NOTÍCIA

#FreeYourStory: uma perspetiva única

Criatividade, impacto e o poder de contar uma história: as imagens vencedoras de um concurso criado para encontrar a próxima geração de contadores de histórias visuais.
Canon Camera

Criatividade, impacto e o poder para contar uma história: é tudo o que os fotógrafos tentam alcançar com as suas imagens. A capacidade de mostrar uma perspetiva única é a marca de um bom fotógrafo e foi isso que a Canon decidiu descobrir através da hashtag #FreeYourStory e o respetivo concurso associado.

Para participar no concurso #FreeYourStory, pedimos a jovens fotógrafos que enviassem fotografias para duas categorias: Selfie no espelho e Perspetiva forçada. Um painel de jurados independentes avaliaram as participações à procura de imagens que se destaquem das restantes. Os jurados do concurso reduziram gradualmente as centenas de participações até chegarem às imagens vencedoras e a uma seleção de imagens recomendadas, que pode ver abaixo. Também poderá descobrir a história de cada um dos vencedores do concurso #FreeYourStory e obter perspetivas dos jurados: Wanda Martin, Embaixadora da Canon e especialista em retratos, Ulla Lohmann, Embaixadora da Canon, fotojornalista e criadora de documentários e Michael Gray, fotógrafo de viagens, realizador e influenciador.

Vencedora da categoria Selfie no espelho

Uma fotografia a preto e branco de uma criança refletida numa janela, como se fizesse parte de uma montra de marionetas.

Karolina Dworzynska, da Polónia, tirou esta fotografia durante uma visita a uma vila de conto de fadas com a sua jovem família. Teve apenas uma oportunidade para tirar a fotografia antes da sua filha se aborrecer e fugir. © Karolina Dworzynska

"Nem acredito que fui a vencedora desta categoria," afirma Karolina Dworzynska. "Nunca ganhei nada na vida e esta foi o primeiro concurso de fotografia em que participei."

"Adoro tirar fotografias a crianças devido às suas reações genuínas e à emoção nos seus rostos. O meu objetivo é congelar um momento no tempo para que mais tarde os meus filhos possam ver como foi a sua infância e desfrutar desses momentos novamente. Infelizmente, não posso desfrutar disso porque apenas tenho algumas fotografias de quando era criança. Talvez seja por esse motivo que a fotografia é tão importante para mim."

Descrita pelo júri como "divertida" e "surpreendente", a imagem a preto e branco vencedora da Karolina foi tirada durante uma viagem em família a uma vila de conto de fadas, onde haviam pequenas casas com personagens animadas. "Parámos para ouvir a história da Cinderela e reparei no reflexo da minha filha na janela. Parecia que fazia parte do conto de fadas, por isso, aproveitei a oportunidade para tirar uma fotografia. Tentei tirar outra fotografia, mas ela ficou aborrecida e fugiu. Basicamente, foi isso. Tive uma oportunidade e aproveitei-a."

Uma fotografia a preto e branco de uma mulher a esticar o seu braço, refletida num espelho.

Esta imagem de Daria Liushnevska da Polónia foi a segunda classificada na categoria Selfie no espelho. © Daria Liushnevska

Um autorretrato de um homem agachado numa pedra refletido numa par de óculos de sol hexagonais.

Esta fotografia de Dominique De Laender, outro segundo classificado, mostra o fotógrafo agachado com o seu kit Canon, refletido num par de óculos de sol. © Dominique De Laender

O que dizem os profissionais...

A abordagem da Karolina do tema Selfie no espelho impressionou o júri. "A selfie no espelho é um dos estilos mais antigos e populares do autorretrato na fotografia; todos os dias, vemos centenas delas nas redes sociais," afirma Wanda Martin, Embaixadora da Canon e especialista em retratos. "Durante o confinamento, comecei a experimentar tirar autorretratos. Por isso, estava muito entusiasmada para ver como é que os outros abordavam o tema.

"Recebemos algumas soluções visuais extremamente engraçadas e criativas. A nossa vencedora é uma deslumbrante imagem a preto e branco, onde o reflexo da criança se une ao universo das marionetas. Não é possível distinguir os dois mundos e adorámos como a ilusão ótica cria uma nova realidade."

