As informações nesta página explicam como utilizar o Apple AirPrint para imprimir sem fios a partir do seu iPad, iPhone ou iPod touch para uma impressora Canon PIXMA.
O AirPrint permite a impressão instantânea de fotografias, mensagens de correio eletrónico, páginas web e documentos de um iPad, iPhone e iPod touch sem ter de instalar controladores ou transferir software. Basta selecionar uma impressora AirPrint e imprimir.

Para utilizar o AirPrint, necessita de uma impressora PIXMA compatível com o Apple AirPrint e um dos seguintes dispositivos Apple com o sistema operativo iOS da Apple.

  • iPad (todos os modelos)
  • iPhone 3GS ou posterior
  • iPod touch de 3.ª geração ou posterior

O dispositivo Apple e a impressora PIXMA que desejar utilizar têm de estar ligados à mesma rede sem fios (por vezes chamada de WLAN). Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.

Imprimir num dispositivo iOS

Tenha em atenção: a maioria das capturas de ecrã seguintes foram obtidas usando um iPhone com iOS7. O esquema poderá variar muito ligeiramente do seu ecrã, dependendo do seu dispositivo e da versão do iOS instalada. No entanto, as funcionalidades serão as mesmas.

  1. Certifique-se de que a impressora Canon PIXMA está ativa e ligada à mesma rede sem fios (por vezes chamada de WLAN) que o dispositivo Apple.
    Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  2. A partir de uma aplicação no dispositivo, toque em [ Picture_icon1, Picture_icon2 ou Picture_icon3 ] (dependendo da versão do iOS instalada) para apresentar as opções de menu e, em seguida, toque no ícone [Print].

    Picture_iPhone (iOS7)1

    Picture_iPad (iOS6)1

  3. A partir de [Printer Options], selecione o modelo PIXMA que está a utilizar.

    Picture_iPhone (iOS7)2

    Tenha em atenção: certifique-se de que está dentro do alcance da impressora. Todas as impressoras preparadas para o AirPrint dentro do alcance serão apresentadas.


  4. Selecione o número de cópias necessário, ative a impressão frente e verso (se necessário) e, quando estiver pronto, toque em [Print] para iniciar a impressão.

    Picture_iPhone (iOS7)3

Importante:

Algumas aplicações não são compatíveis com o AirPrint e as opções de impressora poderão não ser apresentadas. Se uma aplicação não lhe permitir aceder às opções de impressora, não é possível imprimir a partir dessa aplicação.

Tenha em atenção:

As opções de impressora poderão diferir, dependendo da aplicação e da impressora utilizadas. Normalmente, quando toca em Imprimir e seleciona um nome de modelo, as opções de impressora apresentadas incluem as quatro seguintes opções:

  • Impressora: selecione um modelo que pode ser utilizado na sua rede sem fios ou WLAN
  • Cópias: selecione o número de cópias a imprimir
  • Impressão frente e verso: se o modelo suportar impressão frente e verso, pode selecionar Ligar ou Desligar
  • Intervalo: o intervalo de páginas só pode ser utilizado com aplicações e tipos de ficheiro específicos (tais como ficheiros PDF)


Tamanho do papel

Com o AirPrint, o tamanho do papel é automaticamente selecionado de acordo com a aplicação que está a ser utilizada no dispositivo Apple e a região onde o AirPrint está a ser utilizado.
Quando utiliza a aplicação de fotografias da Apple, o tamanho do papel predefinido é 4"x6" ou KG.
Quando imprime documentos a partir do browser Safari da Apple, o tamanho do papel predefinido na Europa é A4.

Importante:
Verificar o estado da impressão

Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter ajuda.


Verificar o estado da impressão

Durante a impressão é apresentado um ícone [Print Centre] na lista de aplicações recentemente utilizadas, que pode ser utilizado para verificar o progresso da impressão.

  1. Para apresentar a lista das últimas aplicações utilizadas, prima duas vezes o botão [Home] no dispositivo Apple. O ícone [Print Centre] é apresentado na parte inferior do ecrã [Home].

    Picture_iPad (iOS6)iPhone (iOS7)

    Tenha em atenção: o Centro de impressão só está disponível enquanto estiver a decorrer uma impressão.


