IMPRESSÃO CRIATIVA

Jogos de futebol em papel para o inspirar a manter-se ativo

Este verão, marque pontos com a família e experimente criar jogos de futebol em papel feitos à mão com o Creative Park.
Canon Camera
O verão está à porta e, naturalmente, os pais estão ansiosos por encontrar atividades que possam envolver toda a família. Os jogos feitos à mão que podem ser construídos e jogados em conjunto são uma excelente fonte de diversão e, com o Canon Creative Park, o processo é simples e económico.

O Creative Park está repleto de atividades em papel coloridas, prontas a serem descobertas e impressas diretamente a partir da sua impressora de casa.

A blogger Fariba Soetan vive em Londres com o seu marido e as três filhas e gere o blog Mixed.Up.Mama. Aqui, Fariba explica como utilizou o Creative Park e uma impressora da série Canon PIXMA TS8350 para um dia de atividades desportivas práticas em família.

1. Escolha o seu kit e os modelos

Duas meninas sentadas numa mesa a usar um computador portátil.

Seja qual for o seu nível de competências em trabalhos manuais e o tempo que tem para ser criativo, irá encontrar um modelo à sua medida no Creative Park.

Uma impressora Canon numa estante junto a algumas plantas, a imprimir um conjunto de instruções.

É importante utilizar papel de qualidade para garantir que as criações são suficientemente resistentes para jogar com as mesmas.

Primeiro, escolha um papel resistente para imprimir os seus jogos. O papel fotográfico mate da Canon é perfeito para trabalhos manuais, uma vez que a sua textura mate o torna ideal para imagens e gráficos vívidos.

"A espessura do papel é muito importante para garantir que os recortes são resistentes e se mantêm unidos", explica Fariba, cujas filhas têm seis, oito e dez anos. A série Canon PIXMA TS8350 é ideal para este tipo de impressão, mas qualquer impressora PIXMA é adequada.

Fariba explica que escolher os modelos do jogo de futebol também pode ser uma atividade familiar envolvente, sendo que cada um indica quanto tempo demora a montagem e o respetivo nível de dificuldade, para que possa decidir se é adequado para os seus filhos.

"As meninas ficaram muito entusiasmadas ao verem no Website tudo o que podiam criar", acrescenta. "Se os pais estiverem a realizar a pesquisa com os filhos, apenas têm de anotar quanto tempo demora a montagem de cada um e o nível de dificuldade.

"Optámos pelos jogos de basquetebol e futebol, em parte porque pareciam muito divertidos e também porque achei que o nível de dificuldade era adequado para uma primeira tentativa, para descobrirmos como os devemos montar."

2. Faça o seu minijogo

Uma família reunida à volta de uma mesa a fazer uma bola de futebol e uma baliza.

Os jogos e atividades em papel no Creative Park incluem instruções de montagem simples e fáceis de seguir.

Uma família a trabalhar em conjunto para recortar formas e criar algo com o papel.

Envolva toda a família nas suas criações em papel, com os pais disponíveis para ajudar nas partes mais complicadas.

Utilizando a aplicação Creative Park ou transferindo do Website Creative Park diretamente para o seu computador, pode selecionar os seus designs artísticos em papel favoritos e imprimi-los diretamente a partir da sua impressora de casa para os montar antes do grande pontapé de saída.

Tudo o que precisa para a sua equipa de entusiastas dos trabalhos manuais é uma tesoura, cola, uma régua para criar as dobras, uma esferográfica banal e as instruções do jogo. Depois, basta seguir as linhas de tesoura, as dobras e os pontos de cola para começar.
Duas meninas colam alvos numa baliza de futebol em papel.

"As minhas filhas são muito criativas e estes jogos são uma forma muito boa de satisfazer essa necessidade de criar", afirma Fariba.

Duas meninas a exibir as suas criações de futebol em papel.

A sensação de realização quando termina a sua criação em papel apenas é superada pela diversão que tem ao jogar com a mesma.

Atribuir tarefas pode ajudar a garantir que todos se envolvem. "Quando imprimimos os jogos, eles tinham gráficos muito bons e as instruções eram muito simples", afirma Fariba. "As meninas estavam entusiasmadas por poder recortar cada uma das formas e era um bom nível de dificuldade, pois tenho três meninas de diferentes idades e com diferentes capacidades de corte. O mais complicado era a bola, por isso, foi nesse ponto que a minha filha de 10 anos realmente se empenhou. Havia peças maiores, para a rede da baliza, que a minha filha de seis anos conseguir recortar.

