IMPRESSÃO

Impressoras a jato de tinta vs. impressoras a laser: qual é a mais adequada para si?

Conheça as diferenças entre as impressoras a jato de tinta e a laser da Canon e descubra qual é o tipo de impressora mais adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.
À esquerda, uma impressora a jato de tinta Canon MegaTank está colocada numa secretária de madeira, e à direita uma impressora a laser multifunções Canon i-SENSYS.

Qual é a impressora perfeita? A resposta será diferente para diferentes pessoas. Todos precisamos de imprimir documentos ocasionalmente, mas muitos de nós também gostamos de ser criativos com trabalhos manuais ou de imprimir fotografias, trabalhos de casa das crianças e projetos escolares. Muitos de nós criámos empresas em casa ou um pequeno escritório, onde trabalhamos pelo menos uma parte do tempo, pelo que também precisamos da capacidade de criar documentos profissionais monocromáticos ou a cores.

O tipo de impressora ideal para si depende, em grande medida, das tarefas de impressão que realiza mais frequentemente. Será diferente consoante imprima documentos empresariais repletos de texto, impressões fotográficas ou um equilíbrio entre ambos; em papel normal, papel fotográfico brilhante ou até mesmo em papéis artísticos; principalmente monocromáticos ou a cores; e impressões individuais ou tiragens maiores. Outros fatores a considerar podem incluir a velocidade de impressão, o tamanho físico da impressora, o maior tamanho de impressão que pode produzir e o custo total por impressão, incluindo o tinteiro/toner e o papel.

A Canon fabrica uma vasta gama de impressoras a jato de tinta e a laser que se adapta a todas as necessidades e orçamentos. Vamos analisar melhor as principais diferenças entre os dois tipos e alguns dos principais modelos de cada gama, para o ajudar a escolher a sua impressora perfeita.

Uma impressora Canon PIXMA está a imprimir uma fotografia colorida de tomates que uma mão está a tentar pegar.

Perfeita para os entusiastas da fotografia, a impressora a jato de tinta 3 em 1 Canon PIXMA G650 utiliza seis tinteiros à base de corantes para uma gama de tons e gama de cores melhorada, possuindo também um scanner de alta resolução. Com tinteiros MegaTank recarregáveis em vez de cartridges, um conjunto completo de tinteiros é suficiente para 3800 fotografias de 10 x 15 cm e pode imprimir fotografias sem margens em tamanhos até ao formato A4. Para a impressão de documentos, existe tinta suficiente para 3700 páginas A4 monocromáticas ou 8000 páginas A4 a cores.

Impressoras a jato de tinta e a laser: como funcionam

A diferença mais importante entre as impressoras a jato de tinta e a laser prende-se com o facto de as mesmas se basearem em processos húmidos e secos, respetivamente. As impressoras a jato de tinta aplicam tinta líquida no papel, enquanto as impressoras a laser utilizam um toner seco que é fundido à página por um rolo a alta temperatura.

Mas há mais. As impressoras a jato de tinta utilizam geralmente tintas à base de corantes, mas algumas utilizam tintas à base de pigmentos, que interagem de forma diferente com diferentes tipos de papel. Estas tendem a ser menos absorvidas, pelo que as impressões podem parecer mais nítidas, mas as cores são menos vibrantes. Além disso, dependendo do modelo, as impressoras a jato de tinta Canon utilizam desde três a dez cores diferentes de tinteiros. Em teoria, quanto mais cores de tinteiros, maior será a gama de cores que a impressora pode reproduzir. No entanto, na prática, as diferenças podem ser subtis e provavelmente serão relevantes apenas para fotógrafos dedicados que pretendam produzir impressões fotográficas com total fidelidade da cor.

