GUIA DE COMPRAS

As melhores objetivas para principiantes para fotografia de vida selvagem

Está a dar os primeiros passos na fotografia de vida selvagem? Capte imagens impressionantes de pássaros e animais selvagens com estas objetivas Canon de zoom e de distância focal fixa.
Um cisne num corpo de água a reluzir com luz dourada.

Captar imagens íntimas de pássaros e animais selvagens no seu habitat natural exige a compreensão do comportamento animal, competências de vivência na natureza, paciência e persistência. Mas mesmo com tudo isso, não chegará longe sem uma teleobjetiva.

A boa notícia é que não precisa de gastar as suas poupanças numa objetiva profissional dispendiosa para se iniciar na fotografia de vida selvagem. Pode escolher entre uma grande variedade de objetivas leves e de elevado desempenho para vida selvagem, com objetivas que complementam a gama de câmaras EOS M compactas, as capacidades de AF avançada e ISO elevado do sistema EOS R mirrorless Full-Frame e as mais recentes EOS DSLR.

A silhueta de três veados fotografados contra nuvens banhadas em luz dourada.

As objetivas de zoom oferecem-lhe mais opções de enquadramento, permitindo-lhe passar de fotografias de animais em plano apertado a fotografias em plano mais alargado, captando-os no seu ambiente. Esta fotografia foi tirada numa câmara com um sensor APS-C a 187 mm, que tem uma distância focal equivalente a 35 mm de 299 mm. Tirada com uma Canon EOS 850D com uma objetiva Canon EF 70-300mm f/4.5-6 IS II USM a 1/2500 seg., f/5.6 e ISO 800. © Ben Hall

Um grande plano de um papagaio colorido com penugem verde na cabeça, asas azul-verde e um corpo laranja vivo.

As teleobjetivas permitem-lhe obter fotografias detalhadas de animais dos quais não consegue aproximar-se de perto, ou por serem animais perigosos ou porque pretende apenas evitar perturbá-los. Tirada com uma Canon EOS R6 com uma objetiva Canon RF 600mm F11 IS STM a 1/350 seg., f/11 e ISO1600.

Preciso de uma teleobjetiva para fotografia de vida selvagem?




Nem sempre. Por vezes, pode utilizar uma objetiva grande-angular, normalmente definida como uma objetiva com uma distância focal de 35 mm ou menos – para captar imagens de animais selvagens no seu ambiente, mas terá de se aproximar para o fazer. Se quiser tirar fotografias de vida selvagem que preencham todo o enquadramento, precisa normalmente de uma objetiva na gama de teleobjetiva (distância focal de 85 mm ou mais) ou superteleobjetiva (mais de 300 mm). Estes tipos de objetivas captam um campo de visão mais estreito – apenas uma pequena parte da cena à sua frente – o que faz com que animais e pássaros distantes pareçam maiores na imagem.

Devo utilizar uma objetiva de zoom ou de distância focal fixa para fotografia de vida selvagem?




As teleobjetivas de zoom são mais versáteis, permitindo-lhe alterar o enquadramento da sua fotografia sem ter de alterar a sua posição ou parar de fotografar e mudar para uma objetiva diferente. As objetivas de distância focal fixa oferecem apenas uma distância focal, mas são geralmente mais leves do que as objetivas de zoom equivalentes. Estas estão também disponíveis em distâncias focais mais longas, facilitando a fotografia de vida selvagem da qual não pode fisicamente aproximar-se mais, quando até mesmo a sua objetiva de zoom não tem alcance suficiente.

Um ganso-do-canadá a nadar em águas paradas.

O inovador sistema EOS R permite designs de objetiva criativos e leves, como o da Canon RF 800mm F11 IS STM, que pesa 1260 g e mede apenas 281,8 mm quando recolhida, tornando-a fácil de levar consigo. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 800mm F11 IS STM a 1/500 seg., f/11 e ISO 1250. © Ben Hall

Um veado com chifres proeminentes parado num campo relvado com a cabeça erguida e a olhar para a câmara.

Uma objetiva de zoom oferece-lhe a flexibilidade para recompor a imagem, para conseguir captar a cena mesmo em situações em que não teria tempo para mudar de objetiva. Tirada com uma Canon EOS 850D com uma objetiva Canon EF 70-300mm f/4.5-6 IS II USM a 300 mm (a distância focal equivalente a 35 mm é 480 mm), 1/500 seg., f/5.6 e ISO 400. © Ben Hall

Que distâncias focais são melhores para pássaros e animais selvagens?