  2. Toque no ícone [Print Centre] para apresentar o [Resumo da impressão].

Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter ajuda.


Eliminar um trabalho de impressão

Para eliminar um trabalho de impressão com o AirPrint, utilize um dos dois seguintes métodos:

  1. A partir da impressora: se a impressora tiver um monitor LCD, utilize o painel de controlo para cancelar o trabalho de impressão.
    Se a impressora não tiver um monitor LCD, prima o botão [Stop] na máquina para cancelar o trabalho de impressão.

  2. A partir de um dispositivo Apple: prima o botão [Home] duas vezes e toque no ícone [Print Centre] para ver o [Print Summary], tal como indicado abaixo.

    Picture_iPhone (iOS7)4

  3. Depois, no ecrã [Print Summary], pode tocar em [Cancel Printing] para cancelar o trabalho de impressão atual.

Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter ajuda.


Resolução de problemas do AirPrint

Se não conseguir ver a impressora AirPrint na lista:

  • Depois de ser ligada, a impressora pode demorar alguns minutos a conseguir comunicar através de uma ligação sem fios (ou WLAN). Certifique-se de que a impressora está ligada à rede sem fios e tente imprimir.
    Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Se o serviço Bonjour na impressora estiver desativado, não é possível utilizar o AirPrint. Verifique as definições de LAN para a impressora e ative o serviço Bonjour (o serviço Bonjour está ativado como predefinição de fábrica).
    Pode verificar o estado do serviço Bonjour na impressora, imprimindo a informação de configuração da rede. O procedimento para o fazer irá variar dependendo do modelo; consulte o manual do utilizador para obter instruções. Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.
  • Certifique-se de que o dispositivo iOS está a executar a versão mais recente do iOS e a aplicação a partir da qual está a imprimir é a versão mais recente. Siga as informações disponíveis no site de suporte da Apple.
  • Alguns modelos requerem uma atualização de firmware antes de suportarem o AirPrint. Para verificar se a sua impressora PIXMA compatível com o AirPrint tem a mais recente versão do firmware instalada, imprima um padrão de verificação de cabeça de impressão, conforme descrito no manual do utilizador.
    Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.

    Picture_tab5-1

    Compare a versão no padrão de verificação de cabeça de impressão com o mais recente firmware publicado disponível no site de suporte da Canon, selecionando o seu produto na página da gama PIXMA e, depois, em "Firmware".

    Se nenhuma versão for visível na impressão, o firmware da impressora precisa definitivamente de ser atualizado. Pode transferir o firmware mais recente selecionando o seu produto na página da gama PIXMA e, depois, em "Firmware".

Se o documento não for impresso, verifique o seguinte:

  • Certifique-se de que a impressora está ligada à mesma rede sem fios (ou WLAN) que o dispositivo iOS. Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Verifique se a impressora tem papel e tinta suficientes.
  • Se a impressora tiver um monitor LCD, confirme que nenhum código/mensagem de erro é apresentado. Se um código/mensagem de erro for apresentado, consulte a nossa página de códigos e mensagens de erro PIXMA.
  • Se o problema persistir, experimente utilizar um computador para executar a impressão e verifique se a impressora imprime normalmente o documento. Se o documento não puder ser impresso, consulte o manual do utilizador para o seu modelo.
    Pode transferir o manual do utilizador selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.


Se continuar a ter problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter mais ajuda.


Impressoras PIXMA compatíveis

Segue-se a lista de impressoras PIXMA que são compatíveis com Apple AirPrint.

Tenha em atenção que, se o seu modelo PIXMA não estiver incluído na lista, não é compatível com o Apple AirPrint.

Para obter mais informações, consulte as nossas perguntas frequentes selecionando o seu produto na lista acima. Em alternativa, se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter ajuda.

iPad, iPhone, iPod e iPod Touch são marcas comerciais da Apple Inc., registadas nos EUA e noutros países. AirPrint™ e o logótipo AirPrint são marcas comerciais da Apple Inc.

Feedback

Por favor, ajude-nos a melhorar o nosso serviço respondendo a um pequeno questionário sobre a sua experiencia no website de Suporte da Canon.

Gostaria de participar Não obrigado/a