Os outros jurados concordaram. "Tive de olhar duas vezes," afirma Ulla Lohmann, Embaixadora da Canon, fotojornalista e criadora de documentários. "Havia um elemento de surpresa, com os reflexos da criança e da fotógrafa, como se fosse uma combinação entre o antigo e o novo. Quanto mais vezes olhamos, mais interessante se torna."

"Nunca tínhamos visto a utilização do reflexo dessa maneira," acrescenta Michael Gray, fotógrafo de viagem, realizador e influenciador. "Adorámos a precisão do alinhamento da criança com a altura das bonecas. Fez com que o júri parasse por um momento e questionasse o que estava a acontecer e isso entusiasmou-nos."

Uma fotografia a preto e branco de várias imagens do mesmo rosto refletido num espelho.

O segundo classificado, JoJanni Cosico, dos EAU, utilizou espelhos para captar várias imagens do seu rosto. © JoJanni Cosico

Uma selfie a preto e branco de uma mulher a olhar para uma objetiva com uma câmara ao nível do rosto.

Uma selfie mais convencional da segunda classificada Sepiso Dean Mwamelo, do Reino Unido, mas uma imagem com verdadeiro impacto. © Sepiso Dean Mwamelo

Como fotografar a sua própria selfie no espelho

A fotografia da Karolina mostra o quão fácil é tirar o máximo partido das oportunidades de fotografia que o dia a dia lhe proporciona, assim que explorar a sua criatividade. Por exemplo, quantos de nós passamos por montras de lojas diariamente e desperdiçamos o potencial de uma excelente fotografia? Tecnicamente, é fácil tirar uma fotografia como esta: enquadre o motivo refletido na parte mais escura da cena e certifique-se de que a sua câmara está focada no reflexo e não no fundo. O desafio é encontrar um motivo interessante.

Não precisa de planear as fotografias ou levar uma câmara pesada: mantenha a câmara instantânea Canon Zoemini S compacta no seu bolso e conseguirá fotografar mais espontaneamente e captar e criar impressões instantâneas em movimento. É uma excelente forma de aproveitar aqueles momentos fugazes em família, com o espelho incorporado da câmara que permite tirar selfies criativas em grupo mais facilmente.

O tratamento a preto e branco que Karolina utilizou para a sua imagem une os dois mundos em cada lado do vidro, melhorando a ilusão ótica. Experimente adicionar um filtro às suas fotografias a cores antes de as partilhar online ou imprimir. Transfira a aplicação Canon Mini Print para o seu dispositivo móvel da App Store e do Google Play e poderá adicionar filtros populares, molduras e distorções para criar imagens únicas, antes de as imprimir na Canon Zoemini S. Para obter mais inspiração, consulte o centro #FreeYourStory.

Vencedor da categoria Perspetiva forçada

Um rapaz pequeno com um chapéu e óculos de sol a bater palmas enquanto um caça F-16 turco realiza uma demonstração, deixando vestígios de fumo vermelho e branco no céu.

O ângulo e a composição desta fotografia ajudaram o Muhammet a vencer a categoria Perspetiva forçada. © Muhammet Samet Yılmaz

Muhammet Samet Ylmaz foi selecionado como o vencedor da categoria Perspetiva forçada do concurso #FreeYourStory, com esta fotografia impressionante de pilotos de caças F-16 turcos a demostrarem as suas habilidades. "Reparei num rapaz a ver o espetáculo com orgulho e idealizei imediatamente esta imagem. Escolhi rapidamente um bom ângulo e premi o botão de ativação do obturador."

Muhammet gosta de viajar e tem sempre uma câmara consigo. Deste modo, pode aproveitar as oportunidades fotográficas à medida que surgem, algo que é certamente vantajoso no que diz respeito à fotografia acidental em perspetiva forçada. "Quando soube que ganhei, fiquei muito feliz. De início não acreditei, por isso li e reli o e-mail", afirma.

O que dizem os profissionais...

"Os outros jurados e eu apreciámos o elemento pessoal do vencedor da categoria Perspetiva forçada," explica Wanda. "Assim como a fotografia vencedora da categoria Selfie no espelho, é uma imagem familiar invulgar, mas com um nível visual muito inteligente."

"Toda a gente se pode identificar com esta imagem," acrescenta Ulla. "Para mim, a técnica foi importante, mas também queria um elemento de surpresa e narração visual, algo que esta imagem transmite.