Normalmente, os pássaros são mais pequenos e mais difíceis de se aproximar do que outros animais selvagens, pelo que, muitas vezes, necessita de uma distância focal mais longa para os fotografar. Embora possa tirar fotografias de um mamífero grande que preencham todo o enquadramento com uma objetiva de 300 mm ou 400 mm, poderá ter de utilizar uma objetiva de 500 mm, 600 mm ou até mesmo 800 mm para alguns tipos de fotografia de pássaros.

No entanto, o tamanho do sensor da sua câmara pode ajudar. Os sensores APS-C no interior das câmaras mirrorless EOS M e das DSLR EOS APS-C são mais pequenos do que os sensores Full-Frame, por isso, na prática, cortam a imagem da objetiva, fazendo com que o motivo preencha uma maior proporção do seu enquadramento. O "fator de corte" é de 1,6x, o que significa que se utilizar uma objetiva EF concebida para uma câmara Full-Frame e a utilizar numa câmara com um sensor APS-C, irá aumentar o alcance da objetiva num fator de 1,6. Por exemplo, uma objetiva EF de 400 mm numa Canon EOS 250D oferece uma vista equivalente a uma objetiva de 640 mm (400 x 1,6) numa câmara Full-Frame. Outras caraterísticas da objetiva permanecem iguais, mas os sensores maiores tendem a conseguir uma profundidade de campo mais limitada, o que produz mais desfocagem do fundo.

A male photographer in a green waterproof jacket crouches down to look through the viewfinder of a camera paired with a long lens with a camouflage cover.

Que outras funcionalidades são importantes ao escolher uma objetiva para vida selvagem?

As objetivas com distâncias focais mais longas podem ser mais difíceis de segurar de forma estável, mas um estabilizador de imagem (IS) ótico incorporado pode ajudar a corrigir qualquer desfocagem causada pela vibração da câmara. Um potente motor de focagem irá ajudá-lo a acompanhar animais em movimento rápido e, quanto mais silencioso for o seu funcionamento, menor será a probabilidade de assustar um animal. Uma abertura máxima mais elevada (número f mais baixo) significa que a objetiva pode permitir a entrada de mais luz na câmara, o que pode ajudar se estiver a fotografar animais em movimento rápido em condições de pouca luz. Por último, deve considerar o tamanho e o peso da sua objetiva, pois será mais provável que queira levar consigo uma objetiva compacta e leve, permitindo-lhe tirar o máximo partido de todas as oportunidades de fotografia de vida selvagem.

Contudo, a desfocagem nem sempre é má, como o fotógrafo profissional de vida selvagem Ben Hall explica no seu vídeo sobre dar asas à criatividade com fotografia e vídeo abstratos de vida selvagem*.

Quais são as melhores objetivas Canon para fotografia de vida selvagem?

Aqui está uma seleção de objetivas de zoom e de distância focal fixa fáceis de utilizar que produzem fotografias de alta qualidade de pássaros e animais selvagens.

Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM

CANON RF 100-400mm F5.6-8 IS USM – ideal para fotografia de vida selvagem

Duplicar a distância focal, como por exemplo, passar de 200 mm para 400 mm, faz com que os animais e as aves pareçam duas vezes maiores na fotografia, tornando os seus motivos o ponto focal da imagem. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 400 mm, 1/40 seg., f/8 e ISO 800. © Ben Hall

Um veado com pequenos chifres a nascer enquadrado por fetos numa floresta verdejante.

O ângulo de visão estreito oferecido pelas teleobjetivas facilita a captação de um fundo suave perfeito contra o qual enquadrar um animal. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM a 373 mm, 1/50 seg., f/8 e ISO 1250. © Ben Hall

As objetivas RF da Canon para câmaras do sistema EOS R incluem diversas inovações de design e a RF 100-400mm F5.6-8 IS USM não é exceção. É mais leve do que a Canon EF 70-300mm F4-5.6 IS II USM, mas tem um alcance mais longo, que pode ser aumentado ainda mais com extensores RF. Tem a vantagem de um estabilizador de imagem de 5,5 pontos para fotografias sem tripé mais nítidas (como as anteriores) e utiliza a tecnologia de focagem Nano USM para uma focagem automática rápida e silenciosa que não irá assustar os motivos dos quais está a tentar aproximar-se.

