permitem que impressoras como a Canon PIXMA TS705 e a Canon PIXMA G650 proporcionem uma gama de cores mais ampla ou uma gama para a impressão de fotografias, juntamente com uma maior gama de tons e contraste.

Para liberdade de expressão na impressão de fotografias, tanto para imagens a cores como a preto e branco, a tecnologia de tinteiros LUCIA PRO à base de pigmentos utilizada nas impressoras imagePROGRAF PRO da Canon está na vanguarda. Por exemplo, a Canon imagePROGRAF PRO-300 de formato A3+ utiliza dez tinteiros à base de pigmentos, proporcionando uma qualidade imbatível em papel fotográfico mate e material de impressão Fine Art especializado. Esta impressora também utiliza um tinteiro Chroma Optimiser para melhorar a suavidade e a qualidade geral em suportes brilhantes.

Quais os tipos de papel mais adequados para a impressão de fotografias e documentos?

O papel normal ou cartão de boa qualidade é ideal para a impressão de documentos, mas para a impressão de fotografias há muito mais variedade. A Canon oferece papéis fotográficos brilhantes, lustre e mate. Existe papel fotográfico mate frente e verso, ideal para recortes, e até uma versão que inclui uma dobra central e envelopes, o que a torna ideal para a criação de cartões de felicitações. Os papéis fotográficos brilhantes e lustre têm uma camada superior protetora que funciona especialmente bem com tinteiros à base de corantes. As moléculas relativamente pequenas do corante são totalmente absorvidas por baixo da camada exterior e seladas no interior.

Uma impressora MAXIFY GX6050 MegaTank que apresenta janelas de visualização do nível do tinteiro na parte da frente com impressões afixadas num quadro de avisos atrás.

As séries PIXMA G e MAXIFY GX de impressoras MegaTank da Canon têm tinteiros recarregáveis em vez de tinteiros convencionais, o que permite até 60002 impressões entre carregamentos. É simples manter uma verificação visual dos níveis dos tinteiros, graças às janelas de visualização incorporadas na parte da frente das impressoras.

Uma impressora Canon PIXMA TS705 numa mesa de madeira com imagens de fruta e flores a serem impressas.

Tal como outras impressoras a jato de tinta híbridas Canon, a Canon PIXMA TS705 utiliza um tinteiro preto à base de pigmentos e tinteiros ciano, magenta, amarelo e preto para fotografia à base de corantes. Os tinteiros preto e a cores estão disponíveis nas capacidades standard, XL e XXL3, para satisfazer diferentes volumes de impressão.

O que significa IPM e porque é importante?

A velocidade de impressão é frequentemente indicada em PPM (páginas por minuto), mas pode ser enganador, dado que o valor varia consoante o conteúdo da página e a definição da resolução. Em vez disso, a Canon utiliza medições IPM (imagens por minuto). Estas são mais precisas, dado que se baseiam na produção de páginas de teste ISO standard que incluem uma série de textos, gráficos e imagens, impressos com uma resolução fixa. O valor IPM fornece uma indicação muito mais clara da rapidez de uma impressora em termos reais.

O que é a impressão sem margens?

Frequentemente utilizada para vários tamanhos de impressão de fotografias, a opção sem margens permite imprimir até às extremidades do papel, para que não haja margem branca. Muitas impressoras para casa, como a série Canon PIXMA TS5350, dispõem de impressão sem margens em tamanhos de 8,9 x 8,9 cm a A4. Com as mais recentes impressoras imagePROGRAF PRO, incluindo a Canon imagePROGRAF PRO-300 e a Canon imagePROGRAF PRO-1000, a opção sem margens está disponível para material de impressão mate e Fine Art, bem como para papel fotográfico brilhante e lustre.

Esta característica cada vez mais popular permite imprimir através de uma ligação Wi-Fi a partir de qualquer ponto da sua casa ou escritório – utilizando um smartphone, tablet, computador portátil ou computador de secretária com ligação Wi-Fi – sem necessidade de ligar fisicamente o seu dispositivo à impressora. Aplicações da Canon, como a aplicação Canon PRINT, a aplicação Creative Park e a aplicação Easy-PhotoPrint Editor, permitem-lhe controlar a impressora e realizar uma ampla gama de funções a partir de um dispositivo inteligente. A ligação direta sem fios é outra característica popular, que permite uma ligação direta sem fios entre a impressora e o dispositivo inteligente sem a necessidade de um router, enquanto a digitalização e a impressão baseadas na cloud estão cada vez mais disponíveis para um funcionamento verdadeiramente remoto. As funções variam entre modelos de impressoras.

Uma impressora Canon PIXMA TS6350 no tampo de uma mesa, a imprimir imagens para decorações de aniversário.

