Como posso imprimir a partir do meu dispositivo Apple para a minha impressora PIXMA?

Utilize este guia para obter assistência ao imprimir a partir do seu Mac ou dispositivo iOS (iPad, iPhone ou iPod Touch) para impressoras PIXMA compatíveis com AirPrint.

O AirPrint permite a impressão instantânea de fotografias, mensagens de correio eletrónico, páginas web e documentos de dispositivos Mac e iOS, sem ter de instalar controladores ou transferir software. Basta selecionar uma impressora AirPrint e imprimir.

Para utilizar o AirPrint, necessita de uma impressora PIXMA compatível com o AirPrint e um dos seguintes dispositivos Apple:
Mac

  • OS X 10.7 (Lion) ou posterior
  • MacOS

iOS (com a versão 4.2 e posterior)

  • iPad
  • iPhone
  • iPod touch

O dispositivo Apple e a impressora PIXMA que desejar utilizar têm de estar ligados à mesma rede sem fios (por vezes chamada de WLAN). Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.

Imprimir com um dispositivo iOS

Tenha em atenção: as capturas de ecrã seguintes foram obtidas com um iPhone com iOS11.3. O esquema poderá variar muito ligeiramente do seu ecrã, dependendo do seu dispositivo e da versão do iOS instalada. No entanto, as funcionalidades serão essencialmente as mesmas.

  1. Certifique-se de que a impressora Canon PIXMA está ativa e ligada à mesma rede sem fios (por vezes chamada de WLAN) que o dispositivo Apple.
    Consulte os nossos Guias de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  2. A partir de uma aplicação no dispositivo, toque em [ ,  ou  ] (dependendo da versão do iOS instalada) para apresentar as opções de menu e, em seguida, navegue até e toque no ícone [Print] (Impressão).




  3. A partir de [Printer Options] (Opções de impressora), selecione o modelo PIXMA que pretende utilizar.
    (Neste exemplo, utilizaremos a série TS9100).



    Tenha em atenção: certifique-se de que está dentro do alcance da impressora. Todas as impressoras preparadas para o AirPrint dentro do alcance serão apresentadas.


  4. Selecione o número de cópias de que necessita e outras opções, se necessário (impressões frente e verso, as configurações de cor e tamanho de papel), quando estiver pronto e, em seguida, toque em [Print] (Imprimir) para iniciar a impressão.

Importante:

Algumas aplicações não são compatíveis com o AirPrint e algumas opções de impressora poderão não ser apresentadas. Se uma aplicação não lhe permitir aceder às opções de impressora, não é possível imprimir a partir dessa aplicação.

Tenha em atenção:

As opções de impressora poderão diferir, dependendo da aplicação e da impressora utilizadas. Normalmente, quando toca em Imprimir e seleciona um nome de modelo, as opções de impressora apresentadas incluem as quatro seguintes opções:

  • Impressora: selecione um modelo que pode ser utilizado na sua rede sem fios ou WLAN
  • Cópias: selecione o número de cópias a imprimir
  • Impressão frente e verso: se o modelo suportar impressão frente e verso, pode selecionar Ligar ou Desligar
  • Intervalo: o intervalo de páginas só pode ser utilizado com aplicações e tipos de ficheiro específicos (como ficheiros PDF)
  • Cor: selecione [Black & White] (Preto e Branco) para ativar a impressão monocromática
  • Formato do papel: Para os modelos PIXMA lançados antes do segundo semestre de 2016, o tamanho do papel é selecionado automaticamente de acordo com a aplicação que está a ser utilizada no dispositivo Apple e a região onde o AirPrint está a ser utilizado.
    Quando utiliza a aplicação de fotografias da Apple, o tamanho do papel predefinido é de  10 x15 cm ou KG.
    Quando imprime documentos a partir do browser Safari da Apple, o tamanho do papel predefinido na Europa é A4.
    Para as impressoras lançadas após 2016, é utilizado o tamanho do papel configurado diretamente na impressora (utilizando o painel de controlo).

Importante:
A sua aplicação pode suportar diferentes tamanhos de papel.

Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, consulte a secção de resolução de problemas deste manual.

Impressão com AirPrint num Mac (as capturas de ecrã são tiradas a partir do MacOS 10.14.5)

O aspeto/esquema pode variar muito ligeiramente do seu ecrã, dependendo da versão do sistema operativo instalado. No entanto, as funcionalidades são as mesmas.