Canon RF 800mm F11 IS STM

Atualmente, a objetiva RF mais longa disponível, a RF 800mm F11 IS STM, permite-lhe obter fotografias de vida selvagem que preenchem todo o enquadramento, quer esteja a fotografar caça grossa ou pássaros no jardim de casa. Adicione o extensor Canon RF 1.4x ou o extensor Canon RF 2x à objetiva e poderá obter ainda mais alcance – até 1600 mm com o último. As câmaras do sistema EOS R conseguem focar automaticamente, mesmo com esta impressionante distância focal.

Para uma objetiva com um alcance tão longo, a RF 800mm F11 IS STM é surpreendentemente compacta e leve e inclui um estabilizador de imagem ótico de 4 pontos para fotografias e vídeos mais nítidos sem tripé.

Uma lebre num campo com o fundo desfocado e a luz do sol a evidenciar as veias de uma das suas orelhas.

O longo alcance de uma teleobjetiva como a RF 800mm F11 IS STM permite fotografar animais irrequietos sem os alarmar. Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 800mm F11 IS STM a 1/100 seg., f/11 e ISO 500. © Ben Hall

Um lemur alerta numa rocha com algumas aberturas na face da rocha atrás dele.

As teleobjetivas com aberturas máximas mais pequenas, como f/5.6 e f/11, são mais fáceis de transportar e mais económicas do que as objetivas com grandes aberturas máximas (números f inferiores). Tirada com uma Canon EOS RP com uma objetiva Canon RF 600mm F11 IS STM a 1/1400 seg., f/11 e ISO1600.

Canon RF 600mm F11 IS STM

Embora a Canon RF 800mm F11 IS STM seja especialmente adequada para fotografia de pássaros, a RF 600mm F11 IS STM é mais uma superteleobjetiva de aplicação geral, adequada tanto para pássaros como para outro tipo de animais. O seu conjunto de funcionalidades é semelhante à RF 800mm, incluindo uma abertura sem lâminas de f/11 para uma agradável desfocagem do fundo e um motor STM, para uma focagem automática praticamente silenciosa, e funciona com o extensor Canon RF 1.4x (proporcionando-lhe uma distância focal de 840 mm) e o extensor Canon RF 2x (proporcionando-lhe 1200 mm). A objetiva também se retrai para menos de 20 cm de comprimento, o que a torna uma superteleobjetiva versátil que pode levar para qualquer lado.

Canon EF 70-300mm IS f/4-5.6 IS II USM

Um pato fotografado ao nível da água, com gotas de água a pingar do bico.

A versátil objetiva Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS II USM é compatível com câmaras Full-Frame e DLSR EOS APS-C e pode ser igualmente utilizada em câmaras do sistema EOS R e EOS M através de adaptadores. Tirada com uma Canon EOS 850D com uma objetiva Canon EF 70-300 IS f/4-5.6 IS II USM a 267 mm (a distância focal equivalente a 35 mm é 427 mm), 1/320 seg., f/5.6 e ISO 640. © Ben Hall

É uma objetiva de zoom que abrange um amplo intervalo de distância focal de 70-300 mm e é uma objetiva clássica de fotografia de vida selvagem para principiantes, proporcionando opções de enquadramento flexíveis para animais de maiores dimensões. Para se aproximar ainda mais, monte a EF 70-300 IS f/4-5.6 IS II USM numa Canon EOS DSLR com um sensor APS-C (como a Canon EOS 850D, EOS 250D ou EOS 90D) e pode tirar partido do efeito de ampliação do sensor mais pequeno, proporcionando-lhe um alcance equivalente a 112-480 mm.

Com somente 710 g e um tamanho de apenas 14,55 cm, é uma objetiva fácil de transportar em viagens. Além disso, o estabilizador de imagem de 4 pontos ajuda a reduzir a desfocagem provocada pela vibração da câmara para obter imagens mais nítidas.

CANON EF-S 55-250MM F/4-5.6 IS STM

Um galeirão-comum a nadar num rio parado.

A versátil objetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM é leve e compacta, o que significa que a pode levar para todo o lado. Tirada com uma Canon EOS 850D com uma objetiva Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM a 250 mm (a distância focal equivalente a 35 mm é 400 mm), 1/400 seg., f/5.6 e ISO 800. © Ben Hall

Dois cisnes a nadar em águas paradas.

