FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

Duas objetivas, duas visões sobre fotografia de paisagem

A fotógrafa profissional Verity Milligan experimenta fotografias alternativas de paisagens utilizando apenas duas objetivas de grande angular: uma objetiva de zoom e uma de distância focal fixa.
Uma fotógrafa nas rochas com pouca água a fotografar um lago rodeado por montanhas.

A fotógrafa premiada Verity Milligan tem uma paixão por fotografia de paisagens. Levanta-se e sai frequentemente antes do nascer do sol. "Sou uma grande fã das manhãs e das manhãs enevoadas em particular", diz ela. "São tão atmosféricas. Gosto de sair antes do amanhecer e começar a fotografar à "hora azul", quando o sol ainda está abaixo do horizonte."

Verity tem uma gama invejável de câmaras Canon e objetivas da série L no seu kit, mas para demonstrar o que é possível com apenas um par de objetivas compactas e leves, aceitou o desafio de captar paisagens de diferentes perspetivas com apenas uma objetiva de zoom e uma objetiva de distância focal fixa – a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM e a RF 24mm F1.8 MACRO IS STM – no bonito Lake District em Cumbria, na Inglaterra.

"A qualidade e o desempenho destas objetivas mais acessíveis melhoraram consideravelmente desde que comecei na fotografia", afirma Verity. "O vidro é muito bom e ambas as objetivas têm uma excelente capacidade de resposta. O que eu mais gostei, no entanto, é o facto de serem tão pequenas e fáceis de manusear. Poderia simplesmente levar uma câmara e estas duas lentes e sair à procura de paisagens."

Duas objetivas, dois pontos de vista

Uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM colocada no coto de uma árvore junto a uma objetiva RF 24mm F1.8 MACRO IS STM.

A Verity enfrentou o seu desafio com a Canon EOS R5 e apenas duas objetivas RF: a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM e a RF 24mm F1.8 MACRO IS STM.

Uma fotógrafa com uma câmara Canon ajoelhada para tirar uma fotografia. Atrás dela está um lago cercado por montanhas.

"O equipamento era tão compacto e leve que podia ir mais longe, entrar em terrenos mais desafiantes e continuar a trabalhar durante mais tempo sem ser pesado", afirma Verity.

"Um grande desafio na fotografia de paisagens é ver as coisas de forma diferente, para que possa criar imagens que não são iguais às de todos", explica Verity. "É por isso que utilizar objetivas com uma amplitude de vistas pode ser tão útil."

A Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM é ideal para fotógrafos entusiastas que pretendam adicionar um zoom ultra-angular versátil à sua câmara com sistema EOS R. Perfeita para captar vistas arrebatadoras, inclui estabilizador ótico de imagem de 5,5 pontos para imagens sem trepidação, mesmo ao fotografar paisagens sem tripé ou em condições de pouca luz. Estão disponíveis até 7 pontos de IS com um corpo do sistema de EOS R compatível, como a EOS R5. Esta objetiva também é excelente em grande plano, com um modo de focagem manual que oferece níveis extraordinários de detalhe e uma nitidez impressionante, até 12,8 cm (ampliação de 0,52x).

Com apenas 270 g, a pequena e leve Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM combina uma grande angular com uma abertura rápida para fotografar de forma criativa, mesmo em condições de pouca luz. O estabilizador ótico de imagem de 5 pontos permite velocidades de obturador mais longas para fotografar sem tripé, aumentando para 6,5 pontos com um corpo do sistema EOS R compatível. Também é excelente para grandes planos com uma distância de focagem mínima de 14 cm (ampliação de 0,5x ou metade do tamanho real) para que possa mostrar um motivo no seu ambiente.

Paisagens amplas com a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM

Formações de nuvens refletidas na superfície de um lago cercado por montanhas.

"A Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM é perfeita para paisagens tradicionais e clássicas", explica Verity, tal como esta fotografia do lago Buttermere. "Foi pensada para fotografias realmente amplas com uma excelente perspetiva que combina elementos de primeiro plano, plano intermédio e plano de fundo." Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM a 17 mm, 2,5 seg., f/11 e ISO100. © Verity Milligan

Um grande plano de flores numa margem do lago. As flores estão focadas com o lago e as montanhas desfocados ao fundo.

Flores nas margens do lago Buttermere. "Quando está a começar, é fácil pensar que a fotografia de paisagem tem a ver com a grande vista, mas é mais importante conseguir um equilíbrio entre o primeiro e o segundo plano", explica Verity. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM a 20 mm, 1/80 seg., f/5 e ISO500. © Verity Milligan

Verity utilizou a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM para captar algumas fotografias deslumbrantes do idílico lago Buttermere e das encostas arrebatadoras de Northern Fells. "Esta objetiva é mais eficaz para paisagens realmente vastas", explica. "O campo de visão mais amplo é simplesmente imbatível para captar grandes vistas e céus enormes e dramáticos."

A relação entre o cenário distante e o motivo de interesse em primeiro plano é fundamental no que diz respeito à composição de fotografias de paisagens. "Quero guiar o olhar do espetador pelo enquadramento sem que a imagem fique demasiado desorganizada", afirma. "É importante encontrar um equilíbrio entre o primeiro e o segundo plano. Dá profundidade às imagens."

Verity ficou realmente impressionada com a versatilidade oferecida pela RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM para fotografar paisagens e com as possibilidades de criatividade. "Tem uma enorme gama de distâncias focais orientadas para a paisagem. A amplitude de zoom abrange tudo o que preciso e é incrível em terrenos difíceis quando não consigo chegar fisicamente ao local a partir do qual quero fotografar com uma objetiva de distância focal fixa.