A série Canon PIXMA TS6350 de 5 tinteiros e excelente rentabilidade é igualmente adequada para imprimir documentos e fotografias e produz resultados a velocidades excelentes. Típica da gama atual, dispõe de conetividade Wi-Fi, o que facilita a produção de impressões a partir de um computador portátil, smartphone, tablet e outros dispositivos, a partir de qualquer ponto da casa. A eliminação da necessidade de ligar fisicamente um dispositivo à impressora com um cabo torna a digitalização e a impressão muito mais convenientes.

Qual é a diferença entre tinteiros individuais e tinteiros FINE?

A maioria das impressoras a jato de tinta Canon utiliza uma inovadora tecnologia da cabeça de impressão denominada FINE (Tecnologia de microextremidades de tinta de fotolitografia total) que, além de robusta e duradoura, produz impressões de alta qualidade. Ao aquecerem o tinteiro em vez de apenas o esguicharem, as cabeças de impressão FINE garantem que a tinta é expulsa numa única ejeção, o que melhora a eficiência, e têm velocidades de colocação das gotas de tinta mais elevadas, resultando numa maior precisão.

Algumas impressoras Canon PIXMA utilizam tinteiros individuais e algumas têm o sistema de tinteiros FINE da Canon, que utiliza apenas dois tinteiros, um preto e um tricolor. A grande vantagem do sistema de tinteiros FINE é a comodidade e a redução do tempo dedicado à manutenção. Nos tinteiros FINE, as cabeças de impressão estão integradas nos tinteiros e são, por isso, renovadas sempre que um tinteiro é substituído. Em impressoras com tinteiros individuais para cada tinta, estes assentam num tabuleiro que alimenta as cabeças de impressão. Em teoria, os tinteiros individuais podem poupar dinheiro a longo prazo, porque só é necessário substituir os tinteiros que tenham realmente acabado. Se imprimir muitas imagens com uma cor predominante ao longo de um determinado período de tempo, uma cor de tinta acabará antes das outras, o que torna a substituição de um tinteiro de cada vez mais fácil e mais eficiente em termos de custos.

Como mudo os tinteiros?

A substituição dos tinteiros é muito simples. Receberá uma mensagem através do controlador da impressora no seu computador ou da aplicação Canon PRINT no seu dispositivo inteligente se a tiver instalado, indicando que um tinteiro está a ficar com pouca tinta ou vazio. As informações relativas aos tinteiros também são apresentadas diretamente nas impressoras Canon que têm um ecrã de visualização incorporado.

Para mudar os tinteiros, basta abrir a tampa da impressora, retirar o tinteiro gasto e colocar um novo no lugar. Muitos tinteiros individuais Canon também dispõem de LED que piscam a vermelho quando estão a ficar com pouca tinta ou vazios, para que possa ver facilmente quais é que precisam de ser mudados.

Com que frequência devo substituir os tinteiros?

Se imprimir principalmente documentos de texto, os seus tinteiros durarão muito mais tempo do que se criar regularmente impressões fotográficas com um consumo relativamente elevado de tinteiros em tamanhos L.

No caso de muitas impressoras Canon atuais, estão disponíveis tinteiros XL e até XXL3, juntamente com opções de capacidade standard, para satisfazer diferentes necessidades. No caso de volumes de impressão realmente elevados, beneficiaria de uma impressora Canon MegaTank, que utiliza tinteiros recarregáveis em vez de tinteiros convencionais. Geralmente, estes têm tinta suficiente para cerca de 60002 páginas ou mais, em comparação com 150 a 200 páginas no caso das impressoras com tinteiros.

Independentemente das suas necessidades de impressão, quer esteja a imprimir em casa, no escritório ou para trabalhos manuais, encontre a impressora ideal para si.


Escrito por Matthew Richards

  1. ZINK, Zero Ink e o logótipo ZINK são marcas comerciais da ZINK Holdings, LLC, registadas nos EUA e noutros países.
  2. O rendimento por página diz respeito ao cálculo de valor estimado com base no método de teste individual da Canon relativo à norma ISO/IEC 24712 e à simulação de impressão contínua com frascos de tinta de substituição após a configuração inicial.
  3. Os tinteiros XXL poderão não estar disponíveis na sua região.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma impressora Canon PIXMA numa secretária num escritório em casa.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    A melhor impressora para escritórios em casa

    Torne o trabalho a partir de casa mais simples com a impressora Canon PIXMA TR4650.

  • Uma mulher sentada a uma secretária de escritório em casa, na qual se encontra um computador portátil, um monitor e uma impressora Canon MegaTank, além de quatro frascos de tinta.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Qual é a impressora ideal para si?

    Encontre a melhor impressora Canon para as suas necessidades, desde famílias e estudantes a trabalhadores com escritório em casa.

  • A small office with a printer positioned in the middle compartment of a grey wall unit.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Impressoras MegaTank e respetivas vantagens

    Descubra seis motivos pelos quais necessita de uma impressora MegaTank.

  • IMPRESSÃO

    Jato de tinta ou laser: qual é o mais adequado para si?

    Conheça as diferenças entre as impressoras a jato de tinta e a laser da Canon e descubra qual é a melhor solução para as suas necessidades.