CANON EOS R5

Qualidade da imagem

A EOS R5 oferece uma qualidade de imagem que desafia as expectativas. O novo sensor de 45 megapixels funciona em conjunto com um processador de imagem DIGIC X, mostrando exatamente aquilo de que o sistema EOS-R tecnicamente avançado é capaz.

Qualidade da imagem

© Ulla Lohmann / Canon Ambassador

Resolução de 45 megapixels e processador DIGIC X

No centro da EOS R5 existe um novo sensor CMOS full-frame de 45 megapixels que oferece níveis inéditos de qualidade de imagem. Os detalhes e a nitidez são simplesmente deslumbrantes, tal como a reprodução de cores, a gradação de tons e a gama dinâmica. O novo sensor funciona com uma sensibilidade máxima de ISO 51200, para que possa tirar partido da sensacional qualidade de imagem da EOS R5, mesmo em condições de pouca luz.

O processador de imagem DIGIC X personalizado capta dados do sensor da câmara e produz ficheiros de imagem de qualidade excecional. O ruído digital é mantido a um nível mínimo – não apenas em definições ISO elevadas, mas em todas as sensibilidades. A nitidez é melhorada com um novo ajuste de nitidez e a gama dinâmica adicional está disponível, graças ao otimizador de iluminação automático (ALO) melhorado e à tecnologia de prioridade às altas-luzes.

© Ulla Lohmann / Canon Ambassador

A paraglider with a yellow canopy high above the lush German Alps

© Ulla Lohmann / Canon Ambassador

© Robert Marc Lehmann

Encaixe RF

A EOS R5 é uma câmara que tira o máximo partido dos desenvolvimentos técnicos que foram concebidos para o sistema EOS R. Isto inclui o encaixe da objetiva RF, com o seu diâmetro amplo de 54 mm e uma distância de flange de 20 mm, o que permite designs óticos anteriormente considerados impossíveis.

O suporte RF também transmite dados entre a objetiva e o corpo da câmara a uma velocidade dez vezes mais rápida do que o encaixe da objetiva EF. Isto permite uma focagem automática mais rápida, o novo sistema de estabilização de imagem inteligente e novos níveis de processamento de imagem na câmara, utilizando tecnologias como o nosso otimizador de objetiva digital para maximizar a qualidade de imagem e ajudar as objetivas a terem o melhor desempenho possível.

Estabilizador de imagem de 8 pontos1

A EOS R5 é a primeira câmara EOS a incluir um estabilizador de imagem no corpo, que fornece 5 eixos de proteção de movimento contra a vibração da câmara quando capta imagens com objetivas que não possuem o seu próprio estabilizador de imagem. O sistema tem capacidade para estabilizar a imagem em 8 pontos com algumas objetivas. Porém, quando está a utilizar na EOS R5 uma objetiva RF compatível com estabilizador de imagem, os dois sistemas de estabilização funcionam em conjunto, criando um sistema de estabilização de imagem inteligente que elimina a desfocagem numa gama mais ampla de vibrações do que o sistema de estabilização de imagem convencional.

Isto é suficiente para permitir fotografar com a câmara na mão a velocidades de obturador muito longas, sem receio de desfocagem provocada pela vibração da câmara. Imagine que pode utilizar intencionalmente uma velocidade de obturação lenta para captar o movimento de uma cascata enquanto fotografa com a câmara sem tripé – apenas uma das formas em que a EOS R5 permite que os fotógrafos sejam criativos.

Sem estabilização de imagem

© Ulla Lohmann / Embaixador Canon

Estabilização de imagem de 8 pontos

© Ulla Lohmann / Embaixador Canon

Movie Digital IS

O estabilizador eletrónico de imagem de 5 eixos no corpo também funciona ao gravar vídeo*. Este funciona em conjunto com o sistema de estabilização de imagem no corpo da câmara e o próprio estabilizador de imagem da objetiva para proporcionar níveis de estabilização muito elevados. Isto proporciona às filmagens um aspeto e sensação profissionais, excelente para a filmagem de documentários e para projetos criativos.

* O sistema Movie Digital IS não está disponível ao captar em formato RAW 8K

Formato de imagem HEIF

Juntamente com ficheiros JPEG e CR3 RAW, a EOS R5 também pode gravar ficheiros HEIF (formato de imagem de elevada eficiência). Este formato de ficheiro de imagem da próxima geração apresenta uma qualidade de imagem superior à dos ficheiros JPEG, mas com aproximadamente o mesmo tamanho de ficheiro. O formato também permite cores de 10 bits para uma gama mais dinâmica, permitindo captar imagens HDR PQ.

Os ficheiros HEIF também podem ser processados na câmara para produzir ficheiros JPEG com uma gama dinâmica mais ampla do que os ficheiros JPEG normais.

Artigos relacionados

  1. 8 pontos com base na norma CIPA com a RF 24-105mm F4 L IS USM a uma distância focal de 105 mm.