A plate of pea fritters garnished with peas and rocket leaves.

FOTOGRAFIA DE COMIDA

As melhores objetivas Canon para principiantes para fotografias de comida

A fotografia de comida é uma forma gratificante de explorar grandes planos com a sua câmara Canon e não apenas porque pode comer o motivo no final de uma sessão. Demore o tempo necessário para modelar os ingredientes da sua imagem, controlar a iluminação e ajustar as definições e verá que pode produzir fotografias de comida que vale a pena saborear.

No entanto, existem alguns equipamentos que o podem ajudar a obter a melhor qualidade com a sua câmara. Um tripé pode ser útil quando está a fotografar alimentos em condições de pouca luz ou quando está a fotografar grandes planos extremos, por exemplo, embora a gama de objetivas da Canon com tecnologia de estabilização de imagem (IS) também o ajude nestas situações. Adicionar um flash Speedlite ou outra forma de iluminação artificial ao seu kit também pode proporcionar-lhe mais opções criativas.

No entanto, atualizar a sua objetiva pode ter o maior impacto na sua fotografia de comida. Muitas objetivas permitem-lhe focar suficientemente perto para ampliar pequenos detalhes, mas apenas uma verdadeira objetiva macro lhe oferece uma ampliação de, pelo menos, 1x. Isto significa que o motivo é gravado no sensor a 1:1 ou no tamanho real quando a objetiva está definida para a focagem mínima.

Equipada com uma objetiva macro da Canon, ou com o número crescente de objetivas padrão com uma posição macro separada no anel de zoom para permitir uma focagem próxima, poderá revelar texturas ocultas, padrões complexos e estruturas subtis de alimentos que, de outra forma, poderiam passar despercebidos.

Aqui veremos as melhores opções para todos os tipos de câmaras EOS.

As objetivas Canon com estabilização de imagem facilitam a eliminação da vibração da câmara ao fotografar grandes planos sem tripé.

As melhores objetivas Canon EF-S para fotografias de comida

As melhores para: DSLR APS-C

Também funciona com: câmaras EOS M (com um adaptador M) e câmaras do sistema EOS R (com um adaptador R)

Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM

Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM
A objetiva Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM inclui um LED Macro Lite incorporado. Pode ligar ambos os lados para captar detalhes com nitidez ou apenas metade do anel para obter sombras e texturas melhoradas.

A macro mais ampla da gama de objetivas EF-S foi concebida para corresponder às proporções dos sensores APS-C e proporciona uma visualização equivalente a uma objetiva de 56 mm f/2.8 numa câmara Full-Frame.

Tem capacidade para proporcionar a mesma reprodução em tamanho real da objetiva Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM, mas o fotógrafo tem de estar muito mais perto para o conseguir com a objetiva mais curta. Para compensar qualquer sombra que possa ser criada ao fotografar a uma distância mais curta, o LED Macro Lite incorporado na extremidade da objetiva permite-lhe iluminar o motivo e dá-lhe controlo criativo sobre a iluminação dos alimentos. Pode ativar ambos os lados do anel em simultâneo ou utilizar qualquer um dos lados de forma independente para adicionar sombra e criar profundidade.

Sendo suficientemente pequena e leve para utilizar facilmente sem tripé, a objetiva Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM é o complemento perfeito para as DSLR compactas, como a Canon EOS 250D e a Canon EOS 850D. Também inclui um sistema de estabilização de imagem (IS) híbrido, que minimiza a vibração da câmara, mais comum em fotografia de grande plano.

O LED Macro Lite incorporado permite iluminar o mais pequeno detalhe.

Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM

A primeira objetiva macro EF-S da Canon com capacidade para produzir imagens em tamanho real é uma excelente primeira escolha para fotógrafos de comida. É pequena, leve e muito nítida, e inclui uma grande abertura máxima que facilita a posição do motivo entre um fundo magnificamente desfocado e o primeiro plano.

Com um ângulo de visão equivalente a uma objetiva de 96 mm f/2.8 numa câmara Full-Frame, obtém com eficácia mais "alcance" com a objetiva Canon EF-S 60mm f/2.8 Macro USM, para que possa tirar fotografias que preencham todo o enquadramento de mais longe. Isto não só significa que tem menos probabilidades de colocar uma sombra sobre o motivo, como também facilita o isolamento dos mais saborosos alimentos no prato.

A objetiva dispõe de um sistema de focagem automática rápido, mas também é possível rodar manualmente o anel de focagem para ajustar a nitidez.

A melhor objetiva Canon EF-M para fotografias de comida

Ideal para: câmaras EOS M

Faça justiça a fatias de fruta, sobremesas elaboradas e molhos brilhantes com esta objetiva macro compacta para as câmaras da série EOS M da Canon.

Canon EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM

Além de proporcionar uma reprodução 1:1, esta objetiva macro compacta para as igualmente compactas câmaras EOS M mirrorless pode ir além do tamanho real. Ao ativar o modo Super Macro, pode obter uma ampliação de 1.2x, permitindo-lhe explorar a textura de uma crosta ou a estrutura fina da fruta com detalhes de deixar água na boca.

O modo Super Macro permite-lhe chegar a 13 mm do motivo, mas o design convergente do corpo da objetiva ajuda a minimizar a sombra causada pela objetiva. Também inclui a mesma tecnologia LED Macro Lite da objetiva Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM, proporcionando-lhe um controlo criativo da iluminação quando está a trabalhar incrivelmente perto.

