CANON EOS R5

Revolucionar a videografia. Outra vez.

Na Canon, estamos orgulhosos do papel que desempenhámos na transformação da produção de filmes, com produtos como a nossa série EOS 5D de câmaras e objetivas Cinema EOS e DSLR. A EOS R5 continua este legado, com um desempenho de vídeo inovador que redefine o que os cineastas devem esperar de uma câmara pequena.

Revolucionar a videografia. Outra vez.

Chegou o RAW em 8K

A EOS R5 consegue captar vídeo de 8K DCI RAW de forma interna para um cartão CFexpress, utilizando toda a largura do seu sensor full-frame para um aspeto verdadeiramente cinematográfico. A monitorização da focagem também está disponível, para proporcionar filmagens que parecem ter sido feitas com um orçamento de Hollywood.

Para além de proporcionar uma qualidade de imagem realista, a resolução de 8K permite aos editores recortar as filmagens e continuar a produzir um corte final de 4K.

Existem diversas opções para captar em 8K na EOS R5:
• RAW de 12 bits;
• 4:2:2 MP4/H.265 de 10 bits;
• 4:2:0 MP4/H.265 de 8 bits.

Com uma seleção de rácios de aspeto DCI ou UHD, métodos de compressão ALL-I ou IPB e opções Canon Log ou HDR PQ. Estão disponíveis taxas de fotogramas de 23,98p, 24p, 25p ou 29,97p, ajudando-o a obter o aspeto e a sensação que pretende. O 8K também pode ser gravado em cartões SD (v90) de alta velocidade quando se utiliza compressão IPB.

O formato RAW de 8K proporciona o mais elevado nível de qualidade e flexibilidade de imagem: capte quatro vezes mais resolução do que o formato 4K e altere parâmetros, como o equilíbrio de brancos, após a captação, utilizando o software Canon Cinema RAW Development ou a sua aplicação de edição não linear favorita. *

Também pode extrair imagens fixas de filmagens de 8K, como ficheiros JPEG individuais de 35 megapixels (ou ficheiros HEIF se as filmagens forem gravadas com HDR PQ), ideais para situações em que possa precisar de fornecer filmagens e fotografias do mesmo evento.

*A compatibilidade e a disponibilidade variam de acordo com cada fabricante de software

A side profile of Canon Ambassador Ivan D'Antonio with his eye to the viewfinder of a Canon EOS R5 camera.

Desempenho 4K como nunca antes, até 120 fps

Juntamente com as inovadoras capacidades de 8K, a EOS R5 define novos padrões para os realizadores de vídeo que filmam em 4K. Capte 4K DCI (Full-Frame) e 4K UHD com taxas de fotogramas até 120p (119,88 fps) com qualidade de 4:2:2/10 bits, permitindo criar um efeito de câmara lenta extremamente suave com uma alta resolução deslumbrante. Com taxas de fotogramas até 59,94 fps, pode optar entre utilizar a largura total do sensor da câmara ou um recorte de 1,6x, que é semelhante ao tamanho do Super 35mm.

Se necessita da mais elevada qualidade 4K, o modo 4K HQ da EOS R5 reproduz detalhes deslumbrantes a taxas de fotogramas até 30p, através da sobreamostragem de filmes em 8K. Com estes resultados, é preciso ver para crer.

As inúmeras opções de resolução, taxa de fotogramas, etc., oferecidas pela EOS R5 podem ser acedidas a partir de um menu do modo de filme redesenhado, o que facilita a localização da combinação de definições que procura.

© Martin Bissig / Canon Ambassador

Dual Pixel CMOS AF II

O nosso sistema Dual Pixel CMOS AF II atualizado permite uma focagem contínua suave e precisa em todos os modos de gravação e dispõe de deteção de rosto e olhos, tornando-o ideal para documentários e filmagens rápidas e espontâneas. Também consegue reconhecer gatos, cães e aves e acompanhá-los ao longo do enquadramento. Os efeitos de focagem controlada, que mudam a atenção do público de um local para outro, são fáceis de criar – basta tocar no ecrã tátil da câmara e a EOS R5 foca a uma velocidade especificada por si.

