YouTube star and vlogger Mike Gray presses the Record button on the Canon PowerShot G7 X Mark III's touchscreen.

VLOGUES

Vlogues criativos com a Canon PowerShot G7 X Mark III: sugestões e técnicas do MikeVisuals

Quando o Mike Gray abandonou a universidade apenas seis meses depois de ter entrado no curso de Efeitos Visuais, não tinha a certeza de qual seria o seu próximo passo. Optou por combinar o seu talento para a criação de vídeos com a paixão pelas viagens e deu a volta ao mundo a produzir vlogues de viagens e tutoriais de fotografia com uma qualidade cinematográfica. Estes fizeram com que ganhasse inúmeros fãs e transformaram-no numa das mais bem-sucedidas estrelas das redes sociais do Reino Unido. Atualmente, o influenciador de 22 anos conhecido por MikeVisuals tem mais de 200 000 seguidores no Instagram e quase 100 000 subscritores no YouTube, e os seus vídeos foram vistos mais de 5,5 milhões de vezes.

"A consistência e o carregamento de trabalho de boa qualidade todos os dias são essenciais para construir uma rede de seguidores", afirma o Mike. "Mas faça-o porque gosta, não devido aos números ou potenciais vantagens."

Milhares de pessoas alcançaram fama e fortuna através das redes sociais e a história do Mike não é única. No entanto, a sua mistura de entusiasmo jovem e profissionalismo muito além do comum na sua faixa etária ajuda-o a destacar-se. Filma imagens épicas de paisagens exóticas, muitas vezes captadas ao nascer ou ao pôr do sol, utilizando uma mistura de videografia sem tripé e drones. A predileção do Mike por efeitos de câmara lenta e rápida, gravados em detalhes vivos, resulta em imagens editadas de forma tão cinematograficamente elegante que seria perdoado por pensar que se destinam ao ecrã do cinema.

YouTube star and vlogger Mike Gray stands in a mountainous landscape filming himself with a Canon PowerShot G7 X Mark III.

O Mike combina as suas imagens de cenários deslumbrantes com cortes informativos, nos quais partilha conselhos técnicos e práticos. "Gosto de partilhar aquilo em que estou a trabalhar, bem como o meu equipamento da câmara e preferências de definições. O meu público adora." Numa viagem recente à Ilha de Skye, o Mike descobriu que a Canon PowerShot G7 X Mark III, que grava vídeos em 4K e tem um ecrã tátil inclinável de 180 graus com controlos personalizáveis, é ideal para captar as atualizações dos bastidores. "Normalmente, o botão de gravação encontra-se na parte posterior da câmara, pelo que pode ser difícil de encontrar quando estiver a filmar-se a si próprio, mas a Canon PowerShot G7 X Mark III tem um botão no ecrã, por isso, basta clicar e começar a filmar instantaneamente. Acabaram-se os momentos perdidos."

"Faça-o porque gosta, não devido aos números ou potenciais vantagens."

O Mike descobriu que a câmara compacta extremamente portátil era perfeita para captar momentos inesperados. "Gravo de uma forma espontânea e rápida, que é no que se resumem os vlogues. Algumas partes do meu kit estão guardadas no saco da câmara, mas posso colocar a Canon PowerShot G7 X Mark III no meu casaco e pegar nela a qualquer momento. É fantástico ter uma câmara tão potente e de elevado desempenho que cabe no nosso bolso."

Uma das funcionalidades que mais o impressionou acerca da Canon PowerShot G7 X Mark III foi a funcionalidade time-lapse 4K, que utiliza para produzir imagens de ação mais fluidas e realistas. "Só o facto de poder configurá-la de forma tão rápida e fácil foi incrível, conseguia tirar partido de alguns momentos verdadeiramente notáveis. Em determinado momento, uma grande onda de nuvens deslizou pelas montanhas; surgiu muito rapidamente, mas consegui configurar a câmara a tempo de a captar. Além disso, a qualidade da gravação 4K é simplesmente fantástica."

YouTube star and vlogger Mike Gray films himself with a Canon PowerShot G7 X Mark III.

Sugestões de vlogues do Mike

1. Utilize a câmara lenta para criar interesse

Artigos relacionados
Two women pose in front of a camera in a clothes shop.

VLOGUES

Partilhe a sua paixão e personalidade: como começar a gravar vlogues hoje mesmo

Iniciar um vlogue é divertido e gratificante. Basta seguir as nossas sugestões para vlogues e aprender a captar imagens deslumbrantes para agradar aos espetadores.

Vlogger Sanne from Books & Quills is filmed writing in her journal.

VLOGUES

As melhores câmaras Canon para vlogues

Deseja começar a dar os primeiros passos no mundo dos vlogues? Descubra as melhores câmaras para vlogues e consiga uma impressionante qualidade de vídeo e todo o controlo de que necessita para criar um vlogue fantástico.

Laura Bingham pictured from behind, facing dense jungle, as she films a vlog with a Canon PowerShot G7 X Mark II.

VLOGUES

Laura Bingham: à conquista do Rio Essequibo

A aventureira Laura Bingham liderou a primeira descida do Rio Essequibo a nível mundial e registou a experiência num vlogue com a PowerShot G7 X Mark II.