Comparação da durabilidade da tinta

De modo geral, as tintas à base de pigmentos utilizadas em impressoras a jato de tinta são mais robustas e resistentes a manchas em papel normal do que as tintas à base de corantes, proporcionando também um texto mais nítido e claro. Por isso, são ideais para a impressão de documentos. Em comparação, as tintas à base de corantes são mais adequadas para a impressão de fotografias em papel brilhante. As moléculas mais pequenas das tintas à base de corantes podem ser totalmente absorvidas por baixo da camada superior protetora do papel fotográfico brilhante, proporcionando um acabamento brilhante mais suave. Algumas das impressoras a jato de tinta da gama Canon PIXMA combinam um tinteiro preto à base de pigmentos para a produção de texto, juntamente com tinteiros de cor ciano, magenta, amarelo e preto à base de corantes para uma produção fotográfica de elevada qualidade, enquanto a gama de impressoras empresariais Canon MAXIFY está equipada com tinteiros totalmente à base de pigmentos para uma elevada durabilidade e uma impressão de documentos nítida.

Para a melhor durabilidade e resistência a manchas ao criar impressões monocromáticas e a cores em papel normal, as impressoras a laser continuam a ser difíceis de superar para a impressão de documentos empresariais. Além disso, estes documentos podem ser arquivados durante longos períodos de tempo em ambientes protegidos, como instalações de armazenamento no escritório.

As impressoras a jato de tinta oferecem propriedades de arquivo semelhantes, graças aos tinteiros à base de pigmentos e à tecnologia ChromaLife 100 da Canon. Quando utilizada com uma seleção de papel fotográfico Canon, a combinação de papel e tinta que utiliza esta tecnologia forma uma ligação que garante a resistência da cor em condições de armazenamento de arquivo por até 100 anos.1

Um grande plano de uma impressora Canon i-SENSYS e do respetivo painel de controlo com ecrã tátil.

A rápida impressora a laser multifunções Canon i-SENSYS MF754Cdw pode digitalizar documentos A4 frente e verso até 100 ipm (impressões por minuto), alimentados por um ADF de 50 folhas. Para além de cópias de um só lado e cópias frente e verso automáticas, pode digitalizar diretamente para e-mail, dispositivos de memória USB, FTP, serviços na cloud e fax.

Impressão de elevada eficiência

Se imprimir em grandes volumes, uma impressora de alto rendimento, como uma impressora a laser, pode ser a melhor escolha. As cartridges de toner utilizadas nas impressoras a laser tendem a ter um rendimento por página muito superior ao dos tinteiros para impressoras a jato de tinta. Mesmo assim, para se adequar a diferentes requisitos e orçamentos de volume de impressão, a Canon oferece opções padrão e de alto rendimento para as impressoras laser. As cartridges de alto rendimento para as impressoras da série i-SENSYS MF750 contêm toner suficiente para 7600 páginas monocromáticas e 5500 documentos a cores,2 e relativamente à série i-SENSYS MF650 para até 3100 páginas monocromáticas e 2300 documentos a cores.

No entanto, não exclua as impressoras a jato de tinta. Normalmente, as impressoras a jato de tinta MegaTank da série Canon MAXIFY GX imprimem até 9000 páginas monocromáticas ou até 21 000 documentos a cores no modo económico antes de precisar de encher os tinteiros recarregáveis.3 Encher os tinteiros a partir de garrafas de tinta é também um processo rápido, fácil e sem complicações, muito mais eficiente e económico do que utilizar cartridges ou toner.

Um homem digitaliza uma folha de papel numa impressora Canon MAXIFY.

Com funcionalidades de impressão, cópia, digitalização e fax, a Canon MAXIFY GX7050 inclui conetividade Wi-Fi, Ethernet e Cloud Link e conta com tabuleiros de entrada de papel duplos com uma capacidade combinada de 600 folhas. A digitalização de uma só passagem para documentos frente e verso é alimentada por um D-ADF de 50 folhas.