Quando efetua a focagem manualmente, a EOS R5 oferece várias ferramentas para o ajudar a obter uma nitidez crítica precisa. O pico de focagem realça as extremidades dos objetos focados com uma cor à sua escolha, enquanto o Guia de focagem Dual Pixel utiliza um indicador gráfico para mostrar se o motivo está focado à frente/atrás e fica verde quando a focagem correta é alcançada.

© Robert Marc Lehmann

Estabilização de imagem

O mesmo sistema de estabilização de imagem inteligente que protege as fotografias da vibração da câmara também funciona quando a EOS R5 capta vídeo, suavizando movimentos involuntários da câmara. Quando combinado com o sistema Movie Digital IS eletrónico*, que adiciona outro nível de desempenho, os resultados são excelentes, com filmagens que parecem ter sido captadas com um gimbal ou uma plataforma.

*O sistema Movie Digital IS não está disponível ao captar em formato RAW 8K

Time-lapse 8K

Tal como a resolução de 8K revela detalhes e nitidez complexos, a fotografia em time-lapse pode revelar os pormenores de movimento num intervalo de tempo completamente diferente. A combinação destas duas funcionalidades proporciona um espetáculo visual – um regalo para os olhos.

A EOS R5 facilita a captação de time-lapse de alta resolução, que também pode ser captada em 4K, com o filme a ser criado na câmara. O tempo entre cada fotograma pode ser especificado e também é possível determinar se a exposição é bloqueada no início da sequência ou medida novamente para cada captação.

© Ivan D’Antonio / Canon Ambassador

Utilização intuitiva de forma a sentir-se mais próximo do seu motivo

A EOS R5 foi concebida para proporcionar uma sensação instintiva e natural durante a filmagem, para que possa concentrar-se no seu motivo e na sua visão criativa. O ecrã de ângulo variável afasta-se do corpo da câmara e roda em 270˚, proporcionando conforto durante a captação a partir de diferentes ângulos. A sobreexposição pode ser realçada com marcadores de "zebra" às riscas que alertam quando as áreas são demasiado brilhantes.

Está disponível uma saída HDMI em 4K/60p que permite a utilização de gravadores externos e a gravação simultânea interna/externa.

Tempos de gravação

A EOS R5 oferece focagem automática líder na sua classe, juntamente com opções de gravação de vídeo em alta resolução e elevada taxa de fotogramas, utilizando a largura máxima do sensor Full-Frame a taxas de bits elevadas. Inevitavelmente, esta combinação de funcionalidades irá gerar algum calor significativo que, por sua vez, irá limitar o tempo de gravação. Os tempos de gravação aproximados para as resoluções e taxas de fotogramas disponíveis em ambientes de 23 °C/73 °F a partir de um arranque a frio são detalhados abaixo.

8K 30P
– Largura total do sensor: 20 minutos
– Largura total do sensor RAW: 20 minutos

4K 120P
– Largura total do sensor: 15 minutos *1

4K 60P
– Largura total do sensor: 35 minutos *2
– Corte APS-C (5.1K com sobreamostragem): 25 minutos

4K 30P
– Largura total do sensor: não limitado pelo calor *2
– Largura total do sensor a alta qualidade (8.2K com sobreamostragem): 30 minutos
– Corte APS-C (5.1K com sobreamostragem): não limitado pelo calor *2
*1 A gravação para aos 7 minutos e 30 segundos para vídeo com elevada taxa de fotogramas. Indica a hora a que a gravação pode ser retomada imediatamente.
*2 A gravação está limitada a 29 minutos e 59 segundos. Indica a hora a que a gravação pode ser retomada imediatamente.

Se a câmara atingir o limite de temperatura, recomenda-se que a desligue para permitir a dissipação do calor.
Os tempos de recuperação aproximados para um ambiente de 23 °C/73 °F são indicados abaixo, mas são afetados por vários fatores, tais como a temperatura ambiente, o funcionamento contínuo da câmara e a resolução de gravação selecionada. O tempo até que o tempo de gravação completo esteja disponível varia de acordo com a temperatura ambiente.

8K 30P
– 10 minutos de arrefecimento permite aprox. 3 minutos de tempo de gravação
– 20 minutos de arrefecimento permite aprox. 8 minutos de tempo de gravação

4K 60P
– 10 minutos de arrefecimento permite aprox. 10 minutos de tempo de gravação

Artigos relacionados