A father and son flick through the pages of a recipe book together.

SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

Todos os ingredientes de que necessita para criar o seu próprio livro de receitas

A maioria de nós tem uma seleção de receitas especiais – pode ser o seu próprio toque criativo numa receita clássica ou uma receita familiar transmitida de geração em geração. Registar essas criações de eleição no seu próprio livro de receitas personalizado é um projeto de impressão divertido e criativo que pode ser facilmente realizado a partir do conforto da sua casa.

A Natasha Alipour-Faridani, fotógrafa de comida e bebida sediada em Londres, é especialista em captar imagens com um aspeto saboroso e tem muitas sugestões úteis para tirar fotografias de comida com impacto. Quando estiver pronto para imprimir as suas imagens e compilar o seu álbum de fotografias, uma impressora como a série Canon PIXMA TS3350 sem fios facilita a seleção das suas imagens e a criação de impressões de alta qualidade.

Selecionar as suas receitas

Selecione receitas ou ingredientes de acordo com o seu impacto visual. Estes mirtilos – um ingrediente na receita para muffins de pequeno-almoço – têm um excelente aspeto quando fotografados em grande plano.

A Natasha selecionou um muffin de pequeno-almoço para o seu livro de receitas porque queria incluir algumas fotografias dos ingredientes. "Para adicionar variedade e cor ao seu álbum, não se limite a tirar fotografias do resultado final", afirma. "Para a receita do muffin de pequeno-almoço, concentrei-me nos mirtilos. Gosto muito de captar comida em grande plano."

A Natasha também escolheu uma receita de uma tarte de ricota e abóbora decorada com folhas de rúcula. "Queria receitas com cores vivas", explica.

Para a sessão fotográfica, a Natasha utilizou uma Canon EOS 5D Mark IV e duas objetivas – uma Canon EF 50mm f/1.8 STM e uma Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM. "A objetiva macro é excelente para se aproximar o máximo possível do motivo", explica. A EF 100mm f/2.8L Macro IS USM tem uma ampliação máxima de 1:1 ou 1x, o que significa que os motivos são representados com um tamanho à escala real no sensor. A combinação da capacidade de fotografar grandes planos e de uma grande abertura, como o valor de diafragma muito baixo na Canon EF 50mm f/1.8 STM, significa que tem capacidade para criar uma profundidade de campo muito reduzida. Como explica Natasha, "significa que posso captar aquela bonita desfocagem que se mistura suavemente com o fundo."

A objetiva Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM é uma alternativa mais acessível à Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM e tem capacidade para produzir resultados extremamente nítidos.

Fotografar as suas imagens

Incluir copos de água e colocar objetos, como talheres, nos limites do enquadramento confere autenticidade e ajuda a imagem a parecer parte de uma cena mais ampla.

A Natasha utilizou um tripé e ligou a câmara ao computador para poder rever imediatamente os resultados e fazer ajustes à composição. Definiu a abertura para f/8 ou f/9 para a maioria das fotografias, o que lhe permitiu manter o motivo focado com nitidez.

"Analise os ingredientes e explore todos os ângulos antes de começar", afirma. "Se a comida parecer demasiado plana, um ponto de vista aéreo a partir de cima é uma boa opção. Certifico-me sempre de que tenho algo que se estende para além dos limites do enquadramento. Pode ser apenas a extremidade do prato, mas reforça a ideia de que é uma cena contínua."

No que diz respeito à iluminação, não necessita de um kit especial para obter resultados de aspeto profissional. "Fotografei estas imagens em casa, iluminadas por uma janela grande e utilizei um refletor para preencher algumas das sombras mais escuras", afirma. "Adoro trabalhar com luz natural. Se a luz do sol estiver a incidir, pode captar aquele brilho luminoso encantador. Se pretender que a sua imagem seja mais suave e tenha tons um pouco mais escuros, as condições de pouca luz de manhã ou final da tarde funcionam bem. Analise como e quando a luz entra em sua casa para obter os resultados que procura."

