VLOGUES

Quatro artistas, quatro talentos, uma colaboração criativa

Descubra o que aconteceu quando criadores de conteúdos que utilizam o kit da Canon no seu trabalho online se juntaram para criar uma curta.
Canon Camera
As redes sociais transformaram-nos a todos em criadores de conteúdos. Como conseguirá fazer com que os seus vídeos e publicações se destaquem da multidão? A campanha Crew Create da Canon reuniu quatro artistas do Reino Unido. Todos utilizam uma gama de câmaras e objetivas da Canon para criar as suas publicações e vídeos nas redes sociais, e demonstrar o que é possível, independentemente do seu orçamento ou competências.

O freestyler de futebol Ewan Baggott, também conhecido como EABskills, é um fotógrafo entusiasta desde a infância e utiliza a Canon EOS R6 topo de gama para filmar habilidades e truques e apresentá-los aos seus 107 mil seguidores no Instagram. "Estava obcecado com a fotografia quando era mais jovem", afirma. "Ter a melhor qualidade de imagem é fundamental para o que faço."

O músico e produtor vencedor de um Brit AwardJack Garratt utiliza uma Canon EOS RP para documentar o seu processo criativo e partilhar fotografias da vida na estrada com os seus 90,9 mil seguidores no Instagram. "Adoro tirar fotografias", afirma. "Quando estou em viagem, tenho sempre uma câmara comigo."

A dançarina Nifè tem mais de 1,5 milhões de seguidores no TikTok. Utiliza uma Canon EOS M50 Mark II para filmar os seus desafios de dança e tutoriais. "É leve, fácil de utilizar e posso levá-la no saco", afirma.

O artista de rua Fat Cap Sprays gosta de manter-se fora das luzes da ribalta. Por isso, filma vídeos curtos do seu processo criativo. Estes conquistaram mais de 72 milhões de gostos no TikTok – tudo com uma Canon PowerShot G7 X Mark III. "É realmente compacta e muito leve, o que é perfeito, uma vez que tenho uma lata de spray na outra mão", afirma.

Apresentamos os quatro artistas, ficamos a saber um pouco mais sobre o seu processo criativo e descobrimos o que aprenderam ao trabalhar juntos para colaborar numa curta que demonstra as suas capacidades.

Leia mais:

O freestyler de futebol

Jovem a rematar para a baliza, com uma câmara Canon montada num tripé atrás dele.

"Estou sempre a colaborar com outros influenciadores", afirma o freestyler de futebol Ewan Baggott, também conhecido como EABSkills. "Há uma pequena comunidade no mundo do futebol freestyle, onde nos ajudamos uns aos outros. Colaborar leva a amizades para o resto da vida."

Canon Camera

Ewan Baggott

Freestyler de futebol, apresentador e produtor.

Perfil social:@eabskills

Câmara de eleição:Canon EOS R6

"Quando era mais novo, estava obcecado com o futebol e com a fotografia", afirma Ewan. "Pensei em como poderia combinar futebol e câmaras."

Ewan começou a filmar truques e habilidades e a partilhá-los online. Agora publica as suas montagens sobre futebol no TikTok, Instagram e YouTube. "Adoro a capacidade de ser livre e fazer o que quiser", afirma.

"A colaboração foi uma excelente oportunidade para diferentes criadores se juntarem e tirarem partido de diferentes aspetos do trabalho uns dos outros", acrescenta. "Antes de começarmos, falámos pelo telefone para trocar ideias. Estava a ouvir [a música] que o Jack tinha criado e a pensar que precisava de apresentar uma habilidade de estilo livre com este ritmo."

"Estava preocupado com alguns pormenores sobre o dia. Estava preocupado com deixar cair a bola, e com a consciência espacial. Precisava de conhecer o meu espaço, as quatro paredes que tinha, e garantir que não chocava com a câmara quando a bola vinha até mim!"

"É importante trabalhar com outras pessoas porque somos todos diferentes. Podemos tirar um pouco daqui e dali. O mais importante é estar sempre a aprender. Quando trabalhas com outra pessoa, estás a aprender com ela e ela aprende contigo."

O músico e produtor

Homem de calças com um padrão floral dourado, sentado num estúdio de gravação em casa com uma câmara Canon apoiada no joelho.

"As minhas ideias podem vir de qualquer lado", afirma Jack Garratt, músico e produtor galardoado. "Às vezes, uma melodia aparece já terminada na minha cabeça. Outras vezes, posso demorar anos."

Canon Camera

Jack Garrat

Músico e produtor galardoado com um Brit Award.

Perfil social:@jackgarratt

Câmara de eleição:Canon EOS RP

O Jack sempre foi apaixonado pela música. "Sempre quis dedicar-me de alma e coração a compor e a tocar", diz. "Tinha talvez 13 ou 14 anos quando compus a primeira canção; sempre fiz isso naturalmente."

Acredita que as redes sociais o incentivaram a ser um melhor fotógrafo e um melhor intérprete, mas é seletivo em relação ao que publica online. "Escolho os momentos que quero partilhar com as pessoas. Por vezes, jogo com os padrões de uma música em que estou a trabalhar e toco alguns acordes ou uma linha de baixos. Outras vezes, sento-me com uma guitarra e murmuro uma música que comecei a escrever."

O Jack estava interessado em ver como a sua música ia ser interpretada pelos outros artistas, e em garantir que correspondia à energia das suas performances. "Queria certificar-me de que o que estava a tocar refletia o que os outros estavam a fazer. Adorei a oportunidade de espelhar e combinar a energia de outras pessoas.