"Foi bom que todos tivéssemos uma tarefa para completar e todos estivéssemos a conversar durante o processo. Significa que todos têm algo para contribuir, o que mantém todos envolvidos e evita as discussões sobre quem faz o quê!"

3. Organize o seu torneio

Uma menina prepara-se para atirar uma bola de futebol de papel.

"Depois de concluir tudo, fizemos uma pausa, esticámos as pernas e comemos uma refeição ligeira; depois, voltámos para jogar", afirma Fariba.

Uma menina junto a um alvo de papel colado à parede, a celebrar com os braços no ar.

Ela chuta e marca! É extremamente gratificante conseguir jogar com um objeto ou um jogo feito por nós próprios.

Depois da montagem, está na hora de começar a jogar! Porque não organizar um grupo de amigos para registar os pontos ou até criar os seus próprios cartões de pontuação para dar vida ao seu torneio?

O Creative Park está repleto de outros modelos de papel, ideais para torneios desportivos de trabalhos manuais – desde adereços para cabine fotográfica e banners para apoiar jogadores e colegas de equipa, até chapéus de festa e megafones para ajudar a criar a atmosfera de espírito de equipa.

Os mais jovens podem sentir uma realização adicional ao jogarem com algo que criaram, ao mesmo tempo que adquirem competências práticas úteis. "As meninas gostam imenso de pintar, colar e colorir, por isso, a vantagem adicional de terem algo com que podem brincar de seguida foi realmente fantástica", afirma Fariba. "Há tantas vantagens: o corte, obviamente, pelas capacidades motoras, e simplesmente poder ver algo que está a ser criado é excelente para a sua confiança.

"A minha filha mais velha ficou muito satisfeita por ter criado um objeto 3D complexo, como uma bola, ao recortá-la e montá-la sozinha. Divertiu-se imenso a atirá-la para o alvo."

4. Crie uma atividade para todo o dia

Uma família reunida à volta de uma câmara, a observar imagens.

Projetos em papel como os de Fariba são uma forma económica de manter a sua família entretida durante horas nas férias de verão. "Anotámos o que queremos fazer da próxima vez.", afirma Fariba. "Se tivermos algumas horas livres num sábado, ou se estiver a chover, é o tipo de coisas que vamos tentar criar."

Três meninas chutam uma bola de futebol no seu jardim.

Depois de ter feito os seus jogos de papel e ter jogado com eles, porque não sair e experimentar o jogo real?

Quer faça trabalhos em papel ao fim de semana ou nas férias escolares, é uma ideia brilhante tornar o seu projeto uma atividade para todo o dia e introduzir elementos como intervalos para pequenas refeições ou um troféu em papel para o vencedor. Porque não até documentar a diversão desse dia tirando fotografias e jogando em conjunto?

Além disso, para os membros da família que realmente querem explorar a criatividade, personalizar os recortes em papel é uma ideia divertida, sobretudo se quiserem guardá-los após o dia da atividade.

"A baliza de futebol ainda está na nossa parede", afirma Fariba. "De vez em quando, as meninas encontram as bolas e fazem um jogo improvisado. O guarda-redes no jogo de futebol é uma silhueta, mas as crianças podiam desenhar um rosto ou recortar um equipamento diferente. Há imensas coisas que pode fazer."

Se a sua família precisa de alguma inspiração criativa para trabalhos manuais ou se simplesmente está ansiosa por fazer alguma coisa e manter-se longe de um ecrã, há uma enorme variedade de divertidos modelos do Creative Park à sua espera para serem descobertos e criados por si.

Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • IMPRESSÃO CRIATIVA

    Crie imaginativas obras de arte em papel

    Descubra o guia especializado para criar imagens decorativas através do processo de corte de papel.

  • A tablet showing the Creative Park app next to personalised cards and a party garland.

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Imprima a sua festa

    Dê vida aos seus planos de festa com a aplicação Creative Park.

  • IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Descubra centenas de projetos manuais em papel gratuitos e divertidos

    Utilize a gama dinâmica e gratuita de projetos manuais em papel do Creative Park para manter os seus filhos ocupados e entretidos durante todo o dia.

  • IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Aplicação Creative Park

    A aplicação Creative Park está repleta de projetos divertidos de trabalhos manuais.