Sugestões de fotografia de aves para principiantes: como começar

Capte fantásticas fotografias de aves perto de casa utilizando técnicas simples e um kit Canon fácil de utilizar.
Um ganso-do-canadá caminha por um campo de flores, captado com uma Canon EOS R100 e uma teleobjetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6.

A fotografia de aves não tem de significar grandes objetivas, camuflagem completa e aguardar num esconderijo durante horas. Mantenha-se na sua área local e transporte pouco peso com uma câmara mirrorless Canon e uma teleobjetiva RF compacta, como a Canon RF 75-300mm F4-5.6, que lhe vai permitir reagir mais rapidamente. Ollie Olanipekun, cofundador do coletivo de observação de aves Flock Together, afirma que: "Somos bastante ativos na forma como abordamos as coisas. Uma vez que estamos constantemente em movimento, não temos tempo para transportar teleobjetivas e para nos sentarmos e esperarmos como os fotógrafos tradicionais de vida selvagem."

O Flock Together realiza caminhadas mensais pela natureza para pessoas de cor em Londres e nos arredores. Todos são bem-vindos, desde principiantes em observação de aves urbana e entusiastas de aves a fotógrafos amadores. "Além disso, temos eventos abertos a todos", explica Ollie. "Neste momento, estão a juntar-se a nós cerca de 300 pessoas por mês.

"O nosso objetivo é aumentar a criatividade na observação de aves, o que para mim é uma importante porta de entrada para apreciar a natureza. Pode simplesmente sair para a rua e olhar para o céu, ou até mesmo olhar através da sua janela."

Normalmente, Ollie utiliza o seu smartphone para tirar fotografias de aves, mas recentemente obteve uma câmara mirrorless Canon EOS R100 para principiantes e uma objetiva com zoom leve Canon RF 75-300mm F4-5.6, uma excelente objetiva para principiantes.

"É muito fácil de utilizar, mas o maior destaque foi a oportunidade de voltar a utilizar um visor", afirma. "Para começar, utilizei o ecrã da câmara, mas assim que mudei para o visor, consegui ver mais detalhes, especialmente com a luz solar bloqueada. Penso que, como a mais recente geração, esquecemos o quão úteis são os visores, porque estamos sempre a utilizar os nossos telemóveis.”

Aqui, Ollie explica como foi passar de um smartphone para uma câmara mirrorless e oferece as suas melhores sugestões de fotografia de aves para principiantes.

O entusiasta de aves Ollie Olanipekun a caminhar na floresta, a segurar uma Canon EOS R100 e uma objetiva RF 75-300mm F4-5.6.

Visitar um parque público, onde provavelmente as aves estão mais habituadas às pessoas, pode aumentar a probabilidade de se aproximar para poder fotografar o comportamento natural das aves.

Uma galinha-de-água caminha em direção ao fotógrafo. Captada com uma objetiva com zoom Canon RF 75-300mm F4-5.6 e uma câmara EOS R100.

Não tem de ir para longe de casa nem de procurar espécies raras para desfrutar da fotografia de aves. "Os detalhes são tão nítidos que até os seus piscos, pombos ou periquitos locais, ou o que quer que capte com esta câmara, irão parecer algo que nunca viu antes", afirma Ollie. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 260 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 416 mm), 1/1000 sec, f/5,6 e ISO 3200. © Ollie Olanipekun

1. Aprenda como antecipar o comportamento das aves

Um cisne branco a levantar as asas num lago, captado através de canas desfocadas com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 e uma câmara Canon EOS R100.

Ollie alterou rapidamente o ponto de focagem para captar este cisne branco por trás de um canavial. "Ter a capacidade de mover a focagem pelo ecrã é incrível, porque significa que consigo fotografar através de um pequeno intervalo nas canas e desfocar as mesmas." Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 300 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 480 mm), 1/1300 seg., f/5,6 e ISO 320. © Ollie Olanipekun

Passe algum tempo a observar aves para começar a perceber o seu comportamento. Isto irá ajudá-lo a prever o que poderão fazer a seguir e a dar-lhe uma melhor oportunidade de se aproximar o suficiente para conseguir uma boa fotografia.