Máxima versatilidade

As impressoras a jato de tinta podem ser particularmente versáteis, com excelente vivacidade para fotografias e gráficos a cores, juntamente com um desempenho sólido para a impressão de documentos, especialmente em modelos com tinteiro preto à base de pigmentos. As impressoras a jato de tinta também podem imprimir em vários suportes, incluindo papéis fotográficos brilhantes, mate e semibrilhantes, decorações e suportes artísticos. Uma vez que as impressoras a laser utilizam calor, não podem imprimir numa gama tão vasta de suportes, em particular nos papéis fotográficos revestidos. No entanto, se não pretender imprimir fotografias, uma das impressoras a laser da série Canon i-SENSYS MF fará um excelente trabalho na impressão de documentos monocromáticos e a cores, sendo também muito eficaz para gráficos.

Além disso, se a impressão monocromática é tudo o que precisa, a Canon possui uma vasta gama de impressoras laser a preto e branco, incluindo as impressoras multifunções da série i-SENSYS MF450 e a série i-SENSYS LBP230 de impressoras rápidas e eficientes. Estas oferecem velocidades de impressão extremamente rápidas até 38 ppm, com impressão frente e verso de série e conetividade sem fios fácil. Na gama de impressoras a jato de tinta MegaTank, as opções a preto e branco incluem a impressora PIXMA GM2050 e a impressora multifunções PIXMA GM4050.

As gamas de impressoras a jato de tinta MAXIFY GX e de impressoras a laser i-SENSYS MF da Canon incluem modelos com um scanner incorporado, normalmente com um alimentador automático de documentos para a digitalização e cópia de documentos com várias páginas sem esforço. Alguns modelos podem até digitalizar ambos os lados de documentos frente e verso numa só passagem, reduzindo eficazmente para metade o tempo de digitalização. Esta funcionalidade alia-se à impressão e cópia frente e verso automática, enquanto os modelos topo de gama, como a impressora a jato de tinta multifunções MAXIFY GX7050 e a impressora a laser multifunções i-SENSYS MF754Cdw, também adicionam funcionalidades de fax autónomo.

No entanto, se não precisar de funções extra, as impressoras, como as impressoras laser a cores compactas das séries i-SENSYS LBP673Cdw e i-SENSYS LBP630 ou a impressora a jato de tinta MAXIFY GX5050, oferecem controlos intuitivos e velocidades de impressão rápidas com custos de aquisição inferiores.

Os entusiastas da fotografia não precisam de se sentir excluídos. A impressora a jato de tinta Canon PIXMA G550 e a impressora a jato de tinta multifunções PIXMA G650 oferecem a gama completa de vantagens MegaTank, mas utilizam seis tinteiros à base de corantes para uma excelente qualidade fotográfica.

Uma impressora Canon MAXIFY está colocada numa secretária branca rodeada por várias impressões empresariais.

A Canon MAXIFY GX6050 tem velocidades de impressão e rendimentos de página idênticos aos da GX7050, com capacidade de tinteiro suficiente para 9000 páginas monocromáticas ou até 21 000 páginas a cores no modo económico.4 É uma opção mais económica se não precisar de fax incorporado, digitalização frente e verso de uma só passagem e de um tabuleiro de entrada de papel secundário.

Excelente produtividade

Quando precisa de imprimir muitas páginas rapidamente, a velocidade da impressora pode fazer toda a diferença. Também pode ser um fator surpreendentemente importante se estiver a imprimir apenas uma página. Algumas impressoras laser do mercado são notoriamente lentas na saída de uma página imediatamente após a ligação ou após a reativação a partir do modo de espera. Isto ocorre porque a unidade do fusor pode demorar algum tempo a aquecer até a temperatura de funcionamento. A boa notícia é que a série de impressoras a laser Canon i-SENSYS tem um tempo de aquecimento de apenas 13 a 14 segundos após a ligação. Na realidade, tal pode ser muito mais rápido do que em algumas impressoras a jato de tinta, que muitas vezes executam um ciclo automático de verificação e limpeza dos ejetores de tinta para as cabeças de impressão após a ligação.