"Ver a música representada na arte de outras pessoas foi uma experiência incrível. Uma parte verdadeiramente fascinante da criação é ver como as outras pessoas a interpretam."

A dançarina

Mulher utiliza câmara para filmar-se a saltar, durante uma coreografia sobre betão, à frente de uma linha de comboio.

"Criar conteúdo dá-me liberdade", diz a bailarina Nifè. "Tenho a liberdade de ser quem quero ser, fazer o que quero fazer, criar o que quero criar."

Canon Camera

Nifè

Dançarina a trabalhar em Londres que exibe os seus movimentos no TikTok e Instagram.

Perfil social:@itsjustnifee

Câmara de eleição:Canon EOS M50 Mark II

Nifè sempre dançou. "A minha mãe diria que estava a dançar no momento em que nasci", afirma. "Era muito tímida quando era mais jovem. A dança foi a única coisa que me deu confiança. Mesmo agora, acho que só tenho confiança em mim por causa do que aprendi com a dança. Aprendi a apresentar-me, a mexer-me, a sentir-me confortável no meu corpo e em quem sou."

Nifè foi encarregada de criar uma coreografia para o vídeo, mas queria deixar alguma margem para a improvisação.

"Sabia que quando chegasse ao espaço, encontraria inspiração."

"A música [para a colaboração] não era o que escolheria normalmente, mas permitiu-me descobrir que parte de mim faria algo diferente. Vi como outras pessoas trabalham com algo. É necessário interagir com outros criadores para saber mais, para trocar ideias, para recebermos conselhos uns aos outros. Pensei que estaria nervosa. Os nervos podem ser muito irritantes, mas não há como evitá-los. Também estava preocupada com a possibilidade de que algo corresse mal em relação ao espaço. Tive de trabalhar um pouco mais com este projeto. Precisei de ser um pouco mais inteligente."

O artista de rua

Artista de graffiti a criar uma imagem de um morango néon brilhante sobre uma parede preta, enquanto uma câmara Canon grava o processo.

"Há muitos artistas criativos em Londres, de onde eu sou, e estamos sempre a trocar ideais", afirma o artista de rua Fat Cap Sprays. "Gosto mesmo de utilizar paredes abandonadas e dar-lhes vida."

Canon Camera

Fat Cap Sprays

Artista de rua de East London, conhecido pelos seus designs brilhantes em néon e ao estilo dos desenhos animados.

Perfil social:@fatcapsprays

Câmara de eleição:Canon PowerShot G7 X Mark III

"Quando as pessoas veem uma peça de arte, só veem o resultado final, mas ao filmar, estou a mostrar o processo – como tudo se junta, camada a camada", diz o artista de rua Fat Cap Sprays. "Também mostro a todos a satisfação que sinto quando pinto. É poderoso partilhar a criatividade. Traz felicidade à vida das pessoas.”

Fat Cap Sprays criou a arte de fundo para o vídeo. Desenhou uma coruja em vermelho néon para sobressair do fundo preto. "As corujas têm a melhor visão e são criaturas da noite. Por isso, queria que os olhos fossem como as lentes da câmara, os olhos dos criadores de conteúdos", afirma.

"O meu papel foi muito diferente do dos outros artistas. Se fizesse alguma coisa mal, podia pintar e continuar a refinar e adaptar o trabalho. Houve muito mais pressão sobre os outros criadores de conteúdos porque tinham de trabalhar com a câmara e fazê-lo vezes sem conta até estar tudo bem.

"Trabalhar em conjunto permitiu-nos criar algo diferente que ninguém viu antes. Trata-se de uma troca de ideias para criar algo especial. Todos temos talentos diferentes, mas todos podemos fazer conteúdo juntos de uma forma divertida."

Veja o que aconteceu quando estes criadores de topo juntaram os seus talentos criativos nesta excelente peça de colaboração:
Homem de camisa vermelha a tocar guitarra elétrica.
Escrito por Andrea Ball

Produtos relacionados

Artigos relacionados

  • Uma pessoa numa praia a segurar uma câmara num tripé.

    VLOGUES

    Crie o seu um vlog hoje mesmo

    Siga as nossas dicas para vlogues e descubra como captar imagens fantásticas para deliciar os visitantes mais experientes.

  • O vlogger Matt Adlard sentou-se numa mesa de cozinha a filmar um vídeo com a EOS M50 Mark II.

    VLOGUES

    As melhores câmaras Canon para vlogues

    Descubra como a PowerShot G7 X Mark III pode ajudar a libertar a sua veia criativa no dia a dia.

  • Uma mulher a preparar a sua Canon PowerShot G7 X Mark III ao lado do seu computador portátil para filmar uma aula de ioga a partir da sua sala de estar.

    CÂMARAS COMPACTAS

    A melhor câmara compacta para conteúdos

    Descubra como a PowerShot G7 X Mark III pode ajudar a libertar a sua veia criativa no dia a dia.

  • O famoso pasteleiro, Matt Adlard, a tirar uma fotografia de uma sobremesa de chocolate com a Canon EOS M50 Mark II.

    FOTOGRAFIA DE COMIDA

    Uma receita para o sucesso: apresentamos a Canon EOS M50 Mark II

    O pasteleiro autodidata e estrela das redes sociais, Matt Adlard, experimentou a EOS M50 Mark II.