CANON EOS R5

Tecnologia de focagem automática avançada

A EOS R5 foca com velocidade e precisão excecionais, sendo capaz de reconhecer e acompanhar os motivos à medida que se movem pela cena. Capte imagens com uma nitidez penetrante e repleta de detalhes.

Tecnologia de focagem automática avançada

© Martin Bissig / Embaixador Canon

Dual Pixel CMOS AF II com 5940 áreas e cobertura total

Independentemente do local onde se posicionar o motivo, a EOS R5 consegue encontrá-lo e focar rapidamente, utilizando 5940 áreas AF que abrangem praticamente 100 por cento do enquadramento. Estas áreas de focagem podem ser utilizadas em conjunto, individualmente ou por zonas que podem ser deslocadas em torno do enquadramento de acordo com o local onde a ação se encontra.

Os pontos AF podem ser selecionados com um multicontrolador dedicado na parte posterior da câmara ou utilizando o ecrã tátil, tocando no mesmo no modo de visualização direta ou utilizando-o como uma superfície tátil quando a câmara está ao nível dos seus olhos.

© Martin Bissig / Canon Ambassador

© Robert Marc Lehmann

© Ulla Lohmann / Canon Ambassador

IA de aprendizagem profunda e reconhecimento de motivos

O sistema de focagem automática EOS ITR AF X da EOS R5 foi programado utilizando uma IA de aprendizagem profunda, originalmente desenvolvida para a nossa inovadora câmara DSLR EOS-1D X Mark III. No modo de deteção de rosto/olhos, o sistema reconhece os rostos com precisão, incluindo os que estão de perfil quando apenas um olho está visível. Isto garante uma nitidez impressionante dos motivos, mesmo quando se movem de forma imprevisível e quando a profundidade de campo é reduzida. Se uma pessoa se virar para trás por um instante, a sua cabeça continua a ser acompanhada, para que o rosto fique nítido quando voltar a virar-se de frente para a câmara.

Além disso, a IA de aprendizagem profunda da EOS R5 foi programada com a capacidade de reconhecer e acompanhar gatos, cães e aves, focando nos seus corpos, rostos ou olhos. Isto torna a fotografia da vida selvagem mais fácil do que nunca, especialmente com motivos como aves em voo.

© Robert Marc Lehmann

Focagem rápida e sensível

A EOS R5 consegue focar em apenas 0,05 segundos, um desempenho líder na sua classe para uma câmara mirrorless Full-Frame.1 A focagem automática também funciona em níveis de luz tão baixos como -6EV,2 que é aproximadamente a mesma iluminação que é fornecida por uma meia-lua.

Esta incrível sensibilidade à luz também permite que a EOS R5 foque com aberturas máximas tão pequenas como f/22, permitindo que os teleconversores sejam utilizados com objetivas de abertura relativamente lenta e super objetivas telefotográficas muito compactas, como a RF 600mm F11 IS STM e a RF 800mm F11 IS STM.

Suporte manual contínuo de objetiva

Aperfeiçoe ou controle a focagem manualmente quando estiver em modo AF sem ter de acionar um botão. Popular entre os utilizadores de objetivas EF USM mais antigas, esta funcionalidade foi reinventada para objetivas RF e para a sua nova geração de motores de focagem.

Comportamento de acompanhamento AF

O comportamento da focagem automática de acompanhamento AI Servo da câmara pode ser regulado ajustando parâmetros como "sensibilidade de busca"ou "acompanhamento de aceleração/desaceleração", ou selecionando um de quatro "casos" – configurações ideais para diferentes tipos de fotografia.
A EOS R5 inclui agora o Caso A, que seleciona automaticamente um dos quatro casos AF específicos ao motivo, de acordo com o que está a ser fotografado.

A EOS R5 também inclui agora a AF "através da rede". Esta melhoria do sistema AF permite ao fotógrafo manter a focagem enquanto acompanha o motivo através de redes, como no ténis ou no futebol, sem afetar o desempenho.

Focagem manual

Ao focar manualmente, podem ser utilizados três métodos de assistência à focagem para garantir que o ponto de focagem crítico está exatamente onde pretende.

• Ampliação da focagem
Ao ampliar a imagem, primeiro por 6x e depois por 15x, poderá ver melhor a imagem e avaliar a focagem.

• Pico de focagem
As extremidades das partes focadas da cena são delineadas numa cor à sua escolha.

• Guia de focagem Dual Pixel
Visto pela primeira vez na nossa câmara Cinema EOS C300 Mark II, o Dual Pixel Focus Guide utiliza a tecnologia Dual Pixel CMOS AF II da câmara para medir com precisão a distância entre o motivo e a câmara e comparar a mesma com a definição de focagem manual atual. Um guia gráfico indica se o ponto de focagem está à frente ou atrás do valor medido da câmara e fica verde quando os dois valores coincidem, indicando uma focagem precisa.

O sistema torna a focagem manual mais fácil e precisa e proporciona aos realizadores o tipo de precisão crítica de que necessitam para trabalhar com resoluções 4K e 8K.

Estas três ferramentas podem ser utilizadas com objetivas RF, objetivas EF ou objetivas cinematográficas de focagem manual compatíveis.

© Ulla Lohmann / Embaixador Canon

Artigos relacionados

  • ARTIGO

    Primeiras fotografias com a Canon EOS R5: captar a natureza com detalhes magníficos

    Ulla Lohmann e Robert Marc Lehmann falam sobre a forma como o sensor de 45 MP e a AF de seguimento dos olhos da Canon EOS R5 os ajudaram a tirar fotografias espetaculares em espaços exteriores.

  • Um ciclista de montanha efetua uma acrobacia no ar contra o sol. A imagem foi captada de baixo e enquadrada por papoilas vermelhas e pela relva da encosta

    ARTIGO

    Filmagem em 8K e sobreamostragem em 4K na Canon EOS R5

    Nas primeiras filmagens de vídeo da Canon EOS R5, Martin Bissig e Ivan D'Antonio exploraram a forma como as capacidades de 8K da câmara reduzem o tempo de gravação e expandem as opções criativas.

  • ARTIGO

    Canon EOS R5: 10 funcionalidades a não perder

    Descubra as funcionalidades que tornam a EOS R5 uma câmara revolucionária, incluindo a capacidade de captar fotografias de 45 MP até 20 fps e imagens de vídeo RAW de 8K.

  • Um homem a segurar uma câmara Canon EOS R6 ao seu lado.

    ARTIGO

    Canon EOS R5 vs EOS R6 – qual é a melhor opção para si?

    A Canon apresenta não apenas uma, mas duas câmaras mirrorless Full-Frame inovadoras. Qual é a ideal para si? Comparamos a EOS R5 e a EOS R6.

    1. À data de 3 de junho de 2020, entre as câmaras mirrorless digitais de objetiva intermutável com um sensor de imagem incorporado equivalente a Full-Frame de 35 mm, AF de deteção de contraste e AF de deteção de fase no plano da imagem. Calculado a partir dos resultados da medição da velocidade AF, com base nas diretivas CIPA (varia consoante as condições de disparo e a objetiva utilizada). Medição efetuada com base em métodos internos. Condições de medição: EV12 (temperatura ambiente/ISO 100), modo Manual, utilizando a RF 24-105mm f/4L IS USM (a uma distância focal de 24 mm) com as seguintes definições: disparo do obturador através do botão do obturador, AF de 1 ponto (AF central), One-Shot AF.
    2. Durante a captação de fotografias, com uma objetiva f/1.2, ponto AF central, One-Shot AF, a 23 °C/73 °F, ISO100. Excluindo objetivas RF com revestimento Defocus Smoothing