A história começou há 20 anos quando Gayle plantou um bosque perto da sua casa na cordilheira dos Peninos, no noroeste de Inglaterra, ao transformar uma pedreira abandonada e uma fábrica de exploração de visons num florescente santuário de vida selvagem.
Agora, tendo em conta que a paisagem acolheu a vida animal e vegetal de volta, está a cumprir a ambição de Gayle, um "percurso de esperança", de não ter limites entre o seu jardim e esta área restaurada, criando um espaço verdadeiramente selvagem.
"Quando chegamos, eu queria dar a este espaço aberto um "sentido de lugar", para ligar a relação que tenho com este lugar ao meio ambiente", explica Gayle, que tem um mestrado em Ciência da Conservação e Ecologia na Universidade de Lancaster. "A paisagem original tinha sido transformada pela atividade industrial, que deixou um deserto. Mas desde que a exploração da pedreira terminou, o local viveu o início do regresso da natureza. Um renascimento.
"Começámos por reproduzir esta transformação e acompanhar qualquer jardim que pudéssemos criar na paisagem, nos locais onde não existiam limites visíveis entre um e o outro. Nunca pensei que teríamos realmente um jardim como este. Estávamos apenas a 'domar a natureza'."
À medida que a terra começa lentamente a recuperar, Gayle considera o percurso perfeito para um projeto de fotografia a longo prazo. "Estudei na Escola de Arte Botânica em Chelsea durante alguns anos e sempre senti que [a terra] merecia ser documentada", afirma. "Pode ser feito em diferentes cadernos ou num microsite, no entanto, para mim é uma separação entre a ciência e a criatividade. Era aí que esperava que as minhas fotografias pudessem ser um pouco diferentes.
"A nossa pedreira abandonada tem em si as cicatrizes do nosso passado industrial, mas a terra está a ser recuperada pela natureza de forma consistente. Como protetora de uma área com uma mistura deslumbrante de história, indústria, geologia, vida selvagem e flora, quero gravar o percurso, o desenvolvimento e o crescimento da biodiversidade da terra, utilizando a fotografia como registo."