"Com as aves, o mais importante é evitar movimentos bruscos", afirma Ollie. "A EOS R100 é excelente para manter a discrição quando está a tentar aproximar-se para captar uma fotografia com esta objetiva com zoom, mas também tem de respeitar a ave. Tente mover-se na mesma direção da ave e esteja preparado para se afastar e dar-lhe espaço se parecer desconfortável."

A objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 foi concebida para câmaras Full-Frame, mas quando a utiliza numa câmara APS-C, como a EOS R100, oferece um alcance extra. A vista é semelhante à utilização de uma objetiva de 120-480 mm. Isso acontece porque as câmaras APS-C cortam ligeiramente a imagem, fazendo com que o seu motivo pareça maior no enquadramento quando o capta mais distante, pelo que não terá de se aproximar tanto para captar uma excelente fotografia.

Esteja atento aos sinais de que uma ave está prestes a fazer algo interessante. Por exemplo, muitas aves fazem as necessidades imediatamente antes de levantar voo. Este pode ser o sinal para se preparar e começar a captar uma sequência de fotografias. "Se vir uma ave que está apenas parada, prepare a sua fotografia e seja paciente", afirma Ollie. "Muitas vezes, fazem algo interessante imediatamente após esse momento!"

2. Como fotografar aves com uma teleobjetiva

Um fotógrafo com uma teleobjetiva com zoom Canon para fotografia de aves numa área de floresta.

Normalmente, as teleobjetivas com zoom são as melhores objetivas para principiantes em fotografia de aves. Aqui, Ollie está a utilizar a Canon RF 75-300mm F4-5.6, que lhe permite aumentar ou reduzir o zoom para reenquadrar a sua fotografia sem se mexer. Isto não é possível com uma teleobjetiva de distância focal fixa, que tem uma distância focal única e não consegue fazer zoom.

Um ganso-do-egito fotografado contra um fundo de arbustos e árvores, utilizando uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 e uma câmara Canon EOS R100.

Utilize a flexibilidade de uma objetiva com zoom para tirar o máximo partido de todas as oportunidades fotográficas com aves, desde imagens amplas para mostrar a ave na sua paisagem natural a retratos de aves em grande plano. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 300 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 480 mm), 1/500 sec, f/5,6 e ISO 5000. © Ollie Olanipekun

Utilizar uma teleobjetiva é como utilizar um telescópio monocular ou uns binóculos para observação de aves. Tem um ângulo de visão mais estreito do que uma objetiva padrão, o que significa que capta uma área menor da cena mas faz com que a ave pareça maior na sua fotografia. Tenha em atenção que, quando utiliza tanto zoom, pode ser mais difícil acompanhar o seu motivo.

"Temos ajudado as pessoas com estes conceitos nas nossas caminhadas", afirma Ollie. "Dizemos sempre para utilizarem os olhos para localizar a ave antes de pegarem nos binóculos e utilizei a mesma técnica com a câmara."

Trabalhar com uma objetiva com zoom, como a Canon RF 75-300mm F4-5.6, facilita este processo, porque pode começar com um plano mais amplo para encontrar a ave antes de aumentar o zoom para enquadrar a sua fotografia.

"Foi tão rápido", afirma Ollie. "Num telemóvel, utiliza dois dedos para aumentar o zoom, mas o zoom da RF 75-300mm F4-5.6 é muito mais ergonómico, basta girá-lo e já está."

3. Tire fotografias de aves mais nítidas

O entusiasta de aves Ollie Olanipekun a apoiar uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 no parapeito da janela de um esconderijo para observação de aves.

Para além de lhe proporcionar uma excelente perspetiva para a fotografia de aves, o esconderijo para observação de aves também oferece um apoio sólido sobre o qual se pode inclinar para conseguir uma maior estabilidade. Mantenha a correia da câmara no seu corpo para que fique segura e deixe a câmara ligada para que esteja preparada para captar qualquer ação assim que acontecer.