Abrandar as filmagens é uma das técnicas mais eficazes que o Mike utiliza para criar drama nos seus vídeos. A Canon PowerShot G7 X Mark III consegue gravar filmes Full HD até 120 fps. "Abrandar as imagens ajuda bastante a focar e a criar atmosfera, por isso, é ideal para vlogues. Na Ilha de Skye, encontrámos uma bonita e alta cascata a descer da extremidade de uma falésia para uma praia de seixos. A câmara conseguiu captar todos os detalhes num efeito de câmara lenta fantástico, o que é muito raro para uma câmara tão pequena. Gosto de gravar em câmara lenta e acelerar, mas pode começar com ela a captar muito rápido e, em seguida, abrandar."

2. Filme em grande, edite em tamanho pequeno

Quantas mais opções, melhor, de acordo com o Mike, que filma vídeos desde os 12 anos. "Esta foi a minha primeira vez a gravar em 4K para um vlogue. Para além da fantástica qualidade, abre diversas opções na pós-produção. Consegui cortar as gravações e alterar a distância focal, o que ajuda a manter o espetador envolvido."

3. Faça-se ouvir

As imagens fortes ajudam a distinguir um vlogue, mas o áudio nítido é igualmente importante. A PowerShot G7 X Mark III tem ligações que permitem a gravação e a monitorização em tempo real de áudio de elevada qualidade. "Trata-se de uma caraterística topo de gama realmente fantástica, especialmente para utilizadores que pretendem adicionar um microfone profissional. A cascata da Ilha de Skye era muito ruidosa, mas ao adicionar um microfone profissional com um corta-vento suave consegui eliminar todo aquele ruído de fundo e obter um som cristalino. Existem alguns microfones externos extremamente portáteis e leves; basta ligar o microfone à câmara, certificar-se de que está a apontar na direção das vozes e está pronto."

4. Seja criativo com ângulos invulgares

Vlogger Mike Gray sets up a Canon PowerShot G7 X Mark III on a tripod low to the grou

Com uma abundância de conteúdo a ser carregado diariamente para sites de transmissão de vídeo, ser criativo e apresentar cenas mais únicas e invulgares aos espetadores irá ajudar a ganhar impulso. "O ecrã tátil inclinável de 180 graus é perfeito para isso", afirma o Mike. "Quando pretende fotografar de junto ao chão ou de um ângulo invulgar, pode inclinar o ecrã para verificar se está satisfeito com a composição sem ter de se deitar no chão ou colocar-se numa posição perigosa. Isto significa que pode ser muito diversificado com a forma como fotografa e é essa criatividade que faz com que as pessoas a voltem a pedir mais."

5. Capte e partilhe em movimento

Para além de filmar vídeos, a Canon PowerShot G7 X Mark III consegue captar fotografias de 20,1 MP e captar até 30 fps, mesmo quando fotografa em RAW, oferecendo a melhor flexibilidade de pós-produção. "Estava concentrado no vídeo, mas tirei algumas imagens incrivelmente nítidas, que consegui partilhar no Instagram", afirma o Mike.

Através da ligação integrada para smartphone da câmara, o Mike conseguiu partilhar as suas fotografias instantaneamente através de Bluetooth ou Wi-Fi. "Carregava fotografias diretamente para o meu telemóvel, editava-as no Lightroom e carregava-as no Instagram. Pode fazê-lo em qualquer parte do mundo, a câmara tem Wi-Fi incorporado, pelo que basta sincronizá-la com o telemóvel."

Manter os fãs regularmente atualizados e envolvidos é fundamental para a longevidade de um vlogger. "As pessoas querem realmente saber como crio os meus vídeos e adoro poder mostrar-lhes", afirma o Mike. "Na Ilha de Skye, consegui oferecer muitos conteúdos de bastidores nas Histórias do Instagram. É uma excelente forma de mostrar o lado técnico das coisas." Além de partilhar fotografias no Instagram, os vloggers podem transmitir vídeo em direto a partir da PowerShot G7 X Mark III e interagir com o público do YouTube onde quer que estejam no mundo.*

Escrito por Natalie Denton

* O serviço de transmissão em direto deste produto apenas inclui suporte para a transmissão em direto no YouTube. Para utilizar o serviço de transmissão em direto, é necessário o registo prévio no CANON iMAGE GATEWAY. Em conformidade com as "Restrições da transmissão em direto" do YouTube, os utilizadores têm de ter um canal com um mínimo de 1000 subscritores a fim de transmitir conteúdo em direto a partir de um dispositivo móvel. Esta restrição também se aplica ao serviço de transmissão em direto do YouTube disponível através da Canon PowerShot G7 X Mark III.

Para obter informações atualizadas sobre as restrições, aceda a http://support.google.com/youtube/answer/2853834

A transmissão em direto no YouTube pode mudar, parar ou terminar sem aviso prévio. Tenha em atenção que a Canon não assume qualquer responsabilidade pelos serviços fornecidos por terceiros, incluindo a transmissão em direto no YouTube.

Produtos relacionados