No que diz respeito a uma comparação da velocidade a laser vs. a jato de tinta, as impressoras a laser da série Canon i-SENSYS MF750 têm um tempo de saída da primeira impressão de 7,1 segundos ou menos para as páginas monocromáticas e a cores. As velocidades de impressão subsequentes são de até 33 ppm (páginas por minuto). Para as impressoras a jato de tinta MAXIFY GX5050, GX6050 e GX7050, o tempo de saída da primeira impressão é de cerca de 7 segundos (na ausência de qualquer ciclo de limpeza da cabeça de impressão) e as velocidades de impressão subsequentes são de até 24 ipm para documentos monocromáticos ou de 15,5 ipm para documentos a cores. No entanto, as velocidades do jato de tinta podem ser mais lentas quando se utiliza uma grande quantidade de tinta em páginas sucessivas, porque a impressora realiza uma pausa na impressão de uma página para permitir que a tinta na folha anterior seque. Isto garante que a impressão fica seca num instante quando emerge da impressora e evita manchas.

A impressão frente e verso pode, naturalmente, poupar nos custos de papel e diminuir o impacto no ambiente, sendo outro fator a considerar na decisão entre impressoras a jato de tinta vs. impressoras a laser. Com qualquer impressora a jato de tinta, a tinta líquida irá naturalmente passar para o papel normal, pelo que, para a impressão frente e verso, pode haver alguma infiltração que degrada a qualidade. As impressoras a jato de tinta Canon à base de corantes reduzem a densidade no verso do papel para reduzir este efeito e também proporcionam um tempo de secagem mais rápido, enquanto as impressoras a jato de tinta Canon MAXIFY também possuem modos de impressão frente e verso que mantêm este efeito no mínimo. No entanto, o processo seco de impressão a laser garante sempre resultados de impressão frente e verso de elevada qualidade.

Uma impressora Canon MegaTank está colocada numa secretária num escritório doméstico, ao lado de um computador e de uma cadeira e perto de uma janela grande.

As impressoras MegaTank também estão disponíveis na gama PIXMA, incluindo a impressora 4 em 1 Canon PIXMA G7050 que inclui funcionalidades de impressão, cópia, digitalização e fax, além de um ADF de 35 folhas e conetividade Wi-Fi e Ethernet.

O tamanho importa

Encontrar espaço para uma impressora pode ser um desafio num ambiente de escritório doméstico. As impressoras a laser tendem a ser mais volumosas do que a maioria dos modelos a jato de tinta, mas a série Canon i-SENSYS é incrivelmente compacta para o seu tipo. Por exemplo, a i-SENSYS MF651Cw tem dimensões de 451 x 460 x 360 mm, incluindo tabuleiros de manuseamento de papel, e pesa 18,9 kg. Em comparação, a impressora a jato de tinta MAXIFY GX6050 é mais pequena em 399x645x327 mm com os respetivos tabuleiros estendidos e é mais leve, pesando 11,6 kg. A Canon PIXMA TR150, por sua vez, é uma impressora a jato de tinta extremamente portátil de apenas 322x185x66 mm e pesa apenas 2,1 kg, o que a torna a solução perfeita para impressões fora de casa.

É necessário que alguns utilizadores utilizem a mesma impressora? Os modelos PIXMA e MAXIFY GX mencionados são adequados para 1 a 5 utilizadores. As impressoras a laser mencionadas são ideais para equipas em ambientes de trabalho mais movimentados.

Com vários utilizadores, outra preocupação é a segurança. As impressoras Canon i-SENSYS selecionadas incluem opções de impressão segura, permitindo-lhes suspender os trabalhos de impressão até ser introduzido um PIN ou uma palavra-passe na impressora. Isto garante que os documentos confidenciais não são impressos até estar presente no local, para que nunca sejam deixados no tabuleiro de saída para que outras pessoas os encontrem.