"Também pode combinar um ângulo de visualização super amplo com focagem curta. Consegui chegar realmente perto e fotografar algumas flores no meio do enquadramento, com o cenário envolvente a desfocar-se no fundo para contexto."

Capture os detalhes com a Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM

Mãos a segurar uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM em frente a uma flor de erva de algodão.

"Gosto muito da distância focal da Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM e do campo de visão que proporciona para fotografia de paisagens", afirma Verity. "Melhor ainda, é incrivelmente versátil para uma objetiva de distância focal fixa."

Um grande plano de flores de erva de algodão. As flores no meio estão focadas, enquanto as flores em primeiro plano e em segundo plano estão desfocadas.

"A função macro significa que posso aproximar-me realmente para fotografias detalhadas e a abertura de f/1.8 proporciona uma profundidade de campo estreita, para que possa desfocar o fundo com um bonito efeito bokeh", afirma Verity. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 1/2000 seg., f/2,5 e ISO100. © Verity Milligan

Ao fotografar a erva de algodão, uma libelinha voou subitamente e as capacidades macro da Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM permitiram a Verity aproximar-se realmente para conseguir algumas fotografias detalhadas, fotografando a cerca de f/3 para isolar a libelinha desfocando o fundo, mantendo as belas cores da paisagem.

"É ótimo ter essa possibilidade", diz Verity. "Ajuda a recordar que a fotografia de paisagens não trata apenas de captar grandes vistas."

Verity adorou a distância focal fixa da lente e disse que a achou muito útil para evitar distrações e concentrar-se na composição. "Uma distância focal fixa dá-lhe formação para ser uma melhor fotógrafa", acrescenta. "Para mim, esta é mais uma objetiva criativa. E quando juntamos tudo, criamos imagens de paisagens magníficas."

Um grande plano de uma libelinha sobre uma erva.

A ampliação de 0,5x da Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM permitiu a Verity captar grandes planos, como esta libelinha, com um maravilhoso fundo desfocado. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 1/250 seg., f/3.5 e ISO100. © Verity Milligan

Tire o máximo partido das possibilidades criativas

Um lago cercado por montanhas, cujo topo está iluminado pelo brilho dourado do sol.

"A hora dourada, logo após o nascer do sol e imediatamente antes do pôr do sol, é um momento mágico para a fotografia de paisagens", afirma Verity. "A qualidade da luz é simplesmente deslumbrante, com cenas que se deliciam com um brilho dourado." Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM a 21 mm, 1/30 seg., f/13 e ISO250. © Verity Milligan

Um lago com uma árvore em primeiro plano e as montanhas em segundo plano refletidas na superfície da água.

Para materializar todo o potencial do sistema EOS R e garantir a qualidade das suas fotografias terminadas, Verity processou as imagens no Digital Photo Professional (DPP), o software de processamento RAW e edição de fotografias da Canon. Tirada com uma Canon EOS R5 com uma objetiva Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM a 1/2 seg., f/11 e ISO100. © Verity Milligan

Num mundo ideal, transportaria objetivas que se adequassem a uma variedade de cenários quando vai fotografar paisagens, mas Verity descobriu que entre elas, a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM e a RF 24mm F1.8 MACRO IS STM cobriam praticamente todas as suas necessidades fotográficas. "Ambas as objetivas têm imenso para oferecer a qualquer pessoa que tenha de agarrar na câmara e que queira algo mais do que a objetiva do seu kit pode oferecer", afirma. Isto inclui os utilizadores das câmaras APS-C na gama de sistemas EOS R da Canon, que também beneficiarão do ângulo mais amplo da objetiva de zoom e da abertura mais ampla da de distância focal fixa.

"Com os seus amplos ângulos de visão, a Canon RF 15-30mm F4.5-6.3 IS STM permite aos fotógrafos ver a paisagem de diferentes formas e desenvolver verdadeiramente a sua criatividade", acrescenta Verity. "A capacidade macro da Canon RF 24mm F1.8 MACRO IS STM combinada com a abertura de f/1.8 oferece novas possibilidades criativas."

Verity ficou particularmente impressionada com as capacidades AF de ambas as objetivas e com a forma como o IS nas objetivas funcionou em conjunto com o IBIS na EOS R5. "O IS funcionou incrivelmente bem", afirma. "Acho que não tive uma única imagem desfocada em dois dias de fotografia, mesmo ao utilizar aberturas bastante estreitas e velocidades de obturador lentas em condições de pouca luz. Por vezes, estava a fotografar sem tripé em escuridão quase total e continuava a obter imagens nítidas de forma consistente. Gosto muito da liberdade de movimentos quando fotografo e de conseguir fazer alterações subtis para ver como isso altera a perspetiva da fotografia. A utilização de um tripé pode ser muito limitativa a este respeito, além de ser mais uma coisa para transportar."

As imagens do desafio de Verity demonstram as opções criativas que estas duas objetivas compactas e leves podem oferecer. "Fiquei deslumbrada com a qualidade e a versatilidade destas objetivas e com o quão perto conseguem focar", afirma. "Abrem novas oportunidades para perspetivas completamente diferentes e invulgares na fotografia de paisagens. Pode literalmente ver mais perto e ver muito mais."



Escrito por Matthew Richards

Produtos relacionados

Artigos relacionados