IMPRESSÃO CRIATIVA

Utilize a vida selvagem: imprima a sua própria aventura animal

Desde leões e tigres a girafas e ursos, crie um divertido safari de papel em casa com o Creative Park da Canon e aprenda mais sobre a conservação da vida selvagem com toda a família.
Canon Camera
Explorar o reino animal pode levar a incontáveis brincadeiras criativas para os mais pequenos e é a combinação perfeita de diversão e educação. Se procura uma atividade que dê asas à criatividade e que ajude os seus filhos a aprender mais sobre as criaturas mais fofas e poderosas do mundo, por que não tentar com projetos manuais em papel?

O Creative Park da Canon é um recurso online gratuito repleto de projetos manuais em papel descarregáveis e inspirados em animais, adequados para um divertido dia em família no interior. Tudo o que precisa para criar o seu próprio safari instantâneo é de uma impressora e alguns artesãos entusiasmados. De chitas e coalas a pandas vermelhos e pinguins-imperador, existe uma variedade de animais de todo o mundo e muita diversão para desfrutar à medida que toda a família aprende mais sobre o mundo natural.

A blogger Fariba Soetan vive em Londres com o marido e três filhas. Aqui, ela partilha a forma como a sua família utilizou o Creative Park e uma impressora da série Canon PIXMA TS8350 para uma aventura com animais extremamente divertida.

1. Junte o seu material de artesanato

Uma série de modelos de criações em papel impressos em folhas A4, a serem passados pela família.

Os projetos manuais em papel do Creative Park são simples de criar e não necessitam de ferramentas especiais. Tudo o que precisa é uma tesoura, cola, espaço para trabalhar e alguns jovens artesãos ansiosos.

Não precisa de muitas ferramentas para começar a criar o seu safari durante a sua estadia em casa – tesouras em número suficiente para todos se envolverem, uma impressora, papel e alguns tubos de cola ou fita adesiva são tudo o que é necessário.

"Para os animais mais complicados, provavelmente precisa de tesouras mais pontiagudas, em vez de tesouras para crianças, uma vez que existem algumas peças bastante pequenas que precisa de contornar.", afirma Fariba, que recomenda que os adultos ajudem as crianças a recortar à volta dos desenhos.

Todos os modelos na aplicação Creative Park1 ou no website têm um papel sugerido a utilizar e é melhor seguir esta recomendação para obter os melhores resultados. Papeis de boa qualidade, como o papel fotográfico Plus Glossy e Matte, são excelentes opções para impressões de animais arrebatadoras. Fariba também utiliza a impressora da série Canon PIXMA TS8350 para impressões nítidas e vívidas. "Encomendámos papel mais espesso, não utilizámos papel normal da impressora. Quando dobrado, deve permanecer dobrado.", afirma.

2. Selecione os seus modelos

Uma mãe e duas crianças reunidas à volta de um computador portátil numa mesa de vidro.

O Creative Park possui uma grande variedade, pelo que as crianças devem encontrar um modelo do seu animal favorito que tenha o nível certo de complexidade. "Existe um número enorme de animais que pode criar", diz Fariba, que gere o blogue Mixed.Up.Mama.

Toda a família sentada numa sala de estar a recortar modelos de papel.

Depois de ter um projeto em mente, está na hora de imprimir e, se toda a família estiver envolvida, pode criar o seu safari em muito menos tempo.

Existem todos os tipos de modelos à escolha no Creative Park. Isto significa que as crianças podem escolher um animal para construir que realmente se identifique com elas, quer se trate de uma fera mais exótica ou de um animal doméstico.

Tudo o que precisa de fazer é utilizar a aplicação Creative Park ou visitar o website Creative Park, descarregar os seus desenhos em papel favoritos e imprimi-los na sua impressora de casa. Escolher diferentes modelos com os níveis de competência certa assegura que toda a família se pode divertir junta a trabalhar nos seus projetos.

"Visitámos o website, e as meninas passaram por alguns dos diferentes animais, comigo a ajudá-las a escolher de acordo com o nível de dificuldade. As meninas estavam realmente entusiasmadas com o projeto e, com a respetiva idade, cada uma já tem um animal favorito.", diz Fariba, cujas filhas têm seis, oito e dez anos.

"Como pais, conhecem os vossos próprios filhos e sabem do que eles são capazes. Existe uma enorme variedade de animais à escolha.", continua.

"Eu diria que devem escolher algo adequado à sua capacidade de concentração, e se os mais velhos pretenderem continuar com um modelo mais complexo como a chita, como a minha fez, podem fazê-lo."

3. Recorte e crie os seus animais em papel

Uma família a recortar formas de animais em papel.