Custo de propriedade

Como tem sido bem divulgado ao longo dos anos, é importante ter em conta não só o preço de compra inicial de uma impressora, mas também o custo do tinteiro ou do toner ao longo da sua vida útil. As impressoras recarregáveis Canon MegaTank reduziram drasticamente o custo por página e o custo total de propriedade, tornando-as na solução de impressão contínua mais económica para utilizadores de impressão de volumes de nível médio a alto em qualquer tecnologia.

Para impressoras laser, a série Canon i-SENSYS MF, como a série i-SENSYS MF750 e a série i-SENSYS MF650, é particularmente económica, graças à disponibilidade de cartridges de toner individuais preto, ciano, magenta e amarelo de alto rendimento.

Outra preocupação é a eficiência energética. Se imprimir muito ou possuir várias impressoras, o consumo de energia pode aumentar rapidamente. Pode poupar energia ao utilizar o modo de poupança de energia da impressora, que liga automaticamente se a impressora não for utilizada durante um determinado período de tempo. Manter uma impressora a jato de tinta ligada no modo de espera consome pouca energia e a fixação a pedido garante que a unidade do fusor nas impressoras a laser é aquecida quando necessário, reduzindo a quantidade de energia necessária para manter a unidade pronta a imprimir quando a impressora é deixada ligada.

Uma impressora Canon i-SENSYS está colocada numa secretária de madeira ao lado de um computador e de algumas impressões.

A gama Canon i-SENSYS MF650 inclui a i-SENSYS MF651Cw com um ecrã tátil intuitivo a cores de 12,7 cm e velocidades de impressão rápidas de 18 ppm a preto e branco e a cores. A i-SENSYS MF655Cdw mais rápida de 21 ppm adiciona impressão frente e verso automática, enquanto a i-SENSYS MF657Cdw topo de gama inclui fax com digitalização frente e verso de uma só passagem.

Facilidade de utilização

Quer opte por uma impressora a jato de tinta ou a laser, vai querer um equipamento fácil de utilizar. As impressoras a jato de tinta MAXIFY GX6050 e GX7050 tornam a vida mais simples para a impressão, digitalização e cópia, com ecrãs táteis inclináveis a cores de 6,9 cm. A fácil conetividade significa que pode efetuar ligação à cloud através da aplicação Canon PRINT ou do ecrã tátil da impressora, e as impressoras são compatíveis com o Apple AirPrint (iOS), Mopria (Android) e Chrome OS. Também incluem alimentadores automáticos de documentos de 50 folhas, podendo a MAXIFY GX7050 digitalizar documentos frente e verso numa só passagem, bem como adicionar funcionalidades de fax direto. 

Por sua vez, as impressoras a laser da série Canon i-SENSYS MF possuem ecrãs táteis de grande dimensão a cores de 12,7 cm, que permitem o acesso à Canon i-SENSYS Application Library para aumentar a produtividade e a facilidade de utilização, permitindo-lhe personalizar as aplicações e a interface de acordo com os seus próprios requisitos. Os utilizadores das impressoras a laser i-SENSYS também podem aceder ao Apple AirPrint (iOS), Mopria (Android) e Chrome OS, bem como à aplicação Canon PRINT Business. Os modelos i-SENSYS MF645Cx e MF754Cdw adicionam funcionalidades de fax direto, ideal para o ambiente doméstico e de pequeno escritório, e a vantagem adicional da conetividade à cloud na série i-SENSYS MF750.

Impressora a jato de tinta vs. impressora a laser: a escolha

As impressoras a jato de tinta são adequadas para a impressão fotográfica, com uma reprodução de cores precisa e cores tipicamente mais ricas do que as impressoras a laser. As impressoras a jato de tinta tendem a ser mais compactas, tornando-as uma boa escolha onde o espaço é uma preocupação. Têm muitas vezes custos iniciais mais baixos e os tinteiros recarregáveis da gama Canon MegaTank significam uma maior eficiência e custos de utilização mais baixos do que outras soluções de cartridge ou toner.