Além de incluir elementos de objetiva asférica e UD (dispersão ultrabaixa) para garantir uma elevada qualidade de imagem, a objetiva Canon EF-M 28mm f/3.5 Macro IS STM possui um estabilizador de imagem híbrido. Com uma distância focal equivalente a Full-Frame de aproximadamente 45 mm, é uma excelente objetiva de utilização fácil para explorar mercados de comida e restaurantes ao ar livre, especialmente quando combinada com uma câmara que oferece uma excelente focagem automática em condições de pouca luz, como a Canon EOS M6 Mark II.

As melhores objetivas Canon EF para principiantes para fotografias de comida

Ideal para: DSLR Full-Frame

Também funciona com: câmaras DSLR APS-C, EOS M (com um adaptador M) e câmaras do sistema EOS R (com um adaptador R)

A grande abertura da objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STM permite-lhe focar o seu motivo com nitidez.

Canon EF 50mm f/1.8 STM

Ao contrário das outras objetivas para fotografia de comida aqui recomendadas, a Canon EF 50mm f/1.8 STM não tem uma função macro. Mas esta permite-lhe focar a uma distância de 35 cm e proporciona um ângulo de visão "padrão" numa câmara Full-Frame que confere um aspeto natural às fotografias.

A grande abertura máxima de f/1.8 da objetiva capta bastante luz, tornando-a numa excelente escolha quando está a tirar fotografias em cafés e restaurantes pouco iluminados. Também lhe permite focar seletivamente numa pequena área do seu arranjo alimentar, enquanto o fundo se esbate numa desfocagem suave.

Com a focagem automática STM (motor passo a passo), a objetiva foca o motivo de forma rápida e silenciosa, pelo que é uma excelente escolha se pretender gravar clipes de vídeo juntamente com as suas fotografias. Se preferir focar manualmente os grandes planos, pode fazê-lo com precisão com o auxílio do ecrã visualização direta ampliada em câmaras DSLR da Canon, como a Canon EOS 850D e a Canon EOS 4000D.

A tecnologia STM praticamente silenciosa significa que a objetiva Canon EF 50mm f/1.8 STM consegue focar com extrema rapidez.

Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM

Esta teleobjetiva macro média pode não ter o estabilizador de imagem híbrido da Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM profissional, mas continua a ser capaz de produzir resultados extremamente nítidos.

A objetiva Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM proporciona uma ampliação de 1x quando focada à distância mais próxima, mas a distância focal relativamente longa de 100 mm significa que não tem de se aproximar tanto como com uma objetiva mais curta. Isto pode facilitar o posicionamento das luzes, dos refletores e de outros acessórios que possam ser necessários para dar vida à apresentação dos alimentos.

A focagem automática é rápida e precisa graças ao motor ultrassónico (USM) e pode melhorar ainda mais a velocidade AF utilizando o interruptor do limitador de focagem no corpo da objetiva.

Oticamente fantástica, a objetiva Canon EF 100mm f/2.8 Macro USM consegue captar uma exuberante gama de cores e pequenos pormenores. Uma abertura de oito lâminas confere uma qualidade fantástica às áreas desfocadas de uma imagem, enquanto os revestimentos Super Spectra da objetiva reduzem os reflexos no interior da objetiva para resultados de elevado contraste.

Uma objetiva com focagem automática rápida permite captar imagens nítidas.

A melhor objetiva Canon RF para principiantes para fotografias de comida

Ideal para: câmaras do sistema EOS R

Seja grande angular ou grande plano, a Canon RF 35mm F1.8 IS STM é uma ferramenta polivalente para fotografia de comida.

Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM

Uma objetiva macro versátil concebida para a Canon do sistema EOS R mirrorless Full-Frame, a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM consegue captar uma fotografia de grande angular de um arranjo de mesa e um grande plano em metade do tamanho real, tal como tudo entre estes.

É suficientemente pequena e leve para ser utilizada sem um tripé e a tecnologia IS de deteção dupla de 5 pontos ajuda-o a tirar o máximo partido da impressionante potência de resolução da objetiva.

Tal como outras objetivas da gama Canon RF, a Canon RF 35mm F1.8 MACRO IS STM inclui um anel de controlo personalizável na parte da frente do corpo da objetiva, ao qual pode atribuir um controlo importante da câmara, como abertura, ISO ou compensação da exposição. Isto permite-lhe ajustar a definição de forma fácil e precisa com uma rotação rápida do anel.

Experimente utilizar esta objetiva com a Canon EOS RP, onde pode tirar partido da funcionalidade de variação de focagem da câmara para dar um novo nível de nitidez às fotografias de comida.

Escrito por Marcus Hawkins

Artigos relacionados
A table display with cakes, meringue, iced donuts and pastries.

FOTOGRAFIA DE COMIDA

Domine a arte da fotografia de comida

A fotógrafa e blogger de comida Lina Lomelino revela as melhores dicas para tirar o máximo partido de fotografias de comida.

A father and son flick through the pages of a recipe book together.

SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

Imprima o seu próprio livro de receitas

Natasha Alipour-Faridani sobre como fotografar e imprimir o seu próprio livro de receitas.

A woman standing in front of shuttered windows touches a paper star hanging from the ceiling.

FOTOGRAFIA DE INTERIORES

Três ideias para fotografias criativas em casa

Conheça a sua câmara e aprenda a captar retratos cinematográficos, imagens macro e vídeos em time-lapse.