IMPRESSÃO CRIATIVA

Brinque com a sua comida: projetos fotográficos comestíveis e saudáveis para imprimir e emoldurar

Crie obras de arte fotográficas com alimentos do dia a dia.
Canon Camera
É incrível aquilo que pode transformar em magníficas obras de arte impressas com um pouco de pensamento criativo. Neste guia, vamos ensinar-lhe a criar a sua própria arte divertida e à base de comida e, em seguida, a captar os resultados com a sua câmara e a realizar uma impressão vibrante para mostrar o seu trabalho. É um projeto agradável para experimentar com a família, provavelmente tem ao seu alcance tudo aquilo de que precisa e, depois, pode devorar a sua criação como um snack saudável.

1. Selecione os alimentos

Uma seleção de frutos, legumes e pães dispostos em taças num tabuleiro.

Assalte o frigorífico em busca de frutos e legumes coloridos e escolha alimentos que se assemelhem a características faciais – esparguete para o cabelo, morangos para os lábios, passas para os olhos e por aí adiante.

Uma mãe e os dois filhos a dispor alimentos de forma a representar um rosto num prato verde.

Experimente diferentes alimentos para alterar o seu design à medida que vai avançando.

Reúna uma variedade de alimentos coloridos para as suas criações com rostos engraçados. Frutos e legumes frescos são ideais porque, para além de coloridos e facilmente moldáveis, constituem uma ótima forma de promover uma alimentação saudável. Os tomates, os pimentos, os morangos e as cenouras oferecerão uma explosão de cor, enquanto as bagas e os frutos secos mais pequenos podem ser úteis para fazer olhos e outras traços faciais. Os alimentos que podem ser espalhados, como lentilhas secas ou sementes, também constituem uma ótima fonte de materiais. Alguns alimentos, como bagels e panquecas, assemelham-se aos contornos do rosto, proporcionando uma vantagem inicial às crianças com as suas artes culinárias.

2. Organize os alimentos

Imagem de uma pessoa criada com alimentos, incluindo pepino, laranja e maçã, num prato branco.

Criar rostos com alimentos é uma forma divertida de envolver a família na arte, e pode ir petiscando os materiais enquanto trabalha. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM a 1,3 seg., f/8 e ISO 100.

Agora vem a parte divertida. Reúna a família, escolha um prato e organize os alimentos de forma a representar um rosto, uma figura de corpo inteiro ou qualquer outra forma que desejar. Escolha as cores dos alimentos que se irão complementar ou contrastar e lembre-se de que alguns alimentos frescos escurecem mais rapidamente do que outros, por isso, guarde os pedaços de maçã ou banana para o fim. Quanto aos pratos e talheres, os pratos rasos em diferentes cores constituem a melhor opção. Evite utilizar pratos com padrões complexos, pois podem desviar a atenção da comida. Mantenha a faca e a tábua à mão para cortar e moldar os detalhes mais refinados.

3. Esculpa as sanduíches

Mãe e filho a criar uma torre a partir de alimentos dispostos de forma a assemelharem-se à torre do relógio Big Ben de Londres.

Criar marcos e torres é uma forma simples e divertida de envolver a sua família.

Uma estátua da torre do relógio Big Ben de Londres feita com pão, queijo e pepino.

Seja ambicioso e crie o seu próprio marco famoso a partir de alimentos, como esta homenagem ao Big Ben de Londres. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM a 1 seg., f/5,6 e ISO 100.

Experimente transformar um snack diário numa estrutura impressionante, como a nossa sanduíche Big Ben. Alimentos como pão, biscoitos, cereais e bolos podem ser facilmente sobrepostos e os palitos para espetadas ocultos podem impedir que tombem. As crianças vão divertir-se imenso a criar o seu próprio marco famoso e é tão divertido demoli-lo para o almoço como criá-lo.

4. Prepare a sua fotografia

Uma mãe com o filho ao colo enquanto colocam uma câmara num tripé para fotografar a partir de cima um prato com alimentos dispostos de forma a representar um rosto.

Ative o obturador tátil se a sua câmara incluir esta funcionalidade, pois, desta forma, as crianças podem tocar no ecrã para focar e tirar a fotografia de uma só vez.

O ecrã de ângulo variável de uma câmara Canon a apresentar um temporizador de 2 segundos definido para fotografar um prato de comida.

A utilização de um temporizador de 2 segundos evita a vibração da câmara que pode ser provocada pelo acionamento do obturador. Isto dá tempo à câmara para estabilizar antes de tirar a fotografia.

Quando tiver concluído a sua arte culinária, pegue na câmara e prepare uma fotografia. Se fotografar a partir de cima, experimente colocar um pedaço de papel colorido por baixo do prato para criar um fundo vibrante. Escolha uma cor de papel que contraste com o prato de comida. Se tiver, utilize um tripé para captar a sua fotografia. Um tripé permite-lhe fotografar a velocidades do obturador mais lentas, o que, por sua vez, lhe permite utilizar uma definição ISO mais baixa para imagens com menos ruído. Se não tiver um tripé, fotografar com a câmara na mão não tem problema nenhum, mas pode exigir um ISO mais elevado. Com a câmara montada num tripé, terá maior liberdade para alterar a composição da fotografia.

5. Utilize a luz da janela

Uma mulher a fotografar uma torre feita a partir de alimentos com uma câmara montada num tripé junto a uma janela grande.

Crie o cenário junto a uma janela grande para tirar partido da luz suave nas suas fotografias de naturezas mortas.