A objetiva EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM permite-lhe aproximar-se de animais distantes e fotografar de forma suave e silenciosa de modo a não perturbar o seu motivo. A focagem STM é tão silenciosa que é muito menos provável que seja captada pelo microfone da câmara. Tirada com uma Canon EOS 850D com uma objetiva Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM a 200 mm (a distância focal equivalente a 35 mm é 320 mm), 1/4000 seg., f/5.6 e ISO 800. © Ben Hall

Se procura uma teleobjetiva de zoom para complementar uma objetiva de kit de 18-55 mm, esta é uma boa opção. Concebida para DSLR EOS com sensores APS-C, como a Canon EOS 2000D e a EOS 4000D, a EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS STM proporciona uma imagem com um campo de visão equivalente ao de uma objetiva de 88-400 mm numa câmara Full-Frame. É pequena, leve e fácil de transportar durante um passeio a um jardim zoológico, a um parque de vida selvagem ou numa viagem mais longe.

Canon EF-M 55-200mm f/4-5.6 IS STM

Um papagaio colorido pousado num ramo, com árvores frondosas no fundo.

O anel de focagem manual da objetiva EF-M 55-200mm f/4.5-6.3 IS STM permite que efetue ajustes de focagem precisos de forma rápida e fácil, o que é ideal para conseguir retratos e detalhes poderosos. Tirada com uma Canon EOS M2 (agora substituída pela Canon EOS M6 Mark II) com uma objetiva Canon EF-M 55-200mm f/4.5-6.3 IS STM a 200 mm, 1/30 seg., f/8 e ISO 100.

Esta teleobjetiva de zoom compacta para câmaras mirrorless EOS M oferece uma vista equivalente a uma objetiva de 88-320 mm numa câmara Full-Frame. A EF-M 55-200mm f/4-5.6 IS STM dispõe de um estabilizador de imagem de 3,5 pontos que lhe permite tirar fotografias sem tripé mais nítidas e utiliza um motor passo a passo (STM) para uma focagem automática suave e praticamente silenciosa, sendo ideal para captar vídeos de vida selvagem que preenchem todo o enquadramento.

Objetivas alternativas para vida selvagem

Embora as teleobjetivas sejam as objetivas mais robustas para fotografia de vida selvagem, existem muitas outras objetivas que podem ser utilizadas de forma criativa ao fotografar animais e pássaros.

Objetivas macro, como a Canon EF-S 35mm f/2.8 Macro IS STM, a Canon EF 100mm f/2.8L Macro IS USM e a Canon RF 35mm F1.8 Macro IS STM são perfeitas para fotografar insetos e outras criaturas minúsculas, por exemplo. Estas focam mais perto do que outros tipos de objetivas, permitindo-lhe preencher toda a imagem com um motivo pequeno. As objetivas macro estão disponíveis numa variedade de distâncias focais, sendo as objetivas mais longas melhores para a fotografia de vida selvagem, porque permitem captar detalhes em grande plano a uma distância maior. Embora a Canon RF 100-400mm F5.6-8 IS USM não seja uma objetiva macro dedicada, tem uma impressionante ampliação macro de quase metade do tamanho e capacidades de focagem curta que poderiam ser úteis quando, de repente, detetar algo nas proximidades que mereça ser captado.

Objetivas grande-angular, como a Canon EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM e a ultra grande-angular Canon RF 16mm F2.8 STM também podem ser boas para captar mais do habitat de um animal, ou um bando inteiro de pássaros, ou até mesmo um vlogue consigo no enquadramento a falar sobre a vida selvagem atrás de si. Se estiver a utilizar uma câmara com Wi-Fi, é possível afastar-se da câmara, permitir que o animal se aproxime e, em seguida, tirar a fotografia ao utilizar a aplicação gratuita para smartphone Camera Connect da Canon para acionar o obturador remotamente.


Escrito por Marcus Hawkins


*Vídeo disponível apenas em inglês.

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Um esquilo vermelho a olhar diretamente para a câmara enquanto atravessa um tapete de folhas secas e pétalas caídas.

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Sugestões de fotografia de vida selvagem

    Sugestões e técnicas para levar as suas fotografias da vida selvagem a outro nível e aproveitar a sua câmara e as objetivas da Canon ao máximo.

  • Um leopardo a descansar à sombra.

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    De vencedores de prémios a profissionais

    Dois vencedores do prémio Jovem Fotógrafo de Vida Selvagem do Ano falam sobre o que o sucesso inicial significou para eles.

  • EOS 90D

    FOTOGRAFIA DE NATUREZA

    Fotografias da vida selvagem com a Canon EOS 90D

    Veja os resultados notáveis da sessão fotográfica da vida selvagem com a Canon EOS 90D de Markus Varesvuo.

  • Grande plano de uma aranha-saltadora castanha.

    FOTOGRAFIA MACRO

    Descubra o mundo dos insetos

    Revele a vida secreta de pequenas criaturas com os conselhos de Pierre Anquet.