Embora a teleobjetiva o ajude a aumentar o zoom em aves distantes, também pode tornar mais percetível a vibração da câmara. Para manter a câmara estável e captar imagens mais nítidas, tente enrolar a correia à volta do seu braço e esticá-la, mantendo os cotovelos junto ao corpo e apoiando-se em algo sólido, como uma parede ou um tronco de árvore.

Captar pequenas sequências de fotografias em vez de captar apenas uma de cada vez pode melhorar as suas hipóteses de conseguir uma boa fotografia. "Pode mudar a câmara para o modo de Desporto e manter premido o botão do obturador para tirar rapidamente muitas fotografias", recomenda Ollie. "Depois, pode escolher a sua favorita mais tarde."

4. Componha fotografias de aves como um profissional

Duas silhuetas de aves empoleiradas num ramo contra um céu brilhante, captadas numa Canon EOS R100 com uma objetiva RF 75-300mm F4-5.6.

Manter as suas composições simples pode ajudá-lo a tirar melhores fotografias. Para criar uma silhueta de ave como esta, aumente o zoom e fotografe o seu motivo contra uma parte brilhante do céu. Em seguida, utilize a definição de compensação de exposição da câmara para tornar a imagem mais escura, o que irá transformar o pássaro numa impressionante silhueta preta. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 300 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 480 mm), 1/500 sec, f/7,1 e ISO 200. © Ollie Olanipekun

Uma gaivota em cima de um poste numa paisagem de zona húmida, com um céu nublado em segundo plano, fotografada com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 e uma câmara Canon EOS R100.

Até as aves que são pequenas no enquadramento se podem destacar se a fotografia estiver bem composta. Neste exemplo, o fundo simples, a falta de cores que possam causar distração e o contorno nítido da gaivota ajudam a destacar a mesma. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 205 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 328 mm), 1/1300 sec, f/5 e ISO 100. © Ollie Olanipekun

Mesmo que se mova cuidadosamente e utilize uma teleobjetiva na sua câmara, pode ser difícil aproximar-se o suficiente de aves selvagens para preencher o enquadramento. Mas pode tornar as suas imagens de aves mais apelativas utilizando alguns truques simples de composição de fotografias.

Uma sugestão útil é utilizar a regra dos terços. Pode ativar uma grelha 3x3 no visor da sua câmara e, em seguida, alinhar a ave de forma a que fique perto de um dos pontos onde uma linha vertical e horizontal se cruzam. Isto faz com que a imagem pareça mais equilibrada do que apenas colocar a ave no meio.

Incluir elementos do ambiente da ave também pode fornecer ao público uma melhor visão do habitat natural da mesma, sugere Ollie. "Tirei muitas fotografias com aves empoleiradas em ramos e cepos de árvores. Gosto muito de incluir esse contexto nas minhas fotografias", afirma.

5. Seja criativo com os ângulos da câmara

Um grupo de crias de ganso na extremidade de um corpo de água, captado com uma Canon EOS R100.

Descer até ao nível do solo pode ajudá-lo a tirar fotografias mais íntimas ao nível das aves. Certifique-se apenas de que o fundo diretamente atrás das aves não causa demasiadas distrações. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 150 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 240 mm), 1/1300 sec, f/5 e ISO 1600. © Ollie Olanipekun

Um ganso-bravo fotografado a caminhar pela extremidade de um lago, com pequenas ondas atrás dele.

Se o fundo por trás de uma ave parecer confuso ou apresentar distrações, tente levantar a câmara para colocar a ave contra uma área mais limpa. Aqui, o ganso foi colocado descentrado com a ajuda da regra dos terços, e as linhas diagonais também tornam a imagem mais dinâmica. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 155 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 248 mm), 1/1300 sec, f/5 e ISO 320. © Ollie Olanipekun

Não tem de fotografar aves a partir da sua altura em pé. Tente sentar-se ou deitar-se para ficar ao nível das aves no chão. Incluirá mais do fundo na sua imagem, pelo que tem de confirmar se não existem ramos que possam distrair ou objetos com cores brilhantes a chamar a atenção de quem a vê.