Imprimir as suas fotografias

A PIXMA printer prints an image of a sweet potato tart. A child takes the image from the printer.
A Natasha utilizou a opção de impressão sem margens na sua série Canon PIXMA TS3350, para que as imagens estivessem prontas a colar logo após a impressão – sem ser necessário cortar.

A Natasha imprimiu as suas imagens numa série Canon PIXMA TS3350, que tem funcionalidade sem fios para uma impressão rápida e eficiente. "Esta impressora é ótima", afirma. "Rápida e fácil de configurar. Os tinteiros são simples de instalar e produzem cores vivas e precisas."

A Natasha optou pelo papel fotográfico Plus Glossy II da Canon para uma produção de qualidade e experimentou vários tamanhos de papel. "Imprimi uma seleção de imagens em 13 x 18 cm, 10 x 15 cm e 13 x 13 cm e a funcionalidade de impressão sem margens significou que não era necessário cortar as extremidades." A opção de impressão sem margens na série Canon PIXMA TS3350 está disponível até 13 x 18 cm e a impressora suporta uma variedade de formatos de papel até A4, todos alimentados através do tabuleiro de papel traseiro ajustável.

Tal como acontece com todas as impressoras PIXMA sem fios da Canon, a série PIXMA TS3350 é compatível com uma variedade de aplicações de impressão da Canon. A aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor tem várias opções criativas para esquemas e modelos que podem ser adaptados para um livro de receitas e é compatível com smartphones e tablets. Existe também uma versão para computador para Mac ou PC.

"Imprimir através da aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor é rápido e fácil", afirma Natasha. "Utilizei a opção de pesquisa para estabelecer ligação às imagens de comida no meu computador." A aplicação também pode estabelecer ligação a uma grande variedade de outras plataformas de cloud e redes sociais, incluindo o Google Drive e o Instagram.

O produto final

A top-down shot of a printer, a recipe book and muffins on a cooling rack.
Fotografar as suas criações culinárias favoritas e preservá-las num livro de receitas tentador é uma excelente forma de criar uma recordação para a família.

A Natasha optou por apresentar as suas imagens num álbum de recortes estilo dossier de argolas. No entanto, se quisesse uma finalização realmente profissional, poderia criar o seu livro de receitas utilizando o software hdbook da Canon. Basta transferir o software para o seu PC ou Mac a partir de um dos Websites dos revendedores do hdbook, compor as suas fotografias e textos e enviar o álbum para impressão.

Assim, da próxima vez que for para a cozinha, pense nas receitas especiais que gostaria de registar e passar para a sua família e amigos. Divertir-se-á muito a fotografar e a organizar o seu livro de receitas, e criará uma recordação cheia de refeições saborosas e imagens apetitosas para inspirar as gerações futuras.

Escrito por Claire Gillo

Artigos relacionados
A tablet displays the Canon Easy-PhotoPrint App while a printer prints a picture.

SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

Aplicação Easy-PhotoPrint Editor

Aprenda a dominar a divertida e intuitiva aplicação Easy-PhotoPrint Editor.

Pea fritters on a plate, shot from the side.

FOTOGRAFIA DE COMIDA

As melhores objetivas para fotografia de comida

Sirva fotografias de comida que merecem ser saboreadas com a nossa seleção de objetivas de grande plano.

A low-light shot, featuring a table of cakes and flowers.

FOTOGRAFIA DE COMIDA

Domine a arte da fotografia de comida

A fotógrafa e bloguer de culinária Lina Lomelino revela as suas melhores sugestões para tirar o máximo partido e fotografias de comida.

Produtos relacionados

Produtos relacionados

Produtos relacionados

Artigos relacionados



A secção Inspirar-se é a sua principal fonte de dicas de fotografia úteis, guias de compras e entrevistas profundas: tudo aquilo de que necessita para encontrar a melhor câmara ou impressora e dar vida à sua próxima ideia criativa.

Voltar a todas as sugestões e técnicas