Os fantoches de mão que a família da Fariba decidiu criar têm opções de personalização, pelo que cada um recebe um toque pessoal criativo.

Uma rapariga a recortar uma forma com manchas de chita impressa em papel A4.

Modelos mais difíceis, como este projeto manual em papel de uma chita, podem proporcionar uma atividade envolvente para as crianças mais crescidas.

Uma das partes mais emocionantes do processo do de criação em papel é dobrar e colar o animal para dar vida ao seu safari ou espetáculo de fantoches. Fariba acha que este projeto pode ser excelente atividade de fim de semana para as famílias.

"É uma atividade agradável que se baseia em várias competências diferentes – as crianças desenvolvem as suas capacidades motoras recortando e colando, utilizando a concentração e juntando peças para formar um animal em 3D."

"Num sábado, quando estão à procura de algo para fazer e estão no interior, permite-lhes utilizar um pouco a sua criatividade.", afirma. "As crianças podem ficar sozinhas, mas você pode ficar por perto a beber uma chávena de chá, disponível para as ajudar se tiverem perguntas. É fantástico que se envolvam num projeto e que possam brincar com os animais depois.

"Com os fantoches de mão, existem diferentes opções para os olhos, chapéus e acessórios. Por isso, as crianças gostaram bastante de escolher cada acessório, como seriam os olhos e de fazer com que cada um tivesse um aspeto um pouco diferente, o que foi engraçado."

4. Divirta-se

Um fantoche de mão em papel de um hipopótamo numa mesa redonda junto a uma impressora Canon PIXMA.

Para além de ser muito divertida, Fariba diz que esta atividade também está ligada ao que algumas das suas filhas estão a aprender na escola. "Nos respetivos níveis, estão a aprender sobre as formas 3D, no primeiro e no terceiro ano, podendo brincar deste modo com esse tema."

Três mãos pequenas seguram fantoches de animais em papel por trás de um grande sofá azul numa sala de estar familiar. À esquerda da moldura, é possível ver um coelho grande.

As filhas de Fariba decidiram apresentar um espetáculo de fantoches com as suas personagens animais – e até envolveram o coelho da família.

Quer tenha imprimido e criado uma grande variedade de animais selvagens das planícies de África, um país das maravilhas da floresta europeia ou um espetáculo de fantoches divertido e criativo, a diversão é uma excelente oportunidade para as crianças desenvolverem a sua criatividade.

As filhas da Fariba optaram por criar um espetáculo incorporando um animal de estimação da família e divertiram-se a imaginar quais os ruídos que as suas criações animais poderiam fazer. "Queriam ter um pequeno espetáculo de fantoches e utilizá-los para brincar com o coelho e todo o género de coisas.", afirma Fariba. "Falámos sobre como se iriam chamar os seus animais, assunto sobre o qual estavam entusiasmadas, e tentaram reproduzir os sons que uma girafa faria – os quais eram questionáveis!"

5. Aprenda a jogar

Três crianças atrás de um sofá azul, segurando fantoches de mão em papel e sorrindo.

Criar projetos manuais em papel com temática de animais pode ser uma ótima maneira de incentivar as crianças a se envolverem e aprenderem mais sobre o mundo natural.

Lidar com assuntos como a conservação da vida selvagem pode ser assustador para os pais, mas com uma atividade interativa como esta, é simples de imaginar uma aprendizagem agradável. Desde a criação de questionários sobre animais, a narração de histórias de animais com personagens criadas em papel ou a discussão dos habitats e dos hábitos na vida real das criações dos seus filhos, a educação sobre a natureza pode facilmente tornar-se parte do que se pode fazer com papel.

"Conversámos sobre se alguns destes animais poderiam ser encontrados juntos, uma vez que havia um panda, um hipopótamo, um tigre e uma girafa para os fantoches de mão. Então tivemos uma conversa sobre se todos eles poderiam ser encontrados no mesmo habitat.", diz Fariba.

Esta é também uma excelente forma de falar sobre tópicos mais sensíveis, como o círculo da vida. Também dá aos pais uma excelente oportunidade para falar sobre o motivo por que alguns animais têm determinado aspeto para serem capazes de se esconderem dos predadores ou chegarem à sua fonte de alimentos.

Para envolver a sua família, aceda ao Creative Park e deixe-se inspirar por uma infindável variedade de modelos de animais, perfeitos para crianças com um lado criativo e amor pelo mundo natural.

Pode até criar o seu próprio parque de vida selvagem no seu jardim, levando as suas criações em papel para o exterior e colocando os animais nos seus habitats mais adequados, debaixo de árvores, em relva comprida ou em rochas.
Escrito por Lorna Dockerill
  1. Se a sua impressora não for suportada, consulte o website do Creative Park.

Produtos relacionados

Artigos relacionados