"Estou bastante habituado a fotografar a partir da minha altura em pé com o telemóvel", afirma Ollie, "mas quando utilizei a EOS R100 para fotografar gansos-do-canadá estava de joelhos ou agachado e o ângulo baixo fez com que as fotografias ficassem muito melhores."

6. Fotografar retratos de aves

Um retrato de uma ave, um ganso-do-egito com um fundo "bokeh" suave que ajuda a ave a destacar-se, captado com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 e uma câmara EOS R100.

O ganso-do-egito destaca-se bastante no fundo suave porque Ollie utilizou uma definição de zoom de longo alcance e uma grande abertura. Isto cria um belo fundo com um efeito "bokeh" natural que ajuda a ave a destacar-se. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 280 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 448 mm), 1/1000 sec, f/5,6 e ISO 3200. © Ollie Olanipekun

Se conseguir aproximar-se suficientemente para tirar um retrato de uma ave, vale a pena focar os pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença na sua fotografia.

Tente utilizar uma profundidade de campo reduzida para ajudar a ave a destacar-se do fundo. Para tal, defina a sua câmara para o modo de Prioridade à abertura (Av) e, em seguida, escolha o número f mais baixo disponível, como f/4 ou f/5,6. Isto proporciona-lhe a abertura mais ampla para ajudar a desfocar o fundo. Aumente o zoom o máximo possível para isolar a ave contra uma pequena área do ambiente envolvente.

Em muitas objetivas com zoom, a abertura mais ampla disponível muda consoante a distância de zoom. Por exemplo, com a Canon RF 75-300mm F4-5.6, obtém f/4 a 75 mm e f/5,6 a 300 mm. Não se preocupe. Se estiver a utilizar a Prioridade à abertura, a sua câmara ajusta automaticamente a definição de abertura mais ampla à medida que aumenta o zoom.

Certifique-se de que foca o olho da ave. As câmaras avançadas do sistema Canon EOS R, como a Canon EOS R7, incluem AF de deteção de olhos de animais, que consegue encontrar e focar automaticamente o olho de uma ave, mesmo quando está a captar fotografias de aves em voo. Se estiver a utilizar um dos modos de captação avançados da câmara, também pode mover o ponto de focagem manualmente para que fique alinhado com os olhos.

"Normalmente, o ponto de focagem está fixo no meio", afirma Ollie, "mas poder movê-lo no enquadramento significa que posso manter a ave focada sem mexer a câmara". Isto confere-lhe mais liberdade criativa: "Se quiser focar uma ave no canto superior esquerdo da imagem, pode fazê-lo sem ter de reenquadrar toda a fotografia."

7. Tirar fotografias de aves em movimento

Duas aves jovens a caminhar enquanto se alimentam com relva, fotografadas com uma câmara Canon EOS R100 e uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6.

Quando a sua câmara está definida para disparo contínuo, pode manter premido o botão do obturador para tirar sequências de disparos. Isto aumenta a probabilidade de obter a imagem nítida perfeita. Captada com uma Canon EOS R100 com uma objetiva Canon RF 75-300mm F4-5.6 a 250 mm (distância focal equivalente a 35 mm: 400 mm), 1/800 sec, f/5,6 e ISO 2500. © Ollie Olanipekun

Para manter a nitidez das aves que capta a correr, a comer ou a voar, tente mover ou fazer "panning" à câmara à mesma velocidade que a ave. Também terá de utilizar a focagem automática contínua para que a câmara continue a acompanhar a ave à medida que esta se move. O modo de Desporto faz isso automaticamente, mas se estiver a utilizar a Prioridade à abertura ou outro modo de captação avançado para fotografia de aves, certifique-se de que define a focagem automática para Servo AF.

Ollie recomenda o disparo contínuo. Terá de definir o modo de avanço da câmara para disparo contínuo, ou utilizar o modo de desporto que já o define assim por predefinição. "Não se preocupe em conseguir a imagem perfeita imediatamente, continue a fotografar", aconselha. "Pode ficar surpreendido com o que acaba por conseguir quando está preparado para fotografar sem parar. Já reparei em detalhes nas minhas fotografias durante a reprodução que me tinham escapado completamente enquanto estava a fotografar."



Escrito por Marcus Hawkins

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