IMPRESSÃO CRIATIVA

6 formas de ser criativo com a sua impressora PIXMA

Dê energia à sua casa, ao seu estilo e à sua tecnologia com estas ideias de impressão em papel e trabalhos manuais para toda a família.
Impressão divertida para todos

Acha que a sua impressora familiar é apenas para documentos e fotografias? Reconsidere. Há todo um mundo de ideias criativas à espera de ganhar vida com a sua impressora Canon PIXMA, desde livros de receitas feitos à mão e designs fantásticos para a sua tecnologia, até peças de roupa personalizadas e decorações de Halloween assustadoras.

A artista e artesã de papel, Aimee Graham, que organiza workshops de flores de papel e origami, acredita que a impressão tem possibilidades ilimitadas. "Trabalho há vários anos com produtos de papel e estes oferecem-me uma plataforma criativa para criar algo a partir de nada", afirma. "Por ser tão versátil, pode utilizar o papel de uma forma bidimensional e tridimensional. O céu é o limite. Para pessoas que não são necessariamente tão criativas, pode ser assustador criar algo a partir de nada. A vertente da impressão permite-lhe ter uma plataforma de início, para não ser tão vasto."

Aimee acredita também que a impressão e os trabalhos manuais nos ajudam a libertar a criatividade que todos temos dentro de nós, sendo uma forma fantástica de reunir as famílias. "Todos temos uma veia criativa, porque todos somos criativos quando somos crianças", explica. "Perdemos essa criatividade por causa de todas as atividades diárias e coisas de adulto que temos que fazer, pelo que ser criativo traz de volta algum equilíbrio e diversão. Para as famílias, penso que isto é muito importante, porque cria laços entre todos. Liga os pais aos seus filhos, mas também liga os adultos à criança interior, o que é fantástico."

Aqui partilhamos as nossas principais escolhas de coisas criativas que pode fazer com a sua impressora PIXMA para celebrar o Dia Internacional da Impressão a 20 de outubro de 2021.

1. Impressão têxtil

Uma superfície plana a mostrar imagens de pandas num telemóvel, impressas em papel para estampagem, assim como numa bolsa de cor creme e num colete branco para bebé.

Crie presentes personalizados com a impressão têxtil na sua impressora PIXMA. Quer seja um saco divertido, um avental com uma mensagem engraçada para o promissor padeiro da família ou uma adorável roupa para bebé, o seu presente terá significado adicional, uma vez que foi impresso à mão por si.

Com uma impressora Canon PIXMA compatível e suportes para estampagem com ferro da Canon, é fácil imprimir os seus próprios designs para tecido ou escolher entre os inúmeros padrões artísticos no Creative Park, o serviço de conteúdo gratuito da Canon, repleto de inspiração.

Desde imprimir a sua própria t-shirt ou casaco de ganga, a criar sacos originais ou fronhas impressas, os tecidos fantásticos estão à sua espera com a impressora PIXMA. Basta escolher entre papel para estampagem claro ou escuro, dependendo da cor do seu tecido, imprimir o design, recortá-lo, descolar, posicionar e estampar com o ferro de engomar.

Pode até decorar uma t-shirt simples ou criar uma peça de arte de parede personalizada ao imprimir os seus próprios padrões de bordado. Com uma impressora PIXMA, pode criar facilmente o seu próprio motivo e estampá-lo no tecido. E se não tiver ideias, irá encontrar muita inspiração no Creative Park ou na aplicação Creative Park.

2. Projetos manuais delicados em papel

Uma pequena moldura de madeira com três borboletas 3D coloridas, feitas de papel, sobre um suporte de madeira junto a uma impressora Canon PIXMA.

"Não importa aquilo que faz, desde que o faça", afirma Aimee Graham, a artista responsável por esta bonita moldura de caixa de borboletas. Aimee começou a realizar projetos manuais em papel enquanto vivia no Japão e agora utiliza esta forma de arte como um modo de fomentar a sua saúde mental, juntamente com meditação e ioga.

Além de organizar tutoriais de origami no seu Instagram, Aimee criou arte 3D inspirada em borboletas com a impressora da série Canon PIXMA TS5350 e acredita que imprimir as próprias decorações de casa pode ser terapêutico. "Penso que os trabalhos manuais em papel são outra forma de criar uma rotina saudável para nós próprios", explica. "Algumas pessoas meditam, outras fazem ioga. Faço as duas coisas, mas agora também utilizo a minha criatividade como parte da minha rotina de saúde mental."

Aimee transferiu e imprimiu autocolantes de parede 3D do Canon Creative Park como parte do seu design de arte inspirada em borboletas expostas numa campânula. O website de utilização gratuita tem também muitos outros insetos engraçados para escolher, incluindo joaninhas, besouros e libelinhas, que pode então imprimir, recortar, dobrar, colar e montar para criar brinquedos e ornamentos em 3D.

Para a sua elegante moldura de caixa de borboletas, Aimee imprimiu modelos de contornos que tinha obtido online e, em seguida, pintou as asas com aguarelas e canetas, utilizando os autocolantes do Creative Park como inspiração. A parte colorida, explica, é onde os projetos realmente ganham vida.

"Pode utilizar qualquer tipo de utensílios para colorir, sejam aguarelas, marcadores, lápis, não importa, porque pode utilizá-los em conjunto ou de formas diferentes. A adição de cor é onde toda a diversão acontece."