Uma menina a segurar num pedaço de papel azul atrás de uma torre feita com alimentos em forma de Big Ben.

Segurar numa folha de papel pode criar um fundo neutro e agradável, mantendo o foco no motivo.

A luz da janela é ideal para captar fotografias de naturezas mortas como esta. Uma janela oferece uma grande fonte de iluminação que mergulha a sua comida numa luz suave e uniforme. Escolha um local junto a uma janela grande, mas não se esqueça de evitar a luz solar direta e faça uma experiência para perceber se a direção da luz funciona melhor a partir de cima ou de um dos lados. Se achar que a luz é demasiado forte num dos lados, pode utilizar um refletor ou um pedaço de papel branco de modo a refletir a luz nas sombras do lado oposto.

6. Selecione as definições da câmara

A parte posterior de uma câmara Canon colocada num tripé a fotografar a partir de cima.

Alguns tripés como este dispõem de uma coluna central que se estende horizontalmente, o que é bastante útil para colocar a câmara diretamente sobre a comida.

Uma banana cortada e moldada na forma de uma mulher com uma saia de hula posicionada num prato preto com pintas amarelas.

Com algumas experiências criativas, a sua arte culinária nem se assemelhará aos alimentos que foram usados na criação, como esta bailarina feita a partir de uma banana. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM a 1,3 seg., f/8 e ISO 100.

Pode utilizar as definições da câmara que preferir, mas eis uma definição de exposição básica prática para fotografias captadas a partir de câmaras montadas em tripé: configure a câmara para o modo de prioridade à abertura (Av) e utilize uma abertura de gama média, como f/8 e, em seguida, defina o ISO para 100. A câmara irá definir automaticamente a velocidade ideal do obturador. Com estas definições, é provável que a velocidade do obturador seja bastante lenta, por isso, defina um temporizador de 2 segundos para evitar a vibração da câmara ao acionar o obturador ou utilize a aplicação Camera Connect da Canon para captar a fotografia remotamente a partir do seu dispositivo móvel.

7. Prepare-se para imprimir

Quatro fotografias de pratos de comida agrupadas numa colagem criada com a aplicação Easy-PhotoPrint Editor da Canon.

Para além de imprimir imagens individuais, também pode utilizar a aplicação Easy-PhotoPrint Editor da Canon para criar colagens simples.

Depois de tirar fotografias às suas criações, porque não imprimi-las? Pode preparar-se para imprimir com facilidade utilizando a aplicação Easy-PhotoPrint Editor da Canon. Transfira as imagens para o seu smartphone utilizando a aplicação Camera Connect da Canon ou o image.canon e, em seguida, abra as imagens na aplicação Easy-PhotoPrint Editor, escolha um formato de papel e utilize a funcionalidade de recorte para eliminar as margens desordenadas. Também pode escolher entre uma gama de filtros para melhorar os tons. Certifique-se de que define o tipo de papel correto nas definições de impressão, mate ou brilhante, e defina a qualidade de impressão para a melhor. Também vale a pena guardar uma predefinição de impressão – no menu pendente de predefinição – para que possa utilizar as mesmas definições de impressão no resto da sua arte culinária com apenas alguns cliques.

8. Imprima e emoldure

Uma jovem a ver uma Canon PIXMA TS8351 a imprimir imagens coloridas de alimentos em forma de rostos.

A série Canon PIXMA TS8350 é ideal para imprimir sem fios a partir do seu computador ou telemóvel e permite-lhe criar impressões vibrantes e detalhadas. Qualquer impressora da gama Canon PIXMA também é adequada para este tipo de projetos.

Uma jovem a colocar uma colagem de imagens de alimentos em forma de rostos numa moldura sobre a lareira.

Após a impressão, emoldure a sua criação e terá uma obra de arte única para exibir na parede ou sobre a lareira.

Coloque uma embalagem de papel fotográfico mate na impressora e comece a imprimir. Quando terminar, pense em emoldurar as suas impressões. Também pode utilizar papel fotográfico magnético Canon e colar as suas criações no frigorífico ou utilizar uma Canon SELPHY Square QX10 para imprimir diretamente em papel fotográfico autocolante quadrado! As suas obras-primas coloridas vão ficar fantásticas agrupadas numa colagem na parede ou sobre a lareira e haverá melhor forma de imortalizar a memória de uma tarde divertida de arte culinária?

Escrito por James Paterson

Artigos relacionados

  • SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Imprima o seu próprio livro de receitas

    Natasha Alipour-Faridani sobre como fotografar e imprimir o seu próprio livro de receitas.

  • Chá a salpicar para o ar a partir de uma caneca alta com padrão sobre um pires.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Tornar-se um influenciador gastronómico

    Sugestões de fotografia de comida da influenciadora do Instagram e Embaixadora da Canon Yasmin Albatoul.

  • Um limão a pairar no ar sobre uma impressão ilustrada de um jogador de ténis prestes a servir. O efeito faz com que pareça que o jogador está prestes a atingir o limão.

    IMPRESSÃO CRIATIVA

    Impressões divertidas com o Paperboyo

    Brincar, imprimir e publicar: a estrela do Instagram, Paperboyo, experimentou a Canon SELPHY Square QX10.

  • Impressão criativa com a aplicação Easy-PhotoPrint Editor da Canon

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Aplicação Easy-PhotoPrint Editor

    Aprenda a dominar a divertida e intuitiva aplicação Easy-PhotoPrint Editor.