As impressoras a laser Canon i-SENSYS e as impressoras a jato de tinta Canon MAXIFY são ideais quando os documentos empresariais e outras impressões repletas de texto são a prioridade. As impressoras a laser Canon i-SENSYS são económicas para impressão em massa e maiores rendimentos de impressão, com tempos de impressão rápidos (por vezes, quase metade relativamente às impressoras de jatos de tinta comparáveis), sem riscos de manchas e sem possibilidade de infiltração durante a impressão frente e verso.

As gamas de impressoras a jato de tinta MAXIFY GX e de impressoras a laser i-SENSYS da Canon são ideais para a casa, para o escritório doméstico e para pequenos escritórios, com uma vasta gama de funcionalidades, versatilidade, velocidade, fiabilidade, eficiência de custos e facilidade de utilização. Para obter mais orientação sobre qual impressora se adequa às suas as suas necessidades, experimente o seletor de impressoras Canon


Escrito por Matthew Richards e Alex Summersby

  1. Os valores de permanência são projeções baseadas em testes realizados pela Canon em condições ambientais aceleradas e não são garantidos.
  2. Com base na ISO/IEC 19798.
  3. O rendimento por página diz respeito a um cálculo de valor estimado com base no método de teste individual da Canon relativo à norma ISO/IEC 24712 e simulação de impressão contínua com substituição após a configuração inicial.
  4. O modo económico reduz o consumo de tinta ao diminuir a densidade, o que resulta na impressão de mais 50% de páginas do que no modo standard.

Produtos relacionados

  • Canon Camera

    Impressoras MegaTank

    MAXIFY GX6050

    Obtenha documentos de qualidade empresarial todos os dias com poupanças médias de 85% no custo total de propriedade em comparação com as 10 principais impressoras a laser e a jato de tinta com estas impressoras MegaTank recarregáveis de elevado volume.
  • Canon Camera

    Impressoras MegaTank

    MAXIFY GX7050

    Obtenha documentos de qualidade empresarial todos os dias com poupanças médias de 85% no custo total de propriedade em comparação com as 10 principais impressoras a laser e a jato de tinta com estas impressoras MegaTank recarregáveis de elevado volume.
  • Impressoras MegaTank

    PIXMA G7050

    Imprima até 18 000 páginas e mantenha a produção regular com um ADF de 35 folhas para garantir elevada qualidade com custos de utilização baixos.
  • Impressoras multifunções a cores para escritório

    Série i-SENSYS MF750

    Trabalhe de forma mais rápida ao imprimir e digitalizar a velocidades de até 33 ppm e 100 ipm (A4) com as impressoras multifunções a cores Canon i-SENSYS MF750.
  • Artigos relacionados

  • A small office with a printer positioned in the middle compartment of a grey wall unit.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Impressoras MegaTank e respetivas vantagens

    Descubra seis motivos pelos quais necessita de uma impressora MegaTank.

  • As melhores impressoras para estudantes

    IMPRESSÃO

    As melhores impressoras para estudantes

    Todos os estudantes precisam de uma impressora – descubra as melhores opções acessíveis adequadas às suas necessidades.

  • Uma mulher sentada a uma secretária de escritório em casa, na qual se encontra um computador portátil, um monitor e uma impressora Canon MegaTank, além de quatro frascos de tinta.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Qual é a impressora ideal para si?

    Encontre a melhor impressora Canon para as suas necessidades, desde famílias e estudantes a trabalhadores com escritório em casa.

  • Os níveis dos tinteiros apresentados numa barra de definições de uma impressora Canon.

    SUGESTÕES DE IMPRESSÃO

    Perguntas frequentes sobre impressoras, tinteiros e papel

    Suhaib Hussain, perito da Canon, responde a perguntas habituais sobre a tecnologia de impressoras, tinteiros e papel.