3. Está na hora de dar início aos jogos

Duas meninas a exibir as suas criações de futebol em papel.

Descubra jogos familiares em papel que são divertidos de fazer e jogar. A sensação de realização quando terminamos a nossa criação em papel apenas é superada pela diversão que sentimos quando a utilizamos.

Os jogos feitos à mão que podem ser construídos e jogados em conjunto são uma excelente fonte de diversão e, com o Canon Creative Park, o processo é simples e económico.

A blogger Fariba Soetan e a sua família transformaram a sua casa num mundo do desporto. "Optámos pelos jogos de basquetebol e futebol, em parte porque pareciam muito divertidos e também porque achei que o nível de dificuldade era adequado para uma primeira tentativa, para descobrirmos como os devemos montar."

Ao utilizar a aplicação Creative Park ou ao transferir do website Creative Park diretamente para o seu computador, pode selecionar os seus designs favoritos e imprimi-los logo da sua impressora de casa para os montar antes do grande pontapé de saída.

Tudo o que precisa para a sua equipa de entusiastas dos trabalhos manuais é uma tesoura, cola, uma régua para criar as dobras, uma esferográfica banal e as instruções do jogo. Depois, basta seguir as linhas de tesoura, as dobras e os pontos de cola para começar.

4. Decoração de interiores

Um homem a pendurar um móbile de dinossauro 3D feito à mão no teto de um quarto de bebé.

"Quero criar peças divertidas, individuais e sustentáveis que as pessoas possam utilizar como acessórios ou para decorar as suas casas. Também procuro ajudar as pessoas a aceder à respetiva criatividade", afirma Aimee.

Dê um novo visual à sua casa ao criar as suas próprias decorações de interiores com a sua impressora PIXMA. Navegue no website Creative Park para obter acessórios económicos que elevam os seus espaços domésticos e os quartos das crianças.

"Utilizo os meus projetos manuais em papel para fins decorativos, quer seja em casa ou no corpo, para fazer joias ou decorações de parede ou de mesa", afirma Aimee.

Basta selecionar a secção "Casa e bem-estar" do website ou da aplicação Creative Park para escolher, transferir e imprimir o seu modelo. Desde móbiles suspensos para um quarto de bebé a autocolantes de parede 3D, bandeirinhas de aniversário, esculturas de parede e decalques para azulejos, a sua casa pode ganhar uma nova vida.

5. Imprima o seu próprio livro de receitas

Um homem e um rapaz estão sentados à volta de uma mesa de cozinha com uma impressora e um grande livro de receitas feito à mão, rodeados por fotografias de comida impressas.

Liberte o chefe célebre que há em si ao imprimir as suas próprias receitas e ao criar um livro de receitas. Nunca mais se irá esquecer de como fazer a sua comida de conforto favorita e também terá uma série de pratos incríveis para passar aos seus amigos e familiares.

Tem uma coleção da receitas de família a pedir para ser transformada num belo livro? Transmita as suas ideias de pratos favoritos num livro de receitas impresso em casa e utilize imagens próprias caso também goste de fotografia de comida.

Natasha Alipour-Faridani, fotógrafa de comida e bebidas residente em Londres, partilha as suas melhores dicas para compilar o seu álbuns de fotografias de receitas com a série Canon PIXMA TS3350 e a aplicação Canon Easy-PhotoPrint Editor, que tem opções criativas para criar livros de receitas.

"Queria receitas com cores vivas", explica Natasha. "E se a comida parecer demasiado plana, um ponto de vista aéreo a partir de cima é uma boa opção. Certifico-me sempre de que tenho algo que se estende para além dos limites do enquadramento. Pode ser apenas a extremidade do prato, mas reforça a ideia de que é uma cena contínua."

Quer seja como uma herança de família, um presente para um apreciador de comida ou um diário com recortes da comida desfrutada nas suas viagens, crie um livro verdadeiramente original.

6. Diversão festiva

Uma faixa de "Feliz Halloween" está pendurada acima de uma mesa enfeitada com decorações de Halloween.

"Há tantas pessoas para seguir no Pinterest, YouTube, Instagram, TikTok. Estão literalmente em todo o lado", afirma Aimee. "Agora há tantos locais para se inspirar a ser criativo."

"As ideias para projetos manuais em papel sazonais são inúmeras e todas têm sentimentos de nostalgia", afirma Aimee sobre as ideias divertidas de trabalhos manuais para eventos como aniversários, casamentos, Páscoa, Halloween e Natal. "As pessoas respondem sempre a coisas nostálgicas e as quadras festivas do ano são muito importantes, sobretudo depois do que passámos nos últimos anos. Este momentos unem as pessoas."

Imprima o seu próprio banner assustador, uma lanterna de papel em formato de abóbora, cartões de Halloween e máscaras de bruxas a partir da aplicação ou do website Creative Park. Neste tutorial sobre trabalhos manuais imprimíveis para o Halloween, até partilhamos como criar a sua própria nail art de Halloween com os nossos autocolantes para unhas imprimíveis, incluindo designs fantasmagóricos. Pode tentar fazer os seus próprios centros da mesa em papel ou coroas de Halloween para entrar realmente no espírito macabro da quadra festiva.

Para obter mais ideias de projetos manuais em papel, siga-nos no Pinterest e partilhe as suas criações nas redes sociais ao utilizar a hashtag #MadeWithPIXMA.



Escrito por Lorna Dockerill

Produtos relacionados

Artigos relacionados