Cinco formas de mudar perspetivas com a sua fotografia

Jogar com a escala nas suas fotografias é uma ótima maneira de melhorar a sua criatividade e o impacto das suas composições - e de se divertir ao mesmo tempo. Continue a ler e aprenda como iludir os olhos do seu espectador com imagens de perspetiva forçada ou técnicas de inclinação e desvio (utilizando objetivas, aplicações e software de pós-processamento) e descubra como fotografar coisas de forma a que pareçam mais pequenas do que realmente são. Como em todo o tipo de fotografia, fazer experiências com a escala tem que ver com explorar novos ângulos, exprimir a sua perspetiva única sobre o mundo e captar excelentes imagens. Veja por si mesmo.

1. Crie mundos em miniatura com técnicas de inclinação e desvio

Uma fotografia com inclinação e desvio leva o olho a crer que a imagem é de um mundo em miniatura. Pode comprar objetivas de inclinação e desvio para DSLR, recriar o efeito com o Efeito Miniatura em determinadas câmaras compactas e DSLR da Canon, através de aplicações e software de pós-processamento. Se pretende criar uma imagem com inclinação e desvio da sua cidade, procure uma cena que não tenha um segundo plano movimentado e certifique-se de que fotografa de cima para baixo para conseguir o efeito desejado de uma cidade pequena.

Highley Station, de Matthew Hancox

Matthew Hancox, Highley Station


2. Faça experiências com a fotografia macro

A fotografia macro capta detalhes incríveis, aumentando-os. Permite captar grandes planos que geralmente resultam em imagens onde o motivo parece ser maior do que realmente é. Esta técnica é frequentemente utilizada para apresentar imagens ampliadas da natureza, mas também pode captar complexos detalhes de ruas de uma cidade, rostos de pessoas ou qualquer outra coisa de que queira aproximar-se. O efeito não é facilmente conseguido com uma câmara de smartphone. Obtêm-se melhores resultados utilizando uma DSLR com uma objetiva macro ou uma boa câmara compacta com uma definição macro.

Color Macro, de Andrews Nieto Porras

Andrews Nieto Porras, Color Macro


3. Divirta-se com perspetivas forçadas

Um truque fotográfico conhecido como perspetiva forçada joga com o nosso sentido de perceção e cria ilusões de ótica para fazer com que os objetos pareçam maiores, menores ou mais longe. Ao posicionar cuidadosamente as pessoas, os lugares ou os objetos em relação uns aos outros, pode criar efeitos desafiadores ou resultados hilariantes. Já deve ter fotografado um amigo a segurar um sol poente entre os dedos em algum momento, por isso, por que não usar a sua imaginação para produzir divertidas perspetivas forçadas que pode partilhar?

Balloons, de Christina Mossaad

Christina Mossaad, Balloons

Hold on the Sun, de Photophilde

Photophilde, Hold on the Sun


4. Mostre a escala com profundidade de campo

Uma das grandes diferenças entre fotografias tiradas com um smartphone e uma câmara mais versátil, como uma DSLR ou uma câmara compacta profissional, é a forma como as duas câmaras focam e controlam a profundidade de campo. Com uma DSLR, é relativamente fácil selecionar um único motivo bem focado contrastando com um primeiro ou segundo plano magnificamente desfocado, simplesmente alterando a definição da abertura ou ampliando. Pode usar a profundidade de campo para transmitir uma sensação de escala nas suas fotografias, mostrando o quão pequeno algo pode parecer num contexto maior.

Almost Ready, de Jens Schott Knudsen

Jens Schott Knudsen, Almost Ready


5. Substitua uma cara por uma capa de disco de vinil

Este é apenas para diversão. Se o leitor, a sua família ou os seus amigos têm muitos discos de vinil em casa, experimente trocar a cara de uma pessoa por uma que esteja na capa de um álbum. Tente combinar o contexto e as cores da capa do álbum com o segundo plano na sua imagem para obter um efeito mais eficaz. Também pode tentar a mesma ideia com uma revista, um quadro do tamanho de um rosto ou outra fotografia. Lembre-se: o truque é combinar a escala da capa do álbum com o resto da sua imagem, para que o rosto e o corpo fiquem proporcionais. Caso contrário, a ilusão de ótica não funciona.

Sleeve Face, de Mauren Veras

Mauren Veras, Sleeve Face

Vinyl Head, de Mosieur

Môsieur J, Vinyl Head

Partilhe as suas fotografias que jogam com a escala

Se captou uma perspetiva forçada divertida, uma bela fotografia macro ou uma fotografia excêntrica com cara de álbum, por que não a carrega para a nossa Galeria? É um local onde pode partilhar, ver e gostar de imagens juntamente com outros fãs da Canon, e participar nos nossos desafios fotográficos mais recentes