  1. Certifique-se de que a impressora Canon está ativa e ligada à mesma rede sem fios (por vezes, chamada de WLAN) que o Mac.
  2. Clique duas vezes no ícone "System Preferences" (Preferências do sistema) ou selecione o menu Apple > System Preferences (Preferências do sistema).
  3. Clique no ícone "Printers & Scanners" (Impressoras e scanners).



  4. Clique no símbolo "+".



  5. Selecione a impressora AirPrint que pretende adicionar e, em seguida, clique em "Add" (Adicionar).
    (Neste exemplo, selecionámos a série TS9100).



  6. A impressora selecionada é adicionada à lista de impressoras.



    Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, consulte a secção de resolução de problemas deste manual.
  7. Depois de adicionada, para imprimir utilizando a impressora AirPrint numa aplicação, basta clicar em "File" (Ficheiro) e, em seguida, em "Print" (Imprimir).



  8. Com a impressora recém-adicionada selecionada, selecione as definições de impressão necessárias (cópias, etc.) e, em seguida, clique em "Print" (Imprimir).

Verificar o estado da impressão

Durante a impressão, é apresentado o ícone [Print Centre] (Centro de impressão) na lista de aplicações recentemente utilizadas, que pode ser utilizado para verificar o progresso da impressão.

  1. Para apresentar a lista de aplicações recentemente utilizadas, prima duas vezes o botão [Home] (Início) no dispositivo Apple (para iPhone X, deslize para cima a partir da parte inferior do ecrã e aguarde).
    É apresentado o ícone [Print Centre] (Centro de impressão).
  2. Selecione o trabalho apresentado para ver o resumo da impressão.



    Atenção: o centro de impressão apenas está disponível enquanto estiver a decorrer uma impressão.

Eliminar um trabalho de impressão

Para eliminar um trabalho de impressão com o AirPrint, utilize um dos dois seguintes métodos:

  1. A partir da impressora: se a impressora tiver um monitor LCD, utilize o painel de controlo para cancelar o trabalho de impressão.
    Se a impressora não tiver um monitor LCD, prima o botão [Stop] (Parar) no equipamento para cancelar o trabalho de impressão.

  2. A partir de um dispositivo iOS: prima duas vezes o botão [Home] (Início) (para iPhone X, deslize para cima a partir da parte inferior do ecrã e aguarde) e toque no ícone [Print Centre] (Centro de impressão) para apresentar o [Print Summary] (Resumo da impressão) conforme mostrado abaixo.



  3. Em seguida, no ecrã Print Summary (Resumo da impressão), pode tocar em [Cancel Printing] (Cancelar impressão) para cancelar o trabalho de impressão atual.
    Se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, consulte a secção de resolução de problemas deste manual.

Como posso digitalizar para o meu computador Mac a partir da minha impressora multifunções PIXMA ou do meu scanner LiDE através do AirPrint?

Para digitalizar documentos utilizando um Mac, siga os passos abaixo:

  1. Clique no menu [Apple]:



  2. Em seguida, clique em [System Preferences] (Preferências de sistema):



  3. Clique em [Printers & Scanners] (Impressoras e scanners):



  4. Clique em [Scan] (Digitalização) e, em seguida, clique em [Open Scanner] (Abrir scanner):



  5. Na janela do scanner, clique em [Show Details] (Mostrar detalhes):



  6. Após a digitalização geral ser concluída, poderá alterar quaisquer definições conforme pretendido e, em seguida, clique em [Scan] (Digitalização):

Resolução de problemas do AirPrint (iOS)

Se não conseguir ver a impressora AirPrint na lista:

  • Em primeiro lugar, certifique-se de que a impressora PIXMA é compatível com o AirPrint aqui.
  • Depois de ligada, a impressora pode demorar alguns minutos a conseguir comunicar através de uma ligação sem fios (ou WLAN). Certifique-se de que a impressora está ligada à rede sem fios e tente imprimir.
    Consulte os nossos manuais de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Se o serviço Bonjour na impressora estiver desativado, não é possível utilizar o AirPrint. O serviço Bonjour vem ativado por predefinição de fábrica, pelo que deve estar ativado, a menos que tenha feito alterações previamente. Para verificar o estado do serviço Bonjour na impressora, imprima as informações de configuração da rede. O procedimento para o fazer varia consoante do modelo. Consulte o manual do utilizador para obter mais instruções. Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.
  • Certifique-se de que o dispositivo iOS está a executar a versão mais recente do iOS e a aplicação a partir da qual está a imprimir é a versão mais recente. Consulte o Website de suporte da Apple para obter mais detalhes.
  • Alguns modelos PIXMA anteriores poderão requerer uma atualização de firmware antes de suportarem o AirPrint. Certifique-se de que a impressora tem o firmware mais recente instalado. Para obter informações sobre como atualizar o firmware, consulte o manual do utilizador do produto. Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.

Se o documento não for impresso, verifique o seguinte:

  • Certifique-se de que a impressora está ligada à mesma rede sem fios (ou WLAN) que o dispositivo iOS. Consulte os nossos manuais de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Verifique se a impressora tem papel e tinta suficientes.
  • Se a impressora tiver um monitor LCD, confirme que nenhum código/mensagem de erro é apresentado. Se um código/mensagem de erro for apresentado, consulte a nossa página de códigos e mensagens de erro PIXMA.
  • Se o problema persistir, experimente utilizar um computador para executar a impressão e verifique se a impressora imprime normalmente o documento. Se o documento não puder ser impresso, consulte o manual do utilizador para o seu modelo.
    Para transferir o manual do utilizador, selecione o seu produto na página da gama PIXMA.

    Se continuar a ter problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter mais ajuda.

Resolução de problemas do AirPrint (Mac)

Se não conseguir ver a impressora AirPrint na lista:

  • Em primeiro lugar, certifique-se de que a impressora PIXMA é compatível com o AirPrint aqui.
  • Depois de ligada, a impressora pode demorar alguns minutos a conseguir comunicar através de uma ligação de rede sem fios (ou WLAN). Certifique-se de que a impressora está ligada à rede sem fios (ou WLAN) e tente imprimir. Consulte os nossos manuais de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Se o serviço Bonjour na impressora estiver desativado, não é possível utilizar o AirPrint. O serviço Bonjour vem ativado por predefinição de fábrica, pelo que deve estar ativado, a menos que tenha feito alterações previamente. Para verificar o estado do serviço Bonjour na impressora, imprima as informações de configuração da rede. O procedimento para o fazer varia consoante do modelo. Consulte o manual do utilizador para obter mais instruções. Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.
  • Certifique-se de que tem as atualizações mais recentes para o seu sistema operativo instaladas.
  • Alguns modelos PIXMA anteriores poderão requerer uma atualização de firmware antes de suportarem o AirPrint. Certifique-se de que a impressora tem o firmware mais recente instalado. Para obter informações sobre como atualizar o firmware, consulte o manual do utilizador do produto. Se não tiver o manual do utilizador, pode transferir um selecionando o seu produto na página da gama PIXMA.

Se o documento não for impresso, verifique o seguinte:

  • Certifique-se de que a impressora está ligada à mesma rede sem fios (ou WLAN) que o Mac. Consulte os nossos manuais de configuração da ligação sem fios PIXMA para obter ajuda sobre a ligação da impressora PIXMA.
  • Verifique se a impressora tem papel e tinta suficientes.
  • Se a impressora tiver um monitor LCD, confirme que nenhuma mensagem de erro é apresentada. Se um código/mensagem de erro for apresentado, consulte a nossa página de códigos e mensagens de erro PIXMA.


  • Se continuar a ter problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter mais ajuda.

Impressoras PIXMA compatíveis

Segue-se a lista de impressoras PIXMA que são compatíveis com Apple AirPrint.



Tenha em atenção que, se o seu modelo PIXMA não estiver incluído na lista, não é compatível com o Apple AirPrint.

Para obter mais informações, consulte as nossas perguntas frequentes selecionando o seu produto na lista acima. Em alternativa, se tiver problemas com a impressora PIXMA ao utilizar o Apple AirPrint, contacte-nos para obter ajuda.



iPad, iPhone, iPod e iPod touch são marcas comerciais da Apple Inc., registadas nos EUA e noutros países. AirPrint™ e o logótipo AirPrint são marcas comerciais da Apple Inc.

Também pode precisar de...

Feedback