"Utilizei o tema da perspetiva forçada para desafiar os participantes num dos meus workshops recentes e gostaria de incentivar todos os leitores a experimentarem este tema e o da selfie no espelho para desafiarem a forma como pensam as suas fotografias."

Mike concorda: "Estava à espera de alguém que pudesse pensar de forma diferente, especialmente devido a esta situação que o mundo atravessa atualmente. Tivemos bastantes participações, com fotografias que as pessoas tiraram no jardim de casa, que penso que demonstram que podemos ser criativos onde quisermos.

"O que gostámos em ambas as imagens vencedoras foi que corresponderam às instruções: a história e a emoção captadas na imagem de perspetiva forçada foram um sucesso quando estávamos a olhar para ela."

Uma silhueta de um homem que estica um dedo como se estivesse a tocar no pôr do sol.

Esta silhueta de Fattih Ekmena, segunda classificada da categoria Perspetiva forçada, confere uma nova camada de interesse a um pôr do sol deslumbrante. © Fattih Ekmen.

Uma mulher com roupa desportiva aparentemente a escalar um bloco azul, fotografada de cima.

A segunda classificada do concurso, Angelika Arkuszynska, decidiu fotografar de cima para baixo para dar a ilusão de que o seu motivo está a escalar uma parede vertical. © Angelika Arkuszynska

Como fotografar as suas próprias imagens de perspetiva forçada

A perspetiva forçada tem mais a ver com encontrar o motivo certo e o melhor ângulo para fotografar de forma a alinhar tudo, do que dominar os controlos da câmara. Prepare-se para se agachar ou deitar no chão ou tire a sua fotografia de um ângulo elevado para criar um resultado convincente.

As ideias simples costumam funcionar melhor. Por isso, quando encontrar uma oportunidade, procure formas de excluir partes da cena que não contribuem para a sua história. Experimente jogar com a escala: se pretender que um motivo pequeno se pareça grande em relação aos detalhes do fundo, precisará de ficar mais próximo com uma objetiva ampla ou ficar mais longe e aumentar o zoom. Também pode incluir-se a si próprio na imagem: tente esticar um dos braços em frente da câmara e parecer que está a interagir com os objetos ao longe.

Em alternativa, pode ainda explorar esta técnica em forma de vídeo. A Canon IVY REC, que pode levar para qualquer lugar, grava filmes em Full HD e tira fotografias de 13 MP, oferecendo-lhe o melhor dos dois mundos. É fixável e à prova de impactos* e de água** para que se possa divertir com perspetivas forçadas em todo o lado, desde a praia ao parque de skate.

Se partilhar as suas imagens e vídeos de perspetiva forçada no Instagram, não se esqueça de utilizar #FreeYourStory. Gostaríamos muito de ver os resultados!


Escrito por Marcus Hawkins


*À prova de impactos até 2 m. Os métodos do teste de resistência aos impactos são exclusivos deste produto e não são garantia contra danos ou avarias do produto.
**À prova de água até 30 minutos a uma profundidade de 2 m. Apenas testada em água doce. Se exposta a outros tipos de água além de água doce, recomendamos que enxague imediatamente com água doce.

Artigos relacionados

  • Um surfista ergue a IVY REC e vê através do visor.

    CÂMARAS PORTÁTEIS

    Conheça a Canon IVY REC

    Capte a ação em movimento com a câmara acessível e portátil que pode prender à sua roupa

  • Gato e coala impressos numa impressora PIXMA TS5350

    IMPRESSÃO E TRABALHOS MANUAIS

    Trabalhos manuais e artísticos com o @paperboyo

    Saiba de que forma os diferentes tipos de suportes podem ser utilizados para melhorar a criatividade.

  • O influenciador, Joel Thorpe, a tirar uma selfie com a Canon Zoemini S em frente à praia, em Brighton.

    CÂMARAS INSTANTÂNEAS

    Desenvolva o seu estilo

    As principais sugestões de um influenciador sobre como mostrar o seu estilo com uma câmara instantânea

  • As Canon Zoemini C e Canon Zoemini S numa mesa com um bloco de notas com imagens fixas ao mesmo.

    IDEIAS CRIATIVAS

    Dê asas à criatividade com a gama Canon Zoemini

    Oito formas de libertar a sua criatividade em viagem com uma câmara instantânea e impressora de bolso.