CANON EOS R5

Processamento de imagem Dual Pixel RAW

No modo Dual Pixel RAW, a EOS R5 permite que os fotógrafos realizem ajustes incríveis nas imagens que captam, depois de as captarem. Ajuste a posição de nitidez, o efeito bokeh e a iluminação nos retratos e utilize a nitidez de fundo para obter paisagens com o melhor aspeto possível.

Processamento de imagem Dual Pixel RAW

© Ulla Lohmann / Canon Ambassador

Como funciona

Cada um dos pixels do sensor de 45 megapixels da EOS R5 é composto por dois fotopontos. No modo Dual Pixel RAW, são captadas duas imagens sempre que dispara: uma com os fotopontos do lado esquerdo; e outra com os fotopontos do lado direito. Ao comparar as vistas ligeiramente diferentes apresentadas em cada uma destas imagens, é possível incorporar um mapa de profundidade no ficheiro RAW, o que significa que podem ser efetuados ajustes subtis ao resultado final com base nestes dados 3D.

Os ajustes Dual Pixel RAW são efetuados utilizando o software Canon Digital Photo Professional disponível gratuitamente. A EOS R5 dispõe também agora da capacidade de aplicar a reiluminação de retratos e a nitidez de fundo na câmara.

Reiluminação de retratos

(Na câmara)

Esta nova função na câmara altera o aspeto da iluminação nos rostos dos motivos em retratos. O aspeto da intensidade, da propagação e da direção da luz pode ser alterado no pós-processamento, permitindo que as sombras sejam atenuadas ou escurecidas e reposicionadas, simulando o efeito de um refletor.

Nitidez de fundo

(Na câmara)

Aplique o melhoramento da nitidez de forma seletiva ao fundo de uma fotografia no menu de edição RAW da câmara, o que é excelente para fotografia de paisagem quando é necessário reduzir a névoa à distância, tornando o fundo mais claro.

Sem nitidez de fundo destacada

Nitidez de fundo destacada

Microajuste de imagens

(Software Digital Photo Professional)

Com o software Digital Photo Professional gratuito, o ponto máximo de nitidez pode ser ligeiramente deslocado da posição utilizada quando a fotografia foi captada. Isto é excelente para fotógrafos de retratos que pretendam ajustar a nitidez crítica, se os olhos de um motivo não estiverem perfeitamente focados, por exemplo.

Mudança de "bokeh"

(Software Digital Photo Professional)

Com o otimizador Dual Pixel RAW no nosso software DPP, o aspeto e a sensação das áreas desfocadas de uma fotografia podem ser ajustados deslocando a perspetiva da imagem da esquerda para a direita.

Redução de reflexos e do efeito fantasma

(Software Digital Photo Professional)

Outra função do otimizador Dual Pixel RAW no nosso software DPP ajuda a reduzir o aspeto de artefactos devido a fontes de luz clara no enquadramento. As vistas a partir das imagens de pixel duplo do lado esquerdo e direito são comparadas e trocadas seletivamente, para que os pontos de reflexo e o efeito fantasma possam ser minimizados ou evitados.

xyz

Digital Photo Professional

O Digital Photo Professional (DPP) é um software de processamento, visualização e edição de imagens RAW de alto desempenho para câmaras digitais EOS e modelos PowerShot com recurso RAW